Membros Arthur Moraes Postado Abril 17, 2020 Membros Postado Abril 17, 2020 Olá pessoal, tudo bem? Estamos programando para o fim deste ano uma road trip até Machu Pichu. Saímos de Porto Alegre e temos 20 dias para viajar. Já temos em mente alguns lugares que gostaríamos de conhecer pelo caminho. Como é apena uma pessoa que dirige, a pegada por dia não pode passar de 800km. Então serão várias paradas até chegar no Peru. Mas tenho dúvidas em quais cidades seriam interessantes de nós passarmos a noite (e conhecer um pouco). Fiz um roteiro prévio de ida. Peço que se tiverem sugestão de cidades para ficarmos, e também um roteiro legal para voltarmos - menos Chile e Argentina - eu agradeço muito. Roteiro prévio: Sugestões de pernoite e volta por favor!!! POA > SÃO BORJA (pernoite) - 8H - 542KM SÃO BORJA > ASSUNÇÃO (pernoite) - 7H30 - 510KM ASSUNÇÃO > ESTANCIA EL DORADO (pernoite) - 8H - 650KM ESTANCIA EL DORADO > TARIJA (pernoite) - 7H - 460KM TARIJA > CHALLAPATA (pernoite) - 9H - 540KM CHALLAPATA > LA PAZ (pernoite) - 5H - 350KM LA PAZ > PUNO (pernoite) - 4H30 - 270KM PUNO > CUSCO - 6H30 - 390KM Muito obrigado. Citar
Membros rodrs Postado Abril 17, 2020 Membros Postado Abril 17, 2020 @Arthur Moraes Tchê! O motora vai se cansar bastante, ideal seria ter mais alguns dias pra tentar aproveitar mais o trajeto, já que não haverá divisão na direção. Mas como tem os dias exatos, vou tentar de dar alguma luz. Querendo te ajudar, mas já complicando, tem muita coisa interessante p/ ver/fazer no caminho hehehe. Já é difícil falar pruma pessoa que vc conhece o que ela tem que conhecer/experimentar/fazer, então imagina falar para um estranho ou prum grupo que é o seu caso. Isso é muito pessoal, acho que vocês devem analisar de acordo com o perfil da turma o que querem ver e fazer, de acordo com as possibilidades existentes. Vou te falar o que há no caminho, Paraguai não conheço, para vcs darem uma pesquisada. Na Bolívia: Salar de Uyuni: um dos lugares mais fantásticos que já conheci, ideal é fazer o passeio de 3dias/2noites saindo da cidade Uyuni, ou o de 4dias/3noites de Tupiza que fica próxima de Tarija. de Uyuni tem opção do passeio de 01 dia aonde tu conhece o Salar. O ideal é o de 3 dias, maioria do pessoal faz esse de 3. Tupiza é um dia a mais, pois é mais longe de Uyuni, se tornando mais caro por esse dia, vc veria mais coisas mas o ideal seria partir de Uyuni, tem mais oferta de tours e bem mais barato. No caminho p/ La Paz há ainda a possibilidade de Potosi e Oruro, Potosi tem muita história, havia uma montanha de pura prata. La Paz tem muita coisa interessante para se conhecer: downhill, a cidade com seus miradores e teleféricos, chacaltaya, vale da lua, cholitas wrestling, etc... Em direção ao Peru, perto de La Paz tem Copacabana, pode conhecer a Isla del Sol, um lugar cheio de belas paisagens. A ultima informação que vi, senão me engano do ano passado, é que não tem mais como cruzar a ilha caminhando, pessoal que mora lá bloqueou devido a umas tretas que cada lado da ilha tem. Teria que pesquisar p/ confirmar se continua isso. Em 01 dia é possível com um ritmo bom de caminhada, ou era sem a treta, de cruzar a ilha e conhecê-la. Se for por Copacabana, vc pode cruzar a fronteira pelo estreito de tiquina, em uma balsa, não sei como é o trâmite pra carros, pq qdo passei por aí fui de ônibus, teria que pesquisar, provavelmente vão querer propina. Se entrar pelo Peru pelas bandas de Desaguadero, no caminho La Paz x Desaguadero, dá para conhecer Tiwanaku. Já no Peru: Puno tem passeios pra ilhas flutuantes, em meio período consegue ver, tem dois horários que partem os barcos, um de manhã e outro a tarde. Qdo fui peguei o da manhã, acho que qdo era umas 14 horas estava de volta a Puno, não me recordo bem, pq já faz tempo. Cuzco tem muita coisa pra conhecer, uns 03 dias pra ver o básico eu aconselharia, ideal seriam 5 e olhe que não viria tudo. Como teu foco é Machu Pichu as opções que vc pode analisar e estudar par ir são: 1ª opção: trilha inca pra Machu Pichu, vai depender muito do perfil da galera, pois ela consome 4d/3n. 2ª opção: é fazer o vale sagrado de carro partindo de manhã, parar em Ollantaytambo, que é um belíssimo local, e pegar o trem no último ou penúltimo horário p/ Machu Pichu. 