Ir para conteúdo

Quem tá Afim de Fazer a Travessia Petrópolis - Teresópolis?

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Tenho uma Nautika Jumbo 3/4, ela pesa 3,5kg. Agora precisa ver qual é mais resistente, me preocupa o vento e a chuva. Nunca tive problema com entrar água na barraca, mas nunca foi para montanha com ela. :?

Qual gás vc usa? O meu fogareiro usa o cartucho Tekgás (com rosca). Você acha que precisa levar o meu ou seus 2 ja dão conta? Se for o mesmo tipo de gás eu tenho um cartucho com pelo menos meia carga.

A dica de barra de cereal do Luis foi boa, vou procurar ela. Achei o preço que você paga na caixa muito bom, onde você compra?

15 dias e contando... rsrs :D

A minha eu gosto por causa do avanço, dá para deixar as coisas para fora da barraca. Mais a sua tem mais espaço.

Resistencia, acrdito que elas tenham a mesma.

Também uso teckgás. Ai vai depender de quantas pessoas vao depender do nosso gás. Usando meu com 80% e o seu com metade, já dá para 3 pessoas facil.

Eu compro as barras no atacadão ASSAI. Mais quase todos os mercados tem essas barras.

• Respostas 748
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado
PS.: Luis... vc está zuando o Altair, dizendo que ele fazia trilha quando o D. Pedro corria atrás das donzelas, mas vc e o Picitelli não ficam muito para trás não! Hahahaha...

::lol4:: Boa Wagner!

Eles só são um pouquinho mais jovens...

Passaram a acompanhar a filha do Pedrão quando ela dava suas caminhadas pelo Itatiaia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_do_Brasil

http://www.serqueira.com.br/mapas/itat.htm

• Membros
Postado

Tenho uma Nautika Jumbo 3/4, ela pesa 3,5kg. Agora precisa ver qual é mais resistente, me preocupa o vento e a chuva. Nunca tive problema com entrar água na barraca, mas nunca foi para montanha com ela. :?

Qual gás vc usa? O meu fogareiro usa o cartucho Tekgás (com rosca). Você acha que precisa levar o meu ou seus 2 ja dão conta? Se for o mesmo tipo de gás eu tenho um cartucho com pelo menos meia carga.

A dica de barra de cereal do Luis foi boa, vou procurar ela. Achei o preço que você paga na caixa muito bom, onde você compra?

15 dias e contando... rsrs :D

A minha eu gosto por causa do avanço, dá para deixar as coisas para fora da barraca. Mais a sua tem mais espaço.

Resistencia, acrdito que elas tenham a mesma.

Também uso teckgás. Ai vai depender de quantas pessoas vao depender do nosso gás. Usando meu com 80% e o seu com metade, já dá para 3 pessoas facil.

Eu compro as barras no atacadão ASSAI. Mais quase todos os mercados tem essas barras.

Beleza cara, a gente leva a minha então, 200 gramas a menos ja ajuda. rsrs

Vou procurar em um ASSAI que tem perto de casa, achei o preço bem em conta. O gás eu levo um novo pra garantir, não tenho muita confiança na durabilidade pq na Chapada em Janeiro eu achei que acabou muito rápido. :wink:

Galera,

Tive uma idéia para nos organizarmos melhor quanto a divisão de equipamentos, barraca e carona. Vejam se conseguem acessar o link, é uma planilha no Google Docs aberta para todos editarem e atualizarem a informação.

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AgVASzgwoERrdEw5a1V3SmF3NGFyVmZBYllLNWRyNEE&hl=en_US

Acho que pode ajudar a diminuir o peso que iremos levar. :wink:

Desculpem não colocar todas as informações que ja estão no tópico, não tive tempo de separar todas...

• Colaboradores
Postado

Yuri,

Aqui no meu trabalho o GoogleDocs é bloqueado, então vou adiantar meus dados por aqui e vc coloca na planilha, pode ser?

Barraca: 1 barraca, com 2 lugares.

Equipo: Fogareiro + panelas (1 panela e 1 frigideira).

Carro: Vou de carro, ou um amigo me levará de carro até lá (aguardando confirmação para dar caronas ao Fred e Larissa).

Acabei de ver 2 coisas interessantes no site do PARNASO:

1- Termo de Conhecimento de Riscos e Normas - OBRIGATÓRIO pra quem vai fazer as Trilhas de Montanha do PARNASO. Já imprimi uma, e posso adicionar até 10 acompanhantes; se houver mais q isso, alguém imprime outra, ok?

