Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Dia 11 - Semuc Champey

O Monumento Natural de Semuc Champey é um dos principais destinos turísticos da Guatemala. No idioma maia q’eqchi significa “onde o rio se esconde debaixo das pedras”. As montanhas ao redor são formadas por pedras calcárias que caíram e deram origem às piscinas naturais de cor esverdeada sobre o rio Cahabón, tudo isso no meio da selva guatemalteca. 😍 As pisIMG_7614.thumb.jpg.eece9344e1fa384a0605f75b3948c5fc.jpgcinas são fruto da ação geológica de milhões de anos que transformaram o leito do rio em piscinas de vários tamanhos. Já a cor esverdeada é devido a minerais existentes na rocha da região. Apesar da cor verde da água dar um charme ao local, nem sempre ela está dessa cor, é preciso dar sorte de pegar um dia de sol ☀️

O parque fica a 14 km de Lanquín, porém, a estrada de terra é muitoooo ruim, por isso só passam carros 4×4. A viagem é feita através de caminhões que levam as pessoas na caçamba até Semuc Champey. Nós pagamos 25 QTZ - 3 USD por pessoa o trecho. Como nosso hotel ficava já na estrada para Semuc foi só esperar um caminhão passar. O percurso dura aproximadamente 1 hora e é feito de pé, segurando una barra de ferro (É divertido 😄). 

A entrada do parque custa 50 QTZ - 6,50 USD e não precisa de guia. O parque possui algumas trilhas pela floresta. A primeira coisa que fizemos quando chegamos no parque foi subir ao mirante. A trilha é curta, aproximadamente, 45 minutos e a maior parte são subidas com degraus. É recomendado ir de tênis pois alguns pontos são escorregadios. A vista lá de cima é incrível! A maioria das fotos que você vê de Semuc Champey são tiradas desse mirante. Depois descemos e percorremos as trilhas que cortam o parque, com diversas paradas nas piscinas naturais que são uma delícia no calorão! A temperatura em Semuc é bastante alta quando compara com o restante do país. Durante o dia chegou a fazer 35 graus. 🤗guarda-volumes próximos às maiores piscinas; eles são gratuitos, basta você levar seu cadeado. Nós passamos o dia inteirinho só curtindo esse paraíso.

No parque há ainda duas atividades, a caverna e o tubbing. A caverna fica do outro lado do Rio Cahabón e a entrada custa 60 QTZ - 8 USD. A caverna é escura e cada pessoa leva uma vela consigo para iluminar o caminho. Dentro da caverna há pequenas rochas a serem escaladas, partes alagadas onde é preciso nadar, e tudo isso com uma mão para fora da água, para não apagar a vela. Não é o tipo de coisa que me atrai, adoro caverna, mas ficar nadando com uma vela na mão não me atraiu, então, não fiz. Depois da caverna há o tubing onde você desce na correnteza do rio. O tubing já está incluído no preço da caverna. Não há emoção, já que desce bem devagar, mas faz parte do trajeto para você voltar a parte do rio onde fica a entrada da caverna.

📌 Todos os hotéis da cidade oferecem day tour para Semuc, que inclui, além do transporte, um guia, tubing (boias para descer na correnteza do Rio Cahabón) e a entrada da caverna próxima. O valor é de 200 QTZ - 26 USD (com a entrada do parque).

Cuidado para não perder a hora e acabar perdendo o último caminhão 😅 Isso quase aconteceu conosco rs. Depois das 16hr os grupos já foram embora, e o parque fica super vazio. Ficamos tão desligadas, que quando nos demos conta, já era a hora de fechamento do parque - 17hr. Pegamos o último caminhão.

Quando chegamos demos uma voltinha nos arredores e confirmamos, não existe nada em Lanquín 😆

🏘️ Viñas Hotel - 225 QTZ - 30 USD - Quarto Duplo. O hotel era uma graça. Vários chalés em meio ao mato, uma piscina bem bacana com bar, e um restaurante com comida bem saborosa e um preço justo (na faixa de 45 QTZ - 6 USD).

IMG_7798.thumb.jpg.42a5c326f4af6c9d440ca98513bd21ed.jpg         IMG_7737.thumb.jpg.61411e0aa8a77e863352a2411874996c.jpg         IMG_7803.thumb.jpg.dbed7fb6d6877efd20af9a18817771f1.jpg

