Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Postado

Olá mochileiros ❤️

Esse relato é a continuidade do mochilão que fiz esse ano em Fevereiro no México e na Guatemala.

Se quiserem conhecer um pouquinho desse país incrível que é a Guatemala é só conferir a Parte 1 - Mochilão Maya - Guatemala 😍

 

🗺️ Nosso roteito no México foi o seguinte:

14/02 - Transfer para Palenque (vindo de Flores - Tikal)

15/02 - Palenque

16/02 - San Cristóbal de Las Casas

17/02 - San Cristóbal de Las Casas

18/02 - Oaxaca

19/02 - Oaxaca

20/02 - Cidade do México (conexão) - Cancún

21/02 - Cancun / Isla Mujeres

22/02 - Tulum

23/02 - Tulum

24/02 a 27/02 - Resort

28/02 - Valladolid

29/02 - Chichen Itzá - CDM01/03 - Retorno

 

Antes de iniciar o relato, aquele combo de informações básicas para quem ainda não conhece muito do México

🇲🇽 Capital: Cidade do México

💰 Moeda: Peso Mexicano. Para facilitar a conversão R$ 1,00 =  MEX 4,00 / USD 1,00 = MEX 21,00 MEX  * Valores nesse relato sempre arredondados. Pense num país com a moeda tao desvalorizada frente ao dólar quanto o real, é o peso mexicano. É uma excelente opção pra dólar alto, e sim, existe cancun e caribe para pobres.

🕐 Fuso: - 2h

👨‍👩‍👧‍👦 Visto: Brasileiros não precisam de visto para turismo – permanência até 180 dias (porém, pela via terrestre houve cobrança de taxa, entrarei em detalhes no próximo post)

 

No início do ano de 2020 o Itamaraty lançou um aviso informando sobre as constantes recusas de ingresso de brasileiros no México. Não deixe de levar impresso todos os seus comprovantes de voos, deslocamentos terrestres, comprovantes de hospedagem, bancário e etc. O endurecimento dos EUA com a imigração ilegal de pessoas vindo do México, e as constantes ameaças de embargos, fez com que o México endurecesse sua imigração. Nós não tivemos problemas na imigração em El Ceibo, contudo, EM TODAS AS VIAGENS de ônibus houve revista de policiais, às vezes, até 3 vezes na mesma viagem. E todas as vezes eles me acordaram para apresentar passaporte, cartão de entrada, e um inclusive me fez uma série de questionamentos. Então, viaje como se precisasse provar tudo. 

 

📅 Quando ir?

Na Cidade do México no verão (junho-agosto), os termômetros ficam entre os 12ºC e os 25ºC, em média. No  inverno (dezembro-fevereiro), entre 7ºC e 23ºC. Os meses mais chuvosos são junho, julho e agosto. Os mais secos, dezembro, janeiro e fevereiro. Já na região do Mar do Caribe, que abrange toda a Península de Yucatán, o tempo é quente e úmido quase o ano todo. Nas praias A temperatura fica entre 19°C e 35°C em média, seja inverno ou verão. Os meses mais secos são fevereiro, março e abril. Os mais chuvosos, setembro, outubro e novembro. Essa região do México costuma ser bastante atingido pela temporada de furacões do Caribe, que vai de junho a novembro, sendo que a maioria dos fenômenos ocorre entre agosto e outubro. Essa é a época do ano em que você deve evitar viajar para o Caribe mexicano.

 

✈️ Como chegar?

Os viajantes brasileiros costumam chegar à Cidade do México pelo Aeroporto Internacional Benito Juarez, localizado na parte leste, a cerca de 6km do centro da cidade. O aeroporto tem dois terminais, interligados por serviço de ônibus e aerotrem, um para voos domésticos e outro para os voos internacionais. Do terminal ao centro da cidade há varias opções de transporte: táxi, uber, ônibus executivo e metrô. A Aeroméxico possui voos diários direto de GRU para CDM, a viagem dura quase 10hr.

Para voos internos, as principais companhias aéreas que operam no país são Viva Aerobus, Volaris, Interjet (low costs) e a Aeroméxico.

 

🚗 Como se locomover?

