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Ola a todos...

Antes de começar a postar, eu quis adiantar um pouco, para não ficar com aquelas paradas grandes nos posts e assim, acabei achando uma postagem muito legal do Davi Leichsenring feito há poucos dias. Ele colocou várias informações úteis sobre transporte, custo, etc... então vou tentar falar somente da parte turística em mais detalhes.

 

Link do post dele : https://www.mochileiros.com/topic/89290-cáucaso-geórgia-armênia-e-azerbaijão/?tab=comments#comment-799525

Agora sim, vou contar um pouco da minha...

Os fóruns daqui do site já me ajudaram muito, tiraram dúvidas, me fizeram ter vontade de conhecer lugares que não tinha ido, voltar para outros que já conhecia mas na minha ultima viagem percebi que pouco se conhece e se fala sobre a Armênia ( fica no Cáucaso) Senti que minha contribuição poderia ser focada nesse destino...enfim...hora de tentar retribuir !

Sou descendente de armênios e estive lá há muitos anos atrás com minha irmã e  um grupo de amigos. Éramos jovens e o país ainda era uma República Socialista. Só conseguimos entrar com autorização expressa e uma espécie de “ carta convite” do governo armênio e soviético.

O tempo passou e eu tinha muita vontade de voltar para a Armênia , agora um país livre e muito novo, menos de 30 anos , mas dessa vez queria ir com a minha filha e meu pai. Um primo e sua esposa acabaram se juntando ao grupo e lá fomos nós... Uma família descendentes de armênios, voando direto do Brasil !!!

Vou contextualizar um pouco abaixo, falando da história , geografia e curiosidades desse país tão desconhecido por todos...

Um pouco da História e o Genocídio

Na Armênia hoje vivem cerca de 3 milhões de habitantes, mas estima-se que há 8 milhões de armênios espalhados pelo mundo. O país fica no Cáucaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, uma região que a gente chama de fronteira da Europa com a Ásia (e também da Europa com o Oriente Médio). Com uma localização tão privilegiada, não é de se estranhar que ao longo dos séculos ela tenha sido invadida por diferentes povos. Pela Armênia passaram os romanos, os persas, os mongóis, os otomanos e mais recentemente os russos, dentre outros povos dominadores. Mas foi no início do século passado, há quase 104 anos, que a diáspora armênia ganhou mais força. Foi quando ocorreu o Genocídio Armênio.

 Conta a história  que durante um discurso aos comandantes do Exército Alemão dias antes de invadir a Polônia, Hitler teria dito o seguinte: “Afinal, quem fala hoje do extermínio dos armênios?” Verdade ou não, e apesar de o holocausto judeu não ter passado despercebido como ele esperava, a frase continua fazendo sentido. No dia 24 de abril de 2015 o início de um dos maiores genocídios do século passado completou 100 anos. O Genocídio Armênio é um tema praticamente ignorado pelos livros de História. E não só ignorado, mas também negado. A maioria dos países ainda hoje não reconhece o massacre de 1,5 milhão de armênios no que se acredita que tenha sido uma tentativa de exterminação do povo armênio pelos turcos.

A Turquia nega que o genocídio existiu, diz que os números são exagerados e que a morte dos armênios aconteceu em consequência da Primeira Guerra Mundial. Cerca de 20 países, como França, Chile, Uruguai e Suécia, além de diversas organizações internacionais, reconhecem o genocídio. O Brasil não. Nem os Estados Unidos. E os descendentes da diáspora armênia espalhados pelo mundo continuam lutando até hoje pelo reconhecimento do crime praticado contra seu povo.

A situação da Armênia não era fácil, já que ela estava espremida entre dois gigantes: os Impérios Otomano e Russo. Mas foi em 24 de abril de 1915, durante o governo do partido dos Jovens Turcos, que o maior massacre começou. Nessa data, cerca de 600 líderes armênios foram presos em Istambul e em seguida assassinados. A partir daí a perseguição ficou mais evidente. Vilarejos foram dizimados, pessoas foram torturadas, outras vendidas como escravas.

Mas a maior taxa de mortalidade aconteceu durante as deportações. Os armênios foram obrigados a abandonar suas cidades, com a desculpa do avanço das tropas inimigas, e muitos morreram durante a marcha, seja de fome, sede ou pelas violências a que eram submetidos.”

