Ir para conteúdo

Dúvidas sobre viver na Itália com cidadania

Posts Recomendados

• Membros
Fala galera, tudo certo?!
Estou pensando em me mudar para Itália do meio para o final do ano que vem, pois minha cidadania saiu (finalmente - aguardo somente a emissão de passaporte)
Tenho algumas dúvidas e por isso busquei o grupo.
Eu pretendo me mudar com minha namorada, ela não tem cidadania, para ela morar comigo lá, qual seria melhor opção? Casar? Qual o visto que melhor ela se enquadraria neste caso?
Com relação a alguns benefícios que cidades têm dado para habitá-las, vale a pena? Como está funcionando atualmente com a pandemia? Quais cidades que são melhores de morar nestas condições?
Minha ideia de ir morar na Itália é abrir uma loja de biquínis (franquia da qual minha mãe tem no Brasil) e concomitantemente trabalhar em algum setor.
Link para o comentário
  • Membros

Lucas, vou responder aqui pois também tenho esse tipo de dúvida e quero acompanhar o tópico.

Mas já pra trocar uma ideia, acredito que se vocês forem casados e através da certidão comprovar junto ao consulado italiano ela poderia ir legalmente junto com você. Pelo menos na cidadania portuguesa acredito que seja praticamente esse o caminho. Mas não sei, é apenas uma suposição. 

Poderia falar um pouco mais sobre essa questão de benefícios em certas cidades? Como seria isso?

Acredito que a questão da pandemia seja indiferente, pois até lá, daqui 1 ano praticamente pelo que você está falando, as coisas estejam praticamente normalizadas, assim esperamos.

Link para o comentário
  • Membros
27 minutos atrás, Eduardo E. A. disse:

Lucas, vou responder aqui pois também tenho esse tipo de dúvida e quero acompanhar o tópico.

Mas já pra trocar uma ideia, acredito que se vocês forem casados e através da certidão comprovar junto ao consulado italiano ela poderia ir legalmente junto com você. Pelo menos na cidadania portuguesa acredito que seja praticamente esse o caminho. Mas não sei, é apenas uma suposição. 

Poderia falar um pouco mais sobre essa questão de benefícios em certas cidades? Como seria isso?

Acredito que a questão da pandemia seja indiferente, pois até lá, daqui 1 ano praticamente pelo que você está falando, as coisas estejam praticamente normalizadas, assim esperamos.

Fala Eduardo, tudo certo?! 

A respeito dos benefícios em habitar cidades, eu tinha visto isso:

https://exame.com/casual/quer-se-mudar-para-italia/

Além desse benefício para habitar determinadas cidades, eles tem como se fosse um bolsa família de quase 1000 euros, mas seria só para Italianos. Com cidadania, acredito que eu seja considerado como Italiano e receberia tal benefício...

Eu já contatei advogados brasileiros que residem lá, mas até agora não obtive retorno

Link para o comentário
  • Membros

O site é focado em turismo, dificilmente alguém vai saber lhe dar uma resposta precisa aqui, e se responder, vai ser no "achismo", o ideal seria vocês entrarem em contato com o consulado dos países onde pretendem residir e se informar a respeito.

Entrando na zona do "achismo", eu não sei como funciona na Itália, mas em vários países o cônjuge só tem direito a cidadania se já estiverem casados por pelo menos 6 meses ou 2 anos (não lembro exatamente qual o prazo) antes de darem entrada no pedido do visto de residência do cônjuge.

Novamente reforço, o ideal é que vocês se informem junto ao consulado do país sobre as regras e exigências para levar cônjuge legalmente.

1 hora atrás, Lucas_n_Vieira disse:

Além desse benefício para habitar determinadas cidades, eles tem como se fosse um bolsa família de quase 1000 euros, mas seria só para Italianos. Com cidadania, acredito que eu seja considerado como Italiano e receberia tal benefício...

Estes benefícios na maioria das vezes são atrelados a exigência de realizar um investimento significativo na renovação de uma casa histórica ou na abertura de um comércio.

Quase sempre também são para residir em vilas minúsculas, com menos de 500 moradores, geralmente lá na pqp, onde ninguém quer residir, ou seja, são locais onde há pouca ou quase nenhuma oferta de empregos, e também são locais não muito propícios para se abrir um comércio.

28 mil euros divididos em 36 meses dá 777 Euros por mês, é pouco dinheiro, menos de um salário mínimo (o salário mínimo para 8 horas diárias de trabalho é 1120 Euros ), mal e mal paga os custos de alugar uma casa, água, luz, internet, etc, mesmo lá na pqp da Itália, ou seja, não dá para viver só do incentivo, tem que ter alguma outra fonte de renda para não viver na miséria lá na Itália. 

