Membros JohnLuqueORoots Postado Maio 27, 2020 Autor Membros Postado Maio 27, 2020 5 horas atrás, samanthavasques disse: Talvez seus pais tenham razão... Qual foi o planejamento que você fez? Já fez alguma outra viagem de experiência? (andar 30km não vale, isso não é mochilão, no máximo foi uma trilha de 1 dia, e voltou pra casa pra dormir na sua cama) Tem uma profissão, alguma habilidade que te permita ganhar dinheiro durante a viagem? Se sua resposta pra essas perguntas for não eu concordo com os seus pais. Não quer dizer que você não possa seguir com seu plano do "mochilão roots", mas que você precisa se preparar melhor pra isso. E se seus pais perceberem que você está preparado provavelmente eles vão se preocupar menos. Sim já havia pensado nisso! Sei cantar e tocar violão. Vou me preparar melhor concerteza! E vou ser mais paciente e vou tentar explicar o que quero fazer! Citar
Membros JohnLuqueORoots Postado Maio 27, 2020 Autor Membros Postado Maio 27, 2020 6 horas atrás, poiuy disse: Complementando, a forma mais eficiente de seus pais "pararem de encher o seu saco" a respeito do assunto, é você conquistar a confiança deles, e provar que você está bem preparado para uma aventura destas. Agora como conquistar a confiança deles, tem várias formas, vai deste o seu comportamento do dia-a-dia, até questões financeiras, eu poderia citar alguns exemplos de coisas que você poderia fazer provar que está preparado: Por exemplo, você já viajou sozinho, e já ficou totalmente por conta própria em outra cidade por uns 4 ou 5 dias? Se nunca viajou sozinho ou ficou por conta própria por mais que 2 ou 3 dias, nas próximas férias, faça algumas viagens mais curtas, de uma semana por exemplo, e para locais próximos, algo como ir passar o final de semana numa cidade próxima, fazer uma viagem de uma semana para um local próximo, etc. É mais fácil convencer o país a permitirem você a fazer viagens curtas, e depois que você tiver feito algumas, e não tiver tido problemas, os seus pais terão mais confiança em você, pois saberão que você é responsável e que sabe se virar sozinho. Você tem alguma reserva de dinheiro para começar a viagem? Se você cair na estrada com a mochila e violão nas costas, sem um tostão furado no bolso, já na primeira semana você estará passando fome mendigando por um prato de comida, pois leva um tempinho até você conseguir "pegar o jeito da coisa", descobrir onde pode conseguir algum dinheiro, comida e um local para dormir, onde tocar violão funciona ou não funciona, etc... E mesmo quando você já tiver "pego o jeito da coisa", sempre tem aqueles dias onde nada dá certo, onde você não consegue carona, não consegue achar um couchsurf, não consegue arranjar comida, não consegue nenhum dinheiro, etc... E se não tiver nenhuma reserva para estes dias, você com certeza vai passar fome ou ter que dormir na rua. Uma reserva de emergência serve para estes momentos onde tudo dá errado, e se você tiver uma reserva de emergência, os seus país ficarão mais tranquilos, pois saberão que se a coisa apertar, você terá algum dinheiro para estes momentos e não vai passar fome ou ter que dormir na rua. Para viagens mais longas, caso você não tenha dinheiro suficiente para bancar toda a viagem, ter um plano bem concreto e viável de como conseguir ganhar algum dinheiro durante a viagem, e provar que você é capaz de colocar isto em prática, também trará confiança para seus pais. Por exemplo, você falou que sabe tocar violão, mas já tentou se apresentar na praça ou na rua aí da sua cidade, para ver se você tem jeito para apresentações em público e consegue algum dinheiro? Pois tocar em casa, no seu quarto, ou para meia duzia de amigos é bem diferente do que se apresentar para o público. Estes são só alguns exemplos de coisas que você fazer para conquistar a confiança dos seus pais, e se você for bem sucedido nestes exemplos, irá ganhando a confiança dos seus pais, e eles não estarão mais tão preocupados, pois saberão que você é responsável e que sabe se virar por conta própria, e que está preparado para esta aventura. Sim, já estava pensando em viajar para cidades vizinhas para assim meus pais verem que eu tenho o conhecimento necessário de viajar! E é o que vou fazer. Obrigado pelo seu comentário amigo ❤️✌️🎶 Citar