No México opera apenas uma empresa de ônibus que se chama ADO. A ADO oferece várias classes de coletivos para quem quer fazer suas viagens com mais ou menos conforto. Há desde carros de primeira classe – com poltronas totalmente leito e fileiras individuais – até os carros comuns, que são os usados pelos mexicanos em geral, e por mim 😇. A passagem intermediária - ADO GL,  tem telas individuais, e a cadeira deita o suficiente para você descansar, é o melhor custo benefício, mas péssimos horários.

 

🥘 Culinária

Restaurantes são lugares tão imperdíveis quanto pirâmides astecas; a comida de rua é tão maravilhosa quanto as praias do Caribe. Por isso, não tenha dúvidas – reserve lugar no orçamento para comer bem. Pimenta no México é assunto sério 😛 Mesmo que você fale "no pica" vai ter pica 😅, principalmente em lugares mais populares, afinal a pimenta não vem só como acompanhamento, tudo é feito com pimenta, eu amo, mas quem não gosta sofre um cadinho rs. Pra vocês terem ideia vi até algodão doce com pimenta 😜

Qualquer prato mexicano leva milho, seja em grãos, como molho ou, até mesmo, no formato de massa – as amadas tortillas! Duas coisas que eu amei foram o "elote" um milho cheio de molho, queijo, maionese, pimenta, limão, tudo rs e o "mole poblano", uma espécie de ensopado feito com frango ou peru. No molho vão pimentas diversas, mas também tomate, banana frita, amendoim, coentro, canela e mais alguns ingredientes, conforme, claro, a receita de cada um. Mas o ponto marcante do mole poblano é o chocolate. Uma coisa que eu sinto muitassss saudades do México era comer feijão todo dia no café da manhã. 😋

O mezcal é uma versão mais rústica da tequila. Se você é fã de bebidas destiladas, vai adorar. Em Oaxaca não deixe de visitar uma Mezcaloteca e aprender um pouco mais sobre a bebida. Mas cuidado que o bicho é forte rs.

 

📌 DICA: A maior rede de lojas de conveniência no México é a Oxxo. Pensa num paraíso para mochileiros. Lanches bons e baratos. Café da manhã, almoço, jantar, sobremesa, sempre dá pra ir no Oxxo. Pegava muito coisas de café da manhã gastando na faixa de 30 MEX - 1,50 USD e hot dog - 2 por 16 MEX - 0,75 USD. Fora as promoções de biscoito e chocolates. Há também 7 eleven e Circle K, mas a Oxxo tem bem mais promoções.

  • Amei! 2
  • Membros
Postado

@PriPri Nunes Aguardando aqui, pois conheço outra parte do México para o Norte.Há várias empresas de ônibus nessa região, principalmente a Futura/Autovias do grupo Viva Aerobus,Primera Plus e a Omnibus de México. 

  • Colaboradores
Postado

Dia 14 - Shuttle de Flores (Tikal) para Palenque

Hoje foi mais um dia longo de viagem😐 mas pelo menos demos muita sorte, fomos somente 3 pessoas na Van 🥳 Saímos de Flores às 8hr.

Fechamos a Van por 220 QTZ - 29 USD. Tem uma empresa na cidade de Flores (GUA) que cobra mais barato esse trecho mas a reputação é péssima. Varias pessoas disseram-nos para evitá-la porque eles tem fama de abandonar as pessoas na imigração e de oferecer um serviço ruim - o nome da empresa é a Mayan Expeditions / San Juan Tours. Inclusive no google e no tripadvisor tem muitas reclamações.

