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AXUM

2 noites

hospedagem: Denver Inn Pension

Depois de tomar um café da manhã razoável na pousada, segui em Debark até um lugar onde chegaria um ônibus com destino a Axum. Não tinha hora exata do ônibus. Ele passaria num intervalo de cerca de uma hora, por isso cheguei cedo. O guia ficou lá comigo um bom tempo esperando. E demorou. Mais de uma hora. Eis que enfim chega um ônibus, muito velho, e dele sai alguém me procurando, pra me entregar o que seria a minha passagem, enviada de Gondar pelo George. O problema é que eu paguei 50 numa coisa que custava menos de 5. O ônibus era praticamente um circular, e ainda me cobraram pela bagagem e para colocar a minha bagagem lá em cima do ônibus também. O ônibus demorou mais uma hora pra sair, conversei com dois húngaros que também terminaram o trekking no dia anterior e ficamos juntos no trajeto. O ônibus era muito cheio, com bancos de madeira que cabiam 3 pessoas, só tínhamos nós 3 e mais um casal de turistas. A viagem durou umas 12 horas, com direito a pneu furado e muita emoção pra descer toda aquela altitude das montanhas por uma estradinha pouco pavimentada, que fazia o ônibus parar pra fazer cada curva, e um guard-rail de apenas uns 30cm nas encostas, paradas infinitas que nos faziam descer do ônibus e checavam os documentos de todos os passageiros - de nós turistas só checaram uma vez. Apesar das paisagens serem estonteantes, foi mais um dia que eu me alimentei apenas com 2 chocolates e água. Minhas picadas de percevejo nos tornozelos eram muitas e eu estava bastante incomodada. Não sei até onde foi esse ônibus, mas antes de anoitecer, chegou num lugar em que tivemos (os húngaros e eu) que negociar o preço de mais um transporte, tipo lotação, até Axum, que levou cerca de uma hora e meia. Chegamos a Axum já era noite. Depois disso decidi que não faria mais nenhum trajeto de ônibus.

Aí começava a saga da hospedagem...

Os húngaros já tinham uma reserva paga pelo booking.com. Eu tentei fazer em vários lugares, mas não conseguia concluir. Chegando no hotel deles, não tinha mais lugar. Não tinha mais lugar em nenhum hotel na cidade, porque o primeiro ministro estava na cidade para um evento grande, a cidade estava lotada, e foi bem difícil achar um lugar pra ficar.

Eu fui a todos os hoteis que achei na internet, e todos estavam lotados. Em um deles, o cara me recomendou outros lugares, e mandou um funcionário comigo no tuk-tuk (sim, eles acham que mulher não tem capacidade pra resolver as coisas), o menininho era gente boa e me ajudou bastante. Os hotéis que o carinha recomendou eram bem estranhos, tinha um pessoal com muitas bebidas, jogando sinuca e umas mulheres com roupas não tipicamente etíopes, além de ser caro. Fiquei com receio e continuei procurando. Mas nesse tempo, acabou a luz em metade da cidade e estava bem difícil escolher algum lugar no escuro. Fui a lugares que os homens sequer olhavam pra mim enquanto falavam se tinha ou não lugar pra ficar e eu fui ficando louca de raiva com aquele comportamento. Acabei ficando em um outro lugar recomendado pelo menininho. Era uma construção nova, o preço era bom e a localização ok. O único porém era não ter nenhuma iluminação na rua e a rua era de terra. Estava mais do que exausta e desesperada por um banho. Combinei com o tuk tuk pra me levar pra jantar, dei gorjeta pro menininho e acabou tudo certo. No restaurante, encontrei caras conhecidas, os húngaros e os espanhóis do dia anterior. Consegui ter uma noite de sono tranquila, o chuveiro era bom, banheiro novo e limpo, aproveitei pra lavar roupas e  e deixei secando no quarto no dia seguinte (tinha muito sol, foi ótimo pra secar as roupas). 

No dia seguinte eu andei um pouco pela cidade, pra comer e pesquisar tours pra Danakil. Também visitei os principais pontos turísticos (tudo de tuk-tuk), mas não encarei as famosas igrejas de Tigray (incluía trilhas, subidas em montanhas e eu estava bem quebrada do trekking em Semien Mountains ainda), vi até uma plantação de teff (o famoso grão da Etiópia, super nutritivo e base da alimentação local).

Dificuldades à parte, o reino de Axum foi muito importante na história e as igrejas da região, encrustradas nas montanhas, onde é preciso escalar pra visitar e algumas vezes, sem sapatos, também são. 

A alemã em Debark tinha me dado o contato de uma agente de turismo para tour em Danakil. Depois de pesquisar nas agências valores muito exorbitantes, acabei ligando pra ela. Ela na verdade era funcionária de uma atração turística da cidade, funcionária do governo, e negociava esses outros tours meio clandestinamente. Ela me levou pra conversar com um cara da Ethiopian Tours - ETT, com quem eu negociei muito o preço e acabei fechando em US$ 330. Essa agência é péssima. É o melhor preço e eles estão em todos os destinos, mas não oferecem serviços bons. As outras são bem mais caras, mas devem oferecer serviços de qualidade. 

Enfim, estava feito o negócio e eu ia pra Danakil. Como eu não sabia explicar onde estava hospedada, não era um hotel oficial ainda e ninguém conhecia, combinei pra me buscarem no restaurante onde eu tomaria café da manhã (Kuda juice & pizzeria), eu e todos os turistas da cidade.

 

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  • 3 meses depois...
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Olá, Letícia;

Certamente é um destino que está em meu radar. Tenho até um amigo que foi, também sozinho. 

Fico imaginando você, como mulher. Muita coragem e desafiante, Meus parabéns. Fui ao Irã, ha dois anos e vi muitas mulheres viajando sós Diferentemente do que a maioria pensa, os iranianos respeitam e muito as mulheres. Tem até vergonha de conversar com elas, rs...

Pois bem, vou tirar férias em set/2021 e com essas restrições devido à Pandemia, a Etiópia parece que não tem dificultado a entrada de turista,

Quanto tempo você acha o ideal para passar na Etópia. Tenho 30 dias de férias.

Obrigado.

Nelson Chida

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