Membros larissayano Postado Novembro 22, 2021 Membros Postado Novembro 22, 2021 Boa tarde, pessoal! Vou acampar pela primeira vez no Ano Novo, duas pessoas. A previsão do tempo não indica chuva, mas fica aquele receio por ser área de cachoeira, onde costuma chover bastante no verão. Como sou nova nesse universo, gostaria de ouvir a opinião de pessoas que já acamparam! Acompanhando os fóruns antigos, notei que as barracas subiram bastante de preço nos últimos tempos. Estava em dúvida entre a "2 SECONDS EASY | 3 PESSOAS" da Quechua e a "ARPENAZ FRESH&BLACK 3 PESSOAS". No entanto, agora estou mais confusa ainda, porque vi algumas pessoas mencionando que as barracas da Quechua são feitas para o clima europeu e são abafadas, além de não terem mosquiteiros eficientes. Isso procede? Ainda, vi algumas pessoas indicando a "ARPENAZ 3 FRESH & BLACK | 3 PESSOAS QUECHUA", mas ela se encontra indisponível no site da Decathlon. Será que ela saiu de linha? Teria alguma diferença para a "ARPENAZ FRESH&BLACK 3 PESSOAS"? Gostaria de uma recomendação de uma barraca mais ou menos nessa faixa de preço... Como sou iniciante não sei se vou acampar outras vezes... No momento considero importante principalmente a questão de aguentar chuva. Vou de carro até o local, então peso não é um grande problema, e vou levar um colchão de casal inflável. Desde já, muito obrigada, pessoal! Citar
Membros larissayano Postado Novembro 22, 2021 Autor Membros Postado Novembro 22, 2021 4 minutos atrás, larissayano disse: Esqueci de mencionar. A "Nautika Cherokee 2/3 Pessoas" também é uma opção, considerando meu orçamento. Seria uma boa escolha? Citar
Membros Crom Postado Novembro 23, 2021 Membros Postado Novembro 23, 2021 Tenha muito cuidado com cachoeiras, principalmente no verão, que pode dar cabeça d'água. Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Novembro 23, 2021 Colaboradores Postado Novembro 23, 2021 (editado) 15 horas atrás, larissayano disse: Estava em dúvida entre a "2 SECONDS EASY | 3 PESSOAS" da Quechua e a "ARPENAZ FRESH&BLACK 3 PESSOAS". No entanto, agora estou mais confusa ainda, porque vi algumas pessoas mencionando que as barracas da Quechua são feitas para o clima europeu e são abafadas, além de não terem mosquiteiros eficientes. Isso procede? É meia verdade. Uma barraca com o habitáculo (a parte montada sem o sobreteto) preto e coberto vai absorver quentura, comparada com outras barracas que possuem o habitáculo de outra cor, e mais aberto (com mais mosquiteiro). Eles dizem que compensam isso com o sobreteto claro, e as aberturas para entrar ar (a tal tecnologia fresh). Mas via de regra, um produto feito para as condições europeias pode não ter bons resultados no nosso clima. Tem gente que sofre para dormir nessas condições. Outras pessoas nem se importam. Aí vc tem que ver. Uma coisa é certa: 2000mm de coluna d'água é o mínimo recomendado para aguentar boas chuvas no Brasil. A meu ver aguenta de boa (palavra de quem já pegou alguns "rios voadores" amazônicos com barraca de 1500 e 2000mm, podendo dormir de boa). Vc foi inteligente em escolher uma de 3 pessoas para 2 pessoas acamparem, gera um conforto a mais. Sobre o mosquiteiro, nunca vi ngm reclamar de entrada de insetos nas barracas, acredito que mosquiteiro na maioria das marcas boas é padrão (até pq mosquito-pólvora, chamado lá fora de "no-see-um", é um bicho que enche muito saco de campista, e muitas marcas de barraca se preocupam em deixar a tela fina o bastante para evitar a entrada desse mosquito, que é minúsculo). 15 horas atrás, larissayano disse: Estava em dúvida entre a "2 SECONDS EASY | 3 PESSOAS" barracas 2 seconds são horríveis. Se vc tiver que levar ela eventualmente a pé numa trilha, vai precisar carregar ela no braço, fora que a manutenção delas é complicada em caso de algo ocorrer com ela. Pessoalmente não recomendo. 15 horas atrás, larissayano disse: Ainda, vi algumas pessoas indicando a "ARPENAZ 3 FRESH & BLACK | 3 PESSOAS QUECHUA", mas ela se encontra indisponível no site da Decathlon. Será que ela saiu de linha? Teria alguma diferença para a "ARPENAZ FRESH&BLACK 3 PESSOAS"? Eu vi a fresh & black XL e a versão normal dela no site. A XL basicamente é maior, e tem um avanço mais generoso (para uso mais em sítios, lugares estruturados, etc). A normal é de uso mais "raiz", se formos ver dessa forma. 