2- Como já compramos os ingressos antecipadamente, o PARNASO permite nossa entrada apartir das 6:00hs; vcs acham q teria como marcar nosso horário de encontro mais cedo, pra começarmos antes das 8:00hs a trilha?

Abs

• Colaboradores
Postado
Yuri,

Aqui no meu trabalho o GoogleDocs é bloqueado, então vou adiantar meus dados por aqui e vc coloca na planilha, pode ser?

Barraca: 1 barraca, com 2 lugares.

Equipo: Fogareiro + panelas (1 panela e 1 frigideira).

Carro: Vou de carro, ou um amigo me levará de carro até lá (aguardando confirmação para dar caronas ao Fred e Larissa).

Acabei de ver 2 coisas interessantes no site do PARNASO:

1- Termo de Conhecimento de Riscos e Normas - OBRIGATÓRIO pra quem vai fazer as Trilhas de Montanha do PARNASO. Já imprimi uma, e posso adicionar até 10 acompanhantes; se houver mais q isso, alguém imprime outra, ok?

2- Como já compramos os ingressos antecipadamente, o PARNASO permite nossa entrada apartir das 6:00hs; vcs acham q teria como marcar nosso horário de encontro mais cedo, pra começarmos antes das 8:00hs a trilha?

Abs

Quanto ao horario, para nos de sampa fica complicado!

São 6 horas de estrada até o RJ... só que tem o agravante do transito. Sair de SP em vespera de feriado é tão complicado quanto o Corinthians ganhar uma libertadores! (HAHAHAHAHA)

Brincadeira a parte, mais sair mais cedo seria impraticavel para nós de SP.

Saida de sampa está prevista para proximo da meia noite para evitar o maior fluxo de carros e também para não atrasar o começo da trilha as 08:00.

• Colaboradores
Postado (editado)
Lembrando que vai estar um frio absurdo lá em cima, existem vários relatos de pessoas que passaram um perrengue muito grande lá em cima. O próprio Altair relatou sobre a sua passada por lá no último final de semana que o frio era extremo, e muitas pessoas que estavam lá acampando passaram por uma situação bem complicada.

PS.: Luis... vc está zuando o Altair, dizendo que ele fazia trilha quando o D. Pedro corria atrás das donzelas, mas vc e o Picitelli não ficam muito para trás não! Hahahaha...

Wagner:

Há detalhes importantes e básicos! Lembrando que tudo é pessoal e as escolhas podem ser boas pra uma pessoa, e ruim para outra!

PREPARO FÍSICO:

A dureza da trilha não se mede apenas pela quilometragem, mas principalmente pelas inclinações do terreno.

Na Serra dos Órgãos, as distâncias são curtas, mas as descidas e subidas são numerosas!

Andar 10 km na esteira da academia não quer dizer que vc conseguirá fazer uma trilha de 5 km nas montanhas.

E quanto melhor o preparo físico, mais prazeirosa e mais segura é a caminhada.

Prepare-se adequadamente para a travessia: Petrópolis-Teresópolis é maravilhosa e compensa qualquer esforço!

Num grupo grande (formado por pessoas que não se conhecem) é normal haver diferença de ritmo e velocidade na caminhada.

Por isso as pessoas precisam de bom senso, bom humor e companheirismo ao tomar decisões!

Um detalhe diretamente ligado ao preparo físico é o horário de saída da trilha! Vide abaixo!

HORÁRIO DE SAÍDA:

Este é um assunto sério e todos devem ter o compromisso de seguir o horário combinado.

No primeiro dia, jamais saia depois das 12h! O ideal é chegar na portaria às 8h e botar o pé na trilha às 9h.

Lembre-se que na portaria você pega uma fila pra fazer ficha, depois fará o último ajuste na mochila, irá ao banheiro, etc. etc.

Quanto mais cedo sair, maiores serão os períodos de descanso na trilha, evitando cãibras e fadigas.

Repetindo: atraso na saída no primeiro dia pode comprometer toda a travessia.

Um bom planejamento é fundamental pra evitar "imprevistos previstos" e atrasos.

MOCHILA:

- Não deixe pra última hora a preparação da mochila.

- Quem é iniciante, deve montar a mochila semanas antes da trilha, pra ver na prática as dificuldades que encontrará.

- Haverá problemas com o peso e com o espaço.

- E a pessoa terá que escolher o que levar, eliminando itens ou trocando-os por mais leves.

- Um limite de peso para esta trilha é uns 14 kg. Ok, isso é bem pessoal e depende do tamanho, peso e preparo de cada mochileiro!

- Mulheres devem levar menos peso.

- O peso da mochila é pra ser suportado pela "barrigueira".

