Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Galera,

algum problema em se conjugar a ingestão de Citoneurim e Diamox nos dias que antecedem a viagem e nos primeiros dias na altitude? E destes com as soroche pills e, caso necessário, aspirina e afins?

Daniel, acho que você esstá exagerando muito, nem quem sobe o Everest deve usar isso tudo junto rsrsrs.

Escolha só um dos dois, o Diamox é cientificamente comprovado, mas pelo que vejo das opiniões aqui do pessoal que tem experiência com alta montanha o citoneurin é mais popular entre eles. Não tem necessidade de usar os 2 ao mesmo tempo.

Soroche pills tem aspirina, então se tomar ele não vai usar aspirina junto, só um dos 2 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Daniel

Tanto o uso de Diamox como de Citoneurin, para uma altitude menor que 4500m, não faz tanta diferença assim.

Veja bem... Eu faço uso de Citoneurin 5000 quando estou me aclimatando para uma futura ascensão a mais de 5500m.

Diamox eu não curto muito, pois se tem que ingerir muito líquido, ainda mais na Cordillera, que é um clima bem seco. 4 litros no mínimo de água por dia. Em montanha... Isso seria impossível.

Eu posso te afirmar, que já tive e vi gente tendo edemas entre 4500 e 5000m, já passei mal a 3400m e também já fui direto a 4100m sem sentir nada. Quando morava a 3400m, descia e ai sim me sentia mal. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Soroche é algo desconhecido e mais desconhecido ainda, é se vc vai tê-lo ou não.

Se vc não vai subir montanhas acima de 6000m, não precisa fazer uso de medicamentos, pois seria bem mais interessante ver como seu corpo reage e passando mal, vc pode controlar com aspirina, chá de coca e muitas outras coisas menos agressivas a seu organismo.

Hoje eu faço o seguinte:

- Levo Aspirina.

- Se subo mais de 5500m, tomo Citoneurin uma semana antes até o final da expedição.

- Se sinto falta de apetite, enjoo ou qualquer coisa que não seja tosse seca forte ou dor aguda na nuca, não faço nada e curto o momento. ::tchann::

- Se sinto que vou morrer, tusso até expelir sangue ou tenho dores de cabeça enlouquecedoras, com direito a distúrbios visuais, tomo Dexametasona e desço pra algum lugar de menor altitude.

Dexametasona é uma futura desgraça ao organismo de quem toma e somente deve ser usada por quem conhece, sabe aplicar e sabe dos riscos. Nunca deve ser usado de forma preventiva.

Resumindo: Não se preocupe tanto com a altitude, pois não é certo de vc sentir os efeitos.

Abraço,

Leo

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal,

estou pesquisando tudo que posso para tentar não se pega de surpresa na minha viagem a Bolívia e esse site anda sendo meu melhor amigo ultimamente rss

Estava lendo além dos relatos do site, pesquisas sobre mal da altitude e alguns indicam Ginkgo Biloba, alguém sabe se realmente ajuda nos sintomas?? Estou meio preocupada pq não vou ter tempo para aclimatação, chego em Sucre e no mesmo dia já irei para Potosi e de lá já saio para o Salar, essa é minha preocupação, como será uma viagem bem corrida, tenho medo de passar mal :/

Obrigada a tds pela ajuda, bom d+ contar com a experiência alheia ::otemo::

Abs

Juliana

Link para o comentário

• Colaboradores
Olá pessoal,

estou pesquisando tudo que posso para tentar não se pega de surpresa na minha viagem a Bolívia e esse site anda sendo meu melhor amigo ultimamente rss

Estava lendo além dos relatos do site, pesquisas sobre mal da altitude e alguns indicam Ginkgo Biloba, alguém sabe se realmente ajuda nos sintomas?? Estou meio preocupada pq não vou ter tempo para aclimatação, chego em Sucre e no mesmo dia já irei para Potosi e de lá já saio para o Salar, essa é minha preocupação, como será uma viagem bem corrida, tenho medo de passar mal :/

Obrigada a tds pela ajuda, bom d+ contar com a experiência alheia ::otemo::

Abs

Juliana

Ola Juliana. Vou traduzir o que vc escreveu: chega a 2800 metros de altitude, já vai direto para 4070 metros, onde dormira, e no dia seguinte vai para 3650 metros. !!

Isto é excursão paga?? Se for é uma total irresponsabilidade !!

Se for sua programação, então mude!!

Para voce ter uma ideia: TODAS as VIAGENS para o acampamento BASE de Everest, TODAS AS EXCURSÕES COMERCIAIS, mesmo as rápidas, fazem o seguinte: Chegam de aeronave em Lukla, 2800 metros de altitude, seguem até Phakdingma onde se dorme ( 2500 m.), No segundo dia sobe para Nanche Bazar, (3440 metros), onde se DORME DUAS NOITES. (limite de 3000 metros). Depois vão para Temgboche (ou vilas vizinhas), 3870 metros, dorme. Depois seguem para Pangboche, 3958 metros, ONDE DORME-SE DUAS NOITES (limite de 4000 metros). Depois segue mais 400 a 500 metros de altitude (Lobuche ou Dugla), outra noite, e depois Gorak Shep (5160 metros). No outro dia vai ao Acampamento Base e volta, desce rapidamente.

