Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá a todos... já tirei varias duvidas aqui, sei que irão me ajudar.

Estou para comprar passagens para Espanha, para abril 2022, pesquisando preços chegando por Madri e voltando por Barcelona fica mais caro que ida e volta por Barcelona... não sei porque isso acontece, pois tanto na ida quanto na volta, para em Madri.

Minha duvida é a seguinte: Existe problema ao chegar em Madri, depois da imigração, eu não embarcar para Barcelona ???

• Membros de Honra
Postado
1 hora atrás, Forestes disse:

Existe problema ao chegar em Madri, depois da imigração, eu não embarcar para Barcelona ???

Olá amigo. Realmente, Barcelona é um destino para embarque e desembarque mais caro que Madri. Isso se deve à quantidade de voos para a capital da Espanha. É o mesmo que acontece aqui no Brasil e em praticamente todo o mundo. Se você procurar os aeroportos com maior quantidade de embarque e desembarque, vai encontrar preço menor. 

Quanto a desembarcar em Madri e não embarcar para Barcelona, a princípio não teria problema nenhum, porém, automaticamente todos os outros trechos serão cancelados, inclusive a volta. É o famoso Noshow. Não embarcou em um dos trechos, o resto já era. Abração!  

• Amei! 1
  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado
1 hora atrás, danzar1972 disse:

É sempre melhor comprar um voo com a mesma origem e destino. Entre Madrid e Barcelona há um trem de alta velocidade e muitas companhias aéreas de baixo custo, portanto, ir de uma cidade para outra não será um problema.

discordo plenamente

já fiz inúmeras viagens que compensava comprar comprar ida/volta por cidades diferentes

não existe receita de bola, é sentar e pesquisar, ora vai compensar ida e volta pelo mesmo destino, ora não

• Membros
Postado

Concordo plenamente com o colega acima, sem falar que dependendo da distância entre o destino final da viagem e o aeroporto de origem não compensa perder tempo e dinheiro fazendo o retorno até o ponto de início da viagem. 

• Membros
Postado

Esse ponto de comprar entrada e saída pelo mesmo aeroporto é relativo... depende muito do tipo de viagem...

Geralmente alugo veículo no destino para as férias. Então, fazendo o custo x benefício, geralmente é melhor eu andar em "circulo", começando e terminando no mesmo local...

Em fevereiro/22 irei para a Espanha. A ideia é dar um giro por todo país... Consegui uma executiva para Lisboa na Azul com pontos onde paguem menos que o preço de uma econômica para Madrid. O carro alugado para o período de 25 dias em Lisboa também ficou bem mais barato que alugar em Madrid (E Madrid não pretendo passar, pois já conhecemos).

Então comprei ida e volta por Lisboa.... De lá vou para Sevilha onde as férias irão "começar", em torno de 4hs de viagem de carro (420km)... quero rodar pelo Sul até Barcelona, Subir para Andorra e voltar pelo norte do país, com o ultimo destino na Espanha Santiago de Compostela... dali para Lisboa, mais 500km...

Então, para o que vou fazer, optei por andar mais 900km para ter uma viagem mais confortável com minha esposa e economizar no aluguel do veículo e também na passagem..

Então, digo que não tem certo ou errado, tem o melhor cenário que se encaixa no seu estilo de viagem....

• Colaboradores
Postado (editado)

@Forestes

Respondendo sua primeira dúvida "não sei porque isso acontece, pois tanto na ida quanto na volta, para em Madri." de forma curta: concorrência.

De forma longa (senta que lá vem história...)

Companhia aérea ganha dinheiro com avião no ar e, de preferência, cheio :) Dessa forma, as companhias aéreas fazem qualquer coisa para ter o passageiro dentro de suas aeronaves, até aquelas consideradas "absurdas" como na sua dúvida, mas que no fim, apresentam-se corretas no ponto de vista financeiro.

Rotas longas são as mais rentáveis para as companhias. Dentro de um mesmo avião, enfiam 300, 400 pessoas, o que paga o custo total e sobra uma grana enorme. Rotas locais podem ser rentáveis, dependendo da rota, mas raramente o retorno por passageiro será tão alto quanto numa rota longa (entre as 10 mais rentáveis, somente uma pode ser considerada "curta": MEL-SYD e somente 4 não são intercontinentais).

Diante disso, as companhias fazem de tudo para colocá-lo dentro de seu avião, principalmente se na rota existe uma grande quantidade de empresas operando. Em seu caso, do Brasil para a Barcelona, você pode voar de Iberia, Latam, KLM, AirFrance, British, Turkish, Swiss, TAP, Lufthansa, Qatar, AirEuropa, Avianca e até mesmo com United. Resumindo, concorrência brava!

E agora vem a explicação à sua primeira pergunta. Se você quiser comprar um voo de GRU para MAD, a companhia sabe de antemão duas coisas: a) você quer um voo non-stop e b) você pode/quer/vai pagar mais por isso. Então, o preço de um voo para Madrid saindo de SP será mais caro que um voo para Barcelona por causa desses dois fatores. E quem faz esse voo? Somente a Iberia e a Latam (que opera Iberia). Concorrência baixa = preço alto.