Para quem tiver curiosidade o filme “ A promessa”   mostra um pouco o que foi isso e pode ser visto na Netflix

 

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Algumas Curiosidades

 A Igreja Armênia Ortodoxa  :   A Armênia foi a primeira nação do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial, em 301. Mais de 90% da população segue a Igreja Apostólica Armênia. Ela tem rituais exclusivos e vestimentas que homenageiam a história do país; o chapéu em formato de cone, por exemplo, é para lembrar a importância do Monte Ararat - que antigamente, ficava no território do Império Armênio. Foi ali que, segundo a tradição, a Arca de Noé encalhou depois do dilúvio 

 1781166379_chapeupadre.jpg.26f821299537e71f43b009ddeab406f4.jpgararat.jpg.25c10d1113a185458a47cfebd9d7f659.jpg

 Foto Google - Não encontrei a autoria das fotos

  Monte Ararat : é o símbolo nacional da Armênia, mas desde a Guerra Turco Armênia ele faz parte do território turco. É possível avistar o Monte Ararat de diversos pontos do país. De acordo com a Bíblia, foi no Monte Ararat que a Arca de Noé encalhou: “E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararat.” (Gênesis, capitulo VIII). Em torno de apenas 40 dias por ano  ele fica totalmente descoberto e fica possível ver seu cume. Nós tivemos a sorte de conseguir isso 2 dias !!!

 Língua : Armênia tem sua língua própria, o armênio, que por sua vez tem seu alfabeto próprio, com 38 letras. Como herança do domínio soviético e da proximidade com a Rússia, muitos armênios falam russo.

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Arquivo Pessoal

 Hospitalidade : De acordo com o Instituto Viaggiando de Viagens e Pesquisas, os armênios são um dos povos mais simpáticos e hospitaleiros do mundo, disputando o segundo lugar com a Albânia (o primeiro lugar é do Camboja).

 Lavash :  o pão típico da Armênia é  bastante consumido em todo o Cáucaso e também na Turquia, Irã, Quirguistão e Casaquistão, embora seja a Armênia que detenha o título de patrimônio intangível da humanidade conferido pela UNESCO. Obviamente que os demais países protestaram… O lavash é um pão chato feito no tandoor. Ele é vendido em todo lugar e dura um tempão

 Sobrenomes – Se encontrar por aí alguém com um sobrenome terminado em “ IAN” , com certeza é armênio. Esse sufixo significa “ filho de...” .  Existe atualmente uma variação que vc encontra na Armênia, “ YAN” ,     isso significa que aquela família está naquela região mesmo antes da guerra/genocídio, diferente de quem fugiu e vive na diáspora.

 Algumas regras que sigo em todas as viagens...

 A experiência de várias viagens e por lugares muito diferentes entre si, tenho algumas regrinhas que sigo, independente do país ser mais ou menos seguro, ou o hotel ser bacanão....

 - Costumo fazer uma espécie de caderno (encadernado) com o dia a dia das cidades, para ter um norte a me guiar. Gosto de começar a viagem antes, pesquisar, olhar fotos, ver distâncias e caminhos. Chega a ser quase uma viagem dentro da outra !  

- Coloco dados econômicos e sociais dos locais, assim como clima, bandeira, contatos importantes ( polícia, saúde e embaixada/consulado, etc...)

- Ando  muito nas viagens e faço o máximo possível a pé e isso foi a única coisa que não consegui muito nessa, pelas limitações de idade do meu pai.

- Apesar de levar tudo dessa maneira, também guardo na “nuvem”, principalmente cópia do passaporte e seguro viagem.

- Aliás, nunca deixo meu passaporte no hotel e nem dinheiro.

- Sempre tenho um cartão de crédito escondido em algum lugar na mala ( sempre trancada) no hotel , para alguma emergência, caso seja furtada ou perca. Na maioria das vezes, dentro de uma caixa de remédio qualquer, na nécessaire de remédios. Deixo também algum dinheiro escondido, o resto levo comigo.

- Minhas malas estão SEMPRE trancadas no hotel, nunca deixo nada espalhado e nem malas abertas.