Este padrão se repete nas montanhas da Europa, Alaska, Canada, e EUA.

VEJA O CUIDADO DELES. A altitude do Himalaia faz muita gente perder a viagem. AQUI na America do Sul o pessoal corre risco demais.

Talvez a maior diferença eh que lá é andando, e aqui é de carro... :?:

Evitar muita atividade fisica ajuda...

Ginseng: bobagem! vitaminas? tudo indica ser bobagem...(quero dizer, sem comprovacao cientifica ate hoje).

Unica droga que acelera um pouco é o diamox !!! Cientificamente respeitada, e utilizada. MAS NÃO RESOLVE A NECESSIDADE DE TEMPO PARA ADAPTAR !!

Resumindo: Eu não iria assim. Faria o descanso de duas noites nos 3000 metros. Heim?? Nem existe essa opção?? Vc ja saltou para o segundo limite de 4000 metros, na chegada?? Mude de plano...

Pelo menos dormir duas noites onde voce chega...TER uma noite em uma altura intermediaria (cerca de 3500 metros) para passar a terceira noite (avalie Oruro, 3750 m)).

veja este relato:http://roteirosandinos.altamontanha.com/bolivia/oruro.asp

Sei que alguém vai dizer que fez e conseguiu. É super loteria, com MAIOR chance de perder o passeio !!

Sei que alguns vão dizer que a vitamina tal, ou isso ou aquilo faz milagres, mas médicos lidam com provas. As GRANDES EXPEDICOES ao EVEREST, com todas as tecnologias, sofisticações, etc, ainda nao descobriram essas "mágicas medicamentosas".

Voce tem duas opções simples: 1) arriscar, ou 2) a segurança razoável do passeio...

abs

Andre

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

Nossa André você me assustou pra caramba ::ahhhh:: coisa que não é muito difícil viu!!!! hahah

Então minha intenção era exatamente essa, chego em Santa Cruz e já pego o primeiro voo as 8 para Sucre, passo a noite lá (em Sucre) e pela manhã saio para Potosi, daí pego o bus a noite para chegar em Uyuni de manhã e já sair para o Salar, tempo escasso de férias dá nisso, mas agora me preocupei, já tenho pouco tempo, por isso o máximo que vou ficar nas cidades é 1 noite e não posso nem pensar em perder dias.

O que você me aconselha, esquecer Potosi??? Acha mais seguro eu ir para Oruru e de lá Uyuni??? ::sos::

Pq infelizmente não tem como eu ficar 2 dias esperando para aclimatar :/

Tks for ur help :)))

Juliana

Link para o comentário

• Colaboradores
Nossa André você me assustou pra caramba ::ahhhh:: coisa que não é muito difícil viu!!!! hahah

Então minha intenção era exatamente essa, chego em Santa Cruz e já pego o primeiro voo as 8 para Sucre, passo a noite lá (em Sucre) e pela manhã saio para Potosi, daí pego o bus a noite para chegar em Uyuni de manhã e já sair para o Salar, tempo escasso de férias dá nisso, mas agora me preocupei, já tenho pouco tempo, por isso o máximo que vou ficar nas cidades é 1 noite e não posso nem pensar em perder dias.

O que você me aconselha, esquecer Potosi??? Acha mais seguro eu ir para Oruru e de lá Uyuni??? ::sos::

Pq infelizmente não tem como eu ficar 2 dias esperando para aclimatar :/

Tks for ur help :)))

Juliana

Ju, se me permite... O link que lhe dei de um relato, o pessoal chegou em La Paz (3660 m), fizeram o percurso de carro, sem as adaptações, e sem problemas. Deu tudo certo. Mas dormiram em Oruro.

Sei que a exaustão fisica piora ou favorece o mal da montanha. Acredito cada vez mais que o pessoal do Brasil (os guias de la acham que nós somos meios doidos...) não passa mais mal, porque estão de carro, ou tem um carro do lado. Se passar mal, senta aqui, e chama um taxi. Sei não...

Já melhora muito vc dormir em Sucre (2800). Muita gente ja chega em La Paz, muito mais alto e tolera.

Se voce dormir a segunda noite em Oruro ( 3700 m), é menos alto que Potosi, e depois, de carro, você vai para o Salar de Yuni, que está na mesma altitude de Oruro. A chance de sentir mal diminui, pois vc não dorme em 4070 metros. (o mal da montanha vem mais no periodo da noite, pois respiramos mais lentamente no sono...).

Não conheco as cidades, não sei o que vc vai ganhar ou perder em termo de cada lugar.