3º opção: ir de carro até a hidrelétrica e de lá seguir a pé. Teria que ver nessa opção o local pra deixar o carro com segurança, talvez parando na cidade de Santa Maria e pegando um taxi ou van até a hidreletrica. Tem que pensar tbm nisso, local seguro pro carro, não só aqui, mas em toda a viagem, procure sempre deixar em locais movimentados, em postos, talvez dando alguma gorjeta pro pessoal cuidar. 4º opção, ao meu ver, a menos viável para ti que está de carro, mas vai que estejam cansados/doentes: trem de cusco p/ Machu pichu Contei no teu roteiro que são 8 dias, só com deslocamentos de ida, até Cusco. Pode haver imprevistos em estradas, na Bolivia é bem normal fecharem as estradas com greves doidas que acontecem por lá. Ideal seria ter um dia extra no teu roteiro, pra imprevistos, tendo assim uma margem, ou indo se adaptando a medida que vai prosseguindo, cortando algum dia em alguma cidade caso seja necessário. Boa viagem e boa pesquisa, opções é o que não faltam, pena que a duração é sempre a inimigo de viagens, sempre curta (assim como o dinheiro hehehe) 1 Citar
Membros FernanM Postado Abril 20, 2020 Membros Postado Abril 20, 2020 Se puder evite passar pelo Paraguai. Vi que você só colocou o tempo previsto para deslocamento. Inclua no seu planejamento + 3h quando for enfrentar alguma fronteira. Passei 4h de carro tentando sair do Chile para entrar na Bolívia. Dicas de atrações no caminho temos muitas, mas 20 dias eu acho muito corrido. Só de deslocamento para ida você separou 8 dias, sobrariam 12 para curtir o destino final e voltar para casa. Se gastar o mesmo período para voltar sobram só 4 dias em Cusco, sem nenhuma folga para imprevistos. Não querendo te desanimar mas vai ser muito cansativo para todos os ocupantes do veículo, principalmente para o motorista. Sugestão de Road-Trip muito boa e que cabe perfeitamente em 20 dias: POA x Atacama. Citar
Membros Arthur Moraes Postado Abril 20, 2020 Autor Membros Postado Abril 20, 2020 @rodrs Muito obrigado. Estou ainda no começo de todos os preparativos, e não imaginava que o caminho tinha coisas tão legais para conhecer, como tu descreveu aqui. Estavamos mais no foco de Machu Pichu e La Paz, mas tenha certeza que seguiremos grande parte das dicas que mencionou aqui. Acho que não irei passar pelo Paraguai, seguir a dica do @FernanM, a quem agradeço de mais. A dúvida ainda é a forma mais fácil e barata de chegar a Machu Pichu. Acredito que faremos o Vale Sagrado de carro até a estação de Ollantaytambo, onde deixo o carro e pegamos o trem, visto que a cobrança do trem é pelas estações que passa. A ideia é sair cedo e pegar o trem no primeiro horário da tarde e passar a tarde em Machu Pichu. O que acham? Outra ideia seria ir a pé, pela trilha, mas conheço o restante da galera, não vão curtir. Mais uma vez, muito obrigado. Valeu mesmo. Citar
Membros Arthur Moraes Postado Abril 20, 2020 Autor Membros Postado Abril 20, 2020 @FernanM Muito obrigado. Vou seguir tua sugestão, não vamos passar pelo Paraguai, vamos pela Argentina. Valeu!!! Citar