-Aperte a "barrigueira" fortemente sobre os ossos da bacia (em cima destes ossos, não na parte superior, senão você aperta o estômago!). Isso é FUNDAMENTAL para o conforto na trilha!

Os ossos da bacia devem suportar o peso principal da mochila, não os ombros!

- As alças que estão nos ombros só servem para estabilização.

- Capa de chuva para a mochila é fundamental.

PROTEÇÃO:

- Mesmo com tempo bom, as roupas devem estar dentro de sacos plásticos confiáveis dentro das mochilas. Sem chuva, a mochila pode cair numa travessia de rio. Usar roupa molhada no frio, à noite, é dose!

- Capa de chuva não evita que as coisas dentro da mochila se molhem.

- Os sacos de dormir e o isolante térmico também precisam estar em sacos plásticos fechados!

NA TRILHA:

- O kit de primeiros socorros precisa ficar em lugar de fácil acesso.

- Um erro que me deixa "p" da vida é ver pessoas exagerando nas roupas de frio antes de começar a caminhada. Já sei que em 5 minutos o grupo terá que parar pra elas retirarem o excesso de roupas.

- Antes de sair, vista-se pensando que seu corpo irá aquecer rapidinho na trilha.

- Em caminhadas longas o ideal é o uso de calça comprida, não bermudas. Isso pra evitar arranhões e insetos.

- Camisa de mangas compridas também é recomendável, mas a escolha é pessoal!

- Bastões de caminhada são ótimos, desde que você os utilize realmente. Carregá-los à toa é bobagem. Usá-los corretamente alivia joelhos/costas/tornozelos!

- Deixe a lanterna (de cabeça, de preferência) num lugar de fácil acesso. É normal caminhar-se no começo de noite.

- Leve pilhas reservas! Em temperaturas muito frias elas tem o funcionamento prejudicado!

- Deixe em lugar de fácil acesso as roupas que poderá usar durante o dia (casaco, blusa de chuva, boné, luvas, gorro).

- Papel higiênico, idem! he he O normal em trilhas é você fazer suas necessidades num buraco e depois tampá-lo! O mais correto é levar todo o material de volta!

COMIDA NA TRILHA:

- Leve as pastilhas Clorin ou aqueles produtos para desinfetar verduras e água. Água cristalina não é sinônimo de segurança!

- Se vc levar este produto para desinfetar verduras (cloro ou água sanitária), guarde-o num saquinho plástico, pois ele mancha roupas!

- A arrumação da mochila é fundamental para o conforto nas paradas para descanso.

- Separe as comidas e suplementos que usará na trilha apenas para um dia. O resto, guarde.

- À noite você já separa o que usará na trilha do dia seguinte!

- Uma pochete ajuda a ir caminhando e fuçando as comidas. Evita tirar e abrir a mochila a toda hora!

- Se a pochete tiver onde colocar as garrafas de água, aliviará o peso que estaria na mochila/costas.

COMIDA À NOITE:

- Grande parte do peso da mochila dependerá das escolhas feitas neste item. Evite exageros! Seja prático!

- Pra quem é iniciante, é legal montar a mochila semanas antes de fazer a trilha. Dependendo do peso, decidirá o tipo de rango da travessia.

- Cup Noodles tem um lado bom: evita sujar panela! Só necessita de água quente!

- Mas cozinhar em trilhas é sempre bom! O ideal é compartilhar as panelas, fogareiros e gás pra diminuir o peso nas mochilas.

E cada um leva seu prato, garfo, copo, etc.

- Venta muito na Serra dos Órgãos: leve o protetor de vento para o fogareiro.

- Comidas liofilizadas são mais caras, mas leves e práticas!

- No abrigo da Pedra do Sino há cozinha. Informe-se antes da caminhada se ela estará disponível.

- O uso é gratuito para quem se hospeda lá dentro. Pra quem acampa, paga-se uma taxa, isso se a cozinha não estiver lotada.

- Se vc levar gás para os fogareiros, geralmente será para apenas para 1 noite (se usar a cozinha do abrigo).

- Pra eliminar radicalmente o peso, dá pra alimentar-se à noite com comidas frias, sem uso de fogareiro: pão, salame, queijo provolone ou parmesão, frutas liofilizadas ou desidratadas, leite em pó, Nutren, Sustagen, etc.

VESTIMENTA:

- Durante o dia faz frio na travessia e pode chover. Luvas plásticas, daquelas de lavar louças, ajudam bastante!

- Blusa de chuva ou bota impermeável que não sejam respiráveis (deixam o suor sair pro exterior) podem te proteger da chuva, mas você poderá se enxarcar com seu suor.