Tome o Diamox uns dois dias antes, no Brasil, e continue tomando lá. (veja como nas páginas anteriores, nossa amiga Samantha tambem orienta muito correta e didaticamente...). Beba muito líquido, controlando pela urina clarinha!!! se tiver isotonicos melhor ainda para hidratar.

beba sem sede, pois a baixa pressão do ar retira a humidade do seu pulmão, e vc desidrata respirando. HIDRATE MESMO!! Evite se cansar muito, principalmente no primeiro dia. Nada de cafeina, bebidas alcoolicas... O chá local ajuda nos sintomas, não na adaptacao.

digite no google e voce ira achar relatos bons e ruins:

Veja este: "quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O Mal da Altitude em Potosi (BOL)

O fato de estarmos na cidade mais alta do mundo, a 4.000mts de altitude nos deixou com reações das mais diversas: dor de cabeça, vômitos, falta de ar durante a noite, taquicardia, sangramento no nariz, tontura, raciocínio lento, sensação de já ter bebido umas e outras, ...

Realmente a experiência de ter ficado em Potosi não será esquecida por nós tão cedo. Daqui para diante teremos apenas estadas em cidades na casa de 3.500mts de altitude, e apesar de parecer pouca diferença em relação aos 4.000mts altera em muito as reações do organismo.

A 4.000mts de altitude, qualquer subida de escada, mesmo que seja um andar no hotel pode deixar qualquer um sem fôlego.

Pela informação obtida do guia que nós acompanhou na visita à mina de Cerro Rico, o time de futebol Cruzeiro, de Minas Gerais irá jogar em Potosi em breve. Haja preparo físico.

Leia mais sobre o Mal da Altitude e sobre como contorná-lo no tópico de nossa viagem ao Deserto do Atacama realizada em dez/2007."

Entao, Ju. Menos medo, mais tranquila. e mais preparada!! abs ::cool:::'>

Editado por Visitante
  • Amei! 1
Link para o comentário

• Membros de Honra

Juliana

Essa troca de Potosí por Oruro só te ajuda dando uma noite a mais de aclimatação, porque de um jeito ou de outro você vai passar fácil dos 4.000 durante o passeio do Salar (supondo que seja o de 3 dias).

Sugiro você dormir uma noite em Sucre como sugerido. Turisticamente Potosí vale muito mais a pena que Oruro, aí fica a seu critério.

Link para o comentário

• Membros

Ei André super obrigada pelo conselho, conversei com minhas amigas e decidimos cortar Potosí dessa vez.

Obrigada a você também Samantha (aliás obrigadíssima por tudo, seu relato foi perfeito para o meu roteiro, até hoje ainda vou lá dar mais umas espiadinhas ::otemo:: ).

A idéia agora é dormir em Sucre e sair no outro dia a noite direto para Uyuni chegando lá de manhã e ja começar o passeio de 3 dias no Salar ou vocês acham melhor esperar mais uma noite para isso, dormir 2 noites em Sucre e sair no outro dia ???

Galera valeu mesmo, sou nova no site, essa é a primeira viagem que estou organizando baseada nas experiências da galera e fiquei super surpresa (no bom sentido) o pessoal se preocupa mesmo em ajudar, dar dicas, coisa rara de se encontrar hoje em dia ::Ksimno::

Obrigada

Abs

Juliana

Link para o comentário

• Colaboradores

Ola Juliana,

Se vc dormir em Sucre uma noite ajuda, vc poderia depois ascender em torno de mais 500 metros para a proxima noite. O problema eh que parece que n'ao tem cidade proxima do destino, com essa altitude.

vejo muitos relatos de quem estava se sentindo bem e foi para Potosi na segunda noite. Outros, preferiram aguardar pois estavam sentindo mal. Turisticamente Sucre ( patrimonio historico da Unesco), tem muitas atracoes, e sempre eh bom conhecer um local melhor do que passar correndo.

Tudo aqui eh questao de probabilidade individual. Impossivel prever...

Acho, que se voces estiverem sentindo bem apos a primeira noite em Sucre, podem ir direto para Uyuni a noite. Voces n'ao dormir'ao em Potosi... E apesar de passar por trechos bem elevados, estarao sentadas... E tambem existe a famosa dica de adaptacao:" andar alto, e dormir baixo...", ou seja, vao passar dos 4000 metros, mas vao dormir em 3700.

Lembre de depois postar a experiencia de vc e amigas... abs.

Mas voce ja melhorou muito

Link para o comentário

• Membros

Obrigada André (mesmo)

Agora so nos resta torcer para não passar mal, contar com a sorte mesmo, só de cortar Potosi acho que estou mais tranquila, apesar da preocupação do Salar.

Torça pela gente ::hein: hehehe

E com ctz eu volto aqui pra contar como foi a experiência, de preferência positiva!!!!

Beijos

tks galera

Juliana

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...