Ir para conteúdo

Entrando e saindo da europa 90 dias em 180. Se eu estiver dentro da europa após esses 180 dias, começa a contagem de outros 180?

Pedro Lucas O Duarte

Posts Recomendados

• Membros

Minha pergunta é o seguinte

eu entrei em Portugal em 10 de Junho e fiquei até 25 de Junho = 15 dias ok

Pensando em 180 dias, eu poderia ficar até 90 dias até 10 de Dezembro aproximado.

Voltei em 10 de Novembro e estou aqui já é 10 de Janeiro = são 60 dias aproximado.

Quero saber como os 180 dias acabou dia 10 de Dezembro e eu ainda estava aqui dentro, inicia uma nova contagem de 90 dias por 180 dias? ou seja começa do dia 10 de dezembro até 10 de Junho um período de 90 dias

1 - E eu posso ficar aqui do dia 10 de dezembro + 90 dias?

2 - Os 90 dias começaram a contar a partir do dia 10 de novembro que eu entrei (porém está dentro dos 180 dias da primeira viagem em Junho)

3 - Estou ilegal pois eu deveria ter saído antes dos 180 dias da primeira viagem em Junho e após retornar passando na imigração para ter mais 90 dias de 180?

Não sei se ficou claro, mas preciso saber disso pois estou no país e queria saber qual minha situação, e se posso voar dentro da europa sem problemas

Obrigado já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Olá Pedro, não se preocupe vc não está ilegal e vc pode viajar dentro do espaço schengen sem problemas. Um novo período de 180 dias começou no dia seguinte ao término do anterior. Ou seja, vc está numa nova era, em que pode ficar outros 90 dias no espaço schengen. PORÉM, e MUITO IMPORTANTE: vc não pode ficar mais de 90 dias consecutivos, assim que não faz muita diferença, neste momento, que dia exatamente aconteceu essa virada de 180 dias, entende? O importante para vc agora é não ficar mais de 90 dias consecutivos no espaço schengen. Então como vc está no espaço desde o dia 10 de novembro, tem que somar 90 dias (incluindo o dia 10/11 e o dia da saída) para ver a data máxima que vc deve sair.

Notei que a primeira conta que vc fez está equivocada:

7 horas atrás, Pedro Lucas O Duarte disse:

eu entrei em Portugal em 10 de Junho e fiquei até 25 de Junho = 15 dias ok

Na verdade vc ficou 16 dias, porque vc estava no espaço schengen tanto no dia 10 de junho como no dia 25, esse período corresponde a 16 dias.

Então conte 90 dias, incluindo o dia 10 de novembro, e terá a data máxima que vc pode ficar no espaço Schengen.  Depois de passados 90 dias vc poderá voltar outra vez ao espaço, para aproveitar os dias que restam antes do final desse período aí que vc está (que vai fechar em algum dia de junho, vou deixar para vc fazer as contas que dia será).

Para ficar mais tranquilo, recomendo vc ler as regras na fonte oficial - aqui neste outro post deixei link dos textos da UE para um outro viajante. Mas não se preocupe, vc não está ilegal e pode ficar no espaço schengen até algum dia no começo de fevereiro, vou deixar para vc fazer as contas, ok. Boa viagem!

Link para o comentário

• Membros

Em um período 180 dias você pode ficar 90, e não a cada 180 dias definidos, um pouco complicado isso, mas apesar de você poder ter saído em Junho não é exatamente "poderia ter ficado até 10 Novembro", pois não se pode contar com "poderia".

Você no período de 10 de Junho a 10 de Dezembro ficou menos de 90 dias (45 no total), porém, como você entrou no dia 10 de Novembro, então começa de novo a contagem de 180 a partir da sua entrada de Novembro, e não que  "zerou" quando completou 180 dias em 10 de Dezembro, pois não é cumulativo.

Ou seja, sua última entrada está como 10 de Novembro, então você pode ficar até 10 de Fevereiro (tem que fazer a conta certinha, joguei 3 meses para facilitar), que é a opção 2.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...