Membros Este é um post popular. NatK Postado Fevereiro 13, 2020 Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 13, 2020 Olá, estou criando esse post para compartilhar um pouco de como foi a minha viagem e contar sobre assuntos que pesquisei antes da viagem e que agora posso comentar como foi a experiência. Tem mais fotos no Instagram. Quem quiser, espia lá no @natkomoto 1- O orçamento Meu orçamento inicial era de 10 mil reais por pessoa. Fui com meu marido em lua de mel. Deu super certo. Pagamos R$2.700 por pessoa nas passagens: Floripa - Amsterdam, Amsterdam-Frankfurt, Milão-Floripa. Com o restante pagamos seguro, hospedagem, as moedas para levar e o que tivemos que pagar no cartão de crédito (ou seja, inclui alimentação, transporte entre cidades, transporte dentro das cidades, poucas comprinhas, passeios). 2 - O Roteiro: Saí do Brasil 15/11. Cheguei em AMS dia 16/11. Dia 1 - Chegada em Amsterdam: check in do Stayokay Oost e saída para comer alguma coisa, provar a torta do Winkel 43 e comprar um casaco de frio. Deu pra dar um bom passeio de umas 4 horas. Dia 2 - Amsterdam: Bate-volta a Rotterdam e Haia. O dia estava lindo. Passamos a manhã em Rotterdam, almoçamos no mercado central e de tarde passamos em Haia, pra tomar um café e dar uma volta no centrinho. Deslocamentos de trem. Dia 3 - Amsterdam: De manhã bate-volta a Zaanse Schans. De tarde voltamos pra Amsterdam e ficamos por lá. Deslocamentos de trem. Dia 4 - Amsterdam: Dia inteiro em Amsterdam. Choveu de manhã, fomos ao Reijksmuseum. Dia 5 - Voo para Frankfurt de manhã. Sem chuva. Chegamos na hora do almoço no aeroporto, pegamos o carro alugado e seguimos em direção à Heidelberg, onde paramos pra comer e dar uma caminhadinha na cidade. Seguimos pela rota da floresta negra pela estrada 500 até Mummelsee. Maravilhoso, tinha neve pra todo lado! Incrível! Começou a escurecer, seguimos para Schiltach, onde tínhamos reserva no hotel Gasthoff Sonne (achamos mara). Dia 6 - Saímos cedo e seguimos rumo a Freiburg, parando em Triberg (ver 1 cachoeira), no Titisee (onde provei a torta Floresta Negra) e em Sankt Peter. Chegamos fim de tarde em Freiburg (hostel Stayinn). Devolvemos o carro e saímos dar uma volta e tomar uma cerveja/jantar no MartinsBrau. Dia 7 - Freiburg: Dia bem ensolarado e frio. Andamos a cidade toda, descansamos num parque, voltamos pro hostel. De noite ficamos pelo mercado de Natal. Dia 8 - Saímos de manhã de ônibus para Colmar. São 2 ônibus porque o trem não estava funcionando. Um até Breisach, outro até Colmar. Chegamos em Colmar, deixamos as coisas no Airbnb, fizemos compras de mercado e saímos pra dar uma volta pelos muitos mercados de Natal. Dia 9 - Colmar: Bate-volta a Estrasburgo. Dia lindo, deu pra aproveitar bem. Transporte foi de trem. Amei a cidade, toda enfeitada para o Natal. Dia 10 - Colmar: Bate-volta a Riquewihr e Ribeauvillé, de ônibus pela rota do vinho. Passamos a manhã e almoçamos na primeira. De tarde fomos à Ribeauvillé, mas estava tudo meio fechado. Só paramos num café e demos um voltinha. As cidades são lindas!! Mas são mais do mesmo em relação a Colmar e Estrasburgo que são mais interessantes. De volta em Colmar, ainda fizemos uma última saidinha pra comer nos mercados de Natal. Dia 11 - Saída de Colmar pra Lucerna. Chegamos em Lucerna depois do meio dia. Estava um dia parcialmente nublado, sem chuva. Deixamos as coisas no apartamento e saímos pra conhecer a cidade. Não vi muita graça na cidade em si. Fomos de trem: um até Basel, outro até Lucerna. Dia 12 - Lucerna: bate-volta Interlaken. A previsão era de que não ia chover, porém muito nublado, sem condições de subir qualquer monte. Então fomos até Interlaken. O trajeto de trem já vale a viagem!! Alguns trechos o céu estava aberto, os lagos bem verdes! Não há fotos ou palavras que descrevam! De Interlakem fomos a Lauterbrunnen. Que maravilhosa!! Só andamos pela cidade, vimos umas cachoeiras.. Seguimos para Grindelwald. Também maravilhosa. Retornamos a Lucerna de noite. Ok, sei que não conseguimos aproveitar o melhor da Suiça, mas foi um dia incrível. De paisagens indescritíveis. Dia 13 - Lucerna: bate-bolta Berna. A previsão era de um dia ruim, então fomos a Berna bem cedinho. Choveu um pouco de manhã mas depois melhorou. Conseguimos fazer todo o roteiro a pé pelos principais pontos. Ficamos das 9 às 12h mais ou menos. Voltamos cedo pra Lucerna, porque tinha previsão de que o tempo