Ir para conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais

Ever

Posts Recomendados

• Respostas 322
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Amigos,

Gostaria de saber se dá para ir de Ouro Preto para mariana a pé seguindo alguma trila e curtindo a paisagem ao invés de ir de trem u buzão, e se sim em quanto tempo consigo fazer esse caminho? E Se tem outras cidades partindo de Ouro preto e Mariana que dá para ir a pé um unico dia entre cada cidade.

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Dê uma olhada nesse site aqui:

http://www.institutoestradareal.com.br/

Quando eu fui, pensei em fazer esse roteiro só que de bicicleta, porém, nesse site, vi que o caminho para bicicleta era o acostamento da rodovia, ou seja, eu dividiria espaço com carros, ônibus e caminhões. Desisti, claro. Chegando lá, soube que tinha gente que fazia. Um alerta: as estradas de MG são perigosas.

Agora, a pé, não sei se valerá a pena não. Se não me engano, são 11km de uma para a outra, mas, a paisagem não compensa e os atrativos do caminho tb não. Se eu fosse vc, iria de trem caso quisesse curtir a paisagem ou, de ônibus se a prioridade for economizar grana.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Olá pessoal!

Alguém sabe me dizer se tem algum hostel em Tiradentes? Tô procurando na internet e não achei nada... =/

Também serve dica de hospedagem bem em conta nesta cidade!

valeu!

Como o Augusto falou, hospedagem em Tiradentes beira o irreal. Acredito que o mais barato q vc vai encontrar é o camping, e mesmo assim vá preparado para pagar acima do valor normal de outros campings por aí.

A opção de SJDR é a mais barata. Na vdd eu acho que ficar em Tiradentes é só pra quem tem dinheiro sobrando mesmo! Ficando em SJDR vc terá boas opções de hospedagem e muito mais baratas que Tiradentes. Sem falar na alimentação que em Tiradentes também é muito cara! Eu até gosto de um lugar ou de outro, mas aqui em SJDR vc tem muitas boas opções por preços bem mais módicos.

O transporte entre as duas cidades é bem tranquilo. Todos os dias há um ônibus da viação Vale do Ouro que faz o trajeto. O ônibus faz o caminho pela Estrada Real, e não pela BR, então é bem legal tbm. E nos finais de semana (sexta a domingo) vc tem a Maria Fumaça que também faz o trajeto. Por mim, vale muito mais a pena!

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada meninos!

Realmente estou entrando em contato com umas pousadas e o preço está me assustando...

Vou procurar em SJDR...

Porreca, quanto tempo demora a viagem de SJDR até Tiradentes?

Dá para fazer os passeio pela Serra de São José, partindo de SJDR?

Pretendemos ficar uns 4 dias para conhecer SJDR e Tiradentes... É suficiente? Fiz os cálculos a partir das informações aqui do fórum!

=)

Link para o comentário
  • Colaboradores

Porreca, quanto tempo demora a viagem de SJDR até Tiradentes?

Dá para fazer os passeio pela Serra de São José, partindo de SJDR?

Pretendemos ficar uns 4 dias para conhecer SJDR e Tiradentes... É suficiente? Fiz os cálculos a partir das informações aqui do fórum!

=)

Ei Ana!

De carro demora uns 20 minutos do centro de São João até o centro de Tiradentes. Já de ônibus vc tem duas opções, a viação Presidente faz a linha passando pela BR-265, que é a estrada nova, e deve demorar uns 30 minutos. A viação Vale do Ouro faz a linha passando pela estrada velha, que é parte da Estrada Real e o calçamento é todo de pedra, e deve demorar uns 40 minutos. O último ônibus é às 23h, mas não fique dependendo muito desse ônibus pq ele sempre volta lotado para São João e existe um acordo onde a preferência é dos trabalhadores que estão voltando do trabalho, então é bem comum alguns turistas ficarem em Tiradentes pq o ônibus lotou. De Maria Fumaça deve ser uns 40-45 minutos. Sinceramente não faço ideia dos preços. Uma boa ideia de passeio é ir para Tiradentes de Maria Fumaça e voltar de ônibus. Fica um pouco mais barato e vc pode aproveitar a cidade com tranquilidade, já que o último horário do trem é às 17h e o ônibus vai até a noite.

Dá pra fazer sim! As trilhas são bem abertas então não tem muito risco de se perder. Mas não faça nenhuma das trilhas sozinha ou apenas em um casal. Infelizmente a questão da segurança é um complicador para essas trilhas. Elas passam pela região de Santa Cruz de Minas, uma cidade entre São João e Tiradentes, que é bem perigosa. Não há problemas se forem com uma agência ou com mais pessoas (pode parecer exagero, mas não gosto de passar por esses locais com grupos menores que 5 pessoas), mas sozinhos eu não indico.

Então Ana, para simplesmente conhecer as cidades eu vou te falar que você conhece tudo em 2 dias. Mesmo com calma. Em Tiradentes pode ser que você gaste um dia e meio por que lá tem muuuuitas lojinhas de artesanato e coisinhas-bonitinhas-que-turistas-adoram, então pode ser que você gaste mais tempo. Além disso lá em Tira tudo é morro! Então o deslocamento é um pouco mais complicado. Já em São João as coisas são bem mais planas e fáceis de andar. Mesmo parando nos Museus você não vai gastar muito tempo. 1 dia para São João é o suficiente. Então fazendo as contas aqui, mais ou menos, 1 dia para São João, 1 dia e meio pra Tiradentes, 1 dia para o passeio na serra, vc já completou 3 dias e meio. Então com 4 dias (e 3 noites), contando a chegada e a partida, vc ainda ganha um tempinho para fazer as turistadas de Tiradentes (lá tem muita coisa pra turista fazer que não é essencial mas você pode se interessar) ou conhecer outra cidade aqui por perto, como Resende Costa ou Prados. Isso fazendo tudo com calma, parando nas lojinhas, entrando nas confeitarias para comer, gastando tempo com as refeições e td mais. Mas dá pra fazer em menos tempo. Td depende do tipo de passeio que vc quer. Mas as duas cidades são aquele tipo de cidade gostosinha de passear, principalmente Tiradentes, então acho que vale a pena ficar os 4 dias.

Quando vocês vierem, se quiserem um serviço informal de guia para SJDR, podemos combinar. Eu gosto muito daqui e posso mostrar a região histórica da cidade para vocês e dar dicas do que fazer a noite. Em Tira eu não sou tão prático, mas consigo mostrar bem tbm! Eu cobro apenas uma boa conversa! ::otemo::

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada Porreca!

As dicas foram muito valiosas!

Estaremos aí em janeiro (antes do festival de cinema).

Vou procurar pousadas em SJDR. Alguma dica?

E vamos combinar alguma coisa sim! Quem sabe uma cerveja?

Também vou procurar agências para fazer o passeio pela serra (a princípio achava que dava pra fazer em casal).

=)

Ane

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...