Ir para conteúdo

Mochilão capitais do cone sul e Patagônia - Julho/2011

Posts Recomendados

• Membros

Oi pessoal, me registrei a pouco tempo na comunidade mas já acompanho os fóruns faz algum tempo. Eu queria a opinião de vocês sobre um roteiro que estou montando. A princípio o ideal seria 30 dias, mas há uma flexibilidade pra aumentar até uns 35. A maior parte do trajeto seria feita de ônibus, o que implica em certa perda de tempo, mas barateia a viagem, além de ver as paisagens. O roteiro seria esse:

Dia de viagem- Onde ficar durante o dia/ Onde passar a noite (Modal):

1 - Recife/São Paulo (trecho aéreo pela TAM)

2 - São Paulo/ Foz do Iguaçu (ônibus - Pluma)

3 - Foz do Iguaçu/Foz do Iguaçu - com possibilidade de ir a Puerto Iguazu ou Ciudad del Este

4 - Foz do Iguaçu/ ônibus para Assunção - (empresa local)

5 - Assunção/ ônibus para Foz

6 - Foz do Iguaçu/ ônibus para Buenos Aires (ônibus - Pluma ou Crucero del Norte)

7 - Buenos Aires/ Buenos Aires

8 - Buenos Aires / Buenos Aires

9 - Buenos Aires / Buenos Aires

10 - Buenos Aires/ Colonia del Sacramento (Buquebus)

11 - Montevideo / Montevideo (ônibus de Colonia)

12 - Montevideo / Montevideo

13 - Montevideo / Buenos Aires (Buquebus)

14 - Buenos Aires - ônibus para Mendoza (ônibus - El Mendocito)

15 - Mendoza / Mendoza

16 - Mendoza / ônibus para Santiago (ônibus - Cata Internacional)

17 - Santiago / Santiago

18 - Santiago / Santiago

19 - Santiago / Santiago

20 - Santiago / Santiago

21 - Santiago / Puinta Arenas ou Puerto Natales - (trecho aéreo para Punta Arenas - Sky Airline e ônibus de Punta Arenas para Puerto Natales)

22 - Torres del Paine - Torres del Paine (ônibus de Puerto Natales para Torres del Paine - Bus Sur)

23 - Torres del Paine - Puerto Natales (Bus Sur)

24 - El Calafate - El Calafate (ônibus de Puerto Natales para El Calafate - Bus Sur)

25 - El Calafate - Puerto Natales

26 - Puerto Natales - ônibus Ushuaia (dúvida - que transporte pegar?)

27 - Ushuaia - Ushuaia

28 - Ushuaia - Puerto Natales (dúvida - que transporte pegar?)

29 - Puerto Natales - Santiago (trecho aéreo - Sky Airline)

30 - Santiago - ônibus São Paulo (ônibus - Chile Bus)

31 - ônibus São Paulo - ônibus São Paulo

32 - ônibus São Paulo - São Paulo

33 - São Paulo - Recife (trecho aéreo - TAM)

Estou com as seguintes dúvidas:

1 - A temporada seca em Foz do Iguaçu, pelo que andei vendo, é em Julho. Alguém confirma? Vale a pena ir para as Cataratas mesmo assim? Vou mais por causa delas, caso contrário mudaria a rota para ir de São Paulo a Montevideo, visitando talvez algum lugar no Rio Grande do Sul.

2 - Assunção soube que não tem muito o que se ver. Mas chegando de dia e saindo a noite, sem dormir na cidade, vale a pena?

3 - Soube que os ônibus da Pluma não são de muita qualidade. Que outras empresas fazem a rota São Paulo - Foz?

4 - Torres del Paine no inverno vale a pena pra quem não quer fazer trekkings pesados, mas sim trilhas de um dia? E se sim, tem algum hostel por lá?

5 - Existem ônibus de Torres del Paine para El Calafate ou tem que voltar a Puerto Natales de Torres para depois ir pra lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Olá a todos!

Muito interessante seu roteiro. Deu-me ótimas ideias.

Tenho a resposta para sua dúvida nº 1.

Aqui no Sul, difente daí do nordeste, não existe um perído específico de seca ou de chuva, acontece sim um período onde chove MAIS, que é justamente no INVERNO.