Nossa viageIMG_7923.thumb.jpg.10d4968a245308b3783718c6c107fd8b.jpgm foi bem tranquila, foram 03:30 até a fronteira de El Ceibo. A saída da Guatemala foi bem tranquila, carimbaram nossos passaportes e atravessamos caminhando, já que trocaríamos de transporte. Enquanto na Guatemala o posto é só uma portinha, do lado do México é gigante. Demos azar de chegar logo depois de 2 grupos grandes, e todo o processo demorou demais.  Não sei se a demora nas entrevistas é comum ou se foi reflexo dos últimos acontecimentos. A fronteira de El Ceibo ficou fechada por alguns dias em Janeiro por conta da caravana de migrantes de Honduras que tentavam chegar aos EUA. Já estávamos até com o plano de B de ir para o México via Belize, mas deu tudo certo.🥳

Primeiro viram nossos passaportes, nos deram os formulários e fomos ao banco - dentro da própria imigração, pagar a taxa de entrada - 33 USD. No banco aceitavam pesos mexicanos, dólares ou cartão. A taxa é obrigatória quando você entra pela via terrestre. Levamos quase 3hr na imigração. Depois de pagar voltamos pra fila, na entrevista foi tranquilo. Saímos de lá já iam dar quase 14hr. 😪 O segundo trecho da viagem tudo mudou, vans novinhas e com ar condicionado (algo raríssimo na Guatemala)😜 . Chegamos em Palenque por volta de 17:30. Esquecemos de baixar o mapa offline da cidade, e sem o chip, e sem internet, penamos um pouco pra achar nosso hotel, que era num lugar mais afastado do centrinho. Andamos uns 2km com as mochilas, mas perguntando, chegamos. 😅

No México, as hospedagens também ficaram bem melhores rs. Esse hotel de Palenque era ótimo. Deixamos as mochilas, e fomos conhecer a cidade e fechar o passeio do dia seguinte. O centrinho estava bastante cheio, era fim de semana e haviam muitos mexicanos na praça central. Compramos um chip da Telcel - não gostei, vários lugares mais afastados simplesmente não tinha sinal, fora que a cobertura 4G era praticamente somente nas cidades. Mas ele é muito mais barato do que o amigo movistar e da AT & T. O chip foi 75 MEX - 3,50 USD para uma semana com 2GB. Depois fiz recarga pelo próprio site, bem baratinho também.

🌮 Tropi Tacos - um restaurante popular bem baratinho ótimo para conhecer a variedade de tacos. Mas cuidado com a pimenta 😄 O Jantar não deu 100 MEX - 5 USD para cada.

🏘️ Misión Palenque - Quarto duplo - 758 MEX - 35 USD. Recomendo muito, ainda mais se você tiver um tempinho pra aproveitar o hotel, ele tem uma área de lazer incrível 😀

  • Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Dia 15 - Zona Arqueológica de Palenque, Cachoeiras Misol-ha e Água Azul

No dia anterior, à noite IMG_7992.thumb.JPG.9e7f315c538ac1c54f4f9c0ee31d2ba5.JPGenquanto andávamos pelo centrinho, fechamos o passeio. Por coincidência, foi com a mesma empresa responsável pelo nosso transfer a partir da fronteira da Guatemala. O valor do tour foi de 450,00 MEX - 21 USD. O passeio todo durou 12h. Às 7:30 a van já passou pra nos pegar. O primeiro ponto do dia foi a Zona Arqueológica de Palenque. Ela é bem próxima da cidade, uns 15 minutinhos de carro 🚗. Se você não tiver interesse em fazer as cachoeiras,  o acesso é bem simples, inclusive de ônibus. 

Neste passeio não estava incluso o guia, mas na entrada do parque há diversos oferecendo os serviços. Achamos caro (300 MEX por pessoa) e não fechamos. Como Palenque tem uma estrutura melhor (placas informativas ao longo do percurso), e um museu excelente na entrada, não sentimos tanta falta. Mas claro, se você for um apaixonado, sempre vale a pena. 😉

 

Sobre Palenque

Palenque é um dos melhores exemplos de arquitetura maia no México, tem uma área total de 18 km² e mais de mil construções, erguidas em meio a uma densa floresta tropical habitada por macacos 🐒 e aves coloridas 🐦. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, Palenque teve seu auge como importante centro da civilização maia entre os anos 500 e 700. Depois de ter sido escondida pela floresta durante muitos anos, só foi redescoberta no século XVIII – mas as primeiras visitas turísticas aconteceram apenas no século passado. Estima-se que já escavaram somente 10% dessa antiga cidade até agora. Os edifícios estão muito bem conservados, em especial os do Grupo Principal. O apogeu de Palenque se deu durante os 68 anos do reinado de Pakal. O Templo das Inscrições abriga também a cripta onde repousa o antigo rei Pakal.👑