• Amei! 3
  • Colaboradores
Postado

Dia 12 - Shuttle Flores

Hoje foi dia de encaraIMG_7810.thumb.jpg.f216c694b8470151337b95bd3d5eb94d.jpgr mais um dia longo de viagem 😪. Fechamos o shuttle para Flores com o nosso hotel 185 QTZ - 25 USD. Passaram para nos pegar por volta de 8:15, e nos deixaram no mesmo ponto de quando chegamos na cidade. O micro ônibus para Flores já chegou com alguns passageiros, e fomos as últimas a entrar. Saímos por volta de 9hr. O micro era horroroso. Foi um martírio a viagem pra mim 😭 😭. Por mais de 2h fui sem espaço nenhum para mexer as pernas, com 1h ela já tava dormente 🥺 Por sorte, em Coban, uma menina desceu e vagou um banco na frente (que também não caberia minhas pernas), mas a menina que tava do meu lado se solidarizou e sentou nele 🙏. Foram 330Km viajando de ladinho para que minhas pernas não ficassem esmagadas no banco. Alguns bancos também não tinham encosto, simplesmente péssimo! A viagem durou 10hr, sendo que ficamos 1hr na fila da balsa para atravessar para ilha de Flores.

IMG_7817.thumb.jpg.0aef946a4af80c3d1ae82bfbcc7497bf.jpg

📌 Sobre Flores

Flores é considerada a base para visitar o Parque Nacional Tikal. Trata-se de uma pequena ilha no lago Petén Itzá, a aproximadamente 60 km das ruínas de Tikal. A ilha é bem pequenina, menos de 1,5 Km2, e em 20 minutos percorre-se toda a ilha. Há uma boa infra-estrutura turística, com bastante hotéis, restaurantes e agências. A ilha só tem um problema de infra: não tem câmbio (inacreditável 😆). Somente o Hostel Los Amigos faz câmbio com uma cotação horrorosa. Se quiser outra opção, só saindo da ilha e indo até a cidade no Banco Azteca.

As construções por lá são antigas, e bem coloridas, o que faz da cidade um local super charmosinho. Outra atração é pôr do sol no lago, que pode ser assistido de um dos muitos bares com Happy-hours diários na pequena avenida na beira do lago ou de alguns dos decks.

🍝 Cool Beans - Um restaurante com uma atmosfera bem descoladinha de frente pro lago, com ótimas opções e preços muito convidativos (pratos a 40 QTZ - 5 USD). Cerveja bem gelada e aceita cartão (uma raridade nos estabelecimentos mais baratos)

🏘️ Hostal Don Cenóbio - 225 QTZ - 30 USD - Quarto Duplo. Há quartos coletivos. O hostal é um casarão muito bacana. Com um terraço bem aconchegante com vista para o lago. Quarto amplo, e banheiro também.

• Amei! 3
  • Colaboradores
Postado
8 horas atrás, D FABIANO disse:

@PriPri Nunes Só tenho a agradecer o conhecimento de um país que vive"escondido " da América do Sul,mas resta uma pergunta :Só tem passeio que requer caminhada lá ou foi opção faze-Los?

A maioria dos passeios na Guatemala concentra-se em natureza mesmo, e a cidade de Antígua que tem muita história em cada prédio. Mas quanto as caminhadas tem pras todos os níveis de dificuldade e até para os que não gostam de caminhar rs. Quando montei o roteiro tive muita dificuldade de encontrar boas informações em português, a maioria dos blogs que encontrei falavam mais sobre Antígua e Tikal. Aqui mesmo no mochileiros, esse é o 3º relato sobre a Guatemala. Espero que possa inspirar mais pessoas a conhecer esse país tão rico culturalmente ❤️ Obrigado por acompanhar ❤️

• Amei! 1
  • 8 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 06/06/2020 em 03:31, PriPri Nunes disse:

entrada do parque custa 50 QTZ - 6,50 USD e não precisa de guia.

Pri, seu relata é ótimo. Obrigada.

Sobre Semuc, vc disse q eu não precisa de guia. Mas na caverna e tubing existem pessoas responsánveis que te levam nestes passeios? É só chegar lá e dizer o que quer fazer?

• Colaboradores
Postado
Em 20/02/2021 em 12:56, Nique Varela disse:

Pri, seu relata é ótimo. Obrigada.

Sobre Semuc, vc disse q eu não precisa de guia. Mas na caverna e tubing existem pessoas responsánveis que te levam nestes passeios? É só chegar lá e dizer o que quer fazer?

Nique, 

Se vc for fazer os dois eu acho que pode compensar pagar o tour de 200qtz porque por conta você vai acabar gastando 160Qtz e vai perder tempo no deslocamento e aguardando a formação de grupo na entrada da caverna (lá só entra com guia). Agora se for só o tubbing dá pra fazer separado. 

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Em 23/02/2021 em 08:48, PriPri Nunes disse:

Nique, 

Se vc for fazer os dois eu acho que pode compensar pagar o tour de 200qtz porque por conta você vai acabar gastando 160Qtz e vai perder tempo no deslocamento e aguardando a formação de grupo na entrada da caverna (lá só entra com guia). Agora se for só o tubbing dá pra fazer separado. 

