Membros Este é um post popular. primporai Postado Maio 29, 2020 Membros Este é um post popular. Postado Maio 29, 2020 Oi oi, gente! Sei que esse lugar é o desejo de muitos e devido aos preços praticados por lá, acaba se tornando um sonho distante. Como já estive 2x nessa ilha tão mágica, quero compartilhar algumas dicas com vocês, para quem sabe, um dia, tornar essa viagem possível. Fiz as duas viagens sozinha, inclusive foi a minha primeira experiência viajando sozinha. Então já fica a dica pra quem tem medo ou duvidas se dá pra ir pra lá sozinho(a), porque dá sim. PASSAGEM ÁEREA Pra mim também era um destino que jamais achava que conseguiria conhecer e nunca estava nos meus planos. Até que um dia recebi uma notificação desses aplicativos de promoções por R$ 1.200,00 (Eu sou do sul e Noronha é longe pra caramba). Durante a viagem encontrei algumas pessoas que trocaram a passagem por pontos das cias áreas (algo entre 20.000 e 30.000). Sentando do lado esquerdo do avião, você tem essa vista ÉPOCA DO ANO: Entre agosto e começo de outubro são os meses ideais. As praias do mar de dentro (Sancho, Baia dos Porcos, Cacimba, etc) estão com as águas calmas e o mar fica que nem uma piscina, o sol predomina e as chuvas são raras. Mas como consequência, os preços nesses meses são mais elevados. Em outros meses os preços ficam mais camaradas, só tenha consciência que você vai encontrar a ilha diferente, mas linda igual. Quando o mar de dentro tá agitado, o mar de fora fica calmo e vice e versa. Então sempre vai ter uma praia mais tranquila pra você tomar um banho sem levar um caldo, engolir água e ralar o joelho. Eu fui em maio de 2018, época de chuva (não peguei nada de chuva), as condições do mar estavam equilibradas, o mar de dentro começando a acalmar da época do swell e o mar de fora começando a ficar agitado. Esse ano voltei em janeiro, logo depois das festas. Por incrível que pareça, peguei uma manhã se chuva por lá. O mar de dentro estava agitado, mas não peguei o swell. O mar de fora estava uma delicia. Entre as duas épocas que estive lá, preferi mil vezes a vibe da ilha de maio. Encontrei um pessoal mais aberto, consegui mais caronas por lá, festas estavam melhores. Em janeiro observei aquele turista que tá mais interessado nas festas, vi gente montada no look branco, com cabelo escovado e tirando foto na praia. A ilha estava linda igual, mas a vibe era outra. TAXAS: Infelizmente as taxas são obrigatórios e não tem jeito pra economizar. TPA: você paga por dia que fica na ilha (http://www.noronha.pe.gov.br/turPreservacao.php). Dá pra fazer antecipadamente ou no momento que chega no aeroporto. Ingresso do Parque Nacional Marinho: esse ingresso não é obrigatório, mas dentro do parque estão praias como o Sancho, Leão e também é necessário para fazer os passeios de barco. Acho que acaba se tornando “obrigatório”. O valor do ingresso é de R$ 111,00 para brasileiros e R$ 222 para estrangeiros, válido por 10 dias. ALIMENTAÇÃO: A alimentação por lá é bem salgada e ficar comendo em restaurantes vai encarecer muito. Mas tem lugares que vendem/entregam quentinhas boas e grandes. Dependendo de quanto você come, dá pra duas pessoas ou duas refeições. • Restaurante do Valdenio – (81)3619-1872 – R$ 30,00 PF • Marmita da Dona Iolanda (81) 8560-0983 – R$ 20,00 •Quentinha da Ilha (81) 8951-9022 – R$ 20,00 No restaurante na mãezinha tem buffet a kg por 80,00 ou ela também monta uma marmita na hora por R$ 20 – 25. Na vila dos remédios (centrinho) encontrei pastel e tapioca por R$ 15,00. • Sempre tenha água • Leve comidinhas e petiscos por três motivos: 1 – Economizar 2 – Noronha é afastada do continente, é bem comum faltar alguns produtos nas prateleiras e também o preço é mais elevado. 3 – Algumas praias não tem estrutura nenhuma, então você não precisa sair de lá porque está com fome. Dê preferencia por comidas que não precisem de geladeira (bolachas, frutas, castanhas, polenguinho, embutidos, etc) Acho que nem preciso falar que beber por lá custa um rim. Nessa última vez eu levei minhas biritinhas na mala kkkk PASSEIOS: Ilhatour em grupo (R$ 250 - 300): é o mais famoso. O passeio dura o dia inteiro e basicamente vai te levar pra dar um rolê geral pela ilha. Acho válido fazer se você tiver pouco tempo na ilha (tipo uns 3 ou 4 dias só). Caso contrário, dá pra conhecer a ilha tranquilamente por conta própria, indo de ônibus e quando necessário, andar um pouco até o local. Barco: nunca fiz nenhum e não é o tipo de passeio que eu curto. Existem passeios a tarde, no por do sol.. Mergulho com cilindro/snorkel: o que tem embaixo da água em Noronha é outro espetáculo. Se você tiver a oportunidade de mergulhar com cilindro, faça! Vai ser uma experiência única e inesquecível, não tenho dúvidas. Mas só com um snorkel e nadadeiras (aluga por lá), você também vai poder ver muita vida marinha e vai ficar encantado. Tem um milhõa de peixinhos coloridos e de todos os tamanhos, tem tartaruga, tubarão, raia, etc. Sim, dá pra ver tudo isso só fazendo a flutuação. 