Ir para conteúdo

Descobrindo Arraial do Cabo em três dias

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Arraial do Cabo é um município brasileiro situado na região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Próximo a Cabo Frio e a famosa Búzios, localizada a menos de 200 km do centro do Rio. A cidade de Arraial do Cabo, como o nome indica é realmente um cabo, um pedaço de terra grande adentrando ao mar, possui pequena diversidade de praias em enseadas, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo. A cidade abriga o Porto do Forno que na verdade é uma marina de três píers por onde entram produtos para a cidade e saem as produções de sal. Arraial do Cabo tem se tornando um ponto turístico muito famoso no Brasil, são milhares de turistas indo durante o ano inteiro, com esse crescimento, a cidade tem se transformado aos poucos, onde a cada ano que passa a quantidade de empresas voltadas ao setor do turismo vem crescendo. Arraial, fica muito próximo de Búzios, (confira aqui o post sobre as praias de Búzios) mas acaba impactando um público totalmente diferente, enquanto sua vizinha tem hospedagens e restaurantes melhores e por isso mais caros, Arraial já consegue ser mais popular, então acaba se tornando mais acessível financeiramente falando, assim deixando o viajante aqui bem feliz.

4bd889_8585e24ba2c445bbbdb366f2ae2c631c~mv2.webp

Praia do Farol

- Hospedagem e Alimentação

Uma das diferenças de Búzios para Arraial é referente a Hospedagem, em Búzios você encontra desde camping ate pousadas mais luxuosas, em Arraial eu não consegui encontrar nenhum camping, talvez ate tenha algum, mas duvido que seja de frente para praia, pois Arraial é um pouco mais urbana e menor que Búzios, mas não vi nada luxuoso em Arraial também, o que percebi foram muitas pousadas que se deram em antigas residencias pelo centro de Arraial, enquanto Búzios você percebe que foi algo construído para atender o turismo, Arraial ainda esta nesse processo de adaptação, grandes casas que se tornaram pousadas, prédios residenciais que se tornaram Airbnb.

Como em Búzios eu tinha ficado em uma pousada, em Arraial optei para ficar em um Airbnb, de frente a Praia Grande, no qual tive a possibilidade de cozinhar no jantar e preparar meu café da manhã, porém a noite de Arraial é morta comparada a de Búzios, em Arraial não existe nenhum calcadão, com artesanato e rede de restaurantes e bares que faça com que a cidade seja agitada também a noite, assim preparar sua própria janta e ficar tomando uma cervejinha em "casa", é uma boa saída. Agora, um lugar íncrivel para ir em Arraial a noite é o Astral Beach Food, um lugar super charmoso que vende Poke (seu carro chefe), mas que também tem outras opções, agradando a todos paladares, um lugar bonito, otimo atendimento, acolhedor e uma comida maravilhosa em um preço honesto, super indico.

- Transporte

Para quem esta de carro e numa época com pouco turista, você consegue se locomover bem, já que é tudo muito próximo, se nao estiver de carro, opte pelo Uber ou então se gosta de caminhar, ate andando da para fazer, caso você vá em um feriado onde a cidade estará lotada, talvez seja melhor deixar o carro na garagem e pegar o Uber, pois as ruas são pequenas e pode ser complicado encontrar uma vaga para parar o carro

4bd889_e49dd7dc27024c13b047a23dacd83d36~mv2.webp

Praia Pontal do Atalaia

- Atrativos

Bom, vamos ao que interessa, enquanto Búzios tem 22 praias, Arraial do Cabo tem apenas 08 praias, então não tem muito o que escolher, já que da para conhecer todas praticamente, então vou descrever os passeios que fiz:

- Passeio de Escuna Como em Búzios, o passeio de Escuna é praticamente obrigatório em Arraial do Cabo, nesse passeio você irá conhecer as 03 praias mais bonitas de Arraial, Praia do Forno, Pontal do Atalaia e Praia do Farol, sendo que nas duas últimas você desembarca na praia e tem um bom tempo para curtir.

