Membros ErasmoFernandes Postado Janeiro 18, 2011 Membros Postado Janeiro 18, 2011 Pessoal, Estive em Petropólis no último final de semana. Não existe condições de se fazer a travessia! Eu nunca vi algo do tipo... É como se as montanhas tivessem derretendo, acredito que as vias sumiram! Vi coisas que eu nunca pude imaginar ver em minha vida, é como se um tsunami tivesse passado na serra. Algo muito triste... Se ainda tiver chance de fazer essa travessia eu vou, mas acho improvável. Oi wagnerponce,como assim? Pelo que sei o parque esta fechado no momento porque todos os funcionários da sede em Teresópolis estão envolvidos nos trabalhos de resgate e atendimento à população atingida. Mas logo o parque vai reabrir. Liguei pra lá e disseram que não houve nenhum incidente na sede e provavelmente as trilhas estão OK. Você tem alguma informação concreta sobre o estado das trilhas, ou esta supondo que houve algum problema? Eu tenho a minha travessia já planejada para o final de abril. Citar
Colaboradores wagnerponce Postado Janeiro 19, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 19, 2011 Oi Erasmo, Realmente foi uma suposição minha. Não procurei nenhuma informação concreta a respeito, apenas deduzi pelo que vi na região. Se a trilha continua ok, podemos então dar seguimento nesse planejamento. Foi "achismo" meu, por ter visto o estado que a serra se encontrava. Citar
Colaboradores lowpower Postado Janeiro 19, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 19, 2011 Mais independente do estado da trilha, nao seria mais seguro esperar passar umpouco as chuvas e o terreno secar e para tentar fazer a travessia? Citar
Membros ErasmoFernandes Postado Janeiro 19, 2011 Membros Postado Janeiro 19, 2011 Então wagnerponce... sei que há pontos das trilhas 'desgastados', inclusive o trecho mais crítico. Foi o que ouvi de pessoas que passaram por lá no ao passado. Mas acredito que o parque tomará providências, desde o ano passado já foram alertados e tinha gente cobrando. No início de dezembro fiz algumas trilhas no setor Pedra do Sino e vi que eles tinham feito manutenção ali: cortaram o mato, fecharam alguns atalhos, etc. Há alguns meses atrás estava bem pior. lowpower, acho que é consenso que na estação chuvosa não é bom subir montanhas. Nem penso em deslizamentos de terra nesses lugares, pois a situação é bem diferente da ocupação de encostas em cidades. Falo mais por causa dos raios e da enxurrada. Você passa por lugares onde fica totalmente exposto no caso de uma tempestade com raios. E tem lugares onde a trilha é a própria calha por onde a água da chuva desce da montanha. Pelo 'rastro' que a água deixa ali dá pra imaginar o volume e eu não me vejo passando por ali com chuva forte não. Até dá pra ir, pois há algumas 'janelas', provavelmente não vai chover todo dia (Eu mesmo andei por lá em dezembro), mas mesmo assim é muito desconfortável por causa do calor. Citar
Colaboradores rpn Postado Janeiro 19, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 19, 2011 Quanto isso, é consenso: qualquer atividade de montanha só a partir de abril! Mas já podemos ir planejando desde logo, já que fazer a travessia envolve providências como a compra de roupas técnicas para frio, barraca, utensílios de cozinha próprios para Camping, etc. Claro, para quem ainda não tem. Abraço! Citar
Membros de Honra Raffa Postado Janeiro 19, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 19, 2011 Pô esta nos meus planos essa travessia para o feriado de junho. Já combinei com o carioca que foi para os Andes comigo. Agora vou confirmar mais para frente devido a todos acontecimentos naquela região. Fico de olho aqui tambem Abs Citar
Membros de Honra piacitelli Postado Janeiro 19, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 19, 2011 Raffa. Não acredito que a travessia tenha sido afetada significativamente. É inferência minha. Mas é outro nível no corte do terreno. A chuva lá pode ter sido muito diferente. O mais prudente agora é aguardar. A administração do parque deve libera-la (a travessia) somente depois de inspecão. Normalmente os guias fazem essa inspeção. É sentimento meu ..não fato..mas creio que você não precisará adiar..pelo menos pelo motivo desse desastre. Abração Citar
Membros de Honra Raffa Postado Janeiro 19, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 19, 2011 Fala Piaciteli blz ? ta na hora da galera que curte fazer travessia aqui do mochila combinar uma ? Vou aguardar sim, talvez a trilha não tenha problemas, mas as estradas podem estar ruim. Meu amigo é de Guapimirim, deve ter noticias mais confiáveis tambem abs Citar
Membros bra_carioca Postado Janeiro 20, 2011 Membros Postado Janeiro 20, 2011 então, Pessoal vamos depender da posição dos técnicos do parque qt as condições de funcionamento qt a data, como será: um grupo irá no feriado de abril, outro no de junho e outro em qq dia de maio? ou tanto faz ou qq coisa? vcs podem qq dia? qt ao uso do GPS ou ir com guia: pra mim tudo é festa desde que não me perca. Mas quem for manusear o GPS não pode furar nem esquecer o GPS em casa. se formos de guia, a gente tem q fechar uma data pelo menos um mês antes pra ver se o carinha estará livre. qt ao q levar, o q vcs costumam levar pra comer etc? preciso de dicas. Citar
Membros de Honra piacitelli Postado Janeiro 20, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 20, 2011 Raffa. Vamos combinar uma. Esse ano preciso de muita atividade. Pretendo em julho romper os 6mil. rs Tem um pessoal querendo fazer uma trilha aqui na minha região. Com certeza deve virar algo ainda no primeiro semestre desse ano. Mas qualquer outra...tá valendo..... bra_carioca Aconselho a ir com guia mesmo que levem GPS (ou pelo menos com alguém que tenha feito a travessia). O problema lá e a neblina e possíveis chuvas (até no inverno chove) e você ficar sem visibilidade. Uma pequena queda pode ser fatal. Abração Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.