Membros Lilyleite Postado Maio 6, 2011 Membros Postado Maio 6, 2011 Oi gente!!! Nossa tá meio caro mesmo esses guias.... eu encaro ir sem guia, mas como o amigo lá disse, se tiver alguém com mais experiência no assunto, pq a minha é limitada... Então, eu sou de SJC, interior de SP...se tiver alguém por perto que tope ir comigo de carro, pq sozinha tbm não encaro a viajem.... Ou o pessol de Sampa, se puder pegar mais uma na Dutra , não tem onibus direto de Sjc- Petropolis... Ei tbm gostei da ideia de ficar no abrigo...economiza o peso da barraca! rs bjs Citar
Membros Marcelo SBC Postado Maio 6, 2011 Membros Postado Maio 6, 2011 Pessoal que pensa em ir sem barraca, gostaria de deixar minha observação. Pensem duas vezes antes de ir sem barraca, pq se ocorrer algum imprevisto/emergência (tipo intempéries/neblinas) e não for possível chegar ao abrigo a situação complica bastante. Caso vcs queiram realmente ir sem barraca, combinem com outros companheiros que tenham espaço disponível em suas barracas, de utilizá-la em caso de eventual emergência. Citar
Membros leochicaybam Postado Maio 6, 2011 Membros Postado Maio 6, 2011 Fala galera, se alguém tiver gps e nos basearmos no relato do augusto, acho q dá pra ir sem guia tranquilo. E tb foi como alguém falou....o máximo q vai acontecer é a gente seguir um grupo q esteja com guia, não vejo problema algum. Tb sou a favor das barracas. abs Citar
Colaboradores Luis Ecoturista Postado Maio 6, 2011 Colaboradores Postado Maio 6, 2011 (editado) GUIA? O Augusto diz que dá pra fazer sem guia. No caso dele, sim! Ele tem uma bússola dentro do cérebro, imensa experiência em trilhas e tem felling pra navegação! A travessia Petrópolis-Teresópolis pode ser feita sem guia, desde que seja feita com pessoas realmente experientes. Meu amigo Lee a refez na semana passada e foi tudo maravilha. Quando fiz a travessia nós encontramos vários mochileiros perdidos, alguns com GPS. É que o tempo estava fechado e com neblina. Os pontos de referência sumiram. Não basta ter um GPS na mão: o mochileiro precisa saber usá-lo. Se você for sem guia, vá com uma pessoa realmente experiente (convidem o Augusto!) e que você conheça de outras aventuras. A travessia Petrópolis-Teresópolis é maravilhosa! Mas é dura e não é fácil: exige prudência e inteligência! E equipamentos, trajes e preparo físico adequados! Ir sem barraca? Um risco! Ah! No primeiro dia NÃO coloquem o pé na trilha depois das 11h! O ideal é sair antes das 9h pra compensar imprevistos na caminhada e pra ir curtindo o visual espetacular da Serra dos Órgãos! Editado Maio 6, 2011 por Visitante Citar
Colaboradores Rafael Freitas Postado Maio 6, 2011 Colaboradores Postado Maio 6, 2011 Não sabia que a trilha é bem marcada assim..!!! que bom... mais afinal ninguém tem GPS profissional?!?!?... meu gps do celular carrega a trilha perfeitamente posso comprar um carregador solar e irmos nos guiando pelas sinalizações e meu gps do celular. Ainda acompanhando outros grupos?!?!? que tal??? Tenho um mapa com pontos de referencia tb... Sobre a questão de cordas etc... mesmo que não necessário eu sempre carrego 5 metros para algum imprevistos... ainda sobre barracas eu e fred vamos dividir um pessoal pode ir combinando e ir dividindo...!!! mais não acho aconselhável ir sem nenhum tipo de abrigo... Ainda temos que definir o dia 22 ou 23... Tava pensando aqui e concordo é bem melhor já largar com carros em Teresópolis e ir de ônibus para Petrópolis... Abraços ai... aguardando pessoal definir a data e se vamos com guia ou não... ha liguei para o parque e pessoal passou que o valor médio cobrado é esse mesmo, tem guia que cobra até 150 por pessoa!!!! Vamos definir as coisas logo porque temos que comprar as entradas.... Citar
Colaboradores Luis Ecoturista Postado Maio 6, 2011 Colaboradores Postado Maio 6, 2011 (editado) Não sabia que a trilha é bem marcada assim..!!! que bom... mais afinal ninguém tem GPS profissional?!?!?... meu gps do celular carrega a trilha perfeitamente posso comprar um carregador solar e irmos nos guiando pelas sinalizações e meu gps do celular. Ainda acompanhando outros grupos?!?!? GPS de celular não é confiável, principalmente pela questão da bateria. Carregador solar não dá segurança, principalmente se vc pensar que o celular com GPS ligado torra bateria. Ele não grava trajetos nem reproduz tracklogs. E os mapas são inadequados para trilhas a pé. Acompanhar outros grupos? Ok, uma turma paga :'> o guia e vc vai de graça , atrás deles! Sobre o carro, é melhor deixá-lo em Teresópolis e ir até Petrópolis de busão ou van, por uma série de motivos! Uma boa trilha pra você!!! Abraços! Editado Maio 6, 2011 por Visitante Citar
