Membros Este é um post popular. Paulonishi Postado Junho 19, 2020 Membros Este é um post popular. Postado Junho 19, 2020 Março 2020 Chichén Itzá foi uma das principais motivadoras para a viagem à Cancún. A oportunidade de conhecer essa maravilha da civilização Maia esteve em meus planos durante anos e, quando surgiu a oportunidade de colocá-la no roteiro, não pensei duas vezes! De Cancún é possível fazer um bate-volta, mas, na minha opinião, perde-se muito tempo de viagem em estrada e para mim, o tempo é muito precioso. Resolvi montar um roteiro para conhecer as principais atrações arqueológicas e fiz o levantamento das cidades que serviriam de base para hospedagem. Assim, escolhi Valladolid para tal, tanto pela proximidade quanto pela facilidade de deslocamento através de ônibus. Comprei as passagens pela empresa ADO (sempre primera 🤪... quem ouviu sabe) ainda no Brasil mesmo e com um belo desconto! É uma opção a se considerar, pois apesar do pagamento com cartão incidir IOF, o desconto de mais de 60% na passagem vale a pena! São apenas 40 Km partindo de Valladolid e o ônibus era muito confortável, com o ar condicionado gelando muito bem. A chegada é no estacionamento em frente ao Mercado de Artesanias. Por ser um destino muito procurado e também devido ao calor, recomendo que se vá logo pela manhã, evitando assim o grande fluxo de turistas que chegam de Cancún um pouco mais tarde e lotam o lugar. Para quem vem de carro também tem muitos lugares para estacionar à sombra (pago). Só o ingresso é bem caro ($497 pesos) e tem uma taxa extra que deveria ser paga para quem tem equipamentos de filmagem, inclusive GOPRO! 😳 Infelizmente, isso é uma constante nos sítios. A taxa é de $45 pesos! Bom, da minha parte, guardei a GoPro no bolso e só tirei lá dentro mesmo. Pelo que pude observar, ninguém pergunta no guichê e também não existe fiscalização... Acho um abuso essa cobrança, por isso não paguei. Ingresso na mão, fui para uma fila mas que andou bem rápido. Passada a bilheteria, já saquei a GoPro e comecei a registrar o passeio. Logo no começo já existem várias banquinhas de vendedores que ficam falando e falando na sua passagem... Na maioria das vezes, o preço que oferecem é muito caro, principalmente para os americanos. Se tiver interesse em algo, jogue para menos da metade que muitas vezes dá certo! Mal entramos e já somos recebidos pela imponente pirâmide de El Castillo, uma verdadeira obra de arte repleta de mistérios e codificações relacionadas ao calendário Maia. Para aqueles que se interessarem pela história e mais detalhes desse passeio, fiz um vídeo e deixarei o link no final deste post... Existem várias placas informativas que ajudam a identificar os edifícios principais e a história do lugar, mas recomendo a leitura prévia a respeito para que os detalhes não passem despercebidos. Aqui também tem a opção de contratação de guias para grupos, logo na recepção. Não se preocupe se for a sua intenção, pois vários vão te abordar 🤭. São muitas atrações a serem visitadas e cada uma com sua história, importância e curiosidades! Próximo à El Castillo, por exemplo, temos o templo de los Guerreros... Dependendo do horário, o lugar lota de turistas e fica bem difícil tirar fotografias. Porém, um pouco após o meio-dia, o vai ficando vazio pois grande parte tem que retornar à Cancún. Aí sim dá para aproveitar legal. Infelizmente, grande parte das construções não tem nenhuma placa informativa... Para facilitar o deslocamento, recomendo a utilização do Google Maps, com o download prévio do mapa offline para poder se orientar e alcançar os principais pontos. Chichén Itzá tem dois Cenotes principais, sendo que ambos possuem templos e eram locais para sacrifícios humanos... Para um passeio completo e detalhado, pelo menos 3 horas serão necessárias... Infelizmente, não se pode subir e nem entrar nas estruturas, desde que uma turista americana morreu ao cair de El Castillo em 2006. Ainda assim, é um passeio imperdível e valeu a pena todo o esforço para estar aqui, registrando o passeio para compartilhar com aqueles que tem o espírito aventureiro como o meu 🤠. Para quem precisar trocar dinheiro, existe uma casa de câmbio mas as cotações não são nada boas... Só para se ter uma idéia, enquanto o dólar valia 21 pesos, lá vale só 17,50... Banheiro somente lá na recepção, mas após passar a catraca de saída. Tem também restaurantes e lanchonetes... A preços para turistas americanos! 😖 São poucos bancos no saguão principal. A internet gratuita, pelo menos, é muito boa! O retorno também pode ser por ônibus da ADO ou por lotação em táxi e, enquanto se aguarda, dá para comprar algumas lembranças e fazer um lanche no Mercado de Artesanias a preços mais em conta. Para quem deseja conhecer maiores detalhes do passeio, inclusive a história da cidade, construções e curiosidades, é só acessar o vídeo no link abaixo: Mochilão pelo México: Chichén Itzá! Espero ter ajudado.... É isso aí! 🤠👍 5 Citar
Colaboradores kely.alves Postado Outubro 24, 2020 Colaboradores Postado Outubro 24, 2020 @Paulonishimeus parabéns pelo relato detalhado e pelo seu vídeo que ficou incrível. Ano que vem (se a pandemia permitir) pretendo passar minha lua de mel no México com foco em zonas arqueológicas e seu post e canal do youtube caíram como uma luva. Obrigada por compartilhar essa experiência conosco. 1 Citar
Membros Paulonishi Postado Outubro 25, 2020 Autor Membros Postado Outubro 25, 2020 @Kely.alves, agradeço o comentário! Quando fui ao México senti falta de algo nesse sentido e, por ser fascinado pela história dos povos pré-colombianos, foi a oportunidade de divulgar essa parte tão relegada por muitos. Infelizmente, devido a pandemia, não pude completar a rota com Uxmal e Izamal, que recomendo muito. Fico feliz por ter ajudado a despertar o interesse! Vão sem medo. O povo mexicano é muito amável e adoram brasileiros. Tenho vários outros vídeos no canal na mesma linha. Grande abraço e votos felizes só casal! 🤠👍 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.