Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

(Fiz essa mesma pergunta na parte de Perguntas e Respostas do site, mas vou colocar aqui também.)

Bem, depois de ler uns tópicos aqui sobre viajar sem dinheiro, eu fiquei meio na dúvida se é realmente possível, ou ao menos viável viajar usando somente o Worldpackers, fazendo work exchange pra se hospedar e conseguir alimentação, só com uma reserva de emergência de tipo uns 500 reais, pra caso eu precisasse de hospital, não conseguisse comida, etc. A minha ideia era fazer um mochilão pela América do Sul desse jeito, de pelo menos uns 2 anos, viajando devagar e pedindo carona. Lugar pra ficar não é problema, a ideia é dormir em uma barraca caso eu não conseguisse o work exchange, e se eventualmente eu precisasse de mais grana eu tocaria violão na rua ou venderia água mineral na praia, mas obviamente fazer isso quando a reserva de emergência ficar abaixo dos 100 reais, e não esperar a grana acabar pra arrumar mais.

Então eu fui ler uns posts aqui pra ver se a ideia funcionaria, mas pelo que eu vi aqui, o pessoal daqui parece meio averso a ideia de viajar com pouco dinheiro, dizem que quem vai na onda de youtuber viajante acaba mendigando, comendo lixo, e que não é bem assim como as redes sociais mostram.

Agora eu fiquei meio desencorajado, não sei se a ideia é tão boa assim. Já tinha lido tudo quanto é dica, já tinha tudo planejado, só não tinha um rumo certo, e ainda não comprei a mochila e a barraca, só tava esperando a pandemia dar uma amenizada, sair pelo menos uma vacina, esperar um tempo e então ir.

Será que eu devo ir mesmo? ou parece furada?

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Nada impede de você tentar fazer um teste inicial para ver como funciona. Mas como ainda estamos no meio da pandemia, pode ser que as condições estejam bem mais complicadas...

• Amei! 1
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

É interessante a questão do dar certo ou não. O que é "dar certo"? Vamos as analogias kkkk ... Há quem sobreviva 30 dias com um salário mínimo e há quem ganhe R$ 50.000,00 / mes acha pouco e ainda vai roubar...

A questão é, viajar para que? Vais ao Rio de Janeiro ficar tocando violão no sinal e vendendo agua em Copacabana e estará satisfeito somente pelo fato de "estar" no Rio (ou em Nova York... ou Tókio)? Então não estais em busca turismo e sim de um meio de sobrevivência... É como vir ao carnaval de Salvador vender cerveja no isopor... se considera "participar da festa"... se te satisfaz... vai fundo.

Sabendo que vai estar sujeito a privações na alimentação - Vai comer na hora que a grana pintar e o q der para pagar. Lazer reduzido, já que tem que trabalhar para se manter... outras e outras questões que podem surgir.

Gosto do exemplo da crise de apendicite! Qualquer um à qualquer hora pode sofrer desse mal... Aqui na pátria amada tem o SUS... e em Vina del Mar faz como? Bariloche? Tem que pensar nas consequências...

O romantismo da ideia é sedutor, a pratica é desafiadora!

• Amei! 3
  • Membros
Postado
6 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

É interessante a questão do dar certo ou não. O que é "dar certo"? Vamos as analogias kkkk ... Há quem sobreviva 30 dias com um salário mínimo e há quem ganhe R$ 50.000,00 / mes acha pouco e ainda vai roubar...

A questão é, viajar para que? Vais ao Rio de Janeiro ficar tocando violão no sinal e vendendo agua em Copacabana e estará satisfeito somente pelo fato de "estar" no Rio (ou em Nova York... ou Tókio)? Então não estais em busca turismo e sim de um meio de sobrevivência... É como vir ao carnaval de Salvador vender cerveja no isopor... se considera "participar da festa"... se te satisfaz... vai fundo.

Sabendo que vai estar sujeito a privações na alimentação - Vai comer na hora que a grana pintar e o q der para pagar. Lazer reduzido, já que tem que trabalhar para se manter... outras e outras questões que podem surgir.

Gosto do exemplo da crise de apendicite! Qualquer um à qualquer hora pode sofrer desse mal... Aqui na pátria amada tem o SUS... e em Vina del Mar faz como? Bariloche? Tem que pensar nas consequências...

O romantismo da ideia é sedutor, a pratica é desafiadora!

Exatamente, Rafael! A pergunta é: viajar pra que?

Pra fazer turismo? Pra tirar selfie na frente de estátua, de ponte, de morro? Pra comer no restaurante que oferece "a experiência"?Nesse caso, certamente não faz sentido viajar com pouca grana. Não mesmo.

Mas podem existir outros objetivos, outros porquês de se fazer uma viagem. Além de conhecer lugares e fazer turismo.

Eu tenho pra mim que toda viagem de longo prazo é, na verdade duas: uma exterior e uma interior. E pra fazer este tipo de viagem não precisa de muito dinheiro.. eventualmente, fazer com menos é até melhor.

• Amei! 4
  • Membros
Postado

Primeiramente, obrigado pelas respostas, realmente ter uma visão mais realista da coisa é melhor do que romantizar cegamente ou simplesmente dizer que é impossível.