Membros Marcelo SBC Postado Maio 6, 2011 Membros Postado Maio 6, 2011 Rafael, Qto ao busão Tere x Petro, nós de SP, estávamos discutindo tal questão e o problema seria o seguinte: 1º bus do trecho Tere x Petro sai às 6h e o tempo de percurso são 2h, depois teremos que pegar mais 2 coletivos para chegar à portaria do parque. Considerando que é feriado e que deve ser reduzido o número de coletivos, acredito que gastaremos em média 3h para fazer todo o trajeto. Talvez deveríamos considerar um plano B. Mudando de assunto.... Alguém sabe se existe algum problema de acampar no Pq com barracas que não seja autoportantes? Citar
Colaboradores lowpower Postado Maio 6, 2011 Colaboradores Postado Maio 6, 2011 @GPS: Meus pais estão indo para os EUA agora em maio, já botei na lista meu GPS. Mais nada garante que eu aprenda a usa-lo 100% até lá. hahahha @Barraca: Tenho uma Super Esquilo II... cabem dois sussa!! Se alguem quizer rachar é só gritar. @Por mim podemos comecar dia 23 a trilha. Citar
Membros de Honra Augusto Postado Maio 6, 2011 Membros de Honra Postado Maio 6, 2011 Eu não sou tudo isso não Luis. É que eu meto as caras e sempre levo um mapa, ou croqui, ou uma carta topográfica e até imagens do google earth. Qdo fizemos essa travessia, a carta topográfica era sempre consultada qdo tinhamos dúvidas. A vantagem de fazer a Serra dos Órgãos em feriados de alta temporada é que sempre se encontra com alguém que tá fazendo o mesmo percurso e existem muitos totens nos trechos complicados. Agora vc me disse que as referencias acabaram, mas creio que não seja um problema. Muita gente fala que existem alguns totens falsos em um ou outro ponto. Na época que eu fiz não econtramos isso. O que eu considero o grande perigo dessa travessia é vc caminhar com neblina. Mesmo com um GPS, eu não recomendo de jeito nenhum. É normal o ruço (espécie de neblina espessa) cobrir todo aquele trecho do chapadão e vcs não conseguirem ver nada mais a frente e ele sempre aparece antes do final da tarde. Como essa travessia é quase toda feita pelas cristas, os trechos de mata fechada só vão estar bem no fundo do vales, por onde a trilha passa. No restante é só no visual se orientando por alguns totens e pela trilha. Em alguns trechos é provavel que a vegetação baixa esteja se recompondo, então não é sempre que a trilha estará demarcada. Outro problema que eu aponto é o longo desnível de mais de 1000 mts no 1º dia de caminhada. Não é para qqer um. Mas se conseguir chegar no Açú antes do anoitecer, o resto vcs tiram de letra. Outra coisa é qto ao horario. Saiam o mais cedo possível. Até recomendo que vcs iniciem antes das 08:00 hrs, se quiserem conhecer a cachoeira véu de noiva. Também concordo que ir sem barraca é um risco, a não ser que dê p/ dividir a barraca entre alguns, pois uma cargueira com muito peso p/ apenas 1 pessoa é pedir p/ sofrer. Abcs GUIA?O Augusto diz que dá pra fazer sem guia. No caso dele, sim! Ele tem uma bússola dentro do cérebro, imensa experiência em trilhas e tem felling pra navegação! A travessia Petrópolis-Teresópolis pode ser feita sem guia, desde que seja feita com pessoas realmente experientes. Meu amigo Lee a refez na semana passada e foi tudo maravilha. Quando fiz a travessia nós encontramos vários mochileiros perdidos, alguns com GPS. É que o tempo estava fechado e com neblina. Os pontos de referência sumiram. Não basta ter um GPS na mão: o mochileiro precisa saber usá-lo. Se você for sem guia, vá com uma pessoa realmente experiente (convidem o Augusto!) e que você conheça de outras aventuras. A travessia Petrópolis-Teresópolis é maravilhosa! Mas é dura e não é fácil: exige prudência e inteligência! E equipamentos, trajes e preparo físico adequados! Ir sem barraca? Um risco! Ah! No primeiro dia NÃO coloquem o pé na trilha depois das 11h! O ideal é sair antes das 9h pra compensar imprevistos na caminhada e pra ir curtindo o visual espetacular da Serra dos Órgãos! Citar
