Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá,

Tenho notado que algo recorrente agora nos tópicos do Mochileiros é "tá tudo muito incerto, não pra saber o que vai acontecer depois do Covid-19" e coisas parecidas. Na prática, eu queria saber como estão os planejamentos de viagens de vocês. Só para gente ter uma noção geral das atitudes que o pessoal tá tomando, se tem mais gente otimista ou pessimista, etc...

- Vocês estão comprando passagens ou hospedagens para o futuro ou não estão comprando nada até que alguma coisa seja definida pelas autoridades?

- Se estão planejando algo, seria para quando? Quantos meses a frente? Nacional ou Internacional? 

- Vi que a Latam, por exemplo, tá fazendo propagandas constantes de 'planeje suas férias pro segundo semestre' será que é válido planejar algo ainda para este ano? 

- Vocês acham que pelo menos viagens nacionais serão liberadas ainda em 2020? 

Eu tava planejando pra esse ano tirar férias em Agosto e fazer um roteiro pelo Brasil mesmo (TO, MA e PI) mas antes de eu comprar qualquer coisa a pandemia estourou. Agora já começo a achar férias em 2020 algo muito MUITO distante, se eu chegar no litoral de SP no fim do ano me parece lucro. 

• Membros
Postado

@rafa_con Não acho que seja prudente fazer compras de passagem e/ou reservas de hospedagens e passeios por agora. Alem da incerteza nao tem como sabermos ate quando as fronteiras estarão fechadas. 

Essa semana mesmo saiu uma noticia dizendo que todos os voos na Argentina estão suspensos até 31/08 (voos domesticos e internacionais), ou seja, é uma data bem distante que ainda sim pode sofrer alteraçoes. 

Na minha opiniao seria melhor começar a programar algo somente quando essas restriçoes de deslocamento começarem acabar e termos noçao de onde pode estar mais tranquilo ou com mais impedimentos. Programar algo agora é um tiro totalmente no escuro.

Nada impede de voce fazer seu roteiro e pré programar a viagem (destinos, formas de deslocamentos, o que fazer, etc) e quando as coisas melhorarem voce adapta o roteiro às datas que desejar.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Cada pessoa tem visões e expectativas diferentes, mas a minha seria:

1 hora atrás, rafa_con disse:

Vocês estão comprando passagens ou hospedagens para o futuro ou não estão comprando nada até que alguma coisa seja definida pelas autoridades?

Não estou comprando nada, na verdade tenho passagens compradas para Julho, para viagem que com certeza não vão mais acontecer, pois acredito que a situação no meu destino não estará resolvida até julho, e segundo, as minhas férias foram antecipadas pela empresa, estou de ferias agora, neste momento em que estamos com pouco trabalho na empresa.  

Se estão planejando algo, seria para quando? Quantos meses a frente? Nacional ou Internacional? 

Os meus planos são só para 2021, é uma viagem internacional, até por que agora não tenho mais férias pra tirar em 2020, mas mesmo antes de me colocarem de férias, eu já estava pensando só em 2021.

Vi que a Latam, por exemplo, tá fazendo propagandas constantes de 'planeje suas férias pro segundo semestre' será que é válido planejar algo ainda para este ano? 

Com o número de casos confirmados no Brasil crescendo dia após dia, e sem mostrar sinais de uma diminuição no número de casos como tem acontecido em outros países, acho que situação está longe de ser controlada no Brasil, eu acho que esta situação ainda vai longe no Brasil, e pessoalmente eu não planejaria nada para antes do final do ano.

Vocês acham que pelo menos viagens nacionais serão liberadas ainda em 2020? 

Na verdade as viagens nacionais nunca foram realmente proibidas, mas a demanda de passageiros caiu tanto, que simplesmente não é viável as empresas manterem os aviões e ônibus rodando por aí gastando combustível para meia-duzia de passageiros.

O que foi fechado, foram as atrações turísticas, parques, os hotéis e pousadas em algumas cidades foram fechados por lei local, mas na maioria dos locais hotéis, pousadas e restaurantes fecharam mesmo é por falta de clientes.

Agora como vai estar a situação na segunda metade do ano, ninguém sabe...

Alem dos problemas relacionados a cancelamento de voos e ônibus, acho que uma boa parte do pessoal que estava pensando em viajar nos próximos meses está mesmo é preocupada com outra coisa: A grande onda de desemprego ou corte nos salários e renda que pode começar a ocorrer nos próximos meses, conversando com alguns amigos, alguns já comentaram que nas empresas onde eles trabalham já estão pensando em cortes de funcionários.

Então neste momento, acredito que uma grande parte do pessoal que estava pensando em viajar, está deixando os planos suspensos, pois corre grande risco de ficar desempregada nos próximos meses e este dinheiro que seria gasto nas férias, pode ser necessário para coisas mais importantes.

Também tem que levar em conta que muitas empresas estão dando férias compulsórias para os funcionários agora, ou podem dar férias compulsórias nas próximas semanas, agora elas podem decidir lhe dar férias quando quiserem, só precisam lhe avisar 48 horas antes, e isto está cancelando os planos de muitas pessoas, pois simplesmente podem não ter mais férias para tirar em 2020.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Bom dia Rafa. Sou um viajante frequente ( 60 anos ) e vou lhe dar a minha opinião sincera e consciente :

Eu já havia programado viagem para esse ano de 2020. Internacional para 2021. Mas pode ter a certeza que as próximas viagens ainda são um futuro totalmente incerto. Nesse ano de 2020, pode esquecer. As viagens Nacionais começaram a acontecer de forma mais segura a partir do segundo semestre de 2021.