Andar pelo parque é uma delícia, a selva Lacandona 🌳 traz um clima todo especial. O ideal é ir pela manhã ao sítio, primeiro por conta do calor que faz na região, e depois por que a partir das 10hr o Parque começa a encher com visitantes que fazem o day tour desde San Cristóbal. Nós chegamos às 8hr e por volta de 11hr iniciamos a descida até o centro de visitantes. O caminho da saída é diferente, percorre-se uma pequena trilha na mata onde é possível ver algumas construções, a maioria que serviram de residência para os maias, uma pequena queda d'água, e um rio. No centro de visitantes encontra-se o museu. Reserve um tempinho pra conhecer pois tem muita informação interessante e muitos dos objetos que foram encontrados durante a escavação encontram-se lá. Saímos às 12:30 do parque, tempo suficiente para fazer tudo com calma.

IMG_7966.thumb.jpg.2133db7397874b0688046d0152428bbb.jpg      IMG_7937.thumb.jpg.ad05974086293016e3bafe10d704d7f0.jpg      IMG_8021.thumb.jpg.f287d8a517815e2605a8c1e6d02a06fd.jpg

 

📌 Além de Palenque, outros dois sítios famosos na região de Chiapas são Yaxchilán e Bonampak. Existem tours que visitam os dois sítios saindo a partir de Palenque, mas são bem mais caros. Acredito que pela distância e número reduzido de interessados. O mais em conta que encontrei por lá foi 80 USD. E tem também a opção de dormir na selva, com rafting no dia seguinte, esse era 150 USD.

Depois nos dirigimos para IMG_8044.thumb.jpg.682f53f0fce38b7b76d5fb9ea7a9972c.jpga cachoeira Misol-Há. A queda é linda, é possível nadar e também fazer uma caminhada por trás de suas águas. A parada aqui foi de 1h só. Apenas o tempo de tirar algumas fotos, caminhar e comer um lanchinho.

De lá fomos para o último ponto do nosso dia, a Cascata Água Azul . A cachoeira é bonita mas há um excesso de turista 😐. Muitas barraquinhas de ambulantes, muito carro, muita van.

A região possui diversas cachoeiras, são varias quedas d’agua de tamanhos diferentes e a cor da água dá um toque especial. Por um caminho de pedras, quase uma escadaria, você acompanha de perto a queda d’agua e chega em um ponto alto do parque, onde é possível ver a queda principal quase por cima dela mesmo. Por lá comi umas empanadas bem mais ou menos, mas foram só 50 MEX - 2 USD. O tempo quando chegamos já começou a nublar, e no fim do dia caiu uma chuvinha fininha. Conversando com o atendente do restaurante que comemos ele nos disse que é muitooo comum chover no fim da tarde, que quase todos os dias isso acontecia. Acredito que pela localização da cachoeira, no alto da selva.

Todas as vans saíram do parque às 17:30 juntas - em comboio. Segundo o nosso motorista, todos eles saem juntos para evitar assaltos nessa estrada que é bem comum. Então se for de carro, procure saber mais sobre a segurança nesse trecho.IMG_8046.thumb.jpg.a648f9171253c9a179f2b86ef5ceb679.jpg

Chegamos em Palenque por volta de 19:30 já, apenas fomos no centrinho comer bem rapidinho, trocamos de roupa e fomos para rodoviária pegar nosso ônibus para San Cristóbal.  Compramos a passagem antecipadamente pelo site da ADO, através do paypal, porque teve uma promoção muito boa em janeiro, que compensava, ainda que com IOF. Pagamos 256 MEX - 12 USD. Na hora é sempre mais caro, e só aceita dinheiro se tiver faltando 15 minutos pro bus sair. Obs: Trocamos uma das passagens que adquirimos na internet, e foi bem tranquilo, sem taxas.

Nosso bus saiu por volta de 22hr, foi um ADO "normal" (executivo). Tivemos fiscalização de policiais por 2x, mas a viagem foi bem tranquila.

 

🚍 Noite no bus - tempo de viagem 8:30h

  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...