Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala, galera!

to querendo ir para os Estados Unidos no ano que vem, mas nunca tentei um visto pra lá e sei que o processo é burocrático e demorado e estou com um pouco de medo de ter meu visto negado. Estudando outras opções, vi um pessoal falando da possibilidade de ir com um ESTA (autorização de viagem) para quem tem dupla nacionalidade. Eu tenho a portuguesa e pelo que eu entendi seria realmente muito mais fácil ir usando o passaporte PT.

Alguém já fez esse esquema? Como foi a experiência de vocês?

• Membros
Postado

@GabrielN oi Gabriel, sim, é super possível você entrar com o ESTA nos EUA com passaporte português. Eu entrei com o italiano. A aplicação é bem fácil pelo site: https://esta.cbp.dhs.gov/. Faz um tempo que não renovo o meu pq não tenho mais intenção de voltar aos EUA, mas da última vez, tinha que responder um questionário simples com seus dados pessoais e documentos seguidos de perguntas com respostas de 'sim' ou 'não' (que vc tem q colocar tudo 'não'). A taxa era bem barata, pelo que me lembro, coisa de 12 dólares e o visto é válido por 2 anos, depois é só fazer a aplicação de novo no mesmo esquema. Na hora de passar lá na imigração, as duas vezes que fui nem precisei mostrar o papel impresso do ESTA, já tinha tudo no sistema deles... (mas é sempre bom levar né). Daí eles me perguntaram coisas banais tipo quantidade de dias que eu ia ficar, o que eu ia fazer lá, o que eu fazia no Brasil... foi bem tranquilo embora eu estivesse viajando sozinha as duas vezes. Tenho certeza que tem mais gente aqui no fórum que deve ter usado e pode falar sobre, mas no geral, você pode sim usar o ESTA sem problemas. 

• Membros
Postado

Oi, Gabriel!

Exato, cara, se você tiver um passaporte europeu é bem mais fácil pegar um ESTA que um visto normal para ir pros EUA.

Eu tenho o espanhol e fiz meu ESTA super rápido por esse site: https://www.estaestadosunidos.com.br/tirar-com-dupla-cidadania/

Como a rafa disse, é super tranquilo, rápido e fica tudo no sistema dos caras, então muitas vezes vocês não tem nem que mostrar o físico na imigração! É uma mão na roda!

• Membros
Postado

Uma informação só por motivo de curiosidade.

Dupla cidadania não existe de fato, o que existe é duas (ou mais) nacionalidades, seria como ter dois carros e dizer que tem um duplo carro, ou falar duas línguas e dizer que é "duplolíngue" em vez de bilíngue. (mas sei que o termo acabou pegando, então deixa). A questão é, quando entende esse conceito, alguns outros conceitos também ficam mais fáceis de entender.

Ao pedir um visto você escolhe uma nacionalidade para dar entrada, é como escolher o carro pra ir passear, escolhe-se só um, ou como conversar com alguém e você escolhe uma língua (mesmo que intercale as línguas, mas você só consegue pronunciar uma palavra por vez). Havendo duas nacionalidades, você escolhe uma delas para o que lhe interessa, tanto que, no Brasil, sendo brasileiro, você não é considerado português, apenas brasileiro, em Portugal já é contrário, você é considerado apenas Português, nunca brasileiro.

Assim também é a nota de rodapé que tem no consulado sobre assistência em um país terceiro. Se você viaja para os EUA e por alguma razão precisa da ajuda da embaixada, pode ficar limitado a usar apenas a embaixada do passaporte do qual entrou no país (apesar de que isso é uma questão bem complexa, por que existe os direitos/deveres do cidadão), mas ao grosso modo essa é a razão da nota de rodapé. (observe que comentei sobre ajuda, e não sobre resolver questões, como pedir novo passaporte).

Assim sendo, ao pedir o visto, ao se cadastrar em uma escola ou a qualquer momento que precisa identificar sua nacionalidade, basta escolher uma, não precisa nem avisar que possui outra caso não te perguntem. (E se perguntam é mais pra questão informativa, pois devem te tratar como cidadão do país da qual se identificou).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...