ia melhorar. Como estávamos com o swiss pass, fomos ao Monte Rigi, que é de graça com ele. Experiência fantástica, porém curta hahah Fomos tarde (16h), quando o tempo abriu e conseguimos ficar 15 minutos lá apenas até escurecer. Foi o que deu, considerando o tempo horroroso haha Dia 14 - Lucerna: bate-volta Montreux. Sei que alguém vai dizer que isso é loucura. E foi um pouco. Mas foi incrível!! A previsão era de chuva em quase todos os lugares da Suíça, exceto em Montreux! Saímos ainda estava escuro de Lucerna (7h), muita chuva! Fizemos o GoldenPass Line, em 3 trajetos panorâmicos. Trajeto 1: Lucerna até Interlaken (aquele mesmo trajeto de dois dias antes). Como estava ainda escuro, ok, porque estava chovendo e a gente tinha passado por ali. Trajeto 2: Interlaken até Zweisimmen - trecho menos interessante. Trajeto 3: Zweisimmen até Montreux - viajamos no trem Belle Epoque e aqui foi de tirar o fôlego. Não choveu, mas pegamos paisagens com muita neve.. e em uma parte do caminho realmente nevou. As paisagens são tão maravilhosas, que de novo, faltam palavras!!! Parecia que a gente estava vendo paisagens de filme. Chegamos às 13h em Montreux e estava parando de chover. Fomos ao castelo de Chillon, andamos um pouco no mercado de Natal que fica ali onde tem a estátua de Freddie Mercury. Ficamos até escurecer por lá e voltamos pra Lucerna no trem normal mais rápido (umas 2h30 a 3h de viagem, com baldeação em Lausanne). Incrível! Dia 15 - Saímos de Lucerna para Milão, de trem. Acordamos mais tarde, porque estávamos cansados. O trem saiu 12h Chegamos em Milão já no fim da tarde (15h). Só deixamos as coisas no hotel saímos pra caminhar e jantar. Dia 16 - Milão: bate-volta em Mântova. Adorei a cidade! Andamos por lá e visitamos o Palazzo Ducale, que por algum motivo que não entendemos era de graça nesse dia. Ficamos um tempão lá! Estava tendo uma exposição especial de Giulio Romano. Dia 17 - Milão: bate-volta em Gênova. Eu e meu marido trabalhamos com projetos portuários e por isso incluímos Rotterdam e Gênova no roteiro. Mas confesso que não curtimos muito. Estava chovendo muito quando chegamos (muito!). Então fomos ao aquário da cidade, que dizem ser um dos maiores. Não curti. Almoçamos uma pasta com pesto genovês que valeu o dia hehe. E voltamos pra Milão. Em Milão, saímos pra Jantar e dar uma olhada nas lojas. Dia 18 - Milão: bate-volta em Bérgamo. O objetivo era conhecer a Cittá Alta. Foi bem legal, andamos bastante pela cidade, almoçamos bem e tomamos o sorvete de flocos, onde dizem que ele foi inventado. De noite voltamos pegar as coisas no hotel e seguimos ao aeroporto de Malpensa, onde passamos a noite no Moxy, porque nosso voo seria no dia seguinte às 6h da manhã. 3 – Sobre a Suíça em Novembro: Quando eu montei meu roteiro e comprei as passagens sabia que novembro seria um mês frio. Mas quando pesquisei “Suíça em novembro”, só encontrei coisas como “não venha para Suíça em novembro”, “novembro é o pior mês para visitar a Suíça”. Bem, aí vão as minhas considerações: Realmente peguei dias nublados e chuvosos e algumas aberturas de tempo com céu azul. Acontece que fui com poucas expectativas. Então, no fim, eu adorei! Não consegui aproveitar o melhor da Suíça, que, dizem, são os passeios de barco e subir os alpes. Mas tive minha experiência no monte Rigi e nas cidades alpinas de Lauterbrunnen e Grindewald. E ainda fiz um passeio panorâmico com paisagens que realmente me emocionaram, me tiraram o fôlego. Meus gastos foram de 90 francos por pessoa/dia (considerando nesse valor a alimentação e o Swiss Pass). A hospedagem saiu 359 reais a diária do casal em um apartamento. Foi mais do que gastei no restante da viagem (60 euros/pessoa/dia mais ou menos e diárias na média de 280 reais), mas não foi um absurdo. Lembrando que nossa alimentação foi basicamente supermercado. Ficamos em um apartamento, então fizemos café da manhã e jantar todo dia em casa. E levamos lanche. Não sentamos em nenhum restaurante. Então a história de “vai pra Suíça gastar um monte de dinheiro e não aproveitar nada” pra mim não foi verdade! Eu conheci o que deu pra conhecer, com um orçamento ok. Se o tempo estivesse bom, aproveitaria mais e também gastaria mais com passeios, claro, mas acho que foi bem proveitosa a viagem! Então, eu diria que, se é a época do ano que você pode ir e você quer muito conhecer, vá! Mas vá sabendo o que te espera, assim você pode adequar suas expectativas. Eu amei! 7 Citar