Membros D FABIANO Postado Maio 27, 2020 Membros Postado Maio 27, 2020 Você está na idade de estudar, se eu pudesse voltar a ter 18 anos,teria estudado muito mais do que estudei e passando na primeira vez,tentei 3 para passar.Há tantas novas profissões no ramo da informática que nem eu conheço, mas não adianta querer aprender com mais de 40 como eu.O negócio é ter a sua idade,estudar,se formar,ter o seu dinheiro, para não precisar mendigar ou viver triste como eu,por não ter um sonho realizado, que hoje é de todos. Citar
Membros GrandKenio Postado Junho 7, 2020 Membros Postado Junho 7, 2020 Vou tentar descrever minha experiência nos meus mochilões roots com relação aos meus pais de forma resumida. Quando comecei a falar com meus pais que ia começar a fazer mochilão, eu morava em outra cidade fazendo faculdade. Meus pais salvavam o aluguel e eu dava os corres pra o resto. Larguei um estágio em uma multinacional porque odiava a rotina pra me virar e comecei a vender brigadeiro na rua pra levantar a grana. Isso me ensinou a viver com pouco e me virar. Meus pais odiaram a ideia e os medos eram os mesmos. Achavam que ia passar fome, que não ia ter lugar pra dormir, que R$300 não ia dar nem pra primeira semana. Pois bem... Duas semanas depois que formei, tinha R$300 reais no bolso, falei com meus pais e parti mesmo com eles não aprovando. Afinal, você tem que viver sua vida e não a deles... Resumindo o mochilão, Precisei dormir na rua, mangueava marmita, trabalhava em troca de hospedagem e alimentação, andei só de carona e a pé, o que gastava MUUUITO tempo dependendo do lugar. Mas também conheci pessoas e histórias incríveis, ganhei uma experiência de vida única e aprendi coisas que nunca ia aprender ficar em casa ou levando uma vida padrão. Isso vai te amadurecer, te ensinar a se virar e ver como a vida é de verdade. Passei fome? Não! Ofereça trabalho em troca de uma marmita em um restaurante e fruta no hortifrútis! Se precisar lavar prato ou um banheiro por essa marmita, Lave! Isso não é mendigar! Teto nem sempre você vai ter, por isso sempre tenho uma barraca comigo hhehehehhe Eu sempre fugia de cidade grande, porque é punk dormir na rua nesses lugares. E é importante planejar quando estiver pegando carona também, pra não ficar em algum lugar perigoso no meio da noite. Mas você realmente quer fazer um mochilão? Mete a cara e faz dar certo. O que você não pode é ficar dando desculpa de que você não consegue ou não é possível. Eu trabalhei com aquilo que aparecia na minha frente, fui pedreiro (bio construção), jardineiro, faxineiro, carpinteiro, pintor, eletricista, garçom, trabalhei na roça, fui músico de rua. Se é o que você quer, vai fazer dar certo! Mas e se dar errado? Azar Cara! Volta pra casa rindo dos perrengues e fica feliz da experiência de vida que você teve. Ao menos tentou e não ficou choramingando em casa que queria ter feito algo e não fez por medo. O que não vai faltar é gente te desencorajando a não fazer, porque elas também queriam e não tem coragem. Mas tenha a cabeça no lugar! As vezes vai ser fácil, as vezes vai ser muito difícil! Se você já está planejando, começa sua reserva de grana e nunca gaste ela toda durante o mochilão, eu só gastava com coisas que não precisava quando já tinha entrado uma grana a mais. Durante o Mochilão, seja humilde, saiba tratar todo mundo da maneira adequada. Isso que vai te trazer as oportunidades. Meus pais hoje me respeitam e apoiam muito mais nas minhas decisões. Eu moro com eles hoje por causa da pandemia, foi quando voltei da estrada por causa dos riscos envolvidos. Viajar metendo a cara no mundo é lindo! Você só tem que tomar cuidado e manter a cabeça no lugar pra não envolver com a galera errada, que tem muita por ai! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.