Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

VISTO? CARTEIRA DE VACINA? PASSAPORTE OBRIGATÓRIO?

• Ôpa meu povo, peraí!! Vou simplificar sua vida: brasileiros(as) estrangeiros(as) que querem entrar no Chile não precisam de visto! Ainda no Brasil, antes do embarque, sua companhia aérea irá conferir seu documento e você poderá apresentar o Registro Geral (RG), ele precisa ter menos de 10 anos, sem estar rasgado/manchado ou foto MUITO desatualizada.

• Pode usar o passaporte, que na minha opinião é o melhor de todos, pois fica registrado com carimbos os países que você visitou e isso pode facilitar sua vida futuramente caso você queira solicitar o visto para algum outro país. Lembrando que o passaporte tem validade, portanto, fora da validade o passaporte só serve para ser guardado em caso de haver um visto estampado nele.

• Por fim, a temida VACINA, que NÃO é obrigatória! Nem o Brasil e nem o Chile irá exigir sua carteirinha de vacinação!! ENTRETANTO, em uma situação hipotética, você decida que quer tomar a vacina de febre amarela no posto de saúde público, você pode sim apresentar a sua passagem de ida ao chile, MESMO não sendo um destino obrigatório, se houver vacina no posto, você pode ser vacinado(as).

Principais dúvida ( ?? )

1. Não tenho RG e nem passaporte, posso entrar com minha CNH? Resposta: Não pode, pois a CNH não tem todas as informações contidas no RG como por exemplo cidade de nascimento.

2. Sou do exército e meu documento é militar, posso apresentar ele no aeroporto? Resposta: Não pode, pois seu registro militar não é válido como documento para entrada em outros países.

3. Meu RG tem exatamente 10 anos, terei algum problema? Resposta: Eu sinceramente não arriscaria. O seu documento é algo que uma hora ou outra, com ou sem viagem você poderá precisar. Você concorda que para uma viagem acontecer é investido muito tempo e dinheiro? o ideal para você que gosta de viajar, mesmo que de vez em quando, é solicitar um passaporte, a valida é de 10 anos e evita muita dor de cabeça!

4. Livia, mas eu estou indo para morar no chile, posso levar somente o RG? Resposta: Neste caso em específico, leve o passaporte, você irá precisar dele e caso não o tenha, a solicitação do passaporte fora do Brasil é bem mais caro!

Me segue lá no instagram @liviaalves.justgo e me fala no direct que me achou por aqui :D te vejo lá.

foto passaporte brasileiro.jpg

• Membros
Postado

Nunca estudei em curso jurídico essa palhaçada que a CVC inventou de validade de carteira de identidade,ou seja,ISSO NÃO EXISTE,mas é melhor andar com passaporte em Chile,Argentina ou Uruguay.ESSES paises tem isenção de IVA em hotéis,boa economia que compensa o custo da emissão.

• Membros
Postado
11 horas atrás, D FABIANO disse:

Nunca estudei em curso jurídico essa palhaçada que a CVC inventou de validade de carteira de identidade,ou seja,ISSO NÃO EXISTE,mas é melhor andar com passaporte em Chile,Argentina ou Uruguay.ESSES paises tem isenção de IVA em hotéis,boa economia que compensa o custo da emissão.

Esta história dos 10 anos de validade do RG tomou força nos meados dos anos 2000,  quando viajar para o exterior ficou mais barato, o que possibilitou que mais gente viajasse ao exterior, antes desta época viajar para o exterior era super caro e restrito aos ricos que geralmente tinham passaporte.

Como mais pessoas começaram a viajar ao exterior, para muitos destas pessoas era a primeira vez que saiam do Brasil ou mesmo do seu estado natal, muitos acabavam viajando com RG muito velho e em mau estado, e começaram a pipocar os casos onde a imigração destes países sul-americanos impedia a entrada de brasileiros com RG muito velho e em mau estado.

O fulano chegava por exemplo lá na imigração do Chile, com um RG emitido a 30 anos atras, em péssimo estado de conservação, onde era praticamente impossível de ler o que estava escrito no RG e reconhecer a pessoa pela foto que está no RG e o cara era barrado e mandado de volta.

