Colaboradores lowpower Postado Junho 7, 2011 Colaboradores Postado Junho 7, 2011 Tenho uma Nautika Jumbo 3/4, ela pesa 3,5kg. Agora precisa ver qual é mais resistente, me preocupa o vento e a chuva. Nunca tive problema com entrar água na barraca, mas nunca foi para montanha com ela. Qual gás vc usa? O meu fogareiro usa o cartucho Tekgás (com rosca). Você acha que precisa levar o meu ou seus 2 ja dão conta? Se for o mesmo tipo de gás eu tenho um cartucho com pelo menos meia carga. A dica de barra de cereal do Luis foi boa, vou procurar ela. Achei o preço que você paga na caixa muito bom, onde você compra? 15 dias e contando... rsrs A minha eu gosto por causa do avanço, dá para deixar as coisas para fora da barraca. Mais a sua tem mais espaço. Resistencia, acrdito que elas tenham a mesma. Também uso teckgás. Ai vai depender de quantas pessoas vao depender do nosso gás. Usando meu com 80% e o seu com metade, já dá para 3 pessoas facil. Eu compro as barras no atacadão ASSAI. Mais quase todos os mercados tem essas barras. Citar
Membros de Honra Sandro Postado Junho 7, 2011 Membros de Honra Postado Junho 7, 2011 PS.: Luis... vc está zuando o Altair, dizendo que ele fazia trilha quando o D. Pedro corria atrás das donzelas, mas vc e o Picitelli não ficam muito para trás não! Hahahaha... Boa Wagner! Eles só são um pouquinho mais jovens... Passaram a acompanhar a filha do Pedrão quando ela dava suas caminhadas pelo Itatiaia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_do_Brasil http://www.serqueira.com.br/mapas/itat.htm Citar
Membros Yuri Wetzel Postado Junho 7, 2011 Membros Postado Junho 7, 2011 Tenho uma Nautika Jumbo 3/4, ela pesa 3,5kg. Agora precisa ver qual é mais resistente, me preocupa o vento e a chuva. Nunca tive problema com entrar água na barraca, mas nunca foi para montanha com ela. Qual gás vc usa? O meu fogareiro usa o cartucho Tekgás (com rosca). Você acha que precisa levar o meu ou seus 2 ja dão conta? Se for o mesmo tipo de gás eu tenho um cartucho com pelo menos meia carga. A dica de barra de cereal do Luis foi boa, vou procurar ela. Achei o preço que você paga na caixa muito bom, onde você compra? 15 dias e contando... rsrs A minha eu gosto por causa do avanço, dá para deixar as coisas para fora da barraca. Mais a sua tem mais espaço. Resistencia, acrdito que elas tenham a mesma. Também uso teckgás. Ai vai depender de quantas pessoas vao depender do nosso gás. Usando meu com 80% e o seu com metade, já dá para 3 pessoas facil. Eu compro as barras no atacadão ASSAI. Mais quase todos os mercados tem essas barras. Beleza cara, a gente leva a minha então, 200 gramas a menos ja ajuda. rsrs Vou procurar em um ASSAI que tem perto de casa, achei o preço bem em conta. O gás eu levo um novo pra garantir, não tenho muita confiança na durabilidade pq na Chapada em Janeiro eu achei que acabou muito rápido. Galera, Tive uma idéia para nos organizarmos melhor quanto a divisão de equipamentos, barraca e carona. Vejam se conseguem acessar o link, é uma planilha no Google Docs aberta para todos editarem e atualizarem a informação. https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AgVASzgwoERrdEw5a1V3SmF3NGFyVmZBYllLNWRyNEE&hl=en_US Acho que pode ajudar a diminuir o peso que iremos levar. Desculpem não colocar todas as informações que ja estão no tópico, não tive tempo de separar todas... Citar
