Ir para conteúdo

Colchão ou saco de dormir? (Camping/Trekking)

Posts Recomendados

• Membros
3 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Bom dia@ericksonsilva!

Então, bacana esse Azteq Thor. É uma questão de sentir se você suportará o nível de conforto que ele oferece, afinal, ele não difere muito de um isolante de EVA. O EggCrate é similar, apenas de outra marca, não acho que mude muita coisa (a Azteq é uma boa marca).

Particularmente eu já tive um isolante desse tipo e não me acostumei, o conforto que ele oferecia - para mim - era zero. Só servia estritamente para sua função original: impedir a umidade do solo chegar até meu corpo.

Dito isso, vendi meu antigo isolante e fui até uma loja física e testei o isolante inflável Azteq Orok - caramba, que diferença de conforto. Sobre sua durabilidade eu não sei dizer, eu acho ele bem resistente, mas certamente isso depende mais de como seu usuário o utiliza do que propriamente a composição dele. Na boa, já vi gente tratando tão mal seu equipamento e depois reclamando que 'não aguenta', claro né, o cidadão basicamente joga o fogareiro em cima do isolante inflável e espera que nunca vai furar. Usando-o corretamente, isto é, sem colocar a cargueira (ou qualquer peso acumulado) em cima dele, não posicionando objetos pontiagudos ou metais sobre ele, em outras palavras, apenas deitando nele, duvido que você terá algum problema. O Azteq Orok é feito com RipStop, então ele não rasga, apenas fura, e daí existem diversos kits de manutenção que permitem prolongar a vida de um isolante inflável danificado.

Eu também já tive um saco de dormir Nautika Freedom, ele era simples. Bem volumoso, aquecia o suficiente. Mas como eu tenho 192cm de altura, apesar dele ser anunciado com 210cm de comprimento, eu não cabia nele - tinha que ficar torto, e como não era largo também, não funcionava. Além disso, o anúncio aponta que ele tem sua 'temperatura conforto' em -1.5°C - cara, já li diversos relatos que essas 'medidas' da Nautika são totalmente irreais (existe uma regulamentação internacional para determinar efetivamente quanto o saco de dormir tolera, e aparentemente a Nautika não usa esse regulamento - ela faz um teste diferente - então não dá para comparar). Enfim, ele me serviu mal, e consegui vender ele logo depois de usá-lo.

Se você não acredita pega esse Freedom (com a temperatura conforto de -1.5°C que ele anuncia) e compare com diversos outros do mercado (de marcas diferentes) que atuam nessa mesma faixa de temperatura conforto. Você vai perceber que só o Freedom 'consegue' ofertar essa temperatura conforto em 'tão pouco volume' - é o mesmo que dizer que uma regata vai te esquentar no inverno.

De toda forma, apesar dos pesares, ele não deixa de ser efetivo, porém não nos termos que ele apresenta.

Atualmente tenho um Naturehike Salcantay EM200 10°C (R$ 439,80, paguei bem menos uns dois meses atrás) - e veja só, apesar dele ter uma temperatura conforto superior ao Freedom, este aquecia muito mais. No quesito volume ele é similar ao Freedom, todavia, como ele vem com um saco de compressão, eu consigo deixá-lo com a metade do volume (e isso é extraordinário, ainda mais se tu não dispõe de muito volume na mochila). Além disso, eu entro certinho dentro dele, e ele também conta com a parte inferior impermeável (pois é um ponto que costuma tocar na parede da barraca, que por vezes está úmida devida a condensação). Eu não o usei ainda pois não vejo necessidade aqui em Santa Catarina, tenho outras formas de me aquecer, então economizo espaço na mochila. Comprei ele com o objetivo de utiliza-lo na Patagônia devido ao clima ser mais exigente. Meu irmão também tem um e já testou, ele relatou ter gostado.

Mas cara, eu só estou apontando minha percepção (considerando as experiências que tive) - cada um é cada um, pode ser que pra ti um isolante térmico não inflável seja satisfatório, e o saco de dormir Freedom atenda tua expectativa. De nenhuma forma qualquer coisa dessas vai se comparar com o colchão de uma cama normal haha.

Boa tarde, @Alan Rafael Kinder.

Sim, vi que ambos os modelos seguem a mesma lógica, apenas um é mais espesso que outro.

Não sabia que você já tinha usado um assim, então é muito bom saber disso, pois é algo que pode acontecer o mesmo comigo.

Poxa, pelo jeito o Orok é bem mais confortável mesmo, hein.. Vi que ele tá por R$ 245, mas o Naturehike que você disse que também tem, modelo casal, a versão dele em solteiro tá saindo por R$ 130 no AliExpress. A qualidade dele para o Orok é equiparável? Pois se for, bem possível que eu pegue ele, inclusive tá mais barato que o EggCrate.