15788459899372144200254.mp4 1578845864349-1483026089.mp4 1578845864349-1483026089.mp4 Esses dois videos fiz durante uma flutuação na Praia do Sueste Canoa Havaiana(R$ 150 -200 por 2h): há opções de 1h, 2h ou 3h. Fiz o de 2h somente na primeira vez, mas foi lindo. Optei por faze-lo no nascer do sol, horário que há mais chances de ver golfinhos. Como a canoa é baixa e não tem motor, você consegue ver os golfinho muito perto e até ouvir o canto deles, foi inesquecível. Golfinhos durante a canoa havaiana Nascer e por do sol: esse é um programa que dá pra fazer de graça e em vários pontos da ilha. Por do Sol no Boldró Trilhas: existem várias trilhas por lá, a maioria das trilhas precisa de agendamento, mas não são todas que precisam de guia. Na hora de contratar um guia, acho legal dar preferencia para algum morador ou nativo de lá, com certeza vai enriquecer a sua experiência e também valoriza o pessoal de lá. Pontinhas Caieras (precisa de agendamento e guia) Capim-Açu é a trilha mais extensa da ilha com 9km (precisa de agendamento e guia) Piquinho (não precisa agendar e nem de guia, mas se você não tiver experiencia com trilha, recomendo fazer com guia) Palestras Projeto TAMAR: todos os dias às 20h tem palestras sobre diversos assuntos e são gratuitas. Os assuntos das palestras são divulgados semanalmente. Fui em um domingo com a palestrante Grazi do https://www.instagram.com/noronhacomgrazi/, ela é nativa e historiadora, e contou um pouco sobre a descoberta e história de Noronha. Achei muito interessante conhecer um pouco além e como tudo começou por lá. CARONA/TRANSPORTE PÚBLICO: Noronha conta com 2 ônibus (quando estão funcionando) e a passagem é R$ 5,00. A cada 30 min cada um sai de uma ponta da ilha e eles se cruzam. Ele passa pela BR e entra na vila dos remédios. Para chegar em algumas praias é preciso dar uma caminhada, mas não acho nada absurdo. Tem um ponto de ônibus na frente do aeroporto e dá pra usar quando chega ou sair da ilha. As caronas também são comuns por lá. Pessoas com buggys alugados, taxis, nativos e até mesmo agencias de passeios oferecem caronas, então aproveitem. Descolei várias caronas enquanto caminhava para o ponto de ônibus. HOSPEDAGEM: Já existem algumas opções de hostels na ilha, nada comparado aos preços praticados em outros lugares, mas a partir de R$ 100-150 por diária, já é possível encontrar boas opções. Infelizmente não é permitido acampar em nenhum local da ilha. Bom gente, já falei demais Fico a disposição para ajudar e trocar algumas ideias sobre esse lugar. Meu insta é https://www.instagram.com/primporai/, lá tem um destaque e contei um pouquinho de como foram meus dias em Noronha. Boas trips para todos nós! Deixo aqui mais algumas fotos da viagem Piscina Natural Morro de Fora Praia do Sancho Descendo as escadas pro Sancho Mirante da Baia dos Porcos Praia da Conceição 5 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 1, 2020 Membros Postado Junho 1, 2020 @appriim Fui em 2012 e fiquei 7 dias justo porque o parque marinho ia ser piratizado,hoje cobram entrada. Não é o tipo de turismo que gosto,sou de história e a que há por lá estava totalmente abandonada. O Ilha tour,por ex,custava 80 reais,mesmo assim era o único passeio que havia por terra. Deve estar muito diferente,foi bom para ver um pouco do meu passado. 1 Citar
Membros primporai Postado Junho 8, 2020 Autor Membros Postado Junho 8, 2020 Em 31/05/2020 em 23:36, D FABIANO disse: @appriim Fui em 2012 e fiquei 7 dias justo porque o parque marinho ia ser piratizado,hoje cobram entrada. Não é o tipo de turismo que gosto,sou de história e a que há por lá estava totalmente abandonada. O Ilha tour,por ex,custava 80 reais,mesmo assim era o único passeio que havia por terra. Deve estar muito diferente,foi bom para ver um pouco do meu passado. Claro, cada um tem seu gosto! Eu gosto muito de natureza, praias, trilhas e também sou mergulhadora, então Noronha é um cheio pra mim. A dona do hostel que eu me hospedo é a Grazi, historiadora que eu mencionei no post, então além da palestra já tive várias conversas sobre a história de lá e eu adoro. É um jeito lado diferente e que poucos conhecem sobre a ilha. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.