Membros vmesquita Postado Janeiro 8, 2011 Membros Postado Janeiro 8, 2011 Estive estes últimos dias em Diamantina/MG, cidade histórica famosa pela corrida por diamantes no século XIX, por ser a cidade natal de JK e mais recentemente por servir de cenário para a minissérie "A Cura" da Rede Globo. Como não encontrei quase nada no site sobre esta cidade, gostaria de compartilhar algumas dicas. [t1] Museus e atrativos turísticos[/t1] A cidade não possui muitos, e podem ser todos visitados em somente um dia. São os seguintes: Casa da Chica da Silva - Local onde morou a poderosa Chica da Silva, negra escrava amante do comendador João Fernandes, que por isso conseguiu bastante status na sociedade daquela época. Entrada gratuita. Museu do Diamante - Possui vários artefatos do século XIX, bastante interessante. Entrada R$ 1 Museu casa de JK - Casa onde morou o ex-presidente na infância. Muitos objetos de época e fatos interessantes sobre JK. Entrada R$ 2. Casa da Glória - Um antigo convento, hoje utilizado como alojamento de estudantes e faculdade de Geologia. Este atrativo em particular não achei muito interessante, não há dentro dele nenhum tipo de explicação sobre a época de convento. É simplesmente um prédio antigo usado hoje com outra finalidade. Entrada R$ 1 Existem também outros atrativos que podem ser visitados por fora, como diversas Igrejas e o caminho dos escravos. Mercado da Cidade - Aos sábados ocorre uma feira muito interessante, com comidas típicas a preços populares e artesanatos. [t1]EcoTurismo[/t1] Diamantina possui 2 parques: o Parque Nacional das Sempre Vivas e o Parque Estadual do Biribiri. Neste último podem ser encontradas as 2 cachoeiras mais famosas da cidade: Sentinela e Cristais. O parque é cortado por uma estrada de Terra por onde se chegam às cachoeiras e a um mirante. Existem várias outras cachoeiras acessíveis por estradas de terra e trilhas. Também por estrada de Terra pode-se chegar aos distritos de Milho verde e São Gonçalo de Rio das Pedras.(ver mapa no final) [t1]Como chegar?[/t1] Ônibus - Saindo de BH em diversos horários, pelas empresas Cometa e Útil. Carro - Pela BR-367, as estradas de BH até Diamantina estão em ótimo estado. Avião - A TRIP disponibiliza vôos de Belo Horizonte para Diamantina. [t1]Hospedagem[/t1] Bom neste item não posso ajudar muito, fiquei na casa de amigos. Mas se alguém tiver dicas, eu edito e coloco aqui. [t1]Dicas Importantes:[/t1] Vá na secretaria de Turismo (Praça Antônio Eulálio,53) e obtenha o mapa das atrações, tanto as culturais como as ecológicas. Os mapas são muito bem feitos, você pode baixá-los clicando nas imagens abaixo: (depois que abrir em outra janela clique de novo para ver em alta resolução e salvar) A cidade é toda pavimentada com pedras então, para as mulheres, salto nem pensar! OBS: A idéia deste tópico foi compartilhar um pouco do que aprendi sobre a cidade tendo em vista a escassez de informações no fórum. Caso alguém queira colaborar, posso ir enriquecendo este tópico. Citar
Membros de Honra Pedrada Postado Janeiro 11, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2011 olá! passei o ano novo em Diamantina, muita chuva, mas curtimos a nossa maneira, vagando pela cidade e comendo os maravilhosos quitutes mineiros. Queria ter ido para Biri-biri e nas cachoeiras sentinela e cristais, mas fiquei temerario por causa do tempo. Fui no caminho dos escravos e no cruzeiro, de onde se tem uma vista ampla da cidade. Ano passado estive em Milho Verde e Serro, tb vale muito conhecer. E o café do beco, aos domingos de manhã, que é imperdível!! Citar
