Membros rafacarvalho33 Postado Janeiro 20, 2021 Membros Postado Janeiro 20, 2021 Silveiras é um pequeno municipio do interior de São Paulo, próximo da cidade de Cruzeiro/SP e Lavrinhas/SP, um lugar praticamente desconhecido para o turismo do Estado, mas que me reservou boas surpresas Silveiras é uma cidade bastante histórica, iniciando sua trajetória em 1842 por um rancho de Tropeiros que ali se instalava, e por lá já existia uma capela construída em 1780, e assim nasceu o pequeno municipio paulista que ainda contou com um passado dificil quando na Revolução de 32, suas casas foram saqueadas e incendiadas. Bom, mas vamos ao que interessa, em Silveiras existem duas belas cachoeiras, a Cachoeirão da Bocaina e a Cachoeira de Paraitinga. No caminho para a Cachoeirão da Bocaina Cachoeirão da Bocaina Há 217 km do centro de São Paulo esta situado o Cachoeirão da Bocaína, o lugar esta marcado no Google Maps, então não é dificil chegar e há placas indicativas ate a cachoeira, geograficamente é considerado Cachoeira Paulista, mas esta mais próximo de Silveiras do que de lá. O acesso é por estrada de terra, metade do caminho a estrada esta boa, pois passa muitos caminhões ate uma mineradora da região, mas depois dessa empresa a estrada fica um pouquinho ruim, se você vai em uma semana que tenha chovido muito, a estrada pode ter alguns pontos mais complicados, mas nada que seja impossível. A cachoeira fica pelo Rio Bravo, com seus 80 metros de extensão e na oportunidade que eu fui, consegui entender porque o rio se chama Rio Bravo, a água estava muito forte, não deu nem para mergulhar, fiquei apenas na contemplação mesmo. Não existe nenhuma estrutura no local, então leve comida, água e o que for mais necessário. Cachoeirão da Bocaina Cachoeira do Paraitinga Cachoeira do Paraitinga Essa foi a melhor surpresa da viagem, o trajeto do Cachoeirão da Bocaina ate lá não foi nada fácil, como havia chovido muito a estrada que ligava ate o Bairro dos Macacos estava interditada e a única opção era cortar por um outro caminho de terra, e assim fizemos, graças a ajuda dos moradores locais, já que ali não tinha acesso a sinal de celular. Percorri cerca de 45 minutos de estrada de terra ate chegar na Estrada Bairro dos Macacos, essa estrada ela liga Silveiras ate o Bairro dos Macacos, onde fica a Cachoeira do Paraitinga, a estrada é totalmente asfaltada e foi uma das estradas mais bonitas que já percorri em minha vida. Chegando no Bairro dos Macacos, existem placas de sinalização ate a Cachoeira do Paraitinga, e o acesso dela se dá nessa estrada principal mesmo, quando visitei lá conheci o responsável pelo local, ele comprou o terreno em volta e esta começando a construir uma estrutura de lanchonete, pousada e restaurante, esta bem no inicio, mas fiquei feliz em ver que alguém esta cuidando do local, o mesmo compartilhou que o local estava muito sujo e largado pelas autoridades públicas e que a cachoeira não estava tão bonita como esta agora. Cachoeira do Paraitinga Caso você consiga passar um final de semana ou então feriado pela região, você pode visitar o Túnel da Mantiqueira, a Cachoeira da Pedreira e o Poço Azul, pertinho de Lavrinhas e Cachoeira Paulista. Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga. Follow me Citar
Membros gustavo.woltmann Postado Março 7, 2021 Membros Postado Março 7, 2021 Muito legal, Rafa! Obrigado por compartilhar! Estou procurando uns destinos assim nesse momento de pandemia. Abraços, Gustavo Woltmann Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.