- A blusa ou bota com material especial (tipo goretex) que expulsa o suor é recomendável. Na Decatlhon há modelos mais baratos (menos de R$ 200).

- Calça impermeável te dá um conforto extra, pois evita que a água escorra pra dentro das botas. Eu não abro mão de calça impermeável durante o frio!

- Bota de cano alto é o melhor, e com amarração forte e correta, evita as temíveis torções nos pés! Impermeável: perfeito!

- Papetes não protegem os pés de batidas em pedras, galhos de árvores, etc.

BARRACA:

- Se você tem o hábito de colocar lona embaixo da barraca, é importante colocá-la de forma que não forme uma piscina em caso de chuva. Este é a dificuldade a ser evitada e por isso não é recomendável o uso de lona. Com chuva, atrapalha muito!

- Escolha o local que montará a barraca com atenção. Cuidado com lugar plano e sem inclinação, pois pode formar poças.

- O ideal é uma área levemente inclinada.

- Verifique se o lugar não é passagem natural de enxurrada!

- Cuidado com formigueiros! São mais frequentes do que imaginamos!

- Se você deixar botas ou roupas do lado de fora da barraca, há o risco de entrar insetos dentro delas. Se bem que o risco é maior pros insetos, coitados!

Lembrando: tudo é muito pessoal e as dicas acima são apenas sugestões!!!

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

Wagner:

Há detalhes importantes e básicos! Lembrando que tudo é pessoal e as escolhas podem ser boas pra uma pessoa, e ruim para outra!

PREPARO FÍSICO:

A dureza da trilha não se mede apenas pela quilometragem, mas principalmente pelas inclinações do terreno.

Na Serra dos Órgãos, as distâncias são curtas, mas as descidas e subidas são numerosas!

Andar 10 km na esteira da academia não quer dizer que vc conseguirá fazer uma trilha de 5 km nas montanhas.

E quanto melhor o preparo físico, mais prazeirosa e mais segura é a caminhada.

Prepare-se adequadamente para a travessia: Petrópolis-Teresópolis é maravilhosa e compensa qualquer esforço!

Num grupo que é formado por pessoas que não se conheciam, é normal haver diferença de ritmo e velocidade na caminhada.

Por isso as pessoas precisam de bom senso, bom humor e companheirismo ao tomar decisões!

Um detalhe diretamente ligado ao preparo físico é o horário de saída da trilha! Vide abaixo!

HORÁRIO DE SAÍDA:

Este é um assunto sério e todos devem ter o compromisso de seguir o horário combinado.

No primeiro dia, jamais saia depois das 12h! O ideal é chegar na portaria às 8h e botar o pé na trilha às 9h.

Lembre-se que na portaria você pega uma fila pra fazer ficha, depois fará o último ajuste na mochila, irá ao banheiro, etc. etc.

Quanto mais cedo sair, maiores serão os períodos de descanso na trilha, evitando cãibras e fadigas.

Repetindo: atraso na saída no primeiro dia pode comprometer toda a travessia.

Um bom planejamento é fundamental pra evitar "imprevistos previstos" e atrasos.

MOCHILA:

- Um limite de peso para esta trilha é uns 14 kg. Ok, isso é bem pessoal e depende do tamanho, peso e preparo de cada mochileiro!

- Mulheres devem levar menos peso.

- O peso da mochila é pra ser suportado pela "barrigueira". Aperte-a fortemente sobre os ossos da bacia (em cima destes ossos, não na parte superior, senão você aperta o estômago!). Isso é FUNDAMENTAL para o conforto na trilha!

Os ossos da bacia devem suportar o peso principal da mochila, não os ombros!

- As alças que estão nos ombros só servem para estabilização.

- Capa chuva para a mochila é fundamental.

PROTEÇÃO:

- Mesmo com tempo bom, as roupas devem estar dentro de sacos plásticos confiáveis dentro das mochilas. Sem chuva, a mochila pode cair numa travessia de rio. Usar roupa molhada no frio, à noite, é dose!

- Capa de chuva não evita que as coisas dentro da mochila se molhem.

- Os sacos de dormir e o isolante térmico também precisam estar em sacos plásticos fechados!

NA TRILHA:

- O kit de primeiros socorros precisa ficar em lugar de fácil acesso.

- Um erro que me deixa "p" da vida é ver pessoas exagerando nas roupas de frio antes de começar a caminhada. Já sei que em 5 minutos o grupo terá que parar pra elas retirarem o excesso de roupas.

- Antes de sair, vista-se pensando que seu corpo irá aquecer rapidinho na trilha.