Colaboradores rodrigo0o Postado Junho 7, 2011 Colaboradores Postado Junho 7, 2011 Yuri, Aqui no meu trabalho o GoogleDocs é bloqueado, então vou adiantar meus dados por aqui e vc coloca na planilha, pode ser? Barraca: 1 barraca, com 2 lugares. Equipo: Fogareiro + panelas (1 panela e 1 frigideira). Carro: Vou de carro, ou um amigo me levará de carro até lá (aguardando confirmação para dar caronas ao Fred e Larissa). Acabei de ver 2 coisas interessantes no site do PARNASO: 1- Termo de Conhecimento de Riscos e Normas - OBRIGATÓRIO pra quem vai fazer as Trilhas de Montanha do PARNASO. Já imprimi uma, e posso adicionar até 10 acompanhantes; se houver mais q isso, alguém imprime outra, ok? 2- Como já compramos os ingressos antecipadamente, o PARNASO permite nossa entrada apartir das 6:00hs; vcs acham q teria como marcar nosso horário de encontro mais cedo, pra começarmos antes das 8:00hs a trilha? Abs Citar
Colaboradores lowpower Postado Junho 7, 2011 Colaboradores Postado Junho 7, 2011 Yuri, Aqui no meu trabalho o GoogleDocs é bloqueado, então vou adiantar meus dados por aqui e vc coloca na planilha, pode ser? Barraca: 1 barraca, com 2 lugares. Equipo: Fogareiro + panelas (1 panela e 1 frigideira). Carro: Vou de carro, ou um amigo me levará de carro até lá (aguardando confirmação para dar caronas ao Fred e Larissa). Acabei de ver 2 coisas interessantes no site do PARNASO: 1- Termo de Conhecimento de Riscos e Normas - OBRIGATÓRIO pra quem vai fazer as Trilhas de Montanha do PARNASO. Já imprimi uma, e posso adicionar até 10 acompanhantes; se houver mais q isso, alguém imprime outra, ok? 2- Como já compramos os ingressos antecipadamente, o PARNASO permite nossa entrada apartir das 6:00hs; vcs acham q teria como marcar nosso horário de encontro mais cedo, pra começarmos antes das 8:00hs a trilha? Abs Quanto ao horario, para nos de sampa fica complicado! São 6 horas de estrada até o RJ... só que tem o agravante do transito. Sair de SP em vespera de feriado é tão complicado quanto o Corinthians ganhar uma libertadores! (HAHAHAHAHA) Brincadeira a parte, mais sair mais cedo seria impraticavel para nós de SP. Saida de sampa está prevista para proximo da meia noite para evitar o maior fluxo de carros e também para não atrasar o começo da trilha as 08:00. Citar
Colaboradores Luis Ecoturista Postado Junho 7, 2011 Colaboradores Postado Junho 7, 2011 (editado) Lembrando que vai estar um frio absurdo lá em cima, existem vários relatos de pessoas que passaram um perrengue muito grande lá em cima. O próprio Altair relatou sobre a sua passada por lá no último final de semana que o frio era extremo, e muitas pessoas que estavam lá acampando passaram por uma situação bem complicada. PS.: Luis... vc está zuando o Altair, dizendo que ele fazia trilha quando o D. Pedro corria atrás das donzelas, mas vc e o Picitelli não ficam muito para trás não! Hahahaha... Wagner: Há detalhes importantes e básicos! Lembrando que tudo é pessoal e as escolhas podem ser boas pra uma pessoa, e ruim para outra! PREPARO FÍSICO: A dureza da trilha não se mede apenas pela quilometragem, mas principalmente pelas inclinações do terreno. Na Serra dos Órgãos, as distâncias são curtas, mas as descidas e subidas são numerosas! Andar 10 km na esteira da academia não quer dizer que vc conseguirá fazer uma trilha de 5 km nas montanhas. E quanto melhor o preparo físico, mais prazeirosa e mais segura é a caminhada. Prepare-se adequadamente para a travessia: Petrópolis-Teresópolis é maravilhosa e compensa qualquer esforço! Num grupo grande (formado por pessoas que não se conhecem) é normal haver diferença de ritmo e velocidade na caminhada. Por isso as pessoas precisam de bom senso, bom humor e companheirismo ao tomar decisões! Um detalhe diretamente