Na minha opinião, essas 3 praias são mais bonitas que as 22 de Búzios, a cor da aguá e a beleza natural são fascinantes, os passeios de escuna custa 60$ para a empresa + 10$ de taxa, o passeio leva de 4/5 horas e você consegue aproveitar bem as principais praias, super recomendo.

4bd889_cf2be063d4ca4ee981a46963238b9d30~mv2.webp

Praia do Forno

- Praia do Forno

No dia seguinte, fui de carro até a Praia dos Anjos (local onde saem as escunas), estacionei o carro na rua e fui ate o acesso da Praia do Forno, onde existe uma portaria com seguranças da Marinha que vão praticamente te revistar, sendo proibido entrar com caixa de som, churrasqueira, animais, garrafas de vidro e outros itens, confesso que fui pego de surpresa e estava ate com uma caixa de som na mochila, não pude entrar com ela, tive que deixar em um guarda volumes no local.

A presença da Marinha deu uma segurança maior, ja que era uma quarta feira e havia poucos turistas, e Arraial tinha acabado de passar por uma guerra do tráfico na região, onde teve uma execução em plena praia, isso me assustou um pouco no começo com receio de as vezes estar em uma praia com pouca gente e o pior acontecer, então quando cheguei na Praia do Forno e havia essa segurança, com revista, fiquei mais tranquilo, acredito que nos que estamos fazendo turismo, tudo o que queremos é paz para relaxar.
A trilha leva em torno de 40 minutos, com alguns belos mirantes para tirar foto, existem diversos bares pela praia e por ali fiquei o dia todo, curtindo aquele mar só para mim.

Voltando da Praia do Forno, segui para a Prainha, uma praia mais urbana de Arraial, nada demais, mas como era perto, não custava ir conhecer.

4bd889_53fd875edcac4933802a5ac491a5b09e~mv2.webp

Praia do Forno

- Praia do Pontal do Atalaia

Bom, já havíamos conhecido o Pontal do Atalaia de Escuna, onde houve uma parada de 01 hora no local, mas no terceiro dia, tive a vontade de ir novamente lá, já que a praia é a melhor de Arraial, na minha opinião, e resolvi deixar para o último dia, ate que chegando no acesso para o Pontal, estava totalmente interditado, e a única forma de chegar seria estacionando o carro ali por R$30,00 e ter que pegar um taxi ate a praia, e o preço seria 60$ ida e volta, não sei se era para evitar aglomeração por causa da Covid, apesar que era um dia de semana, então teria pouca gente, e acabei achando que o preço era abusivo e por não concordar, acabei dando meia volta e seguindo viagem, por esse valor eu faria outro passeio de escuna e ainda sobraria 20$ para a cerveja. Espero que essa interdição seja algo pontual.

4bd889_6194f34192e44360b4d70e4f732f644c~mv2.webp

Praia Pontal do Atalaia

- Praia Grande

O nome já diz tudo né, como estava hospedado de frente para a Praia Grande, todos os dias meu pôr do sol era lá, existem alguns quiosques na calçada, aparentemente ali estão os restaurantes mais caros de Arraial, e há também alguns bares, otimo para terminar o dia tomando uma cerveja e vendo o sol se pôr.

4bd889_7f7839e0d4454bf4bd95125e574839a7~mv2.webp
Praia Grande

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

• Amei! 3
  • Membros
Postado

Arraial é o lugar mais lindo que já conheci no Brasil, se tratando de belezas naturais. Mas por outro lado a cidade foi uma surpresa péssima. Quando fui, em 2017, a cidade não tinha estrutura alguma. Era difícil achar um lugar ok para comer, ao ponto que, por fim estava pedindo delivery de pizza no apartamento que aluguei. Muito triste ver o descaso público com uma cidade com tanto potencial. Espero que as coisas estejam mudando mesmo.

Abraços,

Gustavo Woltmann

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...