Colaboradores luizh91 Postado Novembro 21, 2019 Colaboradores Postado Novembro 21, 2019 Olá pessoal! No último feriadão da República, aproveitei a folga para passar alguns dias muito agradáveis na região do Parque Nacional de Itatiaia/Serra da Mantiqueira no estado do RJ. É uma regão bem preservada, com atrativos para todos os gostos e muita, mas muita natureza! Eu não vou fazer um relato dia a dia da viagem, mas sim postar dicas sobre as vilas e as minhas impressões sobre os locais. Se tiverem alguma duvida adicional, é só perguntar. Bom, a região é composta por três vilas: 1. Visconde de Mauá 2. Maringá 3. Maromba Visconde de Mauá é a maior delas e também a mais bem estruturada, em que há mercados um pouco maiores, hospitais, hotéis bem equipados. Eu não cheguei a passear por lá, apenas passei. Maringá é um polo gastronômico e boêmio, com diversos restaurantes muito bons e barzinhos que oferecem os mais diversos tipos de bebidas. Maringá é dividida por uma ponte em duas: Maringá/MG e Maringá/RJ (os loucos por geografia piram!). As duas são bem distintas e isso é notável ao caminhar por lá. O lado de Minas é mais voltado para o artesanato e um pouco menos turístico, enquanto o lado do Rio é mais badalado e lotado de bares e restaurantes. É válido visitar os dois lados para perceber essa diferença. Maromba é a mais alta, distante e rústica entre as vilas. É um lugar pacato, pequeno, com alguns comércios e maior proximidade das cachoeiras. Eu escolhi ficar em Maromba por dois motivos: fácil acesso as cachoeiras por caminhada e total contato com a natureza. Se você deseja fácil acessibilidade aos principais atrativos naturais, eu recomendo fortemente se hospedar em Maromba. Mas se seu interesse for gastronômico, aí é melhor ficar em Maringá. Dito isso, vamos as dicas gerais: Tem hospedagem para todos os gostos. Fiquei em uma kitnet super bem equipada alugada por Airbnb em Maromba e foi excelente. Há diversas pousadas, campings e hotéis também. A minha sugestão em Maromba é se hospedar próximo a praça principal, pois assim fica mais fácil ir aos restaurantes/comércios e as cachoeiras de modo geral. A partir da vila de Maromba, é possível visitar 5 cachoeiras a pé: Véu de Noiva (fica a menos de 5 minutos da vila) Poção do Maromba Cachoeira do Escorrega Cachoeira dos Macacos Cachoeira de Santa Clara Acima: Poção do Maromba Acima: Véu da Noiva Acima: Cachoeira do Escorrega Há mercadinhos em Maromba a bons preços, então caso não queira comer fora, é possível cozinhar por conta própria. É recomendável ir bem cedo para as cachoeiras, principalmente em feriados, para evitar pegar os locais lotados de gente. A Cachoeira do Escorrega é o principal atrativo da região, então ela é realmente a que fica mais lotada, pois isso é importante chegar cedo por lá. Há estacionamentos no local que cobram 15,00 para ficar quanto tempo quiser. Também há restaurantes e barraquinhas que vendem porções por lá. Eu não recomendo a Cachoeira do Escorrega para crianças, pois apesar de parecer divertido, o fluxo de água é constante e o poço é fundo. Só vá se souber nadar. Já o Véu de Noiva é ideal para quem não sabe nadar ou quer apenas contemplar, pois tem um poço bem rasinho e um queda relativamente alta. O Poção do Maromba tem locais tanto raso quanto fundo. Vale ficar atento até onde você consegue ir. Um calçado anti-derrapante é bem interessante, pois sempre há pedras nos acessos às cachoeiras e deslizam que é uma beleza. O acesso a vila do Maromba de ônibus é bem fácil. Os circulares partem da rodoviária de Resende (Graal) e custa R$ 9,45. Mas tem um porém: Há pouquissimos horários por dia, por isso é importante o planejamento. A viagem leva cerca de 1:30hrs. Depois posto os horários dos ônibus. A truta é um prato típico da região e vale experimentar. Peixe bem saboroso. Comi em dois restaurantes em Maromba que recomendo: La Bella Cucina e Point do Maromba. Ambos oferecem bons pratos a preços justos e com atendimento bem legal. Caso vá de ônibus (como eu) e se hospede em Maromba, há moradores locais que fazem o translado entre Maromba e Maringá, só combinar o horário de ida e de volta. A distância entre a praça do Maromba e a Cachoeira do Escorrega é de 3 km e andando leva-se uns 40 minutos. O único problema são as subidas eternas que faz a distância parecer bem maior. Só se hospede em Visconde de Mauá se estiver de carro, pois assim é possível conhecer as outras vilas. Se estiver de ônibus, a melhor opção é Maromba. A cachaçaria Jeca Tatu em Maringá vende bebidas, queijos e doces a bons preços e possui um atendimento excelente. Mesmo no verão ou primavera, leve um agasalho. A vila de Maromba está a cerca de 1400m de altitude e sempre faz um friozinho pela manhã/noite. Acima: Vila de Maromba Acima: Chegando na parte mineira de Maringá Acima: A ponte que divide os dois lados Abaixo: subida para o Escorrega Minhas impressões: Pretendo voltar e ficaria de novo na vila de Maromba. Você acorda e dorme ouvindo o som do rio e o contato com a natureza é realmente revigorante. Se tiverem alguma duvida ou se eu lembrar de mais algo, vou postando aqui. 4 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Novembro 23, 2019 Autor Colaboradores Postado Novembro 23, 2019 Galera, atualizei o post com mais algumas fotos Citar
Membros SalgadoSJC Postado Outubro 5, 2020 Membros Postado Outubro 5, 2020 fala amigo, fez quais atrações no parque ? Citar
Membros renatasoares Postado Dezembro 10, 2020 Membros Postado Dezembro 10, 2020 Lugar lindo demais, fiquei interessada em conhecer Citar
Membros MarcosLuiz Postado Março 15, 2022 Membros Postado Março 15, 2022 Boa noite, eu preciso do telefone da loja Tudo em Artesanato, pois esqueci uma bolsa lá, o nome da dona é Lucia, dês de já agradeço. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.