Ir para conteúdo

Desafio de encontrar barraca pra dois, aberta e leve!

Marlon  Pereira

Posts Recomendados

• Membros

Salve pessoal!

Há 6 anos tenho uma Coleman LX3 que já tá começando a ficar batida e decidi que tá na hora de se aposentar. Já to negociando a venda dela pra entrar com o valor numa nova.

Quero algo pra um casal dormir confortavelmente, mas nada de espaço descenessário, pra economizar no peso.

Inicialmente me interessei pela Quechua, mas quando descobri que nenhuma das barracas tem uma porta só de tela mosquiteiro e nem o topo do teto com tela mosquiteiro me frustrei. Gosto da sensação de imensidão de acampar num dia seco, tirar o sobreteto da barraca e poder dormir olhando o céu de dentro dela como fazia com a Coleman LX3.

Passei a pensar na Trilhas & Rumos, que tem essas partes em tela mosquiteiro. Mas a Super Esquilo 2 me parece que vai apertar demais. Tenho problema em confiar que posso contar com o avanço como espaço pra tudo, como deixar mochilões e suprimentos, porque com chuva forte não deve dar muito boa com a água que passa por baixo. Alguém que tem experiência com isso me explique se for diferente, por favor.

A Super Esquilo 4, por outro lado, é muito pesada! Eu acampo tanto em festivais quanto por trilhas, e não queria carregar algo de quase 6kg.

Parece ter boas opções da NTK mas, sinceramente, não vou com a cara dela por muitos comentários que já ouvi sobre a qualidade do produto e acabamento. Histórias sobre barracas NTK se dobrando inteirinha em tempestade enquanto T&R tava estável, por ex. E, pra mudar de barraca, quero ir pra algo de maior qualidade, não menor. Mas também to aberto a mudar de opinião se alguém com experiência tiver outra impressão pra passar.

Enfim, o que tenho até agora é isso. Não tenho um repertório grande de marcas e até agora pesquisei mais dentro dessas. Gostaria da ajuda de quem entende mais pra descobrir se tem algum modelo que atenda todas as minhas necessidades sem passar de uns R$ 900: confortável pra casal, sem ser pesada demais, qualidade nos materiais e partes em tela mosquiteiro pra ver o céu!

Também to disposto a pensar formas de adaptar minhas necessidades. Já fiquei pensando, por ex., se é bom negócio comprar uma Quechua e instalar uma porta em tela mosquiteiro de alguma forma. Mas receio ficar mal feito e acabar prejudicando a vedagem da barraca.

Um abraço pessoal!

• Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

@Marlon Pereira Acho que essa Aztek Mykra 2/3 atende muito bem para o que vc procura. Esse link abaixo é só referencia, está bem caro, mas vc encontra ela por menos de 900 em outros sites.

https://www.azteq.com.br/product-page/barraca-azteq-mykra-para-2-3-pessoas

Tem esse video também que mostra a montagem, mas esse video é da versão 1/2 pessoas, modelo menor que para uso por 2 pessoas necessita deixar o equipamento no avanço

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros
5 horas atrás, SalgadoSJC disse:

@fabiomuniz @fabiomuniz @Marlon Pereira @fabiomuniz show galera to na busca tambem, queria uma para 02 pessoas que coubessem equipamentos, vi a katmandu 2/3 mais em conta que a mykra porem apenas 1200mm sera muito pouco ? 

Então, é difícil avaliar se 1200mm é suficiente. Tem muitos sites e blogs que falam que acima de 1000 é suficiente para a maioria das chuvas do Brasil, outras falam ser necessário 1500mm, mas que mesmo assim, uma noite inteira de temporal ela não iria aguentar, e ainda tem o desgaste com o tempo, conforme vai usando a impermeabilidade diminui.

Eu penso em comprar uma barraca grande para quando for acampar com amigos e próximo do carro, minha opção era a Guepardo Zeus que tem imperm. de 1500 mm e vi alguns comentários que ela não aguenta muita chuva ai já encontrei recomendações da Nautika Indy GT que tem 2500mm e vou levar em consideração quando for comprar.

Por muito tempo eu pensei que tinha uma relação entre os mms de impermeabilidade de uma barraca com os mms de índice pluviométricos de uma chuva, mas isso não existe, então só na pratica ou experiencias dos outros para saber se aguenta ou não e eu nunca peguei uma chuva dentro de uma barraca, não posso dar opinião ainda, rs

• Amei! 1
Link para o comentário

• Colaboradores
Em 18/08/2020 em 09:24, SalgadoSJC disse:

@fabiomuniz @fabiomuniz @Marlon Pereira @fabiomuniz show galera to na busca tambem, queria uma para 02 pessoas que coubessem equipamentos, vi a katmandu 2/3 mais em conta que a mykra porem apenas 1200mm sera muito pouco ? 

Eu penso assim: se vc quer tirar 8 numa prova, o melhor é estudar para tirar 10, não é mesmo?