Até procurei uma fonte para você:

"A pluviosidade média anual oscila entre 1.250 e 2.000 mm, exceto no litoral do Paraná e oeste de Santa Catarina, onde os valores são superiores a 2.000 mm, e no norte do Paraná e pequena área litorânea de Santa Catarina, com valores inferiores a 1.250 mm. O máximo pluviométrico acontece no inverno e o mínimo no verão em quase toda a região."

FONTE: http://www.brcactaceae.org/clima.html#sul

Link para o comentário

• Membros

Opa Gunther, valeu por responder.

Então, eu falei em estação seca por conta da diminuição do índice pluviométrico na região de Foz do Iguaçu no inverno. Tinha pesquisado na Wikipédia e encontrei isso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Foz_do_Igua%C3%A7u#Clima . Esse link que mandasse diz sobre o estado todo, mas o Paraná tem chuvas uniformemente? Pergunto isso porque aqui em Pernambuco a estação que chove menos no litoral é durante o verão, mas no sertão é no inverno. Como o índice pluviométrico tem relação direta com o volume de água dos rios, quando chove menos, menor é a vazão. Mas será que valeria a pena mesmo assim ir pra lá?

Ah sim, outra dúvida:

6 - Entre Ushuaia e Puerto Natales eu sei que tem o ônibus da Bus Sur que faz essa rota, só que está por volta de 130 reais. Se não tiver jeito vou nele, mas queria saber as opções disponíveis. Alguém sabe?

Link para o comentário

• Membros

Procurei agora informações sobre o rio, visto que ele tem afluentes no PR e SC.

"A vazão média anual do rio Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu, na área das Cataratas do Iguaçu é de 1.413,50 m³/s, porém, apresenta no mês de maior caudal, em outubro, um volume d'água em torno de 2.506 m³/s e no mês de menor caudal, em abril,o volume d'água fica entorno de 1.326 m³/s.

Nas maiores cheias que foram registradas, em julho de 1983, ele apresentou uma vazão de 35.600m3/s, e maio de 1995, com 27.544 m³/s. A vazão de estiagem mais crítica foi registrada em 1978, com 89,92 m³/s d'água."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Igua%C3%A7u

Pela data que tu disse que iria, vai passar bem no meio das duas temporadas..rs rs rs

Link para o comentário

• Membros

Olá!

Vou para Buenos Aires em Julho tb, e estou em dúvida a respeito to transporte lá, pois reservei Santiago tb, 5 dias em cada! É vantagem usar ônibus? Passagem aérea entre os dois fica em torno de U$ 130,00 ida e volta, e li muitos relatos aqui sobre a neve na estrada (arriscado pegar ônibus nessa época do ano).

Obrigada!

Link para o comentário

• Membros

Fala galera

eu to querendo fazer essa viagem tb em julho soh q nao tenho roteiro e nem nocao d quanto vai ficar

eu acabei de voltar da Bolivia e Peru fiquei quase um mes

agora quero fazer uruguai - argentina - chile e paraguai em um Mes

sera q 1000 dolares dah tranquilo ? tenho q juntar uma grana durante esse meses hehe

vlwss

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Salve Fernando,

Em seu roteiro, não entendi porque ir a Assunção e voltar a Foz, de lá, vc pode atravessar para Clorinda na Argentina e dai pegar um buzão para Buenos Aires, são mais de 10 horários diários com passagem cama por 392,00 e semi cama por 343,00 no preço de hoje, empresas são:

La Tostadense

Plaza

Crucero del Norte

El Cometa

De Montevideo para Mendonza as quintas feiras tem dois horários para Mendoza pela Rapido Internacional por 305,00 e 208,00, cama e semi-cama, nas sextas pela General Artigas Leito por 425,00.

De Ushuaia para Punta Arenas as segundas, quartas e sextas pela Tecni Austral por 220,00 e inverso se não me engano aos sabados, terças e quintas.

Atenção que por ser inverno, o passo Cristo Redentor pode estar fechado, e ai de Mendoza para Santiago só de avião, é bom pensar em uma alternativa B

Abaixo fotos das Cataratas em 1978 e 1983, tem uma pequena diferença....

20110206164401.jpg

20110206164534.jpg

20110206172909.JPG

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...