Colaboradores Mochileiro Peregrino Postado Maio 6, 2011 Colaboradores Postado Maio 6, 2011 esse forum esta cheio das polemicas, com muita troca de infos e etc ... minhas sinceras opnioes USO DE GUIA se nao tiver experiencia em trekking's nao va sem um !!! seguir o guia que outra galera contratou ??? completamente ant etico essa ideia, é mais facil se nao tiverem dinheiro pedirem pra deixar vcs seguirem eles, é mais bonito sabe e não é vergonha nenhuma nao ter dinheiro, vcs podem ter certeza que se caso isso aconteca vcs nao terao problemas nao, agora seguir eles assim vejo muitas pessoas sem nocao de navegacao e muitas veses nunca fizeram um trekking desse nivel, querendo dispensar um guia, muitas veses com justificacoes esfarrapadas, do tipo, assim vamos no nosso ritmo, ou, nao curto ir com guia existem guias frajutos sim e uns que cobram carissimo todos queremos economizar eh claro, mas para dispensar um guia devemos saber navegar, ter nocoes e tudo mais, hj eu nao uso guia nao, vou ser sincero, mas nunca me envergonharei de ja ter usado, e digo mais agradeço a DEUS os guias que ja esteve comigo, foram otimas pessoas, fiz muita amizades com verdadeiros guias, aquela pessoa nativa da regiao que conhece tudo, isso sim eh um guia de verdade mnha primeira travessia foi a MARINS x ITAGUARE, e o guia AFONSO foi comigo, paguei 250 se eu nao me engano, sim paguei sozinho 250 pelos 3 dias de seu servico, ( viajo sozinho, por isso todas despesas fica por minha conta ). E nao achei caro nao, foi mais do que justo, vamos dividir 250 por 3 dias, ai tiramos as despesas dele com alimentacao transporte e tal, qt ele ganha por dia ??? Agora tem pessoas que nunca cozinharam um miojo na trilha e ficam ai buzinando as veses pensamos, o guia vai cobrar moh grana e fatura uma nota talvez estao esquecendo que nao eh todo dia que esse cara guia ele pode ta ganhando uma nota agora, mas ficara alguns dias sem trabalho eu podia pensar assim, puts gastei 250 reais so de guia em 3 dias que droga, mas eu penso assim, me foi prestado um otimo servico e nao perdi nada, muito pelo contrario, ganhei um amigo na vida, porque verdadeiros guias abrem as portas de sua casa, ele permite vc viver ao lado dele seu cotidiano e tal. ninguem eh obrigado a usar guia, porem tenham a consciencia do que estao fazendo, se estao preparados para tal feito ou aventura, estao de parabens, eh otimo ver pessoas navegando livremente por ai, mas caso ao contrario, vamos evoluir primeiro e depois partir para novos horizontes !!! USO DE GPS caso vc domine o aparelho GPS mas nao tem experiencia em navegacao nao eh bom contar só com o aparelho, se falhar vai fazer o que ??? estou vendo muitas pessoas com dificuldades no manuseio do GPS, muitos adquiriram seus aparelhos agora me disponibilizo para tirar possiveis duvidas sobre como utilizar o seu GPS, se necessario posso me apresentar pessoalmente para tirar duvidas e fazermso uma pequena navegacao para se ter nocao de como manusea lo . utilizo GPS GARMIN !!! resido em sp capital e ajudarei no que eu souber !!! se vc nao sabe nem manusear o GPS e esta pensando em comprar um para fazer uma trilha USO DE BARRACA nao eh necessario ser auto portante nao !!! ja comentei sobre o uso dos abrigos e tal, uma vez optando pelo abrigo, nao ha necessidade de levar barraca, se tornando assim mais leve, vi algumas pessoas alertando sobre imprevistos e tal, vamos analizar, com menos peso vc andara "mais rapido", mas estarao em grupo e nao vao deixar o camarada com mais peso pra traz ,vao? entao nao ganharao em tempo so no conforto de estar mais leve e isso consta muitooooo !!! eu pessoalmente faria sem barraca, desde que fique no abrigo eh logico. uma ideia legal que li aqui, eh a de dividir barracas, uma vez que acredito que nem todos levaram barracas para 1 pessoa, e alem do mais, na emergencia cabem 2 pessoas em barracas individuais sim. INGRESSO DO PQ E RESERVA DO ABRIGO eh melhor reservarem logo se nao correm o serio risco de nao conseguirem vagas !!! forte abcs ha todos e espero que curtem bastante a paisagem Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.