Membros eusouzasamuel Postado Novembro 18, 2020 Membros Postado Novembro 18, 2020 Slv galera. Preciso de uma ajuda, estou pensando em acampar na praia no revellion e não tenho muita experiência com barracas, gostaria de umas dicas sobre equipamentos de camping com custo benefício bacana e que eu possa usar em outros tipo de acampamento sem muita pretensão. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Novembro 18, 2020 Colaboradores Postado Novembro 18, 2020 Bom dia @eusouzasamuel! Show! Acampar não tem mistério, a regra costuma sempre ser a mesma. Bom, como pretendes acampar na praia, e por isso presumo na areia solta, é fundamental que tenhas uma barraca autoportante - isto é, que fique de pé mesmo sem os espeques afixados. Não obstante, na mesma linha anterior, algumas barracas ditas autoportantes nem sempre tem o mesmo 'desempenho' que outras. Por exemplo, em uma experiência própria (eu fiz isso, testei pessoalmente), montei uma barraca técnica Naturehike Cirrus 2P na minha garagem para vê-la, tenho piso no chão logo não pude afixar os espeques, entretanto ela é autoportante. Mesmo assim ela não ficava legal, a parte inferior dela se puxava e dava um aspecto ovalado à mesma, de forma que, apesar de sim ficar de pé, não ficava parecida com o 'modo fixo' dela. Em contrapartida, fiz o mesmo teste com uma Naturehike Star River 2P, e diferente de sua irmã, essa mesmo em modo autoportante ficava muito parecida que em seu 'modo fixo'. É claro que, mesmo em barracas autoportantes, fixar os espeques permite que ela fique melhor instalada. Inclusive, eu já utilizei essa mesma barraca para acampar na praia, fixando os espeques na areia, e tive sucesso - e olha que foi um dia com muito vento (clique no link para ver o relato). Bom, as duas barracas que mencionei são barracas técnicas, e possuem características próprias para a prática de trekking (por vezes sacrificando um pouco do conforto de barracas tradicionais) - e por isso também tem um valor um pouco elevado quando comparado com as barracas comuns. Falando de barracas comuns, minha sugestão é a Nautika Panda 2 (R$ 132,89, na versão para duas pessoas). Ela é obviamente uma barraca bem simples mas satisfatória, ainda mais considerando o custo x benefício. Você conseguirá afixa-la em solo arenoso sem problemas, mas se por acaso o solo for muito fofo, talvez tenhas que ver em uma ferraria para fazer espeques artesanais mais compridos. Se conseguires acampar na orla da praia, onde o solo já é mais firme, melhor ainda. Fora isso, outros pontos para considerar: - É normal ventar muito no litoral, principalmente à beira-mar, dessa forma, tente buscar formas de posicionar sua barraca em lugares mais protegidos. Claro que a barraca tolera vento, mas tem limite. - O ideal é sempre evitar de instalar a barraca diretamente no sol. É sempre bom tentar buscar alguma sombra, pois dessa forma você consegue conserva-la por muito mais tempo (sem contar a questão de conforto - para não ser um forno). - E essa aqui pode soar boba, mas observe se a maré está baixa no momento que fores instalar a barraca, e considere afastar-se o suficiente para que a água, quando a maré subir, não invada o lugar de acampamento. Além da barraca, para um acampamento de um único dia, eu destaco a importância de uma lanterna (ou headlight caso cogites fazer trekking futuramente), e também um isolante térmico servirá o suficiente como 'cama'. Eu prefiro isolantes térmicos infláveis, mas há alternativas. Como o final de ano costuma ser quente, não acho que compense investir em um saco de dormir. Como será apenas um dia (ou dois, que seja), não vejo importância em investir em fogareiro, kit cozinha e uma mochila mais apropriada para carregar coisas. Vestuário e botas de trilha também não são necessários em algo tão simples, vá com itens que lhe deem conforto (e se possível que sequem rápido). 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.