Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Nossa aventura começou no início de junho. Estava grávida de 6 meses e minha filha estava completand 3 anos. Foi uma aventura incrível conhecer o Piauí. O período foi de seca, não pegamos nenhum dia de chuva. O interiorzão do Piauí e o litoral são incríveis, muito a ser explorado. A Serra da Capivara é uma beleza à parte, com bastante estrutura. Como estávamos de carro, compramos bastante artNos apaixonamos pelo estado!

Mambaí (08 a 11/06) - saímos de Brasília cedo. Resolvemos ir por Mambaí e de quebra ficar uns dias lá. A nossa situação é a seguinte: somos um casal com uma filha de 3 anos e na época da viagem eu estava grávida. Uma aventura e tanto. Marcamos pelo booking.com o Mambaí Inn, que são alguns chalés. visitamos a Cachoeira do Funil, a Caverna Lapa das Dores, a Cachoeira do Alemão e a Cachoeira Paraíso do Cerrado, sendo que esta última foi a única que não precisava de guia. Para acessá-la, tem que ir até a cidade de Damianópolis, tem no maps. Lá os donos cobram e levam você até a cachoeira. As cachoeiras de Mambaí precisam de guia que você consegue na cidade. Essas que fomos são acessíveis para grávida (eu) e criança de 3 anos.

Barreiras (11/06) - marcamos no Ventura hotel. Simples e ok, valeu a pena. Só dormimos para ir em direção ao Piauí, Na volta para Brasília dormimos lá também.

Bom Jesus do Piauí (12/06) - marcamos no Hotel Brasão, o que foi um vacilo dormir lá. Em uma cidade do lado chamada Cristino Castro, dá para dormir em um lugar chamado Gurgueia Park Hotel, que tem piscina de água natural, além do fato de que se você tiver de 4x4, dá para fazer um passeio incrível, como os cânyons do Viana. Muito a ser explorado no Piauí!

Coronel José Dias (Serra da Capivara) (13 a 15/06) - marcamos pelo airbnb uma casa incrível, com o visual lindo para o parque. Ficamos encantados com a Serra da Capivara. Visitamos o Museu da Natureza, construído por Niède Guidon, incrível. Marcamos um guia para um dia, que nos levou para o parque (pinturas rupestres) e para o pôr do sol no Vale das Andorinhas (que tmb tem pinturas rupestres). Pena que não vimos as andorinhas, pois elas não apareceram, mas quando elas aparecem dizem que é um espetáculo à parte.

Teresina (15 a 17/06) - marcamos pelo booking.com um flat em um condomínio. Tomamos café em  um dia no mercado Mafoá e fizemos um passeio pelo encontro dos rios Poti e Parnaíba. À noite fomos na festa junina do shopping Rio Poti. 

Pedro II (17 a 19/06) - ficamos em uma pousada muito legal chamada Pousada Rústica, bem rústica mesmo. Passeamos pela área central onde ficam várias lojas de opala. Aproveitamos e marcamos um passeio com uma guia, por dois dias, que nos levou para o morro do Gritador, uma mina de opala e algumas pinturas rupestres que estão bem danificadas (Torres). Também conhecemos um lugar incrível chamado Parque Nacional de Sete Cidades, que fica entre Piripiri e Piracuruca, com pinturas rupestres e formações rochosas incríeis. Além disso tem um banho de cachoeira no final.

Barra Grande (20 a 24/06) - ficamos na pousada Eolos, bem gostosa. Fomos para Barrinhas, fizemos alguns passeios locais na região de mangue para ver cavalo marinho, fomos conhecer o maior cajueiro do mundo em Cajueiro da Praia. Em um dos dias passamos o dia em Coqueiro, no Aimberê Eco Resort. Conhecemos a praia de Carnaubinha. Fizemos um dia no Delta do Parnaíba.