Brigadinhaaa.

• 8 meses depois...
  • Membros
Postado (editado)
Em 06/06/2020 em 03:31, PriPri Nunes disse:

Dia 11 - Semuc Champey

O Monumento Natural de Semuc Champey é um dos principais destinos turísticos da Guatemala. No idioma maia q’eqchi significa “onde o rio se esconde debaixo das pedras”. As montanhas ao redor são formadas por pedras calcárias que caíram e deram origem às piscinas naturais de cor esverdeada sobre o rio Cahabón, tudo isso no meio da selva guatemalteca. 😍 As pisIMG_7614.thumb.jpg.eece9344e1fa384a0605f75b3948c5fc.jpgcinas são fruto da ação geológica de milhões de anos que transformaram o leito do rio em piscinas de vários tamanhos. Já a cor esverdeada é devido a minerais existentes na rocha da região. Apesar da cor verde da água dar um charme ao local, nem sempre ela está dessa cor, é preciso dar sorte de pegar um dia de sol ☀️

O parque fica a 14 km de Lanquín, porém, a estrada de terra é muitoooo ruim, por isso só passam carros 4×4. A viagem é feita através de caminhões que levam as pessoas na caçamba até Semuc Champey. Nós pagamos 25 QTZ - 3 USD por pessoa o trecho. Como nosso hotel ficava já na estrada para Semuc foi só esperar um caminhão passar. O percurso dura aproximadamente 1 hora e é feito de pé, segurando una barra de ferro (É divertido 😄). 

A entrada do parque custa 50 QTZ - 6,50 USD e não precisa de guia. O parque possui algumas trilhas pela floresta. A primeira coisa que fizemos quando chegamos no parque foi subir ao mirante. A trilha é curta, aproximadamente, 45 minutos e a maior parte são subidas com degraus. É recomendado ir de tênis pois alguns pontos são escorregadios. A vista lá de cima é incrível! A maioria das fotos que você vê de Semuc Champey são tiradas desse mirante. Depois descemos e percorremos as trilhas que cortam o parque, com diversas paradas nas piscinas naturais que são uma delícia no calorão! A temperatura em Semuc é bastante alta quando compara com o restante do país. Durante o dia chegou a fazer 35 graus. 🤗guarda-volumes próximos às maiores piscinas; eles são gratuitos, basta você levar seu cadeado. Nós passamos o dia inteirinho só curtindo esse paraíso.

No parque há ainda duas atividades, a caverna e o tubbing. A caverna fica do outro lado do Rio Cahabón e a entrada custa 60 QTZ - 8 USD. A caverna é escura e cada pessoa leva uma vela consigo para iluminar o caminho. Dentro da caverna há pequenas rochas a serem escaladas, partes alagadas onde é preciso nadar, e tudo isso com uma mão para fora da água, para não apagar a vela. Não é o tipo de coisa que me atrai, adoro caverna, mas ficar nadando com uma vela na mão não me atraiu, então, não fiz. Depois da caverna há o tubing onde você desce na correnteza do rio. O tubing já está incluído no preço da caverna. Não há emoção, já que desce bem devagar, mas faz parte do trajeto para você voltar a parte do rio onde fica a entrada da caverna.

📌 Todos os hotéis da cidade oferecem day tour para Semuc, que inclui, além do transporte, um guia, tubing (boias para descer na correnteza do Rio Cahabón) e a entrada da caverna próxima. O valor é de 200 QTZ - 26 USD (com a entrada do parque).

Cuidado para não perder a hora e acabar perdendo o último caminhão 😅 Isso quase aconteceu conosco rs. Depois das 16hr os grupos já foram embora, e o parque fica super vazio. Ficamos tão desligadas, que quando nos demos conta, já era a hora de fechamento do parque - 17hr. Pegamos o último caminhão.

Quando chegamos demos uma voltinha nos arredores e confirmamos, não existe nada em Lanquín 😆

🏘️ Viñas Hotel - 225 QTZ - 30 USD - Quarto Duplo. O hotel era uma graça. Vários chalés em meio ao mato, uma piscina bem bacana com bar, e um restaurante com comida bem saborosa e um preço justo (na faixa de 45 QTZ - 6 USD).

IMG_7798.thumb.jpg.42a5c326f4af6c9d440ca98513bd21ed.jpg         IMG_7737.thumb.jpg.61411e0aa8a77e863352a2411874996c.jpg         IMG_7803.thumb.jpg.dbed7fb6d6877efd20af9a18817771f1.jpg

Quero voltar a Guatemala para conhecer Semuc Champey. Cada vez que vejo as fotos, restaura essa vontade.

Belo relato e belas fotos ;)

Roteiro bom. Alguns lugares que vc citou, eu desconhecia.  

Editado por bra_carioca
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...