"Mas não tem lógica passar por Madrid para chegar em Barcelona e ser mais barato". Tem pelo exposto no começo: a rentabilidade da rota.

Se a Iberia "der" o voo de Madrid para Barcelona "de grátis" para você, ela está colocando-o dentro de seu avião no trecho mais rentável, que é BR - Espanha. Então, vale a pena para ela "lhe dar" o ticket MAD-BCN mas tê-lo dentro do voo GIG/GRU-MAD. Além disso, MAD-BCN já é uma rota rentável para a Iberia e aquilo que ela "perdeu" com você ocupando um assento, ela ganhará na venda da passagem para alguém que precisar fazer o mesmo trecho de um dia para outro.

Só para você ter uma ideia, um exemplo louco. Peguei uma data aleatória e coloquei saída do Rio de Janeiro e, na mesma data, de São Paulo. Veja o que aconteceu:

1066753162_Screenshot6.thumb.jpg.f56ed99a18bc7f55be7e601e73b6561c.jpg

232899350_Screenshot7.thumb.jpg.d0676ba9caca0be0ecad2297c6e72ec6.jpg

Um voo saindo do Rio para Barcelona é 128 euros mais barato que um voo saindo de São Paulo, MESMO incluindo três "pernas" extras no primeiro (SDU-GRU e GRU-BSB-SDU). Isso porque a Swiss quer você dentro do voo transcontinental :)

Observação: isso não é uma regra escrita em pedra. Tem muita coisa que faz variar o preço e por isso pesquisa é condição sine qua non para conseguir um bom preço.

Sobre sua segunda pergunta (ou principal):

O que você está querendo fazer é aquilo conhecido como skiplagging ou hidden city, só que às avessas :)

Skiplagging é quando você compra uma passagem para um destino Z com uma conexão no destino X, o qual é realmente seu destino. Exemplo: quero sair de Amsterdam e ir para São Paulo, porém encontrei um ticket de Amsterdam para Porto Alegre, mais barato que um ticket para SP. O que faço? Chego no aeroporto em SP, pego minha mala e digo "tchau, obrigado!"

Isso durante muito tempo foi tolerado pelas companhias mas hoje é quase proibida por todas. Observe que estou falando de proibição pela companhia e não por agência reguladora. Na Espanha, o skiplagging é considerado legal desde 2018 pela suprema corte deles e Lufthansa e United já se estreparam nos tribunais sobre a mesma questão.

Tudo depende do contrato de serviços que você "assina" com a empresa no ato da aquisição da passagem e mais que isso, onde e quando está fazendo "tchau, obrigado". Em seu caso não funcionaria pois sua viagem de retorno começa em Barcelona e não em Madrid. Quando fechar o check-in em Barcelona e você não se apresentou, todo o ticket é cancelado e você vira imigrante ilegal :)

Eu já fiz e faço skiplagging dependendo da companhia e destino (como o exemplo citado acima de AMS-GRU-POA). Para mim serviu porque não estava voando em companhia da SkyTeam e teria que, de qualquer forma, tirar minhas malas no aeroporto de SP. Então, passei pela imigração, peguei minhas malas e fui embora. Mais um detalhe: o ticket de volta não estava no mesmo localizador e por isso pude fazê-lo sem medo de perder o retorno. Foram compradas duas passagens "one-way" que saíram mais baratas que uma roundtrip.

Só mais um detalhe. Comentei que não estava voando em companhia da SkyTeam por um motivo: algumas companhias, mesmo que você tenha sucesso num skiplagging, o punem no programa de milhagem com perda de pontos ou status. Para um viajante esporádico, dane-se, mas para um passageiro frequente (meu caso), perder o status que tenho hoje e os benefícios, não valeria a pena.

Se ficou curioso sobre isso, existe até um site onde você pode encontrar esses voos: https://skiplagged.com/ (cujo o criador foi processado pela United e a companhia perdeu :)

Saudações

Editado por pmichelazzo
correção de valores e ortografia
  • Amei! 4
  • Membros
Postado

Existe vôo direto GRU BCN por latam e,em milhas,sai mais barato que a MAD, ao menos quando andei nele em 2018 e agora continuava na Black Friday, o problema é que corro de GRU.

• Colaboradores
Postado
Em 11/12/2021 em 10:36, danzar1972 disse:

É sempre melhor comprar um voo com a mesma origem e destino.

Não. Em poucos casos é melhor.

Por exemplo, para mim tem voo direto pela TAP SSA x LIS ida e volta em excelentes horários o que muitas vezes me leva a passar a noite anterior em Lisboa, comer, beber, passear sem compromisso... no outro dia vou cedo ao aeroporto trocar o tax free, passear no dutty ....

Outra situação legal é quando vai fazer um roteiro concentrado em uma região, como por exemplo: Paris, Bélgica, Amsterdam e Londres (Não nessa ordem necessariamente). Os aeroportos estão interligados por sistemas integrados de trilhos e rotas aéreas, ou seja, desloca-se muito rápido entre os aeroportos, estações internacionais de trem e o centro das cidades... então é tranquilo e barato chegar e sair pela mesma cidade e o interno fazer tudo de trem.

Tudo depende do roteiro!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...