15 horas atrás, larissayano disse: Esqueci de mencionar. A "Nautika Cherokee 2/3 Pessoas" também é uma opção, considerando meu orçamento. Seria uma boa escolha? Também é uma escolha boa. Tem coluna boa, é larga para uma cama inflável, para uso ocasional, é uma opção tbm. Mas Se for pra escolher entre Nautika e quechua, vou de quechua sem pensar 2x Editado Novembro 23, 2021 por StanlleySantos 1 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Novembro 23, 2021 Colaboradores Postado Novembro 23, 2021 11 horas atrás, Crom disse: Tenha muito cuidado com cachoeiras, principalmente no verão, que pode dar cabeça d'água. Informação importantíssima. Faço coro a esse cuidado. Eu não durmo tranquilo quando acampo perto de cachoeira, se tiver que ficar numa praia rs. 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Novembro 23, 2021 Colaboradores Postado Novembro 23, 2021 Olá @larissayano, se você não sabe se pretende acampar mais vezes, realmente não há o porquê de investir em uma barraca melhor. Além disso, se o local qual tu pretendes acampar fica próximo de onde tu for deixar o carro (não precisando se deslocar muito por trilhas), não precisas te incomodar com a questão de barracas técnicas (quais oferecem melhores resultados nesses cenários). Aqui onde vivo a questão de mosquitos é um problemão, principalmente perto de cachoeiras devido a alta umidade e calor excessivo do verão (trazendo aquele abafamento) - no geral eu indico barracas com mosquiteiro (e obviamente, manter as barracas fechadas durante o dia, se não pouco adianta quando fores dormir). Eu aconselho analisares a possibilidade de utilizar uma lona comum sobre (e até por baixo) da barraca - se bem montada, essa estrutura adicional te oferecerá toda a proteção para eventuais chuvas que puderem ocorrer (é uma prática comum aqui na nossa região, em especial para quem não possui barracas técnicas). Além disso, fazer valas ao redor dessa estrutura (ou da barraca, caso fores apenas usa-la) para redirecionar a água que vier por baixo da barraca. Note que essa estrutura deve ficar afastada da barraca, não em contato direto - logo haverá a necessidade de estaqueamento com varas ou bambus. Essas minhas dicas acima funcionam, por exemplo, com uma barraca bem simplória (NTK Panda 3, de R$ 120,00 a R$ 160,00) - apesar que ela não é telada. Ah, e sempre pegue uma barraca que suporte uma pessoa a mais da quantidade que pretende usa-la. Abraços! 1 Citar
Membros larissayano Postado Novembro 23, 2021 Autor Membros Postado Novembro 23, 2021 3 horas atrás, StanlleySantos disse: É meia verdade. Uma barraca com o habitáculo (a parte montada sem o sobreteto) preto e coberto vai absorver quentura, comparada com outras barracas que possuem o habitáculo de outra cor, e mais aberto (com mais mosquiteiro). Eles dizem que compensam isso com o sobreteto claro, e as aberturas para entrar ar (a tal tecnologia fresh). Mas via de regra, um produto feito para as condições europeias pode não ter bons resultados no nosso clima. Tem gente que sofre para dormir nessas condições. Outras pessoas nem se importam. Aí vc tem que ver. Uma coisa é certa: 2000mm de coluna d'água é o mínimo recomendado para aguentar boas chuvas no Brasil. A meu ver aguenta de boa (palavra de quem já pegou alguns "rios voadores" amazônicos com barraca de 1500 e 2000mm, podendo dormir de boa). Vc foi inteligente em escolher uma de 3 pessoas para 2 pessoas acamparem, gera um conforto a mais. Sobre o mosquiteiro, nunca vi ngm reclamar de entrada de insetos nas barracas, acredito que mosquiteiro na maioria das marcas boas é padrão (até pq mosquito-pólvora, chamado lá fora de "no-see-um", é um bicho que enche muito saco de campista, e muitas marcas de barraca se preocupam em deixar a tela fina o bastante para evitar a entrada desse mosquito, que é minúsculo). barracas 2 seconds são horríveis. Se vc tiver que levar ela eventualmente a pé numa trilha, vai precisar carregar ela no braço, fora que a manutenção delas é complicada em caso de algo ocorrer com ela. Pessoalmente não recomendo. Eu vi a fresh & black XL e a versão normal dela no site. A XL basicamente é maior, e tem um avanço mais generoso (para uso mais em sítios, lugares estruturados, etc). A normal é de uso mais "raiz", se formos ver dessa forma. Também é uma escolha boa. Tem coluna boa, é larga para uma cama inflável, para uso ocasional, é uma opção tbm. Mas Se for pra escolher entre Nautika e quechua, vou de quechua sem pensar 2x Obrigada pelas dicas preciosas, Stanlley. Sempre vejo você comentando nos fóruns aqui e percebo que você entende bastante desse universo, fico feliz que tenha me respondido, agora as coisas estão mais claras pra mim! Uma outra dúvida: você acha que vale a pena comprar nova, no site da marca, ou valeria comprar usada, por um preço mais baixo, se em boas condições, claro? Abraço! 1 Citar