ligado ao preparo físico é o horário de saída da trilha! Vide abaixo! HORÁRIO DE SAÍDA: Este é um assunto sério e todos devem ter o compromisso de seguir o horário combinado. No primeiro dia, jamais saia depois das 12h! O ideal é chegar na portaria às 8h e botar o pé na trilha às 9h. Lembre-se que na portaria você pega uma fila pra fazer ficha, depois fará o último ajuste na mochila, irá ao banheiro, etc. etc. Quanto mais cedo sair, maiores serão os períodos de descanso na trilha, evitando cãibras e fadigas. Repetindo: atraso na saída no primeiro dia pode comprometer toda a travessia. Um bom planejamento é fundamental pra evitar "imprevistos previstos" e atrasos. MOCHILA: - Não deixe pra última hora a preparação da mochila. - Quem é iniciante, deve montar a mochila semanas antes da trilha, pra ver na prática as dificuldades que encontrará. - Haverá problemas com o peso e com o espaço. - E a pessoa terá que escolher o que levar, eliminando itens ou trocando-os por mais leves. - Um limite de peso para esta trilha é uns 14 kg. Ok, isso é bem pessoal e depende do tamanho, peso e preparo de cada mochileiro! - Mulheres devem levar menos peso. - O peso da mochila é pra ser suportado pela "barrigueira". -Aperte a "barrigueira" fortemente sobre os ossos da bacia (em cima destes ossos, não na parte superior, senão você aperta o estômago!). Isso é FUNDAMENTAL para o conforto na trilha! Os ossos da bacia devem suportar o peso principal da mochila, não os ombros! - As alças que estão nos ombros só servem para estabilização. - Capa de chuva para a mochila é fundamental. PROTEÇÃO: - Mesmo com tempo bom, as roupas devem estar dentro de sacos plásticos confiáveis dentro das mochilas. Sem chuva, a mochila pode cair numa travessia de rio. Usar roupa molhada no frio, à noite, é dose! - Capa de chuva não evita que as coisas dentro da mochila se molhem. - Os sacos de dormir e o isolante térmico também precisam estar em sacos plásticos fechados! NA TRILHA: - O kit de primeiros socorros precisa ficar em lugar de fácil acesso. - Um erro que me deixa "p" da vida é ver pessoas exagerando nas roupas de frio antes de começar a caminhada. Já sei que em 5 minutos o grupo terá que parar pra elas retirarem o excesso de roupas. - Antes de sair, vista-se pensando que seu corpo irá aquecer rapidinho na trilha. - Em caminhadas longas o ideal é o uso de calça comprida, não bermudas. Isso pra evitar arranhões e insetos. - Camisa de mangas compridas também é recomendável, mas a escolha é pessoal! - Bastões de caminhada são ótimos, desde que você os utilize realmente. Carregá-los à toa é bobagem. Usá-los corretamente alivia joelhos/costas/tornozelos! - Deixe a lanterna (de cabeça, de preferência) num lugar de fácil acesso. É normal caminhar-se no começo de noite. - Leve pilhas reservas! Em temperaturas muito frias elas tem o funcionamento prejudicado! - Deixe em lugar de fácil acesso as roupas que poderá usar durante o dia (casaco, blusa de chuva, boné, luvas, gorro). - Papel higiênico, idem! he he O normal em trilhas é você fazer suas necessidades num buraco e depois tampá-lo! O mais correto é levar todo o material de volta! COMIDA NA TRILHA: - Leve as pastilhas Clorin ou aqueles produtos para desinfetar verduras e água. Água cristalina não é sinônimo de segurança! - Se vc levar este produto para desinfetar verduras (cloro ou água sanitária), guarde-o num saquinho plástico, pois ele mancha roupas! - A arrumação da mochila é fundamental para o conforto nas paradas para descanso. - Separe as comidas e suplementos que usará na trilha apenas