Membros Clark Ewerton Postado Dezembro 30, 2019 Membros Postado Dezembro 30, 2019 Oi Pessoal, Para os aventureiros(as) com experiência, gostaria de saber suas opiniões. Planejo fazer meu primeiro mochilão sozinho em Novembro 2020 e quero pra começar Uruguai e Argentina apenas (se possível encaixar a patagônia também). Ainda não tenho nada definido, mas tava pensando em começar vindo de Porto Alegre de ônibus até o Chui e depois iniciando em Cabo Polonio. Minhas ideias de cidade são: Cabo Polonio Punta del Este Montevideo Colonia Del Sacramento Buenos Aires Mendonza E depois patagonia (ainda não defini as cidades) Para quem já foi, poderia indicar se começar pelo Uruguai é uma boa ideia? Quanto levar? Quanto tempo ficar no minimo na patagonia? Irei fazer tudo na via mais econômica possível como hospedar-se em hosteis etc. Agradeço muito Obrigado! Citar
Membros Solução schitini Postado Dezembro 30, 2019 Membros Solução Postado Dezembro 30, 2019 Não conheço a maioria dos lugares que vc vai passar, por isso não tenho como lhe ajudar muito mas, saindo de Porto Alegre, Uruguai parece ser a primeira parada lógica. Já fui a uma parte da patagônia, e gostei demais. Mas a patagonia é enorme e são muitos destinos, então vc tem que decidir por um rumo. Em relação à sua proposta de roteiro, o problema para incluir a patagonia é a distância. Partindo de Mendoza em direção à patagonia, temos Bariloche, que são 19 horas de ônibus. Ainda não fui mas está nos planos. Bariloche é uma cidade mais cosmopolita e mais cara. 2 ou 3 dias em Bariloche dá para conhecer o básico. Você pode ir também a El Calafate, que fica a 23 horas de ônibus de Bariloche. El Calafate seria a porta de entrada do parque los glaciares, de onde partem os passeios para visitar o perito moreno. Os passeios em El Calafate dependem, na maioria, de contratar pacotes, e ir ao perito moreno pode ser bem caro. Mas vc pode visitar as passarelas do Perito Moreno por conta própria, de ônibus ou van. É um passeio muito legal e não é caro. Mas se vc quiser caminhar na geleira, já fica caro. Uns 2 dias em El Calafate é suficiente, ou até apenas 01 para conhecer a geleira. E então tem El Chalten, a capinal nacional do trekking na Argentina. Se quiser ir direto, a partir de Mendoza, são 39 horas de ônibus, segundo o site https://www.rome2rio.com/pt/map/Mendoza/El-Chaltén#r/Bus. De El Calafate são 3 horas de ônibus. Eu adorei El Chalten. Embora a patagônia não seja um destino realmente barato, com a valorização do real em frente ao peso argentino, não fica caro e, em El Chalten, vc só precisa se preocupar com a alimentação e a hospedagem, já que todos os passeios por lá vc pode fazer sozinho e sem guias. Em El Chalten as trilhas são seguras e bem demarcadas. E novembro é um excelente mês para se conhecer a patagônia, pois o clima está favorável, os preços ainda não estão altos e as trilhas estão abertas. Eu fiquei 7 dias em El Chalten e aproveitei cada um deles. Poderia ter ficado ainda mais. Mas El Chalten basicamente é só trilha. Se vc gosta de trilhas, é um destino imperdível. Se não... De El Calafate ainda são 7 horas de ônibus até Puerto Natales, que é a entrada para Torres del Paine, um dos lugares mais bonitos que já fui na vida. No todo, para valer a pena, devido a distância, penso eu, 5 dias divididos entre El Chalten e El Calafate seria o mínimo, mais uns 2 ou 3 em Bariloche, se decidir parar lá. O problema aqui é a volta, pois pelo que vi dá quase 3 dias de ônibus entre El Calafate e Porto Alegre. Talvez seja mais interessante para vc incluir o Chile, e deixar a patagonia para outra oportunidade. Mendoza fica a 7 horas de transfer/ônibus de Santiago, e de lá vc pode chegar a um outro tanto de cidades. Vc pode ainda, se tiver tempo e dinheiro, descer de Santiago a Pucon, que são 9,5 horas de ônibus, e de lá chegar a Osorno, Puerto Mont, Chiloé, ou até mesmo Bariloche, que fica a 10 horas de ônibus de Pucon. Realmente são muitas opções. Eu adorei a patagonia. O seu roteiro inicial está mais para metropolitano do que para trilhas, por isso sugeri Santiago. Mas é possível incluir a patagonia também. Como eu disse, o problema são as distâncias. Citar