- Se compro algo, guardo dentro da mala e eu mesma jogo a embalagem fora, na rua.  Ninguém precisa saber o que comprei e sair procurando né ?

- Compro Chip quando terminam os dias que tenho free pelo plano família da empresa de telefonia. Nunca fico incomunicável.  Algumas coisas dão a impressão que sou maluca, mas independente de quão seguros são os países, vc nunca sabe o que vai encontrar...

- Tranco a mala de mão em vôos longos. Não tenho medo de tirarem nada da minha mala, mas sou “ meio paranóica” tenho medo de colocarem, enquanto durmo...

- Levo pouca bagagem, se precisar, é só lavar. Minha medida é “ só leve o que vc consegue carregar sozinha” !!!

- Desembarco pensando na próxima....

 

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COMEÇANDO OS PREPARATIVOS

 01 - Chegar na Armênia é muito caro , éramos somente adultos , porém meu pai tem 86 anos e demandava mais atenção. Eu planejei de maneira que pudéssemos fazer algumas paradas, para que ele não se desgastasse muito.

 02 - Como tenho “ rodinhas no pé” , fico de olho nas promoções das cias aéreas e já consegui emitir algumas passagens incríveis.

03 – Nosso foco era a Armênia e acabamos fazendo alguns dias em Istambul, por força do roteiro e das paradas, pois acabei conseguindo passagens muito baratas para entrar na Europa, via Lisboa.

 04 – Conhecer melhor alguns lugares de Portugal, foi uma opção, tão logo compramos a passagem principal.

 05 – Os passeios e roteiros na cidade de Yerevan e arredores, fechamos com uma agência. Não gosto de fazer isso, a não ser em lugares culturalmente muito diferentes, quando temos o bloqueio da língua, transporte ruim,  etc... Depois de muito procurar, achei uma agência que tinha uma guia que falava em português e nós a contratamos para turismo privado. Nós precisávamos disso, pois meu pai fala armênio, mas nós não, eu e minha filha falamos inglês, mas meus primos  não, então...rs...

Mas aconselho fortemente fazer isso !!!! Afinal gastar uma fortuna em toda viagem e não saber direito o que está vendo, é bobagem , não é ?

 Vou falar disso quando postar o roteiro de lá...

 A - PASSAGENS ( com bagagem )

 01 – SP / LISBOA / SP

- Pegamos uma super promoção da TAP e Livelo. Transferimos pontos do cartão para Livelo e por sua vez, da Livelo para a TAP, com 110% de Bônus. Com isso, meu marido resolveu nos encontrar em Lisboa na volta, quando estivéssemos voltando ...

- Quem era sócio Livelo podia comprar os pontos restantes com 40% de desconto.

- Emitimos o trecho GRU/Lisboa/GRU em Executiva, graças a promoção. No final vou colocar os valores de passagens por pessoa.

 02 – LISBOA / ISTAMBUL / LISBOA

 De Lisboa, fizemos mais uma escala, desta vez em Istambul, passagens emitidas pela Turkish

 03 – ISTAMBUL / YEREVAN / ISTAMBUL

Istambul / Yerevan / Istambul : Atlas Global. Uma LowCost turca muito boa !

 Conclusão : Somando todos os gastos , ( compra de milhas faltantes e txs de embarque) de TODOS os trechos das  passagens e fazendo a média,  gastamos R$ 4.749,67, por pessoa ( 5 pessoas ) lembrando que o trecho maior, para Lisboa, fomos de executiva ! Um achado !!!

Meu marido, como foi depois e fez somente SP/Lisboa/SP, gastou apenas a taxa de embarque, R$ 380,12 pois a emissão dele foi totalmente com pontos, bônus + promoção, mas ainda assim na executiva

 B - HOTÉIS

Quando viajamos somente eu e meu marido, não temos problema nenhum em ficar em hostel ou outros lugares mais econômicos, inclusive Israel tem o melhor Hostel que já fiquei, mas essa é outra estória...rs...

Mas dessa vez, em função do “ meu velhinho”  optamos quando era possível, ficar no bom e velho IBIS e quando não era, tentamos ficar em hotéis  simples, porém limpos e com um grau de conforto parecido com o “ jeito IBIS de ser” , que não surpreende e vc sabe o que vai encontrar. Faço aqui uma ressalva, o IBIS YEREVAN, tem uma localização fantástica, e muito mais conforto que os outros...

