Colaboradores Victor_Carvalho Postado Dezembro 30, 2010 Colaboradores Postado Dezembro 30, 2010 Fala pessoal, Estava agora pouco conversando sobre as 10 montanhas mais altas do Brasil e surgiu uma dúvida...... e as 7 mais bonitas ? Claro que é um conceito muito subjetivo, mas é daí? Coloquem as que acham serem as suas 7 mais bonitas! As minhas são: 1º Agulha do Diabo (Serra dos Órgãos/RJ); Trata-se de uma agulha com mais de 300 metros de proeminência, cujo cume está à 2.050m. Escalada técnica para acessar o cume. O charme está no topo, onde mal cabem 4 pessoas em um plano. 2º Monte Roraima; É fronteira tríplice entre Brasil, Venezuela e Guiana. O cume está à 2.734m de altitude e é pelo IBGE a 7ª montanha mais alta do país. 3º Pedra Riscada (São José do Divino/MG); Trata-se do maior monolito de granito das américas. Existem vias de escalada com 1.260 metros de extensão. Acesso somente por escalada técnica. Cume à 1.430m. 4º Cinco Pontões (Espírito Santo); O cume mais alto está à 1.260m. São 5 montanhas gigantescas, com proeminência de pelo menos 400 metros. Acesso ao cume mais alto por escalaminhada. 5º Dedo de Deus (Serra dos Órgãos, RJ); Sua escalada marca o início do montanhismo no Brasil. O cume está à 1.692m e o acesso ao cume é somente por escalada técnica. Mais de 500 metros de proeminência. 6º Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí/SP); Grande centro de escalada em rocha de São Paulo e local de incrível beleza. Trata-se de uma folha de rocha com 350 metros de proeminência, 500 metros de base e apenas 40 metros de largura. O cume está à 1.905m de altitude. 7º Pico Maior de Friburgo (Friburgo/RJ); Uma das maiores paredes rochosas do país. Um dos centros de escalada em rocha do Rio de Janeiro. Pelo menos 700 metros de proeminência. O cume está à 2.316m. Acesso ao cume somente por escalada técnica. Eu escolhi sete, pois a partir daqui comecei a ter dificuldades para julgar outras montanhas! Estas 7 pra mim realmente se destacam. Espero que gostem e coloquem outras montanhas! Abraços!
Membros de Honra Frida_ssa Postado Março 11, 2011 Membros de Honra Postado Março 11, 2011 Olá Vitor, Rapaz, eu nem vou listar as 7 mais bonitas mas o Monte Roraima é lindo demais!!! E ainda tem aquela coisa fantástica de estar localizado entre três países. Espetacular!!! abraços!!!
Membros de Honra gvogetta Postado Abril 24, 2011 Membros de Honra Postado Abril 24, 2011 Olá Pessoal! Putz, 7 montanhas só, difícil mesmo isso... Vou acrescentar à lista do Victor algumas sugestões pessoais para discussão, mas já adianto que a questão será polêmica 1. Conjunto Marumbi (Cume do Olimpo a 1539 m), no Pq. Estadual homônimo, Serra do Mar, PR 2. Pico Paraná, 1877 m - Serra do Ibitiraquire, PR 3. Escalavrado, 1410 m - Serra dos Órgãos, RJ 4. Pico dos Marins, 2420 m - Serra da Mantiqueira, SP 5. Pico do Cristal, 2769 m - Serra do Caparaó, MG 6. Pedra Azul, 1822 m - Município de Domingos Martins, ES 7. Pico Agudo, 1224 m - Serra dos Agudos, Município de Sapopema, PR Bem, eu fui um pouco (só um pouco ) bairrista, pois escalei em minha lista três montanhas do Paraná... Apesar disso considero justas as indicações! Abraços a todos!
Colaboradores Amend Postado Junho 7, 2012 Colaboradores Postado Junho 7, 2012 Bem na verdade não existe uma posição ou uma ordem. É quase impossível dizer que uma é mais bonita que a outra. Na realidade todas são maravilhosas e estão em um mesmo patamar, mas tenho minha preferência da seguinte forma: 1. Conjunto Marumbi 2. Pico Paraná e arredores 3. Pico das Agulhas Negras 4. Monte Roraima 5. Pico do Cristal 6. Pico da Bandeira 7. Dedo de Deus Abraços!
Membros de Honra gvogetta Postado Junho 18, 2012 Membros de Honra Postado Junho 18, 2012 Olá Amend! Belas opções, sem dúvida! Pelo visto você é também só um pouquinho bairrista! Rsrs. Só as duas primeiras do PR... No entanto preciso fazer duas breves correções na sua galeria: a imagem do Pico da Bandeira (6) na verdade está incorreta pois mostra o Pico do Cristal enquanto a imagem (5) supostamente do Pico da Bandeira, mostra na verdade o Pico do Calçado em primeiro plano e, logo atrás dele, novamente o Pico do Cristal... Verifique. Só para referência seguem algumas imagens do Pico da Bandeira: Créditos: imagens captadas na internet. Abraço!