Como estavam acontecendo muitos casos de  brasileiros serem barrados pela imigração e mandados de volta por causa de não ser possível identificar a pessoa no RG velho e em péssimo estado de conservação, e como as companhias aéreas são obrigadas a levar a pessoa de volta para Brasil de graça nestes casos, gerando prejuízo para elas, as companhias aéreas começaram a impedir o embarque de pessoas com RG muito velho e em mau estado de observação.

E foi dai que surgiu esta história do RG emitido a menos de 10 anos, as pessoas estavam sendo barradas na imigração e gerando prejuízo para as companhias aéreas, que por sua vez resolverem tentar minimizar o efeito que isto tinha nelas impedindo o embarque de pessoas com RG muito velho e em mau estado de conservação.

Atualmente este tipo de problema tem diminuído, pois a maioria das pessoas já está se precavendo e fazendo RG atualizado quando decide viajar para o exterior, mas ainda ocorrem casos de a pessoa ser barrada na imigração por causa disto, vide o exemplo de um tia minha, que tinha ido visitar parentes no Mato Grosso, uma vez lá, resolveram dar uma esticadinha até a Bolívia, para uma comprinhas no free-shop, mas ao chegar na fronteira, a imigração boliviana não deixou ela entrar, por que o RG dela estava muito velho e em mau estado de conservação. 

A minha família teve uma pousada em Foz do Iguaçu por vários anos, e as vezes eu trabalhava na recepção registrando os hóspedes, e lembro muito bem que frequentemente chegavam hóspedes com RG super antigo, com dados já meio apagados, com foto onde era impossível reconhecer a pessoa. Nós tínhamos que aceitar, pois aquilo continuava a ser um documento de identificação válido, mas saber se a pessoa registrada era mesmo a pessoa do RG, isto era impossível de saber. 

Enquanto estava trabalhando lá na pousada em Foz, também era comum ouvirmos histórias de hóspedes serem impedidos de ir para Puerto Iguazu pela imigração Argentina devido ao RG muito velho e em mau estado. Então quando chegava um hospede com um RG muito velho para fazer check-in, pessoalmente eu já avisava ele que ele provavelmente não conseguiria entrar na Argentina com este RG velho, que era para ele não esquecer de levar a CNH, pois a CNH é aceita para ir a Puerto Iguazu. 

O Brasil é um dos poucos países do mundo onde ainda existe um documento de identificação oficial sem prazo de validade, o que acaba dando muita margem para fraudes e problemas de identificação.

Na imensa maioria dos outros países o documento de identificação oficial tem prazo de validade e precisa ser renovado e cada x anos, o Brasil está tentando implantar algo similar desde a época do primeiro mandato do Lula, mas o negócio nunca sai do papel por incompetência das autoridades estaduais e federais em colocar isto em prática.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

@poiuy Havia uma lei aprovada pelo deputado João César do antigo PL-ES que tornava o documento do brasileiro único,como é em todos os outros países nos anos 90.Conheço bem  o ex deputado, hoje falecido, não teve chance com a "economia" da época de ver sua lei sair do papel. Também não sei o que foi feito depois,se foi revogada ou ainda vale.

• Membros
Postado
18 horas atrás, D FABIANO disse:

Ola D Fabiano. Em nenhum momento eu citei o nome "validade de carteira de identidade", o que eu disse foi: "você poderá apresentar o Registro Geral (RG), ele precisa ter menos de 10 anos, sem estar rasgado/manchado ou foto MUITO desatualizada." E digo mais, se você quer viajar para fora do país COM RG, existem SIM algumas exigências. E nem todos os hotéis tem isenção de IVA, em qualquer site que você for como hotel.com e booking, na descrição da reserva você verá que hoteis fazem SIM cobrança de iva dependendo da forma de pagamento. Além disso, se decidir emitir passaporte brasileiro no Chile, o valor é CLP 96.000 (dependendo da cotação do dia) saí por volta de R$600, portanto, recomendo tirar passaporte brasileiro no BRASIL, sai MUITO mais barato, por volta de R$258,00. Bom, obrigada por estimular a discussão desse post.

• Membros
Postado

@Livia Alves Just Go Quem está falando em tirar passaporte em outro pais se todos aqui tem ou deveriam ter passaporte brasileiro tirado há muito tempo?Estou falando para não ir sem se querem ir,problema da pessoa.Se fosse antiga aqui veria que sou contra usar esses sites,faço tudo direto,sem intermediação. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...