para um dia. O resto, guarde. - À noite você já separa o que usará na trilha do dia seguinte! - Uma pochete ajuda a ir caminhando e fuçando as comidas. Evita tirar e abrir a mochila a toda hora! - Se a pochete tiver onde colocar as garrafas de água, aliviará o peso que estaria na mochila/costas. COMIDA À NOITE: - Grande parte do peso da mochila dependerá das escolhas feitas neste item. Evite exageros! Seja prático! - Pra quem é iniciante, é legal montar a mochila semanas antes de fazer a trilha. Dependendo do peso, decidirá o tipo de rango da travessia. - Cup Noodles tem um lado bom: evita sujar panela! Só necessita de água quente! - Mas cozinhar em trilhas é sempre bom! O ideal é compartilhar as panelas, fogareiros e gás pra diminuir o peso nas mochilas. E cada um leva seu prato, garfo, copo, etc. - Venta muito na Serra dos Órgãos: leve o protetor de vento para o fogareiro. - Comidas liofilizadas são mais caras, mas leves e práticas! - No abrigo da Pedra do Sino há cozinha. Informe-se antes da caminhada se ela estará disponível. - O uso é gratuito para quem se hospeda lá dentro. Pra quem acampa, paga-se uma taxa, isso se a cozinha não estiver lotada. - Se vc levar gás para os fogareiros, geralmente será para apenas para 1 noite (se usar a cozinha do abrigo). - Pra eliminar radicalmente o peso, dá pra alimentar-se à noite com comidas frias, sem uso de fogareiro: pão, salame, queijo provolone ou parmesão, frutas liofilizadas ou desidratadas, leite em pó, Nutren, Sustagen, etc. VESTIMENTA: - Durante o dia faz frio na travessia e pode chover. Luvas plásticas, daquelas de lavar louças, ajudam bastante! - Blusa de chuva ou bota impermeável que não sejam respiráveis (deixam o suor sair pro exterior) podem te proteger da chuva, mas você poderá se enxarcar com seu suor. - A blusa ou bota com material especial (tipo goretex) que expulsa o suor é recomendável. Na Decatlhon há modelos mais baratos (menos de R$ 200). - Calça impermeável te dá um conforto extra, pois evita que a água escorra pra dentro das botas. Eu não abro mão de calça impermeável durante o frio! - Bota de cano alto é o melhor, e com amarração forte e correta, evita as temíveis torções nos pés! Impermeável: perfeito! - Papetes não protegem os pés de batidas em pedras, galhos de árvores, etc. BARRACA: - Se você tem o hábito de colocar lona embaixo da barraca, é importante colocá-la de forma que não forme uma piscina em caso de chuva. Este é a dificuldade a ser evitada e por isso não é recomendável o uso de lona. Com chuva, atrapalha muito! - Escolha o local que montará a barraca com atenção. Cuidado com lugar plano e sem inclinação, pois pode formar poças. - O ideal é uma área levemente inclinada. - Verifique se o lugar não é passagem natural de enxurrada! - Cuidado com formigueiros! São mais frequentes do que imaginamos! - Se você deixar botas ou roupas do lado de fora da barraca, há o risco de entrar insetos dentro delas. Se bem que o risco é maior pros insetos, coitados! Lembrando: tudo é muito pessoal e as dicas acima são apenas sugestões!!! Editado Junho 7, 2011 por Visitante Citar