Atins, Lençóis Maranhenses (24 a 28/06) -  ficamos pelo Air BNB, foi bem legal. Saímos de Barra Grande para Barreirinhas, no Maranhão. Estrada no Maranhão está precária, mas tivemos a sorte de conhecer os Pequenos lençóis maranhenses. Lindo! A estrada que vem do Piauí passa bem no meio. Tem lugar para estacionar e tomar banho nas águas formadas entre as dunas. Chegando em Barreirinhas, deixamos nosso carro e pegamos um barco pelo rio Preguiças (tem que ficar de olho nos horários). Demais! Em Atins fizemos dois dias de passeio no parque. Vimos o por do sol maravilhoso no parque. Posso dizer que foi um dos lugares mais incríveis que conheci! Também fizemos o passeio dos guarás, mas vimos poucos. Foi bem legal.             

Castelo do Piauí (28 a 30/06) - valia uns dias a mais. Tem um único hotel bem ruim, mas era o que tinha. Fizemos o passeio dos canyons do rio Poty, lindo! Tem o passeio na formação rochosa que dá nome à cidade e um outro passeio que só faz de 4x4, que dá para fazer um passeio pelo rio e ver artes em rupestres em relevo. Nesses últimos não fomos. Essa região vale mais tempo!!! Muito pouca explorada!

Serra da Capivara (01 a 03/07) - passamos o aniversário do Dani por lá. Voltamos para lá porque gostamos muito. Nos hospedamos na fábrica de cerâmica e fizemos umas comprinhas. Fizemos alguns outros passeios e rumamos de volta para Brasília.

Cristino Castro (03/07) - ficamos no hotel Gurguéia. Delícia com piscina de água natural. A região tem lugares interessantes na serra. Vale a pena conhecer melhor.

Barreiras (04/07) - dormimos no mesmo hotel

Posse (05/07) - dormimos em uma pousada bem gostosa e dia 06 estávamos em BSB

 

  • Vou acompanhar! 1
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Em 23/12/2019 em 08:20, Martin Saturnino disse:

Sou do Piauí, posso ajudar?

Olá, Martin! na verdade estou fazendo um relato da nossa viagem. Já estive por aí em junho de 2019. Mas obrigada!!!

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

olá Rafa, muito massa esse roteiro e ainda com crianças!!!! 

por favor, você teria ideia dos gastos? (principalmente de combustível, mas tb se puder compartilhar das demais hospedagens...)

grato

  • Membros
Postado
Em 28/01/2020 em 15:55, Pedrada disse:

olá Rafa, muito massa esse roteiro e ainda com crianças!!!! 

por favor, você teria ideia dos gastos? (principalmente de combustível, mas tb se puder compartilhar das demais hospedagens...)

grato

Olá, Pedrada! Eu diria que foi uma viagem incrível mesmo. Minha filha de 3 anos amou. Então, nós não levantamos os gastos totais. Combustível ficou por volta de 1800 reais e em relação às estadias, varia de 300 (o mais caro que pagamos, em Barra Grande) a 80 reais, que pagamos em Castelo do Piauí. Achamos o Piauí relativamente barato, é um lugar pouco explorado. E vale muito a pena explorar o sertão, o interior, tem belezas incríveis. or exemplo, tentar agendar passeio pela Serra das Confusões , além da Capivara. Não é tão fácil, tem que ir atrás. Temos o nome de guias bons de lá que nos falaram. Qualquer dúvida, ésó perguntar!

  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

PEssoal, pra conhecer atrativos naturais no Piaui precisa de 4x4 ou dá pra ir com carro comum? Quais atrativos daria pra conhecer com carro comum? E tem passeios que dá pra fazer por conta própria?PEssoal, pra conhecer atrativos naturais no Piaui precisa de 4x4 ou dá pra ir com carro comum? Quais atrativos daria pra conhecer com carro comum? E tem passeios que dá pra fazer por conta própria?

  • Membros
Postado

Olá, Diego!

A maioria dos passeios não precisam de carro 4x4, com um carro comum você consegue acessar quase todos os pontos naturais. Recomendo que visite o litoral (Luis Correia, Delta do Parnaíba, Barra Grande), são praias lindíssimas e com um ótimo custo beneficio. O litoral fica no norte do estado, se você puder ir à Serra da Capivara, que fica no sul do estado (quase 900km de distância) também valerá muito a pena. No percurso existem outras cidades com atrativos naturais como cachoeiras em Pedro II e o Canyon do Poty que fica em Castelo do Piauí. Tenho certeza que você vai gostar muito. Boa viagem!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...