Membros Clark Ewerton Postado Dezembro 30, 2019 Autor Membros Postado Dezembro 30, 2019 @schitini muito obrigado pelo retorno, apesar do meu roteiro ter uma pegada metropolitana, minha intenção era ir para Patagônia pq também curto demais trilhas e natureza. De repente, compensaria pegar um voo de Mendoza direto pra Patagônia pra economizar tempo. 7 horas atrás, schitini disse: Não conheço a maioria dos lugares que vc vai passar, por isso não tenho como lhe ajudar muito mas, saindo de Porto Alegre, Uruguai parece ser a primeira parada lógica. Já fui a uma parte da patagônia, e gostei demais. Mas a patagonia é enorme e são muitos destinos, então vc tem que decidir por um rumo. Em relação à sua proposta de roteiro, o problema para incluir a patagonia é a distância. Partindo de Mendoza em direção à patagonia, temos Bariloche, que são 19 horas de ônibus. Ainda não fui mas está nos planos. Bariloche é uma cidade mais cosmopolita e mais cara. 2 ou 3 dias em Bariloche dá para conhecer o básico. Você pode ir também a El Calafate, que fica a 23 horas de ônibus de Bariloche. El Calafate seria a porta de entrada do parque los glaciares, de onde partem os passeios para visitar o perito moreno. Os passeios em El Calafate dependem, na maioria, de contratar pacotes, e ir ao perito moreno pode ser bem caro. Mas vc pode visitar as passarelas do Perito Moreno por conta própria, de ônibus ou van. É um passeio muito legal e não é caro. Mas se vc quiser caminhar na geleira, já fica caro. Uns 2 dias em El Calafate é suficiente, ou até apenas 01 para conhecer a geleira. E então tem El Chalten, a capinal nacional do trekking na Argentina. Se quiser ir direto, a partir de Mendoza, são 39 horas de ônibus, segundo o site https://www.rome2rio.com/pt/map/Mendoza/El-Chaltén#r/Bus. De El Calafate são 3 horas de ônibus. Eu adorei El Chalten. Embora a patagônia não seja um destino realmente barato, com a valorização do real em frente ao peso argentino, não fica caro e, em El Chalten, vc só precisa se preocupar com a alimentação e a hospedagem, já que todos os passeios por lá vc pode fazer sozinho e sem guias. Em El Chalten as trilhas são seguras e bem demarcadas. E novembro é um excelente mês para se conhecer a patagônia, pois o clima está favorável, os preços ainda não estão altos e as trilhas estão abertas. Eu fiquei 7 dias em El Chalten e aproveitei cada um deles. Poderia ter ficado ainda mais. Mas El Chalten basicamente é só trilha. Se vc gosta de trilhas, é um destino imperdível. Se não... De El Calafate ainda são 7 horas de ônibus até Puerto Natales, que é a entrada para Torres del Paine, um dos lugares mais bonitos que já fui na vida. No todo, para valer a pena, devido a distância, penso eu, 5 dias divididos entre El Chalten e El Calafate seria o mínimo, mais uns 2 ou 3 em Bariloche, se decidir parar lá. O problema aqui é a volta, pois pelo que vi dá quase 3 dias de ônibus entre El Calafate e Porto Alegre. Talvez seja mais interessante para vc incluir o Chile, e deixar a patagonia para outra oportunidade. Mendoza fica a 7 horas de transfer/ônibus de Santiago, e de lá vc pode chegar a um outro tanto de cidades. Vc pode ainda, se tiver tempo e dinheiro, descer de Santiago a Pucon, que são 9,5 horas de ônibus, e de lá chegar a Osorno, Puerto Mont, Chiloé, ou até mesmo Bariloche, que fica a 10 horas de ônibus de Pucon. Realmente são muitas opções. Eu adorei a patagonia. O seu roteiro inicial está mais para metropolitano do que para trilhas, por isso sugeri Santiago. Mas é possível incluir a patagonia também. Como eu disse, o problema são as distâncias. Citar