Colaboradores lowpower Postado Junho 7, 2011 Colaboradores Postado Junho 7, 2011 Wagner: Há detalhes importantes e básicos! Lembrando que tudo é pessoal e as escolhas podem ser boas pra uma pessoa, e ruim para outra! PREPARO FÍSICO: A dureza da trilha não se mede apenas pela quilometragem, mas principalmente pelas inclinações do terreno. Na Serra dos Órgãos, as distâncias são curtas, mas as descidas e subidas são numerosas! Andar 10 km na esteira da academia não quer dizer que vc conseguirá fazer uma trilha de 5 km nas montanhas. E quanto melhor o preparo físico, mais prazeirosa e mais segura é a caminhada. Prepare-se adequadamente para a travessia: Petrópolis-Teresópolis é maravilhosa e compensa qualquer esforço! Num grupo que é formado por pessoas que não se conheciam, é normal haver diferença de ritmo e velocidade na caminhada. Por isso as pessoas precisam de bom senso, bom humor e companheirismo ao tomar decisões! Um detalhe diretamente ligado ao preparo físico é o horário de saída da trilha! Vide abaixo! HORÁRIO DE SAÍDA: Este é um assunto sério e todos devem ter o compromisso de seguir o horário combinado. No primeiro dia, jamais saia depois das 12h! O ideal é chegar na portaria às 8h e botar o pé na trilha às 9h. Lembre-se que na portaria você pega uma fila pra fazer ficha, depois fará o último ajuste na mochila, irá ao banheiro, etc. etc. Quanto mais cedo sair, maiores serão os períodos de descanso na trilha, evitando cãibras e fadigas. Repetindo: atraso na saída no primeiro dia pode comprometer toda a travessia. Um bom planejamento é fundamental pra evitar "imprevistos previstos" e atrasos. MOCHILA: - Um limite de peso para esta trilha é uns 14 kg. Ok, isso é bem pessoal e depende do tamanho, peso e preparo de cada mochileiro! - Mulheres devem levar menos peso. - O peso da mochila é pra ser suportado pela "barrigueira". Aperte-a fortemente sobre os ossos da bacia (em cima destes ossos, não na parte superior, senão você aperta o estômago!). Isso é FUNDAMENTAL para o conforto na trilha! Os ossos da bacia devem suportar o peso principal da mochila, não os ombros! - As alças que estão nos ombros só servem para estabilização. - Capa chuva para a mochila é fundamental. PROTEÇÃO: - Mesmo com tempo bom, as roupas devem estar dentro de sacos plásticos confiáveis dentro das mochilas. Sem chuva, a mochila pode cair numa travessia de rio. Usar roupa molhada no frio, à noite, é dose! - Capa de chuva não evita que as coisas dentro da mochila se molhem. - Os sacos de dormir e o isolante térmico também precisam estar em sacos plásticos fechados! NA TRILHA: - O kit de primeiros socorros precisa ficar em lugar de fácil acesso. - Um erro que me deixa "p" da vida é ver pessoas exagerando nas roupas de frio antes de começar a caminhada. Já sei que em 5 minutos o grupo terá que parar pra elas retirarem o excesso de roupas. - Antes de sair, vista-se pensando que seu corpo irá aquecer rapidinho na trilha. - Em caminhadas longas o ideal é o uso de calça comprida, não bermudas. Isso pra evitar arranhões e insetos. - Camisa de mangas compridas também é recomendável, mas a escolha é pessoal! - Bastões de caminhada são ótimos, desde que você os utilize realmente. Carregá-los à toa é bobagem. Usá-los corretamente alivia joelhos/costas/tornozelos! - Deixe a lanterna (de cabeça, de preferência) num lugar de fácil acesso. É normal caminhar-se no começo de noite. - Leve pilhas reservas! Em temperaturas muito frias elas tem o funcionamento prejudicado! COMIDA NA TRILHA: - Leve as pastilhas Clorin ou aqueles produtos para desinfetar verduras e água. Água cristalina não é sinônimo de segurança! - Se vc levar este produto para desinfetar verduras (cloro ou água sanitária), guarde-o num saquinho plástico, pois ele mancha roupas! - A arrumação da mochila é fundamental para o conforto nas paradas para descanso. - Separe as comidas e suplementos que usará na trilha apenas para um dia. O resto, guarde. - À noite você já separa o que usará na trilha do dia seguinte! - Uma pochete