Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Que tipo de cobrança indevida?

Ao comprar em sites do exterior, apesar de eles mostrarem o valor em Reais, na maioria dos casos você é cobrado em dólares, e está sujeito a cobrança do imposto IOF de 6.36%, ou seja, se o preço das passagens for 10.000, o governo lhe cobra 638 adicionais de imposto direto na fatura do cartão de crédito.

Outra questão, a maioria dos sites do exterior converte os valores mostrados no site usando a cotação do dólar comercial, que é bem mais barato do que a cotação do dólar usada pelo seu cartão de crédito.

Por exemplo, se uma passagem custa 1.000 dólares, a título de informação, o site converte usando a cotação do dólar comercial que hoje está em R$ 4,66, e mostra um valor de R$ 4.660, mas como o valor é faturado em dólar, o que vai valer mesmo é a cotação do dólar usada pelo seu banco, que é a cotação do dólar Turismo ou PTAX, que hoje está em 4,85, e o valor efetivamente cobrado será R$ 4.850 e não os R$ 4.660

E só nesta diferença entre a cotação usada pelo site a título de informação e a cotação que o banco usa efetivamente, a diferença de valores cobrados pode ser bem grande.

Alem disto, o dólar está subindo muito nas últimas semanas, em 1 mês subiu 10%, então se você comprou a passagem a 3 semanas atras, a cotação do dólar era muito menor, e agora no fechamento da fatura o dólar está bem mais caro, o valor que você será cobrado é bem maior, pois compras feitas em dólar até o começo deste mês sempre eram atualizadas e cobradas pelo valor do dólar no fechamento da fatura e não pelo valor do dólar no dia da compra.

E esta variação da cotação do dólar entre o momento da compra e o momento do fechamento da fatura muitas vezes faz o valor cobrado na fatura ser bem maior do que aquele que você imaginou ou se planejou no momento da compra, o que levava a algumas pessoas acharem que houve cobrança indevida, mas na verdade está tudo absolutamente correto, foi só o dólar que subiu e ferrou você.

Mas em todo caso, não tenha muitas esperanças de conseguir alguma coisa, pois este site tem sede no exterior, acho que no Canadá, e você não consegue resolver nada em Português, e a está sujeito as leis do Canadá, que são muito piores para o consumidor do que as leis brasileiras, e você teria que entrar com uma ação no Canadá para conseguir algo...

As leis brasileiras são muito melhores para o consumidor do que as leis Canadenses, no Brasil, você pode desistir da compra sem penalidade até 7 dias depois, mas no Canadá, você tem até meia-noite do dia da compra para desistir da compra sem penalidades.

E depois deste período de cancelamento sem penalidades previsto nas leis do país sede do site, qualquer cancelamento vai lhe custar bastante dinheiro, não é incomum o cancelamento lhe custar 50% ou 70% do valor pago, que também está absolutamente correto de acordo com a legislação vigente.

 

Então antes de você achar que você foi lesado e sair por ai difamando a empresa,  e ainda acabar levando um processo por difamação, confira em detalhes o que foi faturado no seu comprovante de compra e o que foi debitado no seu cartão de crédito, pois em 99,99% dos casos está tudo absolutamente correto, foi só desconhecimento de como as coisas funcionam na prática que fizeram a pessoa achar que foi lesada.

  • Membros de Honra
Postado
Em ‎05‎/‎03‎/‎2020 em 22:23, Pauligvivas disse:

Alguém já teve problemas com cobrança indevida de passagens aéreas pelo site da Flightnetwork? Queria saber se alguém conseguiu resolver. 

Olá, nunca tinha ouvido falar dessa empresa até ler a sua mensagem, e depois de uma rápida pesquisa no google decidi que jamais vou comprar qualquer coisa da Flightnetwork. Aliás jamais compro qualquer coisa de empresas que não conheço sem antes pesquisar resenhas online, sugiro que vc também adote essa prática. Melhor prestar atenção nas resenhas negativas, que de resenha positiva fake a internet está cheia...

Já nos primeiros resultados do google me apavorei com a tal Flightnetwork: https://www.yelp.ca/biz/flightnetwork-toronto O site está em inglês e as pessoas relatam montes e montes de problemas, inclusive com cobranças indevidas (várias resenhas mencionam o problema de " aumento inesperado de preço durante processamento do pedido", em inglês "unexpected price increase while processing order")  então essa empresa aí parece ser uma imensa dor de cabeça a ser evitada. Pena que vc já comprou, então procure resolver o problema o quanto antes. No seu lugar eu cancelava o pedido ao invés de debater o preço - e depois iria comprar diretamente com a cia aérea. Sempre que eu compro qualquer coisa online eu uso o meu cartão de crédito que oferece proteção contra fraudes, talvez o seu seja assim também?

Para quem ainda não usou Flightnetwork: melhor evitar! 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...