Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Seguinte.

Sei que tenho um problema, mas queria saber o tamanho do meu problema... haha

Vou fazer uma viagem DEPOIS DE AMANHÃ, para perú, equador e colombia (20 dias)

Como estou viajando no mercosul, nem me atentei a documentação

Mas fui ver agora que eles exigem que o RG esteja emitido com menos de 10 anos, o meu é de 2003

Fui verificar meu passaporte, venceu ano passado

Fui até a PF, tentar pedir um passaporte com urgência, mas mesmo assim não dará tempo...

Ou seja, to f****.

Alguém sabe me dizer qual o rigor da fiscaliação quanto a isso? Existe Alguma Saída?

Estou com RG desatualizado, passaporte vencido ano passado (foto atual), CNH e CREA atual (que não tem validade por lá)

• Colaboradores
Postado

Cara, isso de identidade ter menos de 10 anos é lenda urbana, pode ver no site no site do próprio Itamaraty, o que acontece é que não irão aceitar seu RG se você estiver com foto de neném ou adolescente, na foto da para saber que é você ? Seu RG está todo bem cuidado sem amassados ou rasgado ? Se estiver dentro dos padrões está tudo ok, não tem que temer nada, na dúvida leve a pagina impressa direto do site do governo sobre o Acordo Mercosul que trata deste tema.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Ricardo, obrigado pela essa resposta.

Então, o problema é que no meu RG eu tinha 13 anos, tem diferença na foto sim

Imagino que mostrando o RG, mostrando o passaporte que mesmo vencido está me identificando (foto atual), eles não liberam?

• Colaboradores
Postado

Sinceramente não sei lhe responder viu, pode ser que sim, no caso de um agente gente boa, que transou umas 3 vezes antes de ir para o serviço, etc hahaha.  Olha aqui um trecho que acabei de copiar do site do governo.

Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.

Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º - “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar dissabores.

Não são aceitos como documento de viagem: Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos estados.

Estrangeiros residentes permanentes no Brasil têm seu ingresso permitido mediante a apresentação do passaporte. O RNE não constitui documento de viagem, nem mesmo para o ingresso em cidades que fazem fronteira com o Brasil.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

A única exigência para RG é a foto estar reconhecível mesmo, isso da validade de 10 anos é lenda.

@Bruno Forte Você é de onde? No Poupatempo de Guarulhos ou Campinas existe a possibilidade de emitir um RG emergencial para alguns casos específicos. Segue link com as informações:

http://guia.poupatempo.sp.gov.br/_Comunicados.aspx?TipoID=16&ComID=1191

Se você estiver fora do estado de SP, sugiro verificar no seu estado se também existe este serviço.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

uma vez em uma viagem para o chile, um amigo que ia junto percebeu um dia antes que estava sem rg e o passaporte vencido

era um domingo a tarde e o vôo para santiago era segunda a noite

no dia seguinte fomos de manhã, antes de abrir o poupatempo, com toda documentação provando o vôo, eles fizeram um rg de emergência, o documento ficou pronto por volta das 16 hrs e conseguimos viajar!

o triste que após alguns dias em santiago iríamos para puerto varas, porém tive minha carteira e documentos roubados em santiago, e ai quem ficou sem documentos fui eu, tivemos que cancelar a ida para puerto varas e ficamos em santiago para eu conseguir resolver a questão documental para voltar ao brasil

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
1 hora atrás, Bruno Forte disse:

Imagino que mostrando o RG, mostrando o passaporte que mesmo vencido está me identificando (foto atual), eles não liberam?

Em março de 2019 eu vi um Brasileiro ser barrado na imigração do Peru, por estar com passaporte próximo ao vencimento.. acho que menos de 30 dias! Além desse passaporte o cara só tinha a CNH (que não é válida).. foi na imigração de Copacabana para Puno.. a imigração barrou a entrada, o cara teria que voltar para La Paz, solicitar o passaporte de emergência pra ai entrar no Peru.

Eu faria de tudo pra tentar regularização aqui no Brasil.

Tenta seguir a dica da rapaziada!

Boa sorte.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
7 minutos atrás, _Umpdy disse:

Em março de 2019 eu vi um Brasileiro ser barrado na imigração do Peru, por estar com passaporte próximo ao vencimento.. acho que menos de 30 dias! Além desse passaporte o cara só tinha a CNH (que não é válida).. foi na imigração de Copacabana para Puno.. a imigração barrou a entrada, o cara teria que voltar para La Paz, solicitar o passaporte de emergência pra ai entrar no Peru.

Eu faria de tudo pra tentar regularização aqui no Brasil.

Tenta seguir a dica da rapaziada!

Boa sorte.

tenho um amigo que agora em novembro para ver a final da libertadores tinha viagem rio de janeiro-la paz-lima

ele embarcou para bolivia sem qualquer problema, na bolivia viram que o passaporte dele estaria vencendo em menos de 1 mês (ele não sabia), não deixaram ele embarcar para o peru e ele conseguiu ir na embaixada e tirar um passaporte de emergência (que na foto, ele está inclusive com a camiseta do flamengo hahaha) 

• Membros
Postado

1 hora atrás, RicardoRM disse:

Sinceramente não sei lhe responder viu, pode ser que sim, no caso de um agente gente boa, que transou umas 3 vezes antes de ir para o serviço, etc hahaha.  Olha aqui um trecho que acabei de copiar do site do governo.

Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.

Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º - “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar dissabores.

Não são aceitos como documento de viagem: Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos estados.

Estrangeiros residentes permanentes no Brasil têm seu ingresso permitido mediante a apresentação do passaporte. O RNE não constitui documento de viagem, nem mesmo para o ingresso em cidades que fazem fronteira com o Brasil.

Essa explicação está bem esclarecedora. No final das contas, vai de minha sorte e o rigor da fiscalização no momento.

O que me resta fazer é levar todos os documentos e tentar entrar

1 hora atrás, luizh91 disse:

A única exigência para RG é a foto estar reconhecível mesmo, isso da validade de 10 anos é lenda.

@Bruno Forte Você é de onde? No Poupatempo de Guarulhos ou Campinas existe a possibilidade de emitir um RG emergencial para alguns casos específicos. Segue link com as informações:

http://guia.poupatempo.sp.gov.br/_Comunicados.aspx?TipoID=16&ComID=1191

Se você estiver fora do estado de SP, sugiro verificar no seu estado se também existe este serviço.

Pena que vou sair de Foz do Iguaçu (sou de Maringá). Pelo que pesquise aqui lá não deve ter esse sistema...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...