Ir para conteúdo

Mochilão Leste Europeu- quanto levar em dinheiro?

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Olá pessoal!
Estou planejando o meu primeiro mochilao pela Europa e assim que tudo isso passar espero estar com tudo prontinho para embarcar. Gostaria de algumas opiniões a respeito de quantos euros levar para 2/3 meses por lá, nos países do leste europeu (talvez eu acrescentaria Alemanha, Portugal e Espanha tbm, vai depender da grana, pois são mais caros). Pensei em investir uns 20 mil reais nessa viagem (com a passagem por fora desse valor). Ps: sempre opto em ficar em hostels, e como o período seria longo, pensei em fazer voluntariado pelo WorldPackers não só pela economia com acomodação e alimentação, mas tbm pela experiência enriquecedora. Tentarei fazer Couchsurfing tbm! Quero conseguir economizar ao máximo, porém sem passar tanto aperto durante a viagem. Vocês acham esse valor possível com o euro a 6 reais? A opção do trabalho voluntário e couch foi justamente pra cortar muitos gastos. 

• Membros
Postado
2 horas atrás, thatabarbosa disse:
Pensei em investir uns 20 mil reais nessa viagem (com a passagem por fora desse valor).

Hoje, eu diria que esse valor é possível desde que você economize bastante. Podemos generalizar a diária dos hostels como R$100 na região ao leste, inclusive com boa avaliação no booking. Talvez seja possível encontrar lugares mais baratos, mas temos aqui por volta de R$9000 só em acomodação nesses três meses. Transporte também tem um custo considerável, então recomendo utilizar FlixBus entre os lugares que você deseja ir, pois a passagem de avião pode ter um valor alto ainda mais se tiver bagagem despachada. Em alguns países o transporte ferroviário não é tão forte comparado a países mais desenvolvidos, esse pode ser um ponto de decisão no seu roteiro.

Ps: sempre opto em ficar em hostels, e como o período seria longo, pensei em fazer voluntariado pelo WorldPackers não só pela economia com acomodação e alimentação, mas tbm pela experiência enriquecedora. 

Acredito que nós, brasileiros, não podemos fazer voluntariado via WorldPackers de forma legal. 

Tentarei fazer Couchsurfing tbm! 

Eu tive somente uma boa experiência com o Couchsurfing... a realidade é que a plataforma é um 'tinder' as escondidas, onde uma galera troca acomodação por sexo. Se for tua vibe, ótimo, mas se não filtre e investigue bem as pessoas que vão te oferecer acomodação para não cair em nenhuma cilada.

_

Como considerações finais, posso até ser contraditório aqui:

• Tente fazer amizades antes da viagem. Seja pelo Tinder, seja pelo próprio couchsurfing ou por algum aplicativo de aprendizado de línguas com pessoas ao redor do mundo.
  • O ato de dar carona é bem forte na Europa e você pode economizar alguns euros aqui.
  • Faça suas refeições sempre com produtos comprados em supermercado. Além de economizar bastante, vai conseguir manter uma dieta equilibrada, algo super importante considerando a disposição necessária para a quantidade de dias viajando. 
  • Pesquise se em algum dia da semana/mês os pontos de interesse da cidade são gratuitos. 
  • Amei! 1
  • Membros
Postado
9 horas atrás, D FABIANO disse:

@thatabarbosaImpossível saber isso, pois o valor do euro como de qualquer moeda é variável. Particularmente, tenho que ir também, pois estou com passagem em aberto,pois foram canceladas nesse ano.Pode estar de volta aos 3 ou ter subido aos 10,segundo os desejos do ministro fascista da Fazenda.Trabalho lá é proibido, nós somos cidadãos de 5 classe para isso,eles gostam de dinheiro,não de concorrência no mercado de trabalho, se arranjar,é escondido e mal pago.Se as autoridades te pegam,vai voltar na hora,além de passar uns dias no xilindró. 

Em qual momento falei que trabalharia na Europa? farei voluntariado! bem diferente disso! Trabalho voluntário é uma troca de alguma habilidade por acomodação, não é remunerado e você não precisa informar sobre isso na imigração, justamente pra evitar más interpretações! Eles precisam entender que será uma viagem a turismo(até pq tbm será). Como você acha que os viajantes fazem voluntariado mundo a fora?

• Membros
Postado
9 horas atrás, Yunes disse:

Acredito que nós, brasileiros, não podemos fazer voluntariado via WorldPackers de forma legal. 

Trabalho voluntário é uma troca de alguma habilidade por acomodação, não é remunerado e você não precisa informar sobre isso na imigração, justamente pra evitar más interpretações! Eles precisam entender que será uma viagem a turismo(até pq tbm será). Milhares de viajantes mundo a fora fazem voluntariados pela europa e em outras partes do mundo, inclusive brasileiros, e não tem nada que diz ser ilegal, até pq é um "trabalho" que pode não ser considerado trabalho. Eles recomendem que não informem sobre isso ao entrar no país, pois ao ouvirem a falavra "work", por mais que seja um voluntariado, eles podem te fazer mil perguntas, voce pode se enrolar e ser mal entendida. 

• Membros
Postado

• Tente fazer amizades antes da viagem. Seja pelo Tinder, seja pelo próprio couchsurfing ou por algum aplicativo de aprendizado de línguas com pessoas ao redor do mundo.
  • O ato de dar carona é bem forte na Europa e você pode economizar alguns euros aqui.
  • Faça suas refeições sempre com produtos comprados em supermercado. Além de economizar bastante, vai conseguir manter uma dieta equilibrada, algo super importante considerando a disposição necessária para a quantidade de dias viajando. 
  • Pesquise se em algum dia da semana/mês os pontos de interesse da cidade são gratuitos. 