Membros Jaqueline Monte De Souza Pimenta Postado Fevereiro 13, 2020 Membros Postado Fevereiro 13, 2020 @NatK Adorei seu roteiro . 1 Citar
Membros lobo_solitário Postado Fevereiro 13, 2020 Membros Postado Fevereiro 13, 2020 @NatK parabéns pelo relato! E fico imaginando como deve ser em Lauterbrunnen, se por foto já é bonito, presencialmente entao nem se fala hehe. 1 Citar
Membros schitini Postado Fevereiro 14, 2020 Membros Postado Fevereiro 14, 2020 Muito legal seu relato. Nunca fui à Europa, mas a Suíça me atrai muito. Gostaria de passar um dia inteiro, ou talvez 2, apenas em Lauterbrunnen, como parte de uma viagem à Europa. Você acha que tem coisa para fazer lá em 2 dias ou é tempo demais para ficar lá? Citar
Membros de Honra Adriana T-Tresch Postado Fevereiro 16, 2020 Membros de Honra Postado Fevereiro 16, 2020 Parabéns pela viagem e relato! Gostei da atitude de vcs, coisa boa ter esse espírito aberto e conseguir aproveitar a viagem, independente das condições serem "perfeitas" (entre aspas, já que isso não existe mesmo). Obrigada por compartilhar sua aventura. As fotos ficaram lindas ! Citar
Membros NatK Postado Fevereiro 17, 2020 Autor Membros Postado Fevereiro 17, 2020 Em 14/02/2020 em 10:45, schitini disse: Muito legal seu relato. Nunca fui à Europa, mas a Suíça me atrai muito. Gostaria de passar um dia inteiro, ou talvez 2, apenas em Lauterbrunnen, como parte de uma viagem à Europa. Você acha que tem coisa para fazer lá em 2 dias ou é tempo demais para ficar lá? Tem sim!! É que a cidade fica muito perto de outras, então tem muitas coisas para fazer. Eu não sei como é a hospedagem por lá, mas você pode também ficar em Interlaken, que acredito ter mais opções e é muito próximo. Tem trem ou ônibus entre as cidadezinhas (veja imagem abaixo). Se você for em uma época boa, no verão e imagino que primavera e começo do outono, pode curtir ainda mais. Opções de coisas a fazer por lá (algumas apenas, se pesquisar vai achar ainda mais): Cachoeira Staubach Cachoeiras Trümmelbach Jungfraujoch Top of Europe Cable car em direção à Männlichen. Fazer a caminhada royal. Gôndola First e Trilha até o Lago Bachalp Subir no Harderkulm em Interlaken Não fiz nada disso porque em novembro estava tudo fechado para manutenção. Exceto o Jungfraujoch, que estava aberto, porém o tempo não estava bom para isso. Então eu somente caminhei pelas cidades.. não fiz nenhuma atividade. A vista já valeu a pena, porque é maravilhoso! Mas se der sorte com o tempo, consegue aproveitar ainda mais. Se você vai à Suíça apenas para ficar nessa região, recomendo que fique pelo menos 2 dias inteiros, sem contar o dia de chegada e o dia de partida. Os trens na Suíça são bem caros.. precisa ficar um tempo para valer a pena. Eu até acho que 3 dias seria ainda melhor. Assim você tem mais chances de pegar dias abertos. 4 Citar
Membros D FABIANO Postado Março 6, 2020 Membros Postado Março 6, 2020 @NatK Qual a língua falou lá,já que Suíça é um pais que fala 3 línguas? Citar
Membros NatK Postado Março 6, 2020 Autor Membros Postado Março 6, 2020 8 horas atrás, D FABIANO disse: @NatK Qual a língua falou lá,já que Suíça é um pais que fala 3 línguas? Olá, Fabiano. Em todos os países que fomos falamos apenas inglês, que é a única que sabemos comunicar. Funcionou bem. Apenas em Freiburg, nos comércios locais, alguns não sabiam falar inglês, mas aí a gente foi na mímica e no apontamento haha. Tudo certo! Na Suíça, todos com os quais interagimos falavam inglês. Citar
Membros nayaradorta Postado Setembro 13, 2022 Membros Postado Setembro 13, 2022 Quanto a Berna, você disse que andou pelos prontos principais em meio período, poderia contar um pouco mais disso? Dicas para lauterbrunen e gridenwald? o que achou da temperatura em novembro? Citar
Membros larissaqferreira Postado Julho 1 Membros Postado Julho 1 Estou passando pela mesma situação, irei ficar uns dias na Suiça, na primeira semana de novembro, e realmente, o que se lê..."NÃO VENHA PARA SUIÇA EM NOVEMBRO" "PIOR MÊS PARA VISITAR SUIÇA". Em relação ao tempo, já estou ciente que pegarei tempos de chuvas e dias nublados. A pergunta é, teremos opções de passeios? Mesmo sabendo que vários lugares fecham. Não consegui achar um blog, site que me passe essas informações Muito obrigada pelas dicas, esse blog foi o local que obtive mais informações Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.