Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá Guilherme...

fique encatada e euforica por conhecer Petar, seu relato foi incrivel, faz qual quer um q ler, dá vontade de ir lá... estou lendo diversos relatos, estarei de ferias em abril e com certeza, pretendo conhecer muitos lugares...

abraço

• Respostas 79
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Postado

Parabens pelo relato Guilherme!

faz tempo que "ameaço" ir ao PETAR, mas nunca dá certo... a cada relato que leio, a vontade aumenta de ir lá

Espero ainda esse ano matar a vontade

abraço

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Pessoal, pra quem estiver cogitando em ir pro Petar nos próximos dias, a trilha da Caverna da Casa de Pedra está proibida até que se encerrem os trabalhos do Plano de Manejo do Parque. Se alguém estiver interessado nessa trilha mais especificamente procure se informar com antecedência se já foi liberado ou não.

As demais trilhas e cavernas estão normais, embora tenha chovido muito por lá nesses últimos dias.

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Oi Adriano, beleza?

Olha, quando estive por lá a estrada não estava em mau estado, em alguns trechos o asfalto estava ondulado devido a recapeamentos, mas no geral dá pra viajar tranquilo sim...

E obrigado por ter gostado do relato!!

Abraço!!!

• 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Pessoal, pra quem estiver interessado, foi concluído o PLANO DE MANEJO do PETAR.

O Plano de Manejo do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) foi finalizado em fevereiro de 2011. Teve a participação durante a sua elaboração de todos os interessados, principalmente a comunidade local do entorno da U.C (Unidade de Conservação). Foi um processo democrático e transparente, com diversas oficinas temáticas: visitação pública, fundiária...

Quem quiser maiores informações, veja o link abaixo:

http://www.fflorestal.sp.gov.br/planodemanejo.php

• Membros
Postado

Oi adriano.utfpr.... a estrada que liga Jacupiranga a Iporanga, apesar de ser muito sinuosa, é asfaltada. De Iporanga ao Bairro da Serra, é de terra...acho que têm uns 16 km. Com paciência, chega-se ao destino.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

2. O PARQUE PETAR

O PETAR é um parque gigantesco, cujas entradas são divididas por núcleos. São 4 ou 5 núcleos diferentes.

Para entrar no parque, é obrigatório estar acompanhado de um guia e cada guia pode entrar com, no máximo, 8 visitantes. Todos os guias são cadastrados, são nativos da região e prestam serviço às agências da região (Eco Cave, Parque Aventuras e outras que não lembro o nome).

Tudo é muito controlado. Em todas as agências, você preenche uma ficha com seus dados gerais, responde a um questionário sobre aspectos de sua saúde e qual roteiro fará naquele dia. Paga-se R$ 15,00 pela locação do capacete com lanterna para entrar nas cavernas. Os capacetes vêm com touca descartável, para quem achar que o mesmo não tem o perfume do seu xampu...E não é permitido a entrada com calçados abertos, use sempre botas ou tênis...

Na entrada do parque você também preenche uma ficha com seus dados e paga uma taxa de R$ 5,00. Dali, descemos uma estradinha com cerca de um quilômetro, até um local onde você pode estacionar o carro e onde há uma lanchonete e um museu. Observação: por questões de segurança, há horários limitados para a entrada nas cavernas, especificados num quiosque logo após a entrada. Por isso, aconselha-se que comecem a visita bem cedo, por volta das 8 horas.

Nosso guia atende pelo singelo apelido de "Kissuco", um cara muito tranquilo, atencioso, realmente um ótimo guia.

Minha passagem pelo PETAR posso definir em 3 palavras: deslumbramento, espanto...e cansaço!! Muito cansaço!!!

Fizemos uma das trilhas mais procuradas logo de cara, no domingo. Fizemos a trilha do Rio Betari, com as cavernas da Água Suja e do Cafezal. Essa trilha é tida como de nível médio, mas, para mim , que não fazia algo parecido havia algum tempo foi difícil...Ela tem cerca de 4 quilômetros em linha reta, mas anda-se muito mais do que isso. E aqui, outra dica: se você não estiver acostumado com essa tipo de trilha ou se estiver mau fisicamente, ficará cansado. Leve água, hidrate-se bastante, porque vai suar muito...levei água de coco, e isso me ajudou muito...

Ao longo da trilha, passamos diversas vezes por dentro do Rio Betari, em alguns trechos com água na altura da cintura. Mas nada que seja muito difícil. Após um certyo tempo de caminhada, chegamos à Cachoeira das Andorinhas, uma queda d'água de uns 40 metros de altura. Atenção: há um limite para entrar nesse local, pois onde está a arrebentação da cachoeira forma-se um redemoinho e um poço extremamente profundo, é fatal!!! Mas é lugar de grande beleza...

Olá Guilherme,

Estou pensando em ir para PETAR no proximo feriado e li seu relato. Muito legal sua experiencia e obrigado por ter dividido no site.

Como vou entrar pelo menos 3 dias no parque, me chamou a atenção esses 15 reais do capacete com lanterna, pois com 45 reias (3 dias * 15 reias) é possível comprar um... então gostaria de saber:

O aluguel do capacete com lanterna é obrigatório?

Muito obrigado

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...