Hoje, eu diria que esse valor é possível desde que você economize bastante. Podemos generalizar a diária dos hostels como R$100 na região ao leste, inclusive com boa avaliação no booking. Talvez seja possível encontrar lugares mais baratos, mas temos aqui por volta de R$9000 só em acomodação nesses três meses. Transporte também tem um custo considerável, então recomendo utilizar FlixBus entre os lugares que você deseja ir, pois a passagem de avião pode ter um valor alto ainda mais se tiver bagagem despachada. Em alguns países o transporte ferroviário não é tão forte comparado a países mais desenvolvidos, esse pode ser um ponto de decisão no seu roteiro.

Eu tive somente uma boa experiência com o Couchsurfing... a realidade é que a plataforma é um 'tinder' as escondidas, onde uma galera troca acomodação por sexo. Se for tua vibe, ótimo, mas se não filtre e investigue bem as pessoas que vão te oferecer acomodação para não cair em nenhuma cilada.

_

Sobre o couch, acho que você está generalizando um pouco baseado em experiências que vc viveu.

E sobre as dicas finais, obrigada!! Essa será a minha primeira vez na Europa, mas ja viajei bastante sozinha na América do Sul e no Brasil, estou por dentro.

• Membros
Postado
59 minutos atrás, D FABIANO disse:

@thatabarbosaVoluntariado não existe a não ser em sonho.O mundo e extremamente dinheirista,NÃO PRECISO ME INFORMAR DE NADA,NÃO SOU PROFESSOR DE DIREITO POR QUESTÕES DE SAUDE,ENTÃO SEI MUITO BEM O QUE FALO.Quis te ajudar,se não quer,mergulhe-se em sua ignorância e me esquece,mal educada.

"Voluntariado não existe a não ser em sonho" Oi? quantas experiências de voluntariado voce teve pra tirar essa conclusão? Tenho amigos que viajam o mundo fazendo voluntariado, inclusive pela própria WorldPackers e tiveram uma transformação não somente pessoal, mas profissional tbm. Desculpa se eu soei como mal educada, como disse, mas achei a sua resposta um tanto desanimadora e negativa! "vai acabar no xilindró", só fale isso pra alguém se você tem propriedade pra falar sobre o assunto citado, no caso do voluntariado. Você interpretou como se eu fosse trabalhar ilegalmente sendo remunerada, sendo que é totalmente o oposto.

Esperava encontrar pessoas de mente aberta a viver novas experiências aqui, não julgadores.

(e não, não estou falando, de forma alguma que vc não tem conhecimento no direito).

• Colaboradores
Postado
10 minutos atrás, D FABIANO disse:

Você falou em trabalho voluntário acima,Isso é proibido na regra de migração. Falou em trabalho,na hora é devolvido. 

Eu nãoentendo disso,quando tinha idade e saúde para essas coisas estudava e estudava com um sonho,ter mestrado e doutorado para depois fazer política. Então, nunca pensei em sair por ai me oferecendo em troca disso ou daquilo.Cai aqui porque meu sonho foi frustrado por Bolívia e fiquei deficiente físico. Aqui ouvi falar isso que repassei a você, não por experiência própria, pois Sou do luxo,classe A,zona Sul do Rio,avesso a essas coisas. 

Fabiano, você é um cara inteligente, pare com essas besteiras de querer ser superior aos outros e criticas envolvendo questões politicas, aqui é um site de viagens, é para relaxar ! Todos para você são fascistas, quanta besteira. 

• Amei! 2
  • Membros
Postado

Existem varias plataformas que oferecem a troca de trabalho por acomodações e alimentação na Europa... Tudo de forma legal. (HelpX,Worldpackers, Workaway, HelpStay), porém é necessário ser aprovado por quem oferece o trabalho (geralmente hostel) e também é necessário informar na imigração e apresentar documentação solicitada.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

De quais paises do leste europeu voce pretende viajar? Que alguns jà estao ficando mesmo preço de paises do oeste, como Croacia e Slovenia. Ainda è mais barato, mas as acomodaçoes jà estao ficando caras.

Fiz uma viagem em 2013 com 20.000 reais, viajei por 3 meses na Europa ocidental, porèm naquela epoca paguei 3,20 reais o euro. Mas, acredito que 2 meses è possivel fazer no leste.

Sobre trabalho voluntariado, é considerado trabalho(a diferença é que não tem salario), e è realmente proibido por lei fazer na Europa se não for europeu. As unicas organizaçoes que tem permissao de aceitar voluntariado, são ONGs, e são devidamente registradas junto ao governo. Hostel não faz parte,  alèm de que vocé recebe alguma coisa (mesmo que não sendo dinheiro) como hospedagem e comida. 

Eu hà uns anos atràs procurei saber sobre isso, queria fazer tudo legalmente, e vi que realmente não tem como, nem como voluntariado (a não ser para ONGs)

Porèm não tem como controlarem isso, entao è bem normal viajantes fazerem voluntariado, sò não comente isso na imigração, pois eles podem te barrar por isso. 

• Membros
Postado
14 horas atrás, thatabarbosa disse:

Sobre o couch, acho que você está generalizando um pouco baseado em experiências que vc viveu.

E sobre as dicas finais, obrigada!! Essa será a minha primeira vez na Europa, mas ja viajei bastante sozinha na América do Sul e no Brasil, estou por dentro.

Posso ter generalizado em experiências minhas sim pois a grande maioria não foram boas 😂 mas que bom que contigo foram melhores.

Depois nos conte qual o roteiro elaborado :)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...