Realmente, é necessário ter o devido cuidado com o isolante e os demais equipamentos, só assim aumentará a vida útil de cada um.  Vou olhar esses kits de manutenção, dependendo já compro tudo junto.

O Freedom pra você realmente não tem como, principalmente pela altura. Como tenho 1,76m, então é bem mais tranquilo. Além disso, as temperaturas aqui não são tão baixas, até porque moro no Nordeste. Naquele vídeo que eu havia te mandado, por exemplo, chegou a 10º, então acredito que seja o suficiente. E algo que eu gostei nele foi a abertura completa do saco, onde poderá me ser útil em até dias mais quentes.

Sim, sim.. Entendo perfeitamente seu feedback, e estou ponderando de acordo com meu cenário aqui. Realmente, nunca chegará perto do conforto de uma cama.. Haha

Agradeço mais uma vez pela ajuda.

Fico apenas no aguardo para saber se o isolante da Naturehike é realmente bom, se fica próximo do Orok e tudo mais.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

@ericksonsilva o isolante inflável Naturehike FC10 (que é a versão de solteiro do FC11) é tão bom quanto o Azteq Orok - na real são extremamente parecidos.

Eu testei um em uma loja física quando decidi comprar o Orok e o FC11.

Detalhe que o FC11, por ser de casal, vem com uma 'bolsa para inflar' (eu achei bem prática), visto que fica difícil que usar apenas a boca - os de solteiro tu consegues encher facilmente apenas soprando (é estranho se você nunca viu, mas garanto que é eficiente).

Além disso, meu FC11 veio com cinco unidades de reparo rápido na faixa, não sei se é exclusivo do FC11, mas o Orok não tinha nada junto. Dito isso, pode ser que o FC10 também venha com algumas unidades de reparo (suponho que seja um brinde exclusivo da Naturehike, não posso garantir).

Observe que, tanto o FC10 e o FC11 possuem uma versão 'com travesseiro embutido' (na real é uma elevação onde normalmente você posiciona a cabeça) - eu optei em pegar o FC11 sem isso - o preço é ligeiramente maior nessa versão (e ele também é sutilmente mais volumoso e pesado).

Tenho um amigo de trabalho (que também viajou comigo para a Patagônia Argentina) que comprou o FC11 dele pelo Aliexpress - chegou certinho e economizou uma grana bacana.

Enfim, vai na fé no FC10.

Link para o comentário

• Membros
48 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

@ericksonsilva o isolante inflável Naturehike FC10 (que é a versão de solteiro do FC11) é tão bom quanto o Azteq Orok - na real são extremamente parecidos.

Eu testei um em uma loja física quando decidi comprar o Orok e o FC11.

Detalhe que o FC11, por ser de casal, vem com uma 'bolsa para inflar' (eu achei bem prática), visto que fica difícil que usar apenas a boca - os de solteiro tu consegues encher facilmente apenas soprando (é estranho se você nunca viu, mas garanto que é eficiente).

Além disso, meu FC11 veio com cinco unidades de reparo rápido na faixa, não sei se é exclusivo do FC11, mas o Orok não tinha nada junto. Dito isso, pode ser que o FC10 também venha com algumas unidades de reparo (suponho que seja um brinde exclusivo da Naturehike, não posso garantir).

Observe que, tanto o FC10 e o FC11 possuem uma versão 'com travesseiro embutido' (na real é uma elevação onde normalmente você posiciona a cabeça) - eu optei em pegar o FC11 sem isso - o preço é ligeiramente maior nessa versão (e ele também é sutilmente mais volumoso e pesado).

Tenho um amigo de trabalho (que também viajou comigo para a Patagônia Argentina) que comprou o FC11 dele pelo Aliexpress - chegou certinho e economizou uma grana bacana.

Enfim, vai na fé no FC10.

Poxa, sério? Que maravilha então. Dia 23 eu compro lá no AliExpress, onde vai ter promoção e vai sair por R$ 113.

Lá no AliExpress também vendem o FC10 com a bolsa pra inflar, mas acho desnecessário. Eu vi alguns vídeos que é bem fácil pra encher, basta uns 10 assopros e pronto.

É, não sei se acompanha essas unidades de reparo, vou aguardar chegar para ver. Mas vi que a Naturike vem um kit com 3 unidades, tá saindo por uns R$ 21 lá no AliExpress. 

Sim, eu vi esse modelo com o "travesseiro" e achei a mesma coisa, que é um absurdo a diferença de preço. Optei por pegar um travesseiro inflável, também da Naturehike, acho que ficou por menos de R$ 50.

Já tenho o hábito de comprar coisas do exterior faz muito tempo, muito tempo mesmo. Então realmente é algo bem tranquilo e confiável.

Foi bom eu decidir pegar o FC10, pois acabei comprando uma barraca um pouco maior do que eu tinha pensado no início, então vai acabar compensando isso.

Enfim, obrigado novamente.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...