Membros Maufisio Postado Dezembro 25, 2010 Membros Postado Dezembro 25, 2010 Fala galera do Mochileiros! Comecei esse ano com o autônomo (devia ter começado antes! rs) e agora estou programando uma viagem rapidinha para Paraty/RJ. Gostaria de saber se alguem ja mergulhou por lá, tem dicas dos lugares e agências. Vale a pena mergulhar la? Eu fui ha mto tempo para la mas so fiz snorkel nos passeios de escuna. Abraços Mauricio
Membros FelipePA Postado Dezembro 27, 2010 Membros Postado Dezembro 27, 2010 Fala parceiro , Paraty é um excelente pico para mergulho , perfeito para autonomos iniciantes, se eu fosse voce e tivesse uma grana guardada fazia o live aboard ANTARES com o nosso querido Armando, é excelente !! vale muito a pena Já se for ficar em pousadas e fazer mergulhos com operadoras eu sugiro aciduamente a operadora ADRENALINA e a UNA DIVER ( Operadora do ANTARES LIVE ABOARD ). Qualquer dúvida é nóis
Membros Maufisio Postado Dezembro 27, 2010 Autor Membros Postado Dezembro 27, 2010 Valeu Felipe! Vou entrar em contato com eles! Você sabe me dizer qual é o melhor local para mergulhar lá? São varias ilhas e como faremos somente 2 imersões.... outra coisa vc sabe qual é a visibilidade? 20m? Abraços Mauricio
Membros Maufisio Postado Janeiro 2, 2011 Autor Membros Postado Janeiro 2, 2011 Salve mochileiros! Acabei de chegar de Paraty e quero deixar o meu post... pelo que consegui contar são em torno de 5-6 operadoras de mergulho por lá. Umas com estruturas maiores como a Una e Adrenalina e outras menores. Fui nessas 2 e o atendimento na loja foi péssimo! Ai andando encontrei fora do centro historico mas na propria avenida principal, a Kyrie Dive. Com uma estrutura bem mais simples o atendimento foi direto com o dono, Marcos "Kyrie". Foi super simpatico, atencioso e sincero, dizendo as condições do mar e o que possívelmente encontrariamos (pelas outras operadoras pareceria que iriamos mergulhar no caribe!). Ele tem uma escuna para uns 15 mergulhadores. Saimos 2 dias com 4 imersões (R$ 250,00): 1º dia: - Ilha dos Meros: profunidade 10m - visibilidade 10m - lugar razoável com alguma vida marinha, nada surpreendente. Tem uma estatua do Cristo Redentor uns 2m de altura que foi afundada pelos nativos. - Ilha dos Cocos: profunidade 6m - visibilidade 8m - lugar tranquilo e lindo (por cima). Lugar bom para quem ta começando a mergulhar. Sem muita vida marinha. 2º dia - Ilha dos Cocos - Ilha dos Ratos: profundidade 12m - visbilidade 2m - não deu para ver muita coisa, mas o pouco que deu é que esse lugar com melhores condições deve ser o que tem mais vida com relação aos outros acima. Havia muitos peixes inclusive uns de 5kg. Bom é isso aí valeu pelas experiencias! Abraços Mauricio.
Membros Maufisio Postado Março 17, 2011 Autor Membros Postado Março 17, 2011 Olá Mary, vou responder por aqui porque talvez alguem mais tenha a mesma dúvida que vc... Sim, é possível mergulhar lá mesmo quem nunca mergulhou. Existe o chamado mergulho "discovery" que todas as agencias de mergulho fazem. Resumidamente é assim que funciona: eles te dão uma parte teórica em terra, geralmente em vídeo explicando o que e como fazer, o que pode e não pode fazer... como se portar dentro da água... etc, e depois tem uma imersão acompanhada de um instrutor. E se depois desse mergulho se apaixonar (que é o que geralmente acontece rs), a próxima etapa é fazer o curso basico ou open water. Mas nada impede de vc fazer varios mergulhos tipo "discovery" sem o curso basico, o problema é que se vc tiver a certificação o valor do mergulho é muitissimo mais barato, e sem contar que no discovery geralmente é um cilindro (uma imersão) po saida somente, enquanto com certificação geralmente são 2 cilindros. Eu estou indo amanha para Paraty mas já conversei com o dono da agencia que sempre mergulho e o mar não está muito bom devido a fortes chuvas nessa semana e um ciclone extra tropical que virou o mar, to esperando que até sabado melhore um pouco. Caso vc va a Paraty somente para mergulhar sugiro ligar antes para lá e perguntar como está o mar, senao vc corre um serio risco de chegar lá e nao ter mergulho ou entao de pegar um mar com uma visibilidade muito ruim (por volta de 4m), o que é pessimo para quem está começando. Sempre mergulho com o "Kyrie", ele é o dono, a agencia fica a rua principal que termina na entrada do centro historico e uns 2 quarteiroes antes de chegar na parte fechada para os carros. http://www.kyriedive.com.br/ Se vc tiver nextel: 55*88*12361 Ele é super gente boa, otimo mergulhador, super atencioso, preços honestos (não tô ganhando nada com a propaganda rsrs) Fale que o Mauricio de SP que indicou... Segue umas fotinhos dos nossos ultimos mergulhos em Paraty para te dar mais vontade de ir para lá rsrs a ultima é do barco dele e nesse dia a visibilidade não estava muito boa, por volta de no máximo 10m (o que ainda é ruim), geralmente lá tem-se por volta de 15m.
