Membros de Honra Leticia Quaresma Postado Janeiro 22, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2011 [align=justify]Esse é o relato de viagem a Cabo Polônio no ultimo dos 16 dias que passamos pela Argentina e no Uruguay. O relato de toda a viagem foi feito pela Paulinham e pode ser acompanhado neste link Neste ia fomos somente eu e meu namorado Leo Ramalho, pois nenhum dos nossos companheiros animaram. Saímos por volta das 7 horas de Punta Del Este, onde estávamos há 2 dias. Pegaríamos o ônibus por volta da meia noite, direto para o aeroporto de Montevideu com destino ao Brasil. Cabo Polônio é um Parque Nacional do Uruguay e área se proteção de Lobos Marinhos, que tem uma das maiores colônias do mundo, isso se não for a maior. É um pequeno pedaço de terra em formato de ponta de flecha cercado pelo mar por dois lados. O caminho desde a Ruta 10 até o Cabo é formado por dunas de areias, o que impede a chegada de carros comuns. Saímos cedo de Punta Del Este em um carro que já havíamos alugado no dia anterior para andar pela cidade. Aproveitamos que estava muito cedo e paramos para tirar umas fotos no mais famoso cartão postal de Punta, La Mano. Cabo Polônio fica há aproximadamente 150km de Punta Del Este, e é bem simples de chegar, inclusive de ônibus. Pra quem vai de carro é preciso pegar a Ruta 9 até a cidade de Rocha, depois virar a direita e pegar a Ruta 15 com destino a La Paloma e depois virar a esquerda na Ruta 10 e seguir até o kilometro 264. A estrada é boa e todas as entradas são bem sinalizadas. Na ruta 10 a estrada tem piores condições, e a sensação é que o caminho está errado, com poucas casas e quase nenhum carro na estrada. Porém não tem como errar. Ao chegar em Cabo Polônio já da pra ver os caminhões 4X4 que fazem a travessia das dunas até o Cabo. Também é possível atravessar a cavalo. Você compra o ticket de ida e volta. No local ainda tem um centro de informações turísticas onde é possível saber mais informações do lugar e outros na região. Não me lembro mais o valor do ticket, mas era algo entre 10 e 15 reais. Eu e o Leo fomos na parte de cima do caminhão chacoalhando nos 20 minutos de viagem sobre as dunas. O visual é lindo, principalmente quando aparece o mar em uma imensa praia quase deserta. O caminhão nos deixa no que seria a praça central do cabo. Como tínhamos pouco tempo, pois precisávamos voltar a tempo de devolver o carro, já fomos direto andar pela praia em direção ao farol. No caminho na até a ponta do cabo encontramos alguns filhotes de leões marinhos mortos. Acreditamos que eles tenham vindo com a maré e que não conseguiram retornar. Nas ilhas em frente a parte norte do Cabo, milhares de pontos pretos indicam a presença dos lobos. Pena nao é possivel fazer um passeio de barco para ve-los nas ilhas... Na ponta do Cabo vários lobos descansam nas pedras. É possível chegar próximo ao local, porem uma cerca delimita a área só dos lobos. Então sentamos e ficamos observando os lobos surfarem nas ondas até chegar nas pedras. Depois subimos no farol pra apreciar a vista do Cabo. Maravilhoso!!!!!!!!!!!!! Na descida, andando pelo vilarejo encontramos com uma Uruguaia, que tem casa em Cabo Polonio há mais de 20 anos. Ela também já morou no Brasil. Hoje mora em Montevideu, porem foi para o Cabo para vender camisas no verão. Ela nos contou a historia do local e como vive ali, sem água encanada e energia elétrica, pois não existe na ilha. Ela nos recomendou ir à parte sul do cabo, lá segundo a mesma, é a parte rica. Com as maiores casas, caminhonetes estacionadas, geradores de energia e antenas de TV. É lá que ficam os europeus alugam as pequenas casas para passar o verão. E quem diria..até em um local como Cabo Polônio existe diferença social... A parte sul do Cabo também é a que tem a praia mais bonita. O Cabo fica agitadíssimo no verão com as pousadas e hostels lotados e festas que virar a madrugada. O inverno, segundo ela, é terrível com ventos fortíssimos e gelados que vem do sul e costumas destelhar as casas. Como boa mineira, não resisti a belíssima praia e fui molhar meus pesinhos no gelado mar uruguaio por alguns poucos minutos. Depois voltamos em direção a praça para pegar o caminhao e iniciar o caminho de volta. Pra quem acha que o local é so pra jovens, voltamos em um caminhao com uma excursão de brasileiros da terceira idade, com uma energia de dar inveja. Como ainda tínhamos algum tempo, voltamos parando nas cidades do litoral pra apreciar a vista. La Pedrera, que ainda parece uma vila de pescadores e La Paloma, já bem maior! La Pedrera La Paloma O lugar vale muito a visita e fiquei com um gostinho de quero mais. De aproveitar com calma, sentar na praia e assistir a um belo por-do-sol. Fica pra próxima![/align] Citar
Colaboradores paulaboracini Postado Janeiro 22, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 22, 2011 Adorei! Citar
Membros de Honra Pericles David Postado Janeiro 23, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2011 Muito bom!!! Eu tb gostei! Abraço. Citar
Membros de Honra LiCo Postado Janeiro 24, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 24, 2011 Letícia Vou ficar hospedado em Valizas e pretendo seguir até Cabo Polônio caminhando. Vi que dá uns 8 km e pra mim é bem tranquilo. As fotos ficaram ótimas Vamos ver se eu pego um solzão desse hehehe Intééé Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Janeiro 24, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 24, 2011 Show de bola. :'> :'> :'> Maria Emilia Citar
Membros de Honra Leticia Quaresma Postado Janeiro 24, 2011 Autor Membros de Honra Postado Janeiro 24, 2011 Paula, Pdavid e Maria Que bom que gostaram! Lico Já li que a ida por Valizas é ainda mais bonita! Mas pra eu ir a pé ia demorar uns 4 dias!!!!!!!!kkkkkk Mesmo se tiver esse sol aí, vê se leva blusa de frio viu! O vento é terrível! Bjos pra todos! Citar
Colaboradores Cessil Postado Janeiro 24, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 24, 2011 Que ótimo, Letícia! Sua viagem foi de fazer inveja a qualquer mortal! rs Citar
Membros de Honra perlamundo Postado Fevereiro 16, 2011 Membros de Honra Postado Fevereiro 16, 2011 Adorè el post sobre POLONIO, !!!!!! Perla Citar
Membros diogovilela Postado Maio 21, 2013 Membros Postado Maio 21, 2013 Estou indo a Cabo Polonio ! Achei muito informativo a postagem. Valeu, pessoal Citar
Membros igorfreire Postado Março 17, 2014 Membros Postado Março 17, 2014 Oi, gostei muito da postagem! parabens! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.