• Amei! 1
Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, Lucas_n_Vieira disse:

Fala Eduardo, tudo certo?! 

A respeito dos benefícios em habitar cidades, eu tinha visto isso:

https://exame.com/casual/quer-se-mudar-para-italia/

Eu já contatei advogados brasileiros que residem lá, mas até agora não obtive retorno

Lucas, tudo certo e você?

Cara, muito interessante, não sabia. 

Legal, acredito que além dos advogados, o próprio consulado italiano vai te ajudar bem. Qualquer novidade não deixe de compartilhar.

Abraço

Link para o comentário
  • Membros
1 minuto atrás, Eduardo E. A. disse:

Lucas, tudo certo e você?

Cara, muito interessante, não sabia. 

Legal, acredito que além dos advogados, o próprio consulado italiano vai te ajudar bem. Qualquer novidade não deixe de compartilhar.

Abraço

Eu enviei os questionamentos para o Consulado também. Aguardo o retorno. Assim que tiver novas informações eu compartilho aqui

Link para o comentário
  • Membros

Por sorte eu conheço alguma coisa desses trâmites, me mudei para Itália em 2017 e depois para Alemanha em 2020.

Vamos lá,

Para visto de cônjuge vai depender do país em que mora. O visto familiar não é concedido pelo seu país de nacionalidade, mas sim o de moradia. Se for morar na Espanha por exemplo, deve ver as regras de lá, e não da Italia. Da Italia em si precisa estar casado no papel, não tem tempo mínimo. Para isso, após casar atualize seu AIRE com sua certidão de casamento, chegando na Itália pede um permesso di soggiorno, não tem o "melhor visto", pois só pode pedir o tipo "per motivi familiari"

Sobre benefícios, é furada. A burocracia é duas vezes pior do que a do Brasil, e vai ter apenas para cidades em que não tem nada, nem transporte tem direito, pois nem toda cidade italiana é desenvolvida. Imagina vir ao Brasil e ter que morar no interior do Amazonas? Funciona para pessoas mais de idade que quer uma vida pacata.

Recomendo entrar no grupo do facebook "cidadania italiana area livre", pois muita dessas questões já foram respondidas, ou pergunte lá, pois vai ter centenas de pessoas que possam te ajudar, pois são questões burocráticas, vai um texto para explicar cada uma.

Sobre o consulado italiano, infelizmente eles não ligam e nem ajudam os cidadãos italianos, e isso não é só no Brasil, é um descaso completo de consulado italiano em muitos outros países. Então, se a informação não tiver no site do consulado, melhor procurar em outro lugar.

• Amei! 1
Link para o comentário
  • Membros
4 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Por sorte eu conheço alguma coisa desses trâmites, me mudei para Itália em 2017 e depois para Alemanha em 2020.

Vamos lá,

Para visto de cônjuge vai depender do país em que mora. O visto familiar não é concedido pelo seu país de nacionalidade, mas sim o de moradia. Se for morar na Espanha por exemplo, deve ver as regras de lá, e não da Italia. Da Italia em si precisa estar casado no papel, não tem tempo mínimo. Para isso, após casar atualize seu AIRE com sua certidão de casamento, chegando na Itália pede um permesso di soggiorno, não tem o "melhor visto", pois só pode pedir o tipo "per motivi familiari"

Sobre benefícios, é furada. A burocracia é duas vezes pior do que a do Brasil, e vai ter apenas para cidades em que não tem nada, nem transporte tem direito, pois nem toda cidade italiana é desenvolvida. Imagina vir ao Brasil e ter que morar no interior do Amazonas? Funciona para pessoas mais de idade que quer uma vida pacata.

Recomendo entrar no grupo do facebook "cidadania italiana area livre", pois muita dessas questões já foram respondidas, ou pergunte lá, pois vai ter centenas de pessoas que possam te ajudar, pois são questões burocráticas, vai um texto para explicar cada uma.

Sobre o consulado italiano, infelizmente eles não ligam e nem ajudam os cidadãos italianos, e isso não é só no Brasil, é um descaso completo de consulado italiano em muitos outros países. Então, se a informação não tiver no site do consulado, melhor procurar em outro lugar.

Obrigado Davi, muito esclarecedor seu comentário.

Já pedi para ingressar no grupo do Face e vou dar uma pesquisada por lá.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...