Membros schitini Postado Janeiro 2, 2020 Membros Postado Janeiro 2, 2020 Se vc gosta de trilhas e natureza, vc não vai achar outro lugar na américa do sul como a patagonia. Ir de avião de Mendoza a El Calafate é um boa opção. De lá, além de conhecer o perito moreno, que vale a pena, mesmo se for apenas as passarelas, vc tem duas rotas a escolher: El Chalten, ótimas e muitas trilhas que vc pode fazer sozinho, ou TDP, que também faz-se sozinho, porém vc tem que pagar pelos acampamentos, e é bem caro. Vc pode fazer também um bate e volta de 1 dia a TDP, a partir de El Calafate. Mas, se vc quiser fazer trilhas de vários dias em TDP (circuito W ou O), atenção para reservar com bastante antecedência, pois sempre lota e vc não pode fazer trilha se não tiver reservado a hospedagem com antecedência. Normalmente as reservas para a temporada 2020/2021 - outubro de 2020 a abril de 2021, são abertas a partir de junho ou julho. 1 Citar
Colaboradores _Umpdy Postado Janeiro 2, 2020 Colaboradores Postado Janeiro 2, 2020 Deixaria Mendoza para outra trip! Uruguai eu nunca fui! Mas, sei que é caro.. assim como a Patagônia. Um roteiro bom só na Patagônia vai uns 15 dias. Vai depender muito do que vai fazer. Citar
Membros rafa_con Postado Janeiro 2, 2020 Membros Postado Janeiro 2, 2020 @Clark Ewerton acabei de voltar do Uruguai e de fato, se pá, é o país mais caro em que já estive, até mais dos que eu já conheci da Europa. No entanto, confesso que optei por hospedagens mais confortáveis, o que encareceu bastante o orçamento, principalmente em Cabo Polonio que qualque quarto qu não seja compartilhado já sobe o preço nas alturas. Passei por Cabo Polonio, Montevideo e Colonia. Cabo Polonio é maravilhoso, eu gostei demais do lugar e acho que vale muito tua visita. Só fico na dúvida quanto a chegar lá em Novembro porque muitas companhias de ônibus só param na porta lá na alta temporada a partir de Dezembro... Mas deve a ver um jeito. Montevideo vale ficar uns 2 dias mas no geral não tem muitos atrativos além de curtir a vibe da orla da praia e trocar ideia com os locais. Colonia eu não gostei, fiz um bate volta lá que trocaria facilmente por mais um dia em Cabo. Agora Punta del Este dizem ser a cidade mais cara entre todas estas e justo por isso resolvi abortar a ida pra lá. Mas acredito que com o combo hostel e fast food dá pra ficar de boa um dia lá pelo menos. Sobre a Patagonia, como disseram, pelo menos metade desses 30 dias tem que ficar só por lá. Pessoal a em cima já deu boas dicas mas eu incluiria Ushuaia se der pra encaixar no tempo e orçamento. Citar
Membros Clark Ewerton Postado Janeiro 2, 2020 Autor Membros Postado Janeiro 2, 2020 @schitini a princípio, nesse momento, não tenho interesse de fazer o TDP, deixarei para outra viagem rsrs. Como eu to numa posição em quem não poderei viajar todo ano (pq preciso coincidir com as férias do trabalho), esse ano a minha ideia era fazer uma trip que pudesse dar um gostinho das melhores coisas desses dois países Argentina e Uruguai (mesmo que pra isso eu passe menos de 5 dias na patagonia, por exemplo). Acredito que além de algumas cidades do Uruguai + Buenos Aires e Mendonza, incluir por mais 10 dias em El Calafate e El Chaten ta de bom tamanho. Falta só montar o roteiro full agora... Citar
Membros Clark Ewerton Postado Janeiro 2, 2020 Autor Membros Postado Janeiro 2, 2020 @rafa_con legal Rafa, agora essa questão do Cabo Polonio me preocupa rsrsrs. Verei em outros relatos o pessoal indo fora da alta temporada como foi. Com relação a patagonia, minha ideia é incluir 10 dias, como ainda não montei meu roteiro full são apenas estimativas... Citar
Membros Alexandre Cabral Postado Janeiro 6, 2020 Membros Postado Janeiro 6, 2020 Desses Lugares não fui em Cabo Polonio e em Mensonza. Realmente Punta del Este consegue ser ainda mais caro que Montevidéu, mas vale a pena dar uma passada por la e esticar até Punta Ballena pra ver o pôr do sol na Casapueblo. Me parece uma boa ideia fazer cabo Polonio, Punta de Este, Montevidéu e Colonia nessa ordem, e de Colonia pegar a balsa para Buenos Aires. Colonia é bem pequeno então da pra conhecer rapidinho a cidade é encantadora. Eu fiz bate e volta até Buenos Aires daí, para poder conhecer os pontos turísticos, comprei o ticket do bus tour que é valido para o dia todo, achei que valeu a pena. Na Patagônia eu fui apenas em Ushuaia e já tinha muita coisa pra fazer. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.