Membros rodrs Postado Abril 20, 2020 Membros Postado Abril 20, 2020 @Arthur Moraes se for pela Argentina, terá mais lugares fantásticos para conhecer no caminho. Não conheço o Paraguai, mas tbm acho melhor ir pela Argentina. Como teu foco é Machu Picchu, na minha opinião, penso que deve passar o dia inteiro lá, ver com calma, aproveitar bem. Pode subir uma das duas montanhas que ela possui (na parte da manhã) e a tarde explorar MP. As duas montanhas de MP são: Huayna Picchu e Machu Picchu Montanha Qdo estive em 2017, subi a Machu Picchu, pois para a Huayna já não havia mais ingressos para ela, é concorrida, tem que comprar o ingresso dela com certa antecedência. Não me arrependo de ter subido a MP montanha, a subida é cansativa, é punk, mas a vista é sensacional. Acho que entre ida e volta levei em torno de 3 horas de caminhada. No retorno, descendo os degraus do caminho, as pernas tremiam do esforço, dei uma descansada e a tarde fiquei explorando as ruínas. De Aguas Calientes, que é a cidade aonde está localizada Machu Picchu, para acessar o sitio arqueológico dá para ir caminhando, ou pegar umas vans (preço absurdo). Como ia caminhar bastante no dia, acabei pegando as vans às 5 da manha, já havia uma fila insana para as vans, cheguei em MP e vi o nascer do sol e qdo abriu o horário para acessar a montanha me desloquei para lá. Somente se quiser maximizar teu tempo, para ver outras coisas, partiria para essa tua sugestão do valle sagrado e Ollantaytambo de manhã e inicio da tarde o deslocamento de trem para MP. Acredito que vai ser mto corrido, verá as atrações tudo as pressas e a zona arqueológico de Ollantaytambo é muito bacana, acho que no mínimo uma tarde deveria deixar p/ Ollanta, a cidadezinha é bem legal tbm. Eu faria o seguinte: 1 dia para o Valle: sair cedo de Cuzco de carro conhecendo na parte da manhã: (não recordo a ordem correta dos pontos): Mirador taray; Pisac (sitio arqueológico e seu mercado), passará por umas cidadezinhas aonde talvez possa dar uma parada rápida para esticar as pernas e por fim Ollantaytambo. No final do dia/inicio noite, pegar o trem p/ MP. 2 dia: ir cedo a MP, ver nascer sol, subir uma das 2 montanhas e no regresso explorar a cidade Mas tudo vai depender do que o grupo irá querer ver, opções de lugares não faltam no caminho, ainda mais agora incluindo o noroeste Argentino que leque de atrativos aumentou. Outra dica, infelizmente, é estar preparado para as propinas que terá que pagar pros policiais na estrada Citar
Membros FernanM Postado Abril 26, 2020 Membros Postado Abril 26, 2020 @rodrs Concordo com você. @Arthur Moraes Felizmente a cultura de propina muito presente no noroeste argentino tem melhorado, acredito que seja por conta da renovação da polícia. Ser parado é certo, perdi a conta de quantas vezes fui parado entre Corrientes e Salta. Provavelmente você deve seguir até Jujuy, e ali deverá decidir se seguirá pela Bolívia ou pelo Chile. Aí conta bastante o interesse comum do grupo. Indo pelo Chile você consegue dar um pulo rápido no Atacama e seguir para o Peru pela famosíssima Panamericana. Pela Bolívia você "dá de cara" com o Salar de Uyuni. Enfim, é tanto detalhe que eu me atrapalho organizando as ideias. Deu até vontade de voltar a planejar outra viagem para esses lados, rs. Citar
Membros rodrs Postado Abril 26, 2020 Membros Postado Abril 26, 2020 @Arthur Moraes @FernanM são regiões ricas de histórias, de atrações, de belas paisagens, problema é os 20 dias é muita coisa em pouco tempo. Daqui a pouco, devido a pandemia, seria bom olhar os valores de passagens aéreas, vai que com a crise que a pandemia provocará no turismo o preço caia no período que vcs vão, tornando mais barato do que carro, seria bom monitorar, vai que role. Assim conseguirão maximizar os 20 dias num território menor. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.