Membros de Honra gvogetta Postado Abril 20, 2011 Membros de Honra Postado Abril 20, 2011 Olá! Em Paraty eu recomendo ainda a Ilha Deserta e o Parcel dos Meros. Ambos são longe do portinho. A Ilha Deserta não é tão boa de visibilidade por ser próxima da costa, mas tem uma vida marinha mais numerosa e pedras. Já no Parcel dos Meros (pouco ao norte da Ilha dos Meros), como na laje próxima, homônima, a visibilidade costuma ser acima da média dos demais pontos das redondezas de Paraty quando as condições do mar estão boas, chegando a 30m ou mais e é também o local onde encontrei a maior quantidade e os maiores peixes da região. Quem quiser visitar um naufrágio, em Paraty há um, bem pouco divulgado: o naufrágio do pequeno vapor "Paulista", a nordeste da Ilha Deserta, quase duas horas de barco do portinho. A visibilidade nos destroços, a 28m de profundidade não é boa, cerca de 5m, mas tem uma colônia de anêmonas que compensa e dá para ver a carga de madeira transportada pelo navio, que naufragou em 1913. Há o risco adicional de várias redes de pesca enroscadas na proa e popa do navio, portanto deve-se ter atenção. Em Trindade, nas encostas de fora, na Praia do Cachadaço, também há alguns pontos de mergulho livre e autônomo, com visibilidade até razoável pela proximidade da costa (10-12m em dias bons), acessíveis por terra, porém pouco divulgados, legais se quiser economizar com as saídas de barco. Outra dica é que, se estiver em grupo e com equipamentos próprios, sabendo onde quer ir, dá para alugar um barco com mestre no portinho por R$ 50,00 a 100,00 o dia, dependendo dos lugares desejados. Já fiz isso e recomendo, é bem mais econômico que as saídas das operadoras locais. Abraço,
Membros rodrigomh Postado Setembro 17, 2013 Membros Postado Setembro 17, 2013 To indo próximo fim de semana para Paraty e queria fazer o Discovery com minha namorada, alguém foi recentemente? Sabe qual ponto compensa mais(mais vida marinha)? Revivendo o tópico, ver se dou sorte
Membros de Honra gvogetta Postado Setembro 18, 2013 Membros de Honra Postado Setembro 18, 2013 Rodrigo, Faz algum tempo que não mergulho lá, mas de qualquer forma não é algo que se possa responder com precisão, mesmo por quem esteve lá no último FDS... As condições do mar influenciam muito, tanto a visibilidade quanto a quantidade de fauna marinha. Sugiro ligar numa das agências de mergulho da cidade e verificar isso direto com eles. O problema é que, geralmente, para mergulhos tipo "discovery" os pontos são limitados, geralmente as operadoras de lá só te levarão nos mais fáceis e próximos, como nas Ilhas dos Ratos, Catimbau, Ilha Comprida ou dos Ganchos. Com sorte e condições de mar favoráveis são excelentes pontos para fazer uma iniciação. Saudações!
Membros Mariana G Goes Postado Dezembro 4, 2013 Membros Postado Dezembro 4, 2013 Eu fui para Paraty e mergulhei com a Mr. Big . Gostei muito!!!!! www.mrbig.com.br Valeuuuu!
Colaboradores silas-gustavo.barbi Postado Novembro 10, 2015 Colaboradores Postado Novembro 10, 2015 Paraty é um ótimo lugar para quem quer fazer o mergulho pela primeira vez, o chamado batismo ou discovery. A visibilidade costuma ser média, em torno de 10 metros, nada muito uau, mas os principais pontos de mergulho são bem protegidos, com isso as águas são calmas e a quantidade de vida marinha é bem legal também. Quem quiser se informar melhor: http://desviantes.com.br/mergulho/RJ/paraty/batismo-de-mergulho-em-paraty-una-dive/ Para os mergulhadores de batismo, o principal ponto de mergulho é a Ilha Comprida. Para os certificados é a Ilha dos Meros, onde existe um naufrágio de um avião, que é muito interessante! Vou a Paraty pelo menos 1 vez ao ano. Além de ótimo para mergulhar, é um baita destino para conhecer cachoeiras, fazer um passeio de caiaque, trilhas (incríveis como a do Pico do Mamanguá). Recomendo e espero ter ajudado!
Posts Recomendados