Membros larissayano Postado Novembro 23, 2021 Autor Membros Postado Novembro 23, 2021 16 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse: Olá @larissayano, se você não sabe se pretende acampar mais vezes, realmente não há o porquê de investir em uma barraca melhor. Além disso, se o local qual tu pretendes acampar fica próximo de onde tu for deixar o carro (não precisando se deslocar muito por trilhas), não precisas te incomodar com a questão de barracas técnicas (quais oferecem melhores resultados nesses cenários). Aqui onde vivo a questão de mosquitos é um problemão, principalmente perto de cachoeiras devido a alta umidade e calor excessivo do verão (trazendo aquele abafamento) - no geral eu indico barracas com mosquiteiro (e obviamente, manter as barracas fechadas durante o dia, se não pouco adianta quando fores dormir). Eu aconselho analisares a possibilidade de utilizar uma lona comum sobre (e até por baixo) da barraca - se bem montada, essa estrutura adicional te oferecerá toda a proteção para eventuais chuvas que puderem ocorrer (é uma prática comum aqui na nossa região, em especial para quem não possui barracas técnicas). Além disso, fazer valas ao redor dessa estrutura (ou da barraca, caso fores apenas usa-la) para redirecionar a água que vier por baixo da barraca. Note que essa estrutura deve ficar afastada da barraca, não em contato direto - logo haverá a necessidade de estaqueamento com varas ou bambus. Essas minhas dicas acima funcionam, por exemplo, com uma barraca bem simplória (NTK Panda 3, de R$ 120,00 a R$ 160,00) - apesar que ela não é telada. Ah, e sempre pegue uma barraca que suporte uma pessoa a mais da quantidade que pretende usa-la. Abraços! Oi Alan, muito obrigada pelas dicas, gosto sempre de ouvir quem tem experiência no assunto para trocar experiências! Obrigada mesmo! Citar
Membros larissayano Postado Novembro 23, 2021 Autor Membros Postado Novembro 23, 2021 23 minutos atrás, larissayano disse: Uma outra dúvida: você acha que vale a pena comprar nova, no site da marca, ou valeria comprar usada, por um preço mais baixo, se em boas condições, claro? Abraço! Pergunto porque encontrei uma moça vendendo a 2 seconds air III por 600,00, que é um preço elevado, dá pra comprar outras novas por esse preço, mas ela tem um detalhe que acho interessante demais, que são as laterais bem ventiladas (https://www.youtube.com/watch?v=3s4EOrw-boI), o que não tem na maioria das Quechuas, e isso está me fazendo pensar em comprá-la por esse valor, mesmo sendo usada. Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Novembro 23, 2021 Colaboradores Postado Novembro 23, 2021 (editado) Grato pelo reconhecimento. Estou sempre colaborando e aprendendo com outros usuários do site, até pq se tem uma coisa pela qual eu prezo atualmente é qualidade de barraca. Já perdi notebook para chuva na época de faculdade por emprestar barraca ruim de outra pessoa, e já peguei banho na época que usava barraquinha do telhadinho amarelinho então não quero que outras pessoas passem pelo que passei, rs Em 23/11/2021 em 12:40, larissayano disse: Uma outra dúvida: você acha que vale a pena comprar nova, no site da marca, ou valeria comprar usada, por um preço mais baixo, se em boas condições, claro? Abraço! Olha, o problema de usado é a confiabilidade do produto em si. Já vi um post no mochileiros de um cara que comprou uma nepal da azteq toda zikada (piso velho, grudento, e com a selagem das costuras na hora da morte). Estava mais barata do que uma nova, obviamente, mas será que valeu a pena no final das contas? Barraca velha, a meu ver (e isso é um risco na compra de usados), tem umas questões delicadas: a selagem das costuras pode estar soltando (ou já pode ter soltado), as costuras podem estar mais "frouxas", facilitando a possibilidade de infiltração, rasgos, as varetas de sustentação podem estar velhas a ponto de quebrarem, os elásticos a ponto de arrebentarem, e coisa e tal (se não me engano as varetas da arpenaz e da nautika cherokee são de fibra de vidro, o pior material de vareta). Comprando um produto quechua na loja vc tem, se não me engano, uma garantia de uma década, eles se garantem tanto nessa garantia que da última vez que fui numa decathlon para procurar selador para costura (para minhas barracas guepardo), o atendente me falou "olha, a gente tem uma garantia boa para as barracas que vendemos, então não costumamos vender selador". Já não sei como funciona a garantia Nautika, maaas... Mas vc pode dar a sorte de achar uma barraca boa, e pouco usada. Acontece, mas o ideal é vc conhecer uma boa barraca para poder fazer essa análise, pessoalmente. Editado Novembro 29, 2021 por StanlleySantos Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.