Membros Dias_ptbr Postado Janeiro 12, 2021 Membros Postado Janeiro 12, 2021 Oi, gente Estou com duvidas se posso ser taxa na alfândega do brasil. Estou estudando na europa a mais de 1 ano e vou voltar, mas meu problema é que trouxe um notebook do brasil mas precisei com outro note e outros equipamentos eletrônicos. Minha dúvida é se posso ser taxada mesmo tendo morado fora mais um ano. Podem me ajudar? Citar
Membros de Honra Luka Izzo Postado Janeiro 12, 2021 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2021 Sim, pode ser taxada mesmo tendo morado no exterior. Para estes casos a Alfândega tem uma regra especial. Os brasileiros que viverem fora do país por mais de 1 ano, têm os seguintes bens isentos de tributação: Móveis e outros bens de uso doméstico. Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício individualmente considerada, sendo que essa atividade deve ser comprovada no momento da apresentação na alfândega. Para ter acesso à essa isenção, a pessoa deve comprovar que viveu no exterior através de documentos como por exemplo passaporte, prova de freqüência na escola/universidade ou contrato de trabalho ou de aluguel. No caso de eletrônicos, não tem conversa. Todos são tributados como qualquer viajante, com o limite de isenção de 500 dólares. abçs Citar
Membros ALB Postado Janeiro 12, 2021 Membros Postado Janeiro 12, 2021 Notebook e celulares de uso pessoal, que demostrem que são usados e já estão em uso a algum tempo, não costumam ser taxados. Citar
Membros gustavo.woltmann Postado Janeiro 12, 2021 Membros Postado Janeiro 12, 2021 7 horas atrás, Dias_ptbr disse: Oi, gente Estou com duvidas se posso ser taxa na alfândega do brasil. Estou estudando na europa a mais de 1 ano e vou voltar, mas meu problema é que trouxe um notebook do brasil mas precisei com outro note e outros equipamentos eletrônicos. Minha dúvida é se posso ser taxada mesmo tendo morado fora mais um ano. Podem me ajudar? Sim, isso não faz diferença. Ou você resolve declarar este notebook a mais ou se livra dele. Fora isso, poderá ser parado e taxado por cauda dos notebooks pois teoricamente só pode viajar com um. Abraços, Gustavo Woltmann Citar
Colaboradores Rafael_Salvador Postado Janeiro 14, 2021 Colaboradores Postado Janeiro 14, 2021 Em 12/01/2021 em 18:02, gustavo.woltmann disse: Sim, isso não faz diferença. Ou você resolve declarar este notebook a mais ou se livra dele. Fora isso, poderá ser parado e taxado por cauda dos notebooks pois teoricamente só pode viajar com um. Abraços, Gustavo Woltmann Rapaz, ela tem direito de trazer um novo. Se ela tem como provar que o velho levou do Brasil... não tem problemas. Na verdade vai do bom senso... um equipamento desses usado percebe-se a olhos nu... Citar
Membros ALB Postado Janeiro 14, 2021 Membros Postado Janeiro 14, 2021 Se você estiver voltando com somente um notebook, celular, ou câmera usados e para uso pessoal, não costumam implicar. A Receita Federal implica com produtos novos, ainda na caixa ou com os selos e adesivos de produtos novos, com itens repetidos ou então com equipamentos profissionais usados que sejam caros, que valham a pena as pessoas contrabandearem usados, mas notebook, celular, câmera, e outros eletrônicos de uso pessoal e já usados, eles não costumam implicar. 1 Citar
Membros Dias_ptbr Postado Janeiro 15, 2021 Autor Membros Postado Janeiro 15, 2021 Em 12/01/2021 em 18:14, ALB disse: Notebook e celulares de uso pessoal, que demostrem que são usados e já estão em uso a algum tempo, não costumam ser taxados. Tenho como provar que já uso muito tempo. Ele tem varios programas e alguns arranhados. Citar
Membros Dias_ptbr Postado Janeiro 15, 2021 Autor Membros Postado Janeiro 15, 2021 Em 12/01/2021 em 15:36, Luka Izzo disse: Sim, pode ser taxada mesmo tendo morado no exterior. Para estes casos a Alfândega tem uma regra especial. Os brasileiros que viverem fora do país por mais de 1 ano, têm os seguintes bens isentos de tributação: Móveis e outros bens de uso doméstico. Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício individualmente considerada, sendo que essa atividade deve ser comprovada no momento da apresentação na alfândega. Para ter acesso à essa isenção, a pessoa deve comprovar que viveu no exterior através de documentos como por exemplo passaporte, prova de freqüência na escola/universidade ou contrato de trabalho ou de aluguel. No caso de eletrônicos, não tem conversa. Todos são tributados como qualquer viajante, com o limite de isenção de 500 dólares. abçs De declarar, tenho que todos os elétrinicos ou só os que vão passar ? E qual a porcentagem de taxa que pago? 50% ou menos? Citar
Colaboradores Rafael_Salvador Postado Janeiro 15, 2021 Colaboradores Postado Janeiro 15, 2021 1 hora atrás, Dias_ptbr disse: De declarar, tenho que todos os elétrinicos ou só os que vão passar ? E qual a porcentagem de taxa que pago? 50% ou menos? Por qual aeroporto voce vai chegar? Alguns nem olham nada so carimbvam o passaporte. Aqui em Salvador chegam dois voos internacionais ao mesmo tempo e tem 2 agentes, um para brasileiros e outro para estrangeiros... como vão fiscalizar 400-800 pessoas?? Voce fica na sua... se eles pedirem para ver a sacola e tal... voce mostra os itens... se eles pedirem as notas fiscais voce apresenta os invoice's. Lembrando que se voce requisitar o tax free algumas alfandegas da Europa ficam com o invoice (equivalente da nota fiscal), ai tem q pedir uma copia ou escanear antes de entregar na alfandega da Europa, caso aqui no Brasil te peçam. Normalmente eles param pessoas com muita bagagem... madames... rs. Citar
Membros F M Postado Janeiro 18, 2021 Membros Postado Janeiro 18, 2021 Em 12/01/2021 em 10:16, Dias_ptbr disse: Oi, gente Estou com duvidas se posso ser taxa na alfândega do brasil. Estou estudando na europa a mais de 1 ano e vou voltar, mas meu problema é que trouxe um notebook do brasil mas precisei com outro note e outros equipamentos eletrônicos. Minha dúvida é se posso ser taxada mesmo tendo morado fora mais um ano. Podem me ajudar? O sítio da RFB tem muitas informações sobre viagens ao exterior. Pesquise lá. E se ainda tiver alguma dúvida depois, entre em contato com a embaixada/consulado do Brasil aí ou com a própria Receita para esclarecer seu caso específico. Bom retorno! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.