Membros canelli Postado Janeiro 11, 2011 Membros Postado Janeiro 11, 2011 Sensacional seus tópicos e maravilhosas fotos. Reynaldo gostaria de saber em quantos dias vcs fizeram a viagem e se tem um valor aproximado de quanto gastou por dia. Estou indo de carro pra lá e suas informações me tiraram do sufoco. Estava preocupada porque todos os relatos que encontramos na internet são muito antigos. Obrigada. Citar
Membros rlcba Postado Janeiro 11, 2011 Autor Membros Postado Janeiro 11, 2011 (editado) Ops: resposta abaixo Editado Janeiro 11, 2011 por Visitante Citar
Membros rlcba Postado Janeiro 11, 2011 Autor Membros Postado Janeiro 11, 2011 Sensacional seus tópicos e maravilhosas fotos. Reynaldo gostaria de saber em quantos dias vcs fizeram a viagem e se tem um valor aproximado de quanto gastou por dia. Estou indo de carro pra lá e suas informações me tiraram do sufoco. Estava preocupada porque todos os relatos que encontramos na internet são muito antigos. Obrigada. Canelli, pelos valores que coloquei no relato (Hotel e comida) já dá para ter uma idéia dos gastos diários, ( que considero médios) mas é uma coisa muito individual, já que dá para fazer a qualquer valor,gastando muito menos ou muito mais, dependendo dos hotéis e lugares em que vc come. Há para todos os bolsos. O que eu costumo fazer, é: ao invés de raciocinar em "quanto custa por dia" eu vejo "quanto tenho para gastar na viagem" e aí adequo o roteiro (tanto em número de dias, quanto aos gastos diários -hotel/comida/passeios/transporte) às minhas finanças.Acho que facilita muito. Abç. Citar
Membros canelli Postado Janeiro 11, 2011 Membros Postado Janeiro 11, 2011 Ah é. É que seu estilo de viagem é bem o meu estilo. Conforto aliado ao custo benefício. Abs Citar
Membros rlcba Postado Janeiro 11, 2011 Autor Membros Postado Janeiro 11, 2011 Então...imagine em Santiago uns R$ 190 de hotel/casal/dia, um almoço mais simples R$ 40/casal e um jantar melhor, tipo uns R$ 100,00. Daria R$ 330,00 + Gasolina. No atacama hotel um pouco mais caro, em torno de R$ 220,00, a comida uns R$ 120 + passeios (lembrando que nos passeios de dia todo vc não paga almoço. Daria uns R$ 340 + passeios, descontando os dias em que não almoça e paga gasolina. Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Janeiro 12, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2011 Reinaldo, Parabéns pela trip e pelas fotos maravilhosas. :'> :'> :'> Maria Emilia Citar
Membros LuisD Postado Fevereiro 1, 2011 Membros Postado Fevereiro 1, 2011 (editado) Reynaldo, Parabéns pela viagem, relato e fotos! Muito legal. Acabei de chegar do Atacama também, onde fiz uma viagem de carro com minha família (mulher e dois filhos de 8 e 6 anos). Meu relato está aqui: deserto-de-atacama-de-carro-e-com-criancas-jan-2011-t51654.html Vou colocar os meus comentários. Bem, pelo meu perfil de viajante, minha primeira intenção foi alugar um carro em Calama e fazer todo o resto por minha conta. Fui demovido da idéia por conselhos de viajantes aqui do mochileiros, sob os seguintes argumentos: 1) As estradas são muito ruins. 2) Em vários locais não existem estradas, com alto risco de se perder no deserto. 