Membros gustavo.woltmann Postado Novembro 25, 2020 Membros Postado Novembro 25, 2020 Em 19/11/2020 em 14:52, Alan Rafael Kinder disse: Boa tarde @Michelle Andrade, sou de Santa Catarina, residente do Vale do Itajaí (cerca de 60km do litoral, uns 150km da capital - calculando de Blumenau). Então, o @StanlleySantos já deu uma resumida geral em algumas opções turísticas em nosso estado. Eu vou dar uma complementada com atrações que eu já experimentei e achei bacana em Florianópolis (não vou falar fora disso porquê tem muuuita coisa). Florianópolis definitivamente merece uma boa visita, na alta temporada o trânsito é meio caótico na parte central e no acesso ao sul da ilha, por isso talvez seja interessante cogitar ao menos três dias aqui (caso queiras apenas dar uma voltinha geral pela capital) - se por outro lado pensas em se envolver em alguma trilha, é melhor reservar mais alguns dias. Você consegue excelentes opções de hospedagem pelo AirBnb (sempre uso, quando não estou acampando) e o sistema de transporte público é bem eficiente, mesmo nos cantos mais inóspitos da ilha (normalmente há ônibus a cada hora). Porém como as atrações ficam distantes umas das outras, o ideal é ter um carro para não perder muito tempo com locomoção (do norte da ilha para o centro demora cerca de uma hora, e do centro ao sul também podes contar uma hora - só para ter uma base). Na parte norte da ilha você tem Jurerê Internacional, com suas super baladas (já fui na P12, achei o máximo) - apesar da praia ser bem simplória. Logo ao lado tem a Fortaleza de São José da Ponta Grossa (quando fui a entrada era cerca de R$ 15,00) e mais um pouco você chega na Praia da Daniela (com seu mangue ao final, caso decida dar a volta). Ainda no norte, podes ir para a parte nordeste e ficar de boas na Praia Brava, e depois seguir até o Costão do Santinho (que tem a trilha no Morro das Aranhas com algumas pinturas rupestres no início do caminho, e também tem algumas dunas lá por perto). Eu também gosto da praia de Cachoeira de Bom Jesus, mas é mais pela vibe mesmo. Ah, na rodovia que leva ao norte da ilha vale a pena dar uma parada em Santo Antônio de Lisboa para curtir a arquitetura local (tem um igreja bem bonitinha) e também ver a primeira rua pavimentada do estado (foi feita para receber o imperador). Voltando ao centro, sem sombra de dúvidas vá para a Lagoa da Conceição, tem o mirante e descendo a serra você chega no centrinho (bem movimentado, com opções de standup paddle e outras coisinhas). Seguindo pela Avenida das Rendeiras você pode ir até as Dunas da Joaquina e também na Praia da Joaquina (lugares sensacionais), e um pouco mais adiante a Barra da Lagoa com uma praia bem diferente, e a trilha que leva até a laje da piscina natural. Eu gosto muito da praia do Campeche (aprendi a surfar lá) e também tem barcos que levam até a Ilha do Campeche (meio caro, dia inteiro). Ao sul da ilha tem a parte mais rural, e além de praias bonitas você vai poder curtir a Lagoa do Peri (enorme, de água doce, dentro da linha), o Mirante Morro das Pedras, e é claro, algumas trilhas bem famosas como a da Lagoinha do Leste, que te leva até o Morro da Corroa. Enfim, foi um textão só de Florianópolis, e certamente deixei muita coisa de fora - já fui incontáveis vezes para lá e sempre tenho vontade de voltar. Não vou me estender muito, mas sugiro dar uma olhada na Praia de Palmas, na cidade de Governador Celso Ramos (tem taxa de entrada na cidade) - é uma das pouquíssimas praias 'bandeira azul' de Santa Catarina. Bombinhas sem dúvidas tem diversas praias (mais para a parte da 'perna') que são maravilhosas, mas é sofrido chegar lá devido ao trânsito (tu perde muuuito tempo) - e também tem taxa de entrada na cidade em alta temporada. Eu fui por sete anos seguidos passar as férias escolares no Retiro dos Padres, na Praia dos Ingleses, ao lado da Sepultura. É um camping privado. Mas então, evitando as trilhas e passando apenas no pontos mais famosinhos e acessíveis (em questão de tempo e logística, e indo estando de carro alugado) acredito que tu terias que reservar ao menos três dias em Floripa, mais um para Bombinhas e outro para Governador Celso Ramos. Aqui no Vale do Itajaí a pegada turística é outra, sem as praias, nosso foco é em aventura, cultura e gastronomia. Edit: eu me perdi um pouco falando das atrações e esqueci do teu ponto - viagem roots. Olha, eu nunca pensei muito em fazer essa conexão de Navegantes até Floripa, sinceramente não acho que seja uma boa pegada. Apesar de ter alguns pontos bonitos entre essas duas cidades (BC, Bombinhas, Governador Celso Ramos), eu penso que é inviável parar em todas elas porquê tu vais depender do transporte rodoviário intermunicipal (que tem poucas opções de horários). Talvez fosse interessante ir direto para Floripa e lá distribuir o dias restantes até a partida. Em Floripa dá de se virar bem com transporte municipal (não sei certo devido ao covid, se reduziram as linhas, mas normalmente é bem eficiente). Muito bom! Obrigada pelas dicas. Vou ao Rio Grande do Sul no começo do ano e pretendo ir em Santa Catarina, pelo menos em Florianópolis. Abraços, Gustavo Woltmann Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.