- Em caminhadas longas o ideal é o uso de calça comprida, não bermudas. Isso pra evitar arranhões e insetos.

- Camisa de mangas compridas também é recomendável, mas a escolha é pessoal!

- Bastões de caminhada são ótimos, desde que você os utilize realmente. Carregá-los à toa é bobagem. Usá-los corretamente alivia joelhos/costas/tornozelos!

- Deixe a lanterna (de cabeça, de preferência) num lugar de fácil acesso. É normal caminhar-se no começo de noite.

- Leve pilhas reservas! Em temperaturas muito frias elas tem o funcionamento prejudicado!

COMIDA NA TRILHA:

- Leve as pastilhas Clorin ou aqueles produtos para desinfetar verduras e água. Água cristalina não é sinônimo de segurança!

- Se vc levar este produto para desinfetar verduras (cloro ou água sanitária), guarde-o num saquinho plástico, pois ele mancha roupas!

- A arrumação da mochila é fundamental para o conforto nas paradas para descanso.

- Separe as comidas e suplementos que usará na trilha apenas para um dia. O resto, guarde.

- À noite você já separa o que usará na trilha do dia seguinte!

- Uma pochete ajuda a ir caminhando e fuçando as comidas. Evita tirar e abrir a mochila a toda hora!

- Se a pochete tiver onde colocar as garrafas de água, aliviará o peso que estaria na mochila/costas.

- Deixe em lugar de fácil acesso as roupas que poderá usar durante o dia (casaco, blusa de chuva, boné, luvas, gorro).

- Papel higiênico, idem! he he O normal em trilhas é você fazer suas necessidades num buraco e depois tampá-lo! O mais correto é levar todo o material de volta!

VESTIMENTA:

- Durante o dia faz frio na travessia e pode chover. Luvas plásticas, daquelas de lavar louças, ajudam bastante!

- Blusa de chuva ou bota impermeável que não sejam respiráveis (deixam o suor sair pro exterior) podem te proteger da chuva, mas você poderá se enxarcar com seu suor.

- A blusa ou bota com material especial (tipo goretex) que expulsa o suor é recomendável. Na Decatlhon há modelos mais baratos (menos de R$ 200).

- Calça impermeável te dá um conforto extra, pois evita que a água escorra pra dentro das botas. Eu não abro mão de calça impermeável durante o frio!

- Bota de cano alto é o melhor, e com amarração forte e correta, evita as temíveis torções nos pés! Impermeável: perfeito!

- Papetes não protegem os pés de batidas em pedras, galhos de árvores, etc.

BARRACA:

- Se você tem o hábito de colocar lona embaixo da barraca, é importante colocá-la de forma que não forme uma piscina em caso de chuva. Este é a dificuldade a ser evitada e por isso não é recomendável o uso de lona. Com chuva, atrapalha muito!

- Escolha o local que montará a barraca com atenção. Cuidado com lugar plano e sem inclinação, pois pode formar poças.

- O ideal é uma área levemente inclinada.

- Verifique se o lugar não é passagem natural de enxurrada!

- Cuidado com formigueiros! São mais frequentes do que imaginamos!

- Se você deixar botas ou roupas do lado de fora da barraca, há o risco de entrar insetos dentro delas. Se bem que o risco é maior pros insetos, coitados!

Lembrando: tudo é muito pessoal e as dicas acima são apenas sugestões!!!

::otemo::

• Colaboradores
Postado

Beleza de dicas... é a questão do horário mais cedo pode complicar para uns mais o importante é não enrolarmos quando sairmos...!!! máximo do máximo as 9:00 já com pé na trilha... pessoal que for chegando já vai se registrando na portaria e se preparando...

• Membros de Honra
Postado

Não entendi..os comentários do Wagner e do Sandrão... ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

Não sei a idade deles..mas torço para que chegem à nossa (minha e do Luiz- que também não sei)... com a nossa disposição. ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Ah...e no meu caso...passei longe da geração "comprimido azul". ::lol4::::lol4::::lol4::

Com relação ao comentário que fiz...no "quote" do Luiz ele cortou que não tenho acompanhado o tópico.

Pela experiência sempre procuro ajudar dando dicas para evitar que pessoas passem por situações complicadas.

Não é critica..no meu entendimento é obrigação - ja que estou aqui - alertar.

As praticas que fazemos (trilhas, travessias, montanha, caverna, bike, etc) devem nos trazer "auto realização" , superação, algo bem interior.

Por isso costumo fazer meus alertas. Tem muita gente nova (na pratica) que acaba se empolgando e tentando coisas além do limite.

Boa(s) e muitas trip moçada.....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...