 LISBOA – IBIS José  Malhoa

- Como falei, o estilo é sempre o mesmo. Tinha um bom café da manhã e com um bônus, ia até as 12:00 hs.  A localização não é fantástica, até por isso , ele é muito mais barato que os outros da rede, mas tem um metro bem perto ( uns 300/350 mt) que serve bem a cidade.

 ISTAMBUL parte 1 – Spectra Hotel

- Nós tínhamos feito a reserva nas duas paradas, mas cancelamos na volta e mudamos. Não se deixe enganar pelas notas dos sites. O hotel é sujo, vc entra por dentro de um restaurante de aparência duvidosa e não tem mais nada, além de um balcão. O café da manhã é muito fraco e com aparência de “ vencido”, mas a vista maravilhosa, pois fica na cobertura. Apenas a localização merece nota 10 !!!

 YEREVAN – Ibis Yerevan Center

- Localização nota 1000 !!! A parte de segurança é muito boa, só aciona os elevadores e portas externas ( de noite e madrugada) com seu cartão do quarto. Café da manhã MUITO diferente do padrão IBIS, parece um hotel de 4..5.. estrelas ! Também serve até as 12:00 hs

 ISTAMBUL parte 2 – Miss Hotel

- Assim como o Spectra, não se fie nas notas dos sites, pois a nota nem é tão alta, mas ele é muito bom ! Não fica tão perto do centro de Sultanamet  , mas era possível ir a pé, uns 15 min de caminhada, ou pegar o Tram que passava a 100 mt do hotel.

É limpo, tem uma boa recepção e o café da manhã é um “ brunch”.

Pessoal muito legal... no checkout, nosso vôo era muito cedo e saímos do hotel antes de começar o café da manhã. Eles tinham deixado pronto para nós, um lanche e suco embalados para viagem !

 LISBOA parte 2 – IBIS José Malhoa

 OBSERVAÇÃO : A partir dessa parte do roteiro, meu marido chegou. Meu pai e minha filha, voltaram para o Brasil, então seguimos viagem apenas os 2 casais.

 FÁTIMA – Hotel S. José

- Hotel simples, com um café da manhã razoável. Quarto grande e limpo, do lado do santuário. Dormimos em Fátima, por causa do roteiro, pois estávamos de carro e fazia sentido dormir e sair cedo no dia seguinte.

 NAZARÉ – Magic Hotel

- Hotel pequeno e clean. É novo, muito bem localizado , limpo e bom café também.

 SINTRA – IBIS Sintra

- A localização só é boa para quem está de carro, senão não vale a pena.  É o IBIS mais padrão Ibis que ficamos. Muito pequeno, inclusive os quartos, mas era limpo. Café da manhã fraco e não sei o horário, se ia até as 12:00hs como os outros

 LISBOA  parte 3 – IBIS José Malhoa

 

Conclusão : Os gastos com hotel, dividindo nas 2 partes da viagem ficou assim :

 1º parte – 04 pessoas – Eu, filha , primo e prima  - Valor : R$ 95,26 por pessoa/dia

1º parte – 01 Pessoa – Meu pai, pois ficava em quarto sozinho e saiu mais caro – R$ 152,42 por dia

 2º parte – 04 pessoas – Eu, meu marido, prima e primo – Valor R$ 113,28 por pessoa/dia

 

Como podem ver, não foi uma viagem cara, se levar em consideração que ficamos em hotéis entre 2 e 3 estrelas. Para frente falo de passeios e custo/dia

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C - ROTEIRO FINAL

 

DATA

ORIGEM

DESTINO

CIA AÉREA

HOSPEDAGEM

OBSERVAÇÕES

 

 

 

 

 

 

03/05

SP

Lisboa

TAP

Ibis Jose Malhoa

 

04/05

Lisboa

 

 

 

 

05/05

Lisboa

Istambul

Turkish

Spectra Hotel

 

06/05

Istambul

Yerevan

Atlas

Ibis Yerevan Center

 

07/05

Yerevan

 

 

 

 

08/05

Yerevan

 

 

 

 

09/05

Yerevan

 

 

 

 

10/05

Yerevan

 

 

 

 

11/05

Yerevan

 

 

