Membros Dias_ptbr Postado Janeiro 12, 2021 Membros Postado Janeiro 12, 2021 Oi, gente Estou com duvidas se posso ser taxa na alfândega do brasil. Estou estudando na europa a mais de 1 ano e vou voltar, mas meu problema é que trouxe um notebook do brasil mas precisei com outro note e outros equipamentos eletrônicos. Minha dúvida é se posso ser taxada mesmo tendo morado fora mais um ano. Podem me ajudar? Citar
Membros de Honra Luka Izzo Postado Janeiro 12, 2021 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2021 Sim, pode ser taxada mesmo tendo morado no exterior. Para estes casos a Alfândega tem uma regra especial. Os brasileiros que viverem fora do país por mais de 1 ano, têm os seguintes bens isentos de tributação: Móveis e outros bens de uso doméstico. Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício individualmente considerada, sendo que essa atividade deve ser comprovada no momento da apresentação na alfândega. Para ter acesso à essa isenção, a pessoa deve comprovar que viveu no exterior através de documentos como por exemplo passaporte, prova de freqüência na escola/universidade ou contrato de trabalho ou de aluguel. No caso de eletrônicos, não tem conversa. Todos são tributados como qualquer viajante, com o limite de isenção de 500 dólares. abçs Citar
Membros ALB Postado Janeiro 12, 2021 Membros Postado Janeiro 12, 2021 Notebook e celulares de uso pessoal, que demostrem que são usados e já estão em uso a algum tempo, não costumam ser taxados. Citar