3) O risco acima se entende até a possibilidade de acidentes. Dá para ir de carro comum em quase todos os passeios. Nós fomos com um Palio Weekend 1.4 (modelo normal, não é o Adventure). As estradas são muito boas, mesmo as de rípio ou compactadas (estas parecem asfalto). Em alguns pontos é necessário ter cuidado , mas nada que precise ser um campeão de rally. Em Tilcara (Arg) encontrei o Carlos Augusto, um gaúcho, que já tinha feito a viagem do Brasil a Atacama 4 vezes, sendo que em 2 vezes ele foi de buggy praiano. Para dar mais emoção, ele foi pelo Paso Sico, que é rípio. Veja o curioso relato aqui: http://planetabuggy.com.br/aventuras/antofagasta/index.htm Resumindo, o tipo de carro dificilmente será um limitante para ir do Brasil ou alugar no Chile e fazer os passeios. Claro que alguns imprevistos podem ocorrer, mas é ser cuidadoso e estar prevenido. Por exemplo, nós levamos um galão de água de 5L que saiu e voltou ao Brasil. Era nossa água para emergência. A única exceção aqui é o El Tatio. Não fomos nem iria de carro. Fomos de agência. Não é nem pela estrada por si só, que dá para ir, é pela combinação de estrada com muita costela, ter que sair as 4:00h, altitude (+ de 4.000 m) e frio intenso (chega a -10 C no verão). Neste passeio a melhor coisa é ir num micro-ônibus, dormindo quentinho e sem preocupação. Em SPA eles vendem um mapinha da região. Seguindo o mapa, as placas e falando um pouco de espanhol, as chances de se perder são muito pequenas. O trânsito nas estadas foi muito maior do que eu imaginava. Cruzamos com muitos carros em todos os lugares. Até mais do que eu imaginaria ou gostaria. Sobre acidentes, em toda nossa viagem, 3 semanas e quase 8.000 km, vimos um acidente no Chaco argentino. Assim, pelo que vi, a primeira limitação do Atacama: não é fácil fugir do “esquema CVC”. Os passeios devem ser contratados em agências, e realizados em grupo, com motorista e guia. Uma alternativa seria alugar um 4 x 4 e contratar um guia privado a U$ 100/dia, o que aumentaria em demasia o custo da viagem. Acho que dá para fugir do CVC. Pelo menos nós conseguimos fugir sem grandes dificuldades. Não é obrigatório nem necessário contratar guias. Munido de informação dá para aproveitar bem as coisas. Laguna Cejas: Minha impressão: o passeio vale a pena, é bem tranqüilo, e DÁ PARA FAZER SOZINHO. Recomenda-se um 4x 4 (há trechos de areia no caminho, com risco de atolamento). Também gostamos muito das lagunas Cejar. Dá para sozinho com carro normal, mas tem que desviar dos areais, senão atola mesmo. Salar de Tara: NÃO RECOMENDO FAZER SOZINHO: o lugar é ermo, isolado, pouco tráfego, e se seu carro quebra (ainda que vc esteja com um guia local) pode não ser fácil conseguir ajuda. A Nós fomos até os monges de Pakana. A estrada (ótima) para a Argentina passa ao lado. Saímos do asfalto e fomos até eles. É tranquilo ir, não tentei ir além pois ouvi relatos que tinha muita areia e era fácil de atolar. Lagunas altiplânicas: super tranqüilo, pouca caminhada, paisagens bonitas. Dá para fazer sozinho. Super tranquilo. São 130 km de SPA até lá, mas até Socaire (100 km) é um asfalto ótimo. Só os últimos 30 km são de rípio em bom estado. Lagunas da Bolívia: Semelhante, em estilo, ao salar de tara. Muito mais bonitas que as laguna chilenas. Estes nós não fomos pelo cansaço acumulado. Eu conhecia o salar de Uyuni de outra viagem e queria levar minha família na Laguna Verde. Mas fica para outra. Entretanto, o que ouvi é que dá para ir de carro comum sem problemas. Editado Fevereiro 3, 2011 por Visitante Citar
Membros rlcba Postado Fevereiro 1, 2011 Autor Membros Postado Fevereiro 1, 2011 Oi Luiz...concordo com você que dá para fazer de carro comum, e tudo pode dar certo...mas se algo der errado em alguns lugares, o perrengue pode ser grande...uma pane elétrica, por exemplo, pode proporcionar horas de tédio até aparecer alguém para ajudar..em dois carros, iria tranquilo...vi suas fotos. me diga, há grande diferença entre o salar de uyuni e salinas grandes? Abç Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.