Membros jattt_João Postado Outubro 19, 2021 Membros Postado Outubro 19, 2021 Oi, mochileiros! Irei com um amigo para a Chapada da Diamantina agora em novembro para ficar 5 dias e meio e organizei um roteiro baseado em posts daqui do site, em sites de agências de turismo de lá e blogs de viagem (a maioria ou todos citados nos posts que vi por aqui). Vamos chegar em Salvador dia 10, alugamos um carro e partimos para a Chapada. No início, sempre pensei em ir direto a Lençóis. Mas acabei organizando o roteiro com a chegada em Mucugê em função dos pontos que gostaríamos de visitar. Só não tenho certeza de que irá funcionar devido a trazer uma ordenação de passeios não muito tradicional. Gostaria da opinião e ajuda de vocês que sabem mais sobre lá. Coloquei algumas dúvidas com asteriscos numerados. 10/11 SSA -> Mucugê 11/11 Cachoeira do Buracão (*1) Ida para Igatu (*2) 12/11 Igatu Cachoeira do Mosquito Pôr do sol no Morro do Pai Inácio Ida para Palmeiras (ou Caeté-Açu (*3)) 13/11 Cachoeira da Fumaça por cima (*4) Cachoeira do Riachinho (*5) 14/11 Fazenda Pratinha (Gruta da Pratinha e Gruta Azul) Balneário Mucugezinho Poço do Diabo (opção de repetir o pôr do sol no Morro do Pai Inácio) Ida para Lençóis 15/11 Ribeirão do Meio Ribeirão de Cima Cachoeira do Sossego 16/11 Parque da Muritiba (Serrano, Salão de Areias Coloridas, Cachoeirinha, Poço Halley, Cachoeira da Primavera, Mirante) Lençóis -> SSA *1 - Quais as condições da estrada até onde se deixa o carro? *2 - Esse trajeto depois do passeio na Cachoeira do Buracão é possível mesmo? (Condições da estrada + visibilidade à tardinha/noite) *3 - Eu achei que seria ruim pegar a estrada de chão para Caeté-Açu à noite, após o pôr do sol no Morro do Pai Inácio e por isso coloquei pernoite em Palmeiras. Estou certo? Eu li que a Fumaça por Cima não precisa sair tão cedo (pra evitar neblina) e aí achei que fosse tranquilo ir de Palmeiras para Caeté-Açu no dia do passeio. Estou certo? *4 - É tranquilo deixar o carro perto da entrada da trilha? Tem local pra estacionar? *5 - Eu entendi errado ou essa Cachoeira fica na beira da estrada do Capão e, tendo ela encaixada depois da Fumaça por cima, se volta da Fumaça pelo mesmo caminho, pega o carro e então se vai pra do Riachinho? Agradeço demais quem puder ajudar com essas dúvidas e também palpitar em quaisquer outros pontos do roteiro. Citar
Colaboradores felipenedo Postado Outubro 27, 2021 Colaboradores Postado Outubro 27, 2021 Fala @jattt_João Deixa eu tentar dar uns pitacos por aqui também... 1 - Estrada de terra que se não estiver chovendo muito na época que for, é uma poeira sem fim. O caminho é longo e sem nada até chegar quase na porta do parque. 2 - Eu cheguei de noite em Igatú. A estrada é bem ruim e essa em especial tem que andar bem devagar porque boa parte dela é de pedra. Eu achei a cidadezinha bem legal, mas pelo que entendi do seu roteiro, você chega lá de noite e já sai de manhã? Eu não sei se vale muito a pena. Você vai ver que o acesso é bem lento. Eu não iria se fosse para chegar de noite e sair de manhã. 3 - Não sei qual é a estrada para Caeté-Açu, mas Palmeiras é um ótimo ponto para ficar se vai visitar a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio. 4 - O dia que fui estava muito tranquilo. Deixei o carro na frente da casa de uma mulher que me cobrou R$ 10 para deixar lá. 5 - Isso, sai da Fumaça e vai em direção à Palmeiras. O Riachinho fica no caminho. Menos de 10 minutos da saída da Fumaça. E olha, se seu voo de volta for no mesmo dia que sai de Lençóis, eu pensaria muito bem em que horas começaria minha volta. Tem uma quantidade absurda de caminhão na estrada e qualquer zica ali pode fazer sua viagem dobrar o tempo que você imagina. Tem um monte de coisa que listou no dia de ir embora que eu não sei se dá tempo de fazer tudo isso e ainda chegar em Salvador para um voo. Bom, qualquer coisa avisa aí. Abraço! Citar
Membros jattt_João Postado Outubro 27, 2021 Autor Membros Postado Outubro 27, 2021 5 minutos atrás, felipenedo disse: Fala @jattt_João Deixa eu tentar dar uns pitacos por aqui também... 1 - Estrada de terra que se não estiver chovendo muito na época que for, é uma poeira sem fim. O caminho é longo e sem nada até chegar quase na porta do parque. 2 - Eu cheguei de noite em Igatú. A estrada é bem ruim e essa em especial tem que andar bem devagar porque boa parte dela é de pedra. Eu achei a cidadezinha bem legal, mas pelo que entendi do seu roteiro, você chega lá de noite e já sai de manhã? Eu não sei se vale muito a pena. Você vai ver que o acesso é bem lento. Eu não iria se fosse para chegar de noite e sair de manhã. 3 - Não sei qual é a estrada para Caeté-Açu, mas Palmeiras é um ótimo ponto para ficar se vai visitar a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio. 4 - O dia que fui estava muito tranquilo. Deixei o carro na frente da casa de uma mulher que me cobrou R$ 10 para deixar lá. 5 - Isso, sai da Fumaça e vai em direção à Palmeiras. O Riachinho fica no caminho. Menos de 10 minutos da saída da Fumaça. E olha, se seu voo de volta for no mesmo dia que sai de Lençóis, eu pensaria muito bem em que horas começaria minha volta. Tem uma quantidade absurda de caminhão na estrada e qualquer zica ali pode fazer sua viagem dobrar o tempo que você imagina. Tem um monte de coisa que listou no dia de ir embora que eu não sei se dá tempo de fazer tudo isso e ainda chegar em Salvador para um voo. Bom, qualquer coisa avisa aí. Abraço! Obrigado pelas informações! Então... Eu queria dormir em Igatu porque achei bonita/charmosa a vila e porque já adiantaria meu percurso no dia seguinte até a Cachoeira do Mosquito. Caeté-Açu é oficialmente o nome de onde fica o (Vale do) Capão. Então estava me referindo ao trecho entre Palmeiras e esse local. O meu voo é somente no dia seguinte, dia 17 à tarde. Então está tranquilo esse retorno para Salvador. De tanto ler sobre a Cachoeira do Buracão, fiquei achando que será o melhor passeio do meu roteiro e agora estou meio assim de deixá-lo por primeiro. Estou vendo sobre reorganizar o roteiro e deixá-lo por último (no dia de voltar para Salvador) ou no penúltimo dia (e no dia seguinte fazer as cachoeiras próximas a Mucugê antes de voltar para Salvador). Pra isso, acho que teria de abrir mão de algum outro passeio do roteiro. Pensei em tirar a do Mosquito, mas acho que lá é bem interessante, né? Abração! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.