Membros vmesquita Postado Janeiro 16, 2011 Autor Membros Postado Janeiro 16, 2011 Milho Verde eu tentei chegar mas desisti. Foi assim: planejei ir lá e volta para diamantina no mesmo dia, pois tenho conhecidos em diamantina. nem levei dinheiro pra pousada nem nada, só o suficiente para uma refeição. 30 km de estrada e 2h depois do inicio do percurso, com o tempo já fechando, acabei optando por retornar (ainda faltavam mais 10 km) pois se a estrada ficasse ruim devido a chuva ia ficar complicado. Fazer o que né? ficou para outra vez. Foram mais 2 h para voltar. Falta de planejamento de quem nunca pegou uma estrada de terra tão longa... Citar
Membros de Honra Pedrada Postado Janeiro 17, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 17, 2011 qdo fui, nem achei a estrada tão ruim e tão longa, o q pode ter dificultado foram as fortes chuvas, mas vale muito, só os trajetos por essas serras já são belos. vá da proxima com tempo seco e planeje bem q da pra ir tranquilo e chegar até Serro, outra vila bem bacana boas trips!! Citar
Membros mineirao Postado Janeiro 20, 2011 Membros Postado Janeiro 20, 2011 Gostei dessa foto de dimantina, realmente um lugar muito lindo dessa nossa terra Minas Gerais. Ainda quero passar as férias nessa cidade. Pelo que vi sobre diamantina a mesma possui lindas cachoeiras, artesanato e prédios históricos tornando-a uma cidade muito interessante. Citar
Membros Tatiana_RJ Postado Novembro 7, 2012 Membros Postado Novembro 7, 2012 Alguém tem dica de hospedagem? Citar
Membros de Honra Pedrada Postado Novembro 8, 2012 Membros de Honra Postado Novembro 8, 2012 olá Tatiana, se refere a qual tipo de hospedagem? há um tempo já fiquei na http://www.pousadasempreviva.tur.br, era boa mas tem um pouco de barulho da rua voltei e fiquei na http://www.pousadadoscristais.com.br tem mais opções no café e mais tipos de hospedagem pode ver outras opções no http://maps.google.com.br/maps?q=pousada+diamantina&hl=pt-BR&fb=1&gl=br&hq=pousada&hnear=Diamantina+-+Minas+Gerais&t=m&z=15 e no http://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g303380-Diamantina_State_of_Minas_Gerais-Hotels.html tem um amigo que sempre fica no hotel ao lado da rodoviária, desculpe não recordar o nome, depois confirmo.... qq dúvida mais, estamos aí boas viagens!! Citar
Membros Lucilane Postado Novembro 8, 2012 Membros Postado Novembro 8, 2012 Alguém tem dica de hospedagem? Oi Tatiana, fui pra Diamantina agora no feriado do dia 12 de outubro e postei umas dicas no fórum "circuito cidades históricas - perguntas e respostas", e sobre hotel minha dica foi o Hotel Santiago!!!!!!!!! Exatamente em frente à rodoviária; 34,00 a diária do quarto individual sem banheiro (o banheiro fica a um passo do quarto rs), super limpo, funcionários super solícitos e um café da manhã de novela... 4 frutas, 3 sucos, molho de cachorro quente, ovos mexidos, pão de queijo, vários biscoitinhos, bolos, pães, e por aí vai... simplesmente inacreditável pelo valor de 34,00!!!!! E atualizando o post original, salvo engano, atualmente a única empresa que faz BH-Diamantina-BH é a Pássaro Verde. Abs, Lu Citar
Membros de Honra Pedrada Postado Novembro 8, 2012 Membros de Honra Postado Novembro 8, 2012 é esse mesmo, hotel santiago hehe ainda volta lá pra conferir esse café !!!!!! Citar
Membros Tatiana_RJ Postado Novembro 14, 2012 Membros Postado Novembro 14, 2012 Obrigada pela ajuda,pessoal! Acabou que hoje o tempo está péssimo aqui no Rio e em Diamantina (segundo o climatempo) e acho que o feriadão será de muita chuva em MG Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.