Membros de Honra renato5129 Postado Dezembro 8, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 8, 2012 Sou incapaz de listar as 7 montanhas mais bonitas do Brasil. Tampouco tenho competência pra isso. Mas o Monte Roraima, além da beleza singular, sem dúvida, é o mais fascinante.
Colaboradores Amend Postado Dezembro 9, 2012 Colaboradores Postado Dezembro 9, 2012 Prezados mochileiros "Montanhistas" Sinto contrariar mas preciso esclarecer que geograficamente não existem Montanhas no Brasil. O Pico da Neblina é o Pico que mais se aproxima. No entanto não é classificado como Montanha por não atingir 3000 m de altura . Não existem Montanhas no Brasil por que o país esta no meio de uma Placa tectônica e não sofre interferência nas movimentações das Placas , não formando Montanhas. Aprendi sobre o assunto no antigo primário em uma aula de Geografia. Sinto em o contrariar, pois você está absolutamente enganado caro colega. Também devo advertir, que ainda que você estivesse coberto de razão, não é saudável lançar a ideia que os demais usuários são ignorantes. Certamente existem pessoas que tem maior e menor conhecimento em determinadas áreas, contudo não devemos de forma alguma menosprezar aqueles que não detém conhecimento profundo acerca do tema. Fato é que todos que acessam o presente tópico entendem muito bem a nomenclatura empregada no título, sejam montanhas, morros, chapadas ou maciços a intenção é apenas uma: demonstrar a beleza do nosso país. Não obstante o exposto, tenho que ressaltar que sua afirmação está absolutamente errada, pois no Brasil existem muitas montanhas, vez que para a geomorfologia, em geral, considera-se montanha uma elevação cuja altura em relação à base é maior que 300 metros e com vertentes de inclinação acentuada. Deste modo certamente muitas escarpas podem, geomorfologicamente falando, não serem classificadas como montanhas, contudo existem muitas montanhas no Brasil, ainda que classificadas como baixas e médias, pois existem três classificações de montanhas, quais sejam montanhas baixas (entre 300 metros e 1.000 metros), médias (entre 1.000 metros e 3.000 metros) e altas (acima de 3.000 metros). Ainda vale destacar, que segundo indicam os recentes estudos geomorfológicos do Brasil, as maiores montanhas brasileiras têm altura de aproximadamente 1.800 metros e extensão das vertentes com cerca de 4.000 metros e as maiores escarpas rochosas no país têm entre 700 e 1.000 metros de altura. Caso tenha vontade e real interesse em aprender sobre o assunto, recomendo que leia o artigo em anexo. Porém advirto, cautela nas afirmações, nem sempre o que lhe ensinaram no primário está correto. Segue em anexo estudo sobre a CLASSIFICAÇÃO DE MONTANHAS PELA ALTURA, publicado por Antonio Paulo Faria, professor Adjunto – IGEO/UFRJ, veiculado pelo site da União de Geomorfologia Brasileira - UGB. Abraços! CLASSIFICAÇÃO DE MONTANHAS PELA ALTURA.pdf
Membros de Honra renato5129 Postado Dezembro 9, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 9, 2012 Trota, fiquei impressionado com sua forma de classificar uma formação geológica tomando como parâmetro sua nomenclatura. Primeiro vamos às definições de maneira bem simples e superficial: Morro: Elevação natural do terreno com altura, a partir da base de até 300 m aproximadamente. Montanha: Grande elevação natural do terreno, com altura, a partir da base superior a 300 m, constituída por uma ou mais elevações. Serra: Cadeia de montanhas. Muitas vezes possui um nome geral para todo o conjunto e nomes locais para alguns trechos. Pico: Ponto mais elevado de um morro, montanha ou serra. Segundo vc, o Pico da Neblina (2993m de altitude) não é uma montanha, se fosse, chamaria-se "Montanha da Neblina", sem levar em consideração sua altitude ou altura da base ao cume. Então, de acordo com seu critério de classificação das formações geológicas, o Broad Peak (8.078m de altidude) não é uma montanha, assim como o Pico Ismail Samani (7495m de altitude), o Pico Jongsong (7462m de altitude), o Pico Jengish Chokusu (7439m de altitude), o Pico Baltistan (7282m de altitude), entre muitos outros não citatos. Afinal, não se chamam Broad Mountain, Montanha Jongsong, Montanha Jengish Chokusu ou Montanha Baltistan.
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.