ajuda a ir caminhando e fuçando as comidas. Evita tirar e abrir a mochila a toda hora! - Se a pochete tiver onde colocar as garrafas de água, aliviará o peso que estaria na mochila/costas. - Deixe em lugar de fácil acesso as roupas que poderá usar durante o dia (casaco, blusa de chuva, boné, luvas, gorro). - Papel higiênico, idem! he he O normal em trilhas é você fazer suas necessidades num buraco e depois tampá-lo! O mais correto é levar todo o material de volta! VESTIMENTA: - Durante o dia faz frio na travessia e pode chover. Luvas plásticas, daquelas de lavar louças, ajudam bastante! - Blusa de chuva ou bota impermeável que não sejam respiráveis (deixam o suor sair pro exterior) podem te proteger da chuva, mas você poderá se enxarcar com seu suor. - A blusa ou bota com material especial (tipo goretex) que expulsa o suor é recomendável. Na Decatlhon há modelos mais baratos (menos de R$ 200). - Calça impermeável te dá um conforto extra, pois evita que a água escorra pra dentro das botas. Eu não abro mão de calça impermeável durante o frio! - Bota de cano alto é o melhor, e com amarração forte e correta, evita as temíveis torções nos pés! Impermeável: perfeito! - Papetes não protegem os pés de batidas em pedras, galhos de árvores, etc. BARRACA: - Se você tem o hábito de colocar lona embaixo da barraca, é importante colocá-la de forma que não forme uma piscina em caso de chuva. Este é a dificuldade a ser evitada e por isso não é recomendável o uso de lona. Com chuva, atrapalha muito! - Escolha o local que montará a barraca com atenção. Cuidado com lugar plano e sem inclinação, pois pode formar poças. - O ideal é uma área levemente inclinada. - Verifique se o lugar não é passagem natural de enxurrada! - Cuidado com formigueiros! São mais frequentes do que imaginamos! - Se você deixar botas ou roupas do lado de fora da barraca, há o risco de entrar insetos dentro delas. Se bem que o risco é maior pros insetos, coitados! Lembrando: tudo é muito pessoal e as dicas acima são apenas sugestões!!! Citar
Colaboradores Rafael Freitas Postado Junho 7, 2011 Colaboradores Postado Junho 7, 2011 Beleza de dicas... é a questão do horário mais cedo pode complicar para uns mais o importante é não enrolarmos quando sairmos...!!! máximo do máximo as 9:00 já com pé na trilha... pessoal que for chegando já vai se registrando na portaria e se preparando... Citar
Membros de Honra piacitelli Postado Junho 8, 2011 Membros de Honra Postado Junho 8, 2011 Não entendi..os comentários do Wagner e do Sandrão... ãã2::'> ãã2::'> ãã2::'> Não sei a idade deles..mas torço para que chegem à nossa (minha e do Luiz- que também não sei)... com a nossa disposição. Ah...e no meu caso...passei longe da geração "comprimido azul". Com relação ao comentário que fiz...no "quote" do Luiz ele cortou que não tenho acompanhado o tópico. Pela experiência sempre procuro ajudar dando dicas para evitar que pessoas passem por situações complicadas. Não é critica..no meu entendimento é obrigação - ja que estou aqui - alertar. As praticas que fazemos (trilhas, travessias, montanha, caverna, bike, etc) devem nos trazer "auto realização" , superação, algo bem interior. Por isso costumo fazer meus alertas. Tem muita gente nova (na pratica) que acaba se empolgando e tentando coisas além do limite. Boa(s) e muitas trip moçada..... Citar
Colaboradores wagnerponce Postado Junho 8, 2011 Colaboradores Postado Junho 8, 2011 Paulo... Garanto que nem somos tão mais novos assim, principalmente o Sandro!!! Hahahaha... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.