A lógica é quase a mesma para proteção de chuvas: se o padrão recomendado é 1000mm no Brasil (e pessoalmente acho que é pouco, pq um vendaval veranesco pode exigir bem mais que isso), eu me sentiria melhor comprando uma com 2000mm pra cima (e a azteq, com exceção dessa katmandu, possui barracas com colunas altíssimas). A vantagem da katmandu é esse avanço generoso para os equips, e o fato dela ser autoportante (isso é bem importante se o assunto é montanhismo, por exemplo). 

Se o valor for um problema, uma que eu tenho, e posso fazer uma leve propaganda, apesar da marca não ser técnica, é a Venus Ultra da guepardo (2500mm). Tem versões para 3 pessoas (2 pessoas + equips), costuras seladas, portinha com mosquiteiro ultrafino, fácil de montar, não pesa tanto (3,2kg), e não é tão cara quanto as azteq mais técnicas. Já peguei temporal com ela, e nada de infiltrar. E tenho a versão antiga desde 2017.

Como alternativa, poderia recomendar as barracas da quechua, vendidas pela decathlon. É uma marca por quem muita gente põe a mão no fogo, e faz produtos BONS. Aì tem a arpenaz fresh & black, como referência (coluna de 2000mm, um avançozinho pros equips, quartinho um BREU, pra quem gosta de dormir até meio-dia, autoportante...). Só o peso dela peca um pouco (4kg e pouco), mas nada que comprometa um roteiro não muito extremo. Mas se for comparar com o preço médio da katmandu (entre 400 e 600 mangos), vejo como uma alternativa viável.

Mas pra garantir, garantir mesmo, junta uma graninha e investe numa mais cara da azteq, e ter certeza da qualidade (nunca vi ninguém reclamando da azteq nepal, por exemplo, é um sonho meu comprar ela, inclusive)

• Amei! 1
Link para o comentário

• Membros

Fala galera!

Agradeço ao irmão @fabiomuniz pela ajuda!

No fim das contas, lendo mais e mais aqui no fórum, descobri a NatureHike. Tava ignorando sua existência a princípio, mas resolvi me abrir pras marcas menos citadas e me surpreendi lendo sobre.

Comprei uma NatureHike Pro Series 4P. Apesar de dizer ser pra 4 pessoas, tem basicamente as mesmas dimensões da minha antiga Coleman LX3 (pra 3 pessoas) que, por sua vez, eu sempre usei confortavelmente pra dormir em 2 pessoas hehe.

Mas o que importa não é isso: a Pro Series 4P tava na liquidação. Paguei R$ 850,00 no boleto por uma barraca de 2,10mx2,10m (fora o avanço), com varetas em alumínio, coluna de água de 3000mm e, por baixo do sobreteto, inteiramente transparente pra poder ver o céu, coisa muito importante pra mim e que eu tava tendo dificuldade de encontrar. Além disso, pesa um quilo e meio!

Comprei no site da loja Alta Montanha, representante oficial da NatureHike no Brasil. Achei bom fazer isso porque li que tavam rolando mts imitações fuleiras da marca pelo AliExpress, além de optar por apoiar o comércio nacional de camping (pelo menos indiretamente, já que a marca é chinesa). Queria mesmo era ter grana pra comprar algo da Trilhas&Rumos e apoiar a produção nacional, mas já foi um grande esforço financeiro nesse momento descolar esse valor e nada da Trilhas&Rumos chegava em todas essas configurações por esse preço.

Em 15 dias to indo pra Brasília. Assim que chegar vou ficar em quarenta por 15 dias na barraca na área de preservação ambiental da Cafuringa, colado num rio. Vai ser o teste pra descobrir se apostei no certo ou não. De qualquer forma pretendo fazer um review (meu primeiro hehe) pra compartilhar aqui com vocês. Espero que contribua!

Um abraço!

• Amei! 1
Link para o comentário

• Membros

valeu pelos comentarios, o meu problema é quero uma barraca para usar em camping e tambem em travessias, tava decidido ja pela mykra 2/3 mas pelas medidas vi que nao cabe um colchao de ar e preciso que caiba pq minha esposa se incomoda em passar dias no camping dormindo no isolante, na travessia ok 

Link para o comentário

• Membros

@SalgadoSJC Irmão, a NatureHike Pro Series 4P, que acabei de falar sobre no último comentário, tem 2,10x2,10m, fora o avanço. Ou seja, maior que minha Coleman LX3 que usei com colchão de ar pra casal, com mochilas e suprimentos dentro, por anos. E levíssima, cerca de 1kg e meio. Dá de acampar em casal de boa e também fazer uma trilha mais pesada solo.

Se é tudo que promete ser não sei ainda, só vou descobrir quando testar. Mas li bastante sobre aqui no fórum antes de investir nela e to esprançoso de que vai ser bom!

Vê se não é uma boa opção pra ti também. Um abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...