Então, analisando bem tudo que me disseram, eu tô preferindo começar menos ousado, pelo menos só pra ver como é a experiência. Meu objetivo principal é conhecer outros lugares, nunca viajei muito, e viver com pouco não é exatamente algo que me assusta, por isso tive a ideia de vender alguma coisa (citei só água, mas na verdade já tô planejando a um tempo e muitas outras coisas me vieram a mente). O lazer e o turismo nem faz tanta diferença, mas obviamente tá envolvido.

Acho que, pra esse início, vou juntar mais um pouco de grana (os 500 reais seriam no caso o que eu levaria na mochila, e o que eu tivesse no banco eu usaria pra emergências sérias mesmo ou então pra voltar pra casa) e vou tentar ir mais perto, tipo, até Salvador, e por menos tempo também, tipo uns 6 meses, ficando mais tempo em menos lugares pelo caminho, vou também levar menos dinheiro na mão e tô pensando em ficar só no violão mesmo, já que é algo que eu tenho um pouco mais de habilidade do que com "vendas".

Por fim, acho que eu concordo com o que foi dito aqui:

30 minutos atrás, Wagner Hartmann Portal disse:

Mas podem existir outros objetivos, outros porquês de se fazer uma viagem. Além de conhecer lugares e fazer turismo.

Eu tenho pra mim que toda viagem de longo prazo é, na verdade duas: uma exterior e uma interior. E pra fazer este tipo de viagem não precisa de muito dinheiro.. eventualmente, fazer com menos é até melhor.

Fazer sem dinheiro é mais que uma questão de necessidade financeira, se fosse dinheiro a questão, eu estaria feliz só de viajar nas férias, do jeito "convencional".

• Amei! 1
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Cara, existem muitas formas de sobreviver sem dinheiro e o brasileiro é um povo muito solidário, é só você não esquecer do "Quem tem boca vai a Roma" 

Não se desanime com comentários negativos, coragem e se joga! Daqui 10 anos, 10 anos vão ter se passado, você vai querer olhar pra trás e se arrepender de não ter feito as coisas que queria fazer?

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Viajar usando o Worldpackers pode ser bem legal. Conheço muita gente que já utilizou a plataforma e gostou muito. Mas claro, você tem que ter em mente que é uma experiência diferente de uma viagem 'normal' e você terá obrigações. 

Abraços,

Gustavo Woltmann

• Amei! 1
  • 11 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 28/12/2020 em 22:14, EvergreenGarden disse:

Primeiramente, obrigado pelas respostas, realmente ter uma visão mais realista da coisa é melhor do que romantizar cegamente ou simplesmente dizer que é impossível.

Então, analisando bem tudo que me disseram, eu tô preferindo começar menos ousado, pelo menos só pra ver como é a experiência. Meu objetivo principal é conhecer outros lugares, nunca viajei muito, e viver com pouco não é exatamente algo que me assusta, por isso tive a ideia de vender alguma coisa (citei só água, mas na verdade já tô planejando a um tempo e muitas outras coisas me vieram a mente). O lazer e o turismo nem faz tanta diferença, mas obviamente tá envolvido.

Acho que, pra esse início, vou juntar mais um pouco de grana (os 500 reais seriam no caso o que eu levaria na mochila, e o que eu tivesse no banco eu usaria pra emergências sérias mesmo ou então pra voltar pra casa) e vou tentar ir mais perto, tipo, até Salvador, e por menos tempo também, tipo uns 6 meses, ficando mais tempo em menos lugares pelo caminho, vou também levar menos dinheiro na mão e tô pensando em ficar só no violão mesmo, já que é algo que eu tenho um pouco mais de habilidade do que com "vendas".

Por fim, acho que eu concordo com o que foi dito aqui:

Fazer sem dinheiro é mais que uma questão de necessidade financeira, se fosse dinheiro a questão, eu estaria feliz só de viajar nas férias, do jeito "convencional".

ola Evergreen... muita gente falou coisas que animam ou jogam um balde de agua fria...  eu andei analizando muito e pra fazer este tipo ode viagem precisa sim ter uma boa quantidade de dinheiro para empreitada.  Pois geralmente so dao o cafe da manha.  Entao almoço e janta precisa fazer um bem bolado no hostel...  Tem que se entrosar bem com o staff e conbimar bem quem vai cozinhar coisa e tal.... e tem o lado positivo que se revesar na cozinha fica bem economico pq todos irao participar da vakinha para fazer a comida o que ira ajudar a economizar tempo, pq cozinhar perde-se muito tempo........ E cozinhar é o tipo de dote que todo worldpacker deve ter.....  E isto sera um ponto a mais para o voluntario pq desta forma ate o anfritriao ira gostar dele....como se fosse uma familia... Creio que o tipico filhinho da mamãe nao se daria muito bem pq nao vai sequer lavar o proprio prato em que comeu.  Entao falando em dinheiro tem que ter o minimo para comprar os ingredientes do almoço e janta, sem falar que precisa do dinheiro para turistar tambem, pois ai vai sorvete, doces, almoçar ou jantar fora, comprar refrigerantes, etc.... eu diria que entre 50 e 100 no dia em que for turistar.... geralmente os hostels dao 1 ou 2 dias free....   mas fazendo volluntariado noturno sobra mais tempo para ir as praias se for o caso, mas ai depende de cada um pois tem gente que gosta da vida noturna(bares, boites....)

ps: vc nao falou de que cidade voce é.... pois vc comentou que a primeira viagem seria mais perto e vc citou salvador, entao presumo que vc seja de MG ou ES....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...