As Internacionais só mesmo a partir de 2022 e olhe lá com quantas restrições. Infelizmente temos que " quetar o facho "

Eu mesmo estou aproveitando esse momento de " repouso " e fazendo diversos roteiros de viagens, e guardando tudo na pastinha do notebook. São sonhos que se realizaram num futuro próximo, mas não sabemos quando. Tenha cuidado com promoções imperdíveis que vão aparecer daqui pra frente !

Não falo pelo fato de apenas vc perder seu dinheirinho de vier a comprar passagens ou reservas de hotel, mas também pela sua segurança em termos de saúde.

Logo, logo, o governo vai liberar tudo. Como se " tudo " já estivesse resolvido e que devemos seguir a vida de maneira normal. Mas lembre-se que ainda Não existe Vacina e a probabilidade do contágio continua a mesma e ... grande ...

Abraços

• Obrigad@! 1
  • Colaboradores
Postado

@rafa_con Olá!

Eu tinha férias marcadas para o final de junho e viagem para a Argentina com passagens compradas e hospedagens reservadas. Cancelei, pois muito provavelmente até lá a situação não terá melhorado muito e ainda há o risco de uma segunda onda de contágio. Desmarquei as férias também.

Ainda não sei quando tirarei minhas férias. Vou esperar surgir alguma luz no fim do túnel sobre esta pandemia para ter alguma segurança de marcar alguma coisa.

Por enquanto, eu só pretendo ficar no planejamento de roteiros futuros e não reservar nem comprar nada, pois o cenário ainda é de incerteza e nem viagens nacionais é prudente fazer no momento. O mais certo agora é acompanhar a situação e evitar fazer planos a curto prazo, pois a normalização de tudo ainda deve demorar um pouco. Acho 2020 um ano praticamente "perdido" para viagens e turismo.

• Membros
Postado

@poiuy @francafig @luizh91 Obrigada pela participação pessoal. Então, tudo leva a crer que viagens (mesmo as nacionais) em 2020 não será possível, mesmo com algumas companhias aéreas inncentivando a programação para o segundo semestre.

No entanto, acho que a propaganda está dando certo, eu notei um aumento para passagens no segundo semestre o que poderia indicar uma maior procura no período. Por exemplo, as passagens que eu estava sondando para Agosto teve um salto de 1400 para 2400 reais, os  mesmos trechos para duas pessoas. Pela tendência, acho que em 2021 o valor pode aumentar ainda mais =/ 

• Membros
Postado

Eu tinha férias internacionais programada pra Novembro 2020, porém mesmo faltando bastante meses, já imagino que não será possível fazer, estava programando pra ir a Ushuaia. Um ponto que, como não moro no Brasil, e pretendo passar 2 semanas lá antes de seguir pra Argentina, fica mais complicado qualquer roteiro, pois se tiver uma segunda onde de surto, posso até acabar ficando preso no Brasil sem conseguir voltar a Europa.

Aqui mesmo estão comentando que vão fechar a fronteira da do Espaço Schengen até Setembro, então estou programando uma viagem por aqui mesmo, já que consigo programar mais em cima da hora.

• Colaboradores
Postado

Tinha viagem pro Peru em junho, já cancelei e não sei se poderei fazer tão cedo. Meu marido é da área da educação, e é provavelmente um dos ultimos setores a voltar a normalidade. Então férias e qualquer planejamento sem os calendários escolares fica dificil.

Mesmo se eu tivesse mais previsão da nossa vida com relação a isso eu não compraria passagens internacionais agora. As novas ondas da doença e novas normas de viagem e as questões de fronteiras me deixam um pouco insegura. Então sigo planejando viagens como sempre faço (mesmo que nãos as realize ^^), mas vou começar a pensar mais sério sobre isso só ano que vem.

• Membros
Postado

Acho que muitos só irão viajar mesmo quando houver maior segurança quanto a não pegar esta doença, e isto está atrelado a termos uma vacina... Como a previsão de ela sair é de um ano/um ano e meio, acredito que somente a partir do segundo semestre de 2021 é que seria uma data razoável para pensar em viagem, e sendo bem otimista... Pegar uma promoção com viagem daqui a alguns meses é bem arriscado, visto que ainda não atingimos o pico de casos. E ainda com o povo brasileiro aqui "ajudando", ficando tudo na rua e nem aí para as recomendações de isolamento social, a situação tende a se agravar. Obviamente há exceções, com pessoas preocupadas e conscientes, entretanto há uma população humilde que não tem outra saída a não ser sair e se arriscar para trabalhar na rua.

• Membros
Postado

Eu também estou organizando meus roteiros e só pretendo marcar algo em concreto quando a pandemia estiver bem controlada 

outra coisa que vou levar em conta é economia , não dá para organizar nada para a Europa ou eua com o dólar podendo bater 6 ou 7 reais , sei que câmbio é impossível prever mas em caso de recessão no Brasil fica mais fácil concluir que haverá grandes altas no câmbio 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...