 

 

12/05

Yerevan

 

 

 

 

13/05

Yerevan

 

 

 

 

14/05

Yerevan

 

 

 

 

15/05

Yerevan

 

 

 

 

16/05

Yerevan

Istambul

Atlas

Miss Hotel

 

17/05

Istambul

 

 

 

 

18/05

Istambul

 

 

 

 

19/05

Istambul

Lisboa

Turkish

Ibis Jose Malhoa

 

20/05

Lisboa

 

 

 

 

21/05

Lisboa

Fatima

 

Hotel S.Jose

Tomar

22/05

Fatima

Nazare

 

Magic Hotel

Batalha / Acobaça

23/05

Nazare

Sintra

 

Ibis Sintra

Óbidos

24/05

Sintra

Lisboa

 

Ibis Jose Malhoa

 

25/05

Lisboa

 

 

 

 

26/05

Lisboa

 

 

 

 

27/05

Lisboa

 

 

 

 

28/05

Lisboa

SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

AGÊNCIA TURISMO - ARMÊNIA

 Vou detalhar o roteiro na Armênia , pois acho que os outros lugares tem bastante informação e material, tanto aqui, quanto na internet de maneira geral. Mas se alguém quiser perguntar algo, ou quiser detalhes, é só perguntar !!

 Como falei acima, optamos por contratar uma agência de turismo ,( Hyar Service)  com passeios privativos e guia que falava português. Foi uma ótima decisão e boa escolha.

Desde o primeiro contato foram gentis e prestativos.

No site deles, tem as opções de passeios e uma espécie de  simulador, vc coloca quantos dias tem e eles vão te dando opções. Baseado nas sugestões, eu montei  nosso roteiro, incluindo ou excluindo passeios, ou paradas. Mudamos  horários de saída do hotel em cima da hora, pois em alguns dias, optamos por sair mais tarde e descansar. Os veículos, Mini-vans e até micro-ônibus, são novos e limpos.

A guia, Shushanna é uma querida !!! Uma jovem de 24 anos, sorridente competente , gentil, educada e sempre a postos. Fez a diferença !!! 

hyur.jpg.1a9d55595a8b1891da91a75a413d3929.jpg

Foto : Arquivo Pessoal

 

Conclusão : O que estava incluído :

- Transfer chegada

- Transfer saída

- Todos os passeios ( dia inteiro )

- Todas as entradas e tickets dos lugares

- Seguro de vida para  todos os ocupantes

- “ Lavash Baking Class” – Aula de como fazer o “ pão folha” , típico da Armênia

-  Água incluída o dia inteiro

- Veículos com ar condicionado e com no máximo 2 anos de uso.

- Possibilidade de fazer a mudança a qualquer momento ( como de fato fizemos)

 Pagamos o equivalente a € 130 por pessoa TUDO. Se dividir entre os dias de passeio, sem nem mesmo contar os transfers que estava incluído tbem, acho que o valor não pagaria transporte e tickets para todos..... Achamos bem razoável, na verdade até barato, visto que não entendemos a língua, fizemos nosso roteiro e horários.

Como falei, já estive lá em 1985 , ficamos 30 dias e ainda assim, aprendi/vi muita coisa, só de ter alguém falando minha língua nativa e dando detalhes...

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DIA A DIA

 Levei comigo várias fotos de 1985 e tentei reproduzir os locais, então algumas fotos estarão com as 2 datas. Outras Locais eu filmei e acabei não tendo nenhuma foto bem legal, ou que mostrasse o ângulo que eu queria, então peguei no google. , mas na medida do possível , as que encontrei, o crédito está embaixo.

 Saída Istambul / Chegada em Yerevan -  2º feira - 06/05

Embarcamos as 23:30hs e chegamos  na madrugada do dia 07 .

A imigração foi tranquila, apesar das perguntas de praxe : Quantos dias? Porque veio ? Aonde vai ficar ? Etc... Não sei dizer se por sermos descendentes de armênios, foi assim tão tranquilo.

Na saída do aeroporto TODOS tem que passar a bagagem em no raio-x , não é escolha aleatória , mas um protocolo deles.

O motorista da Hyur já estava na porta nos esperando e nos ajudou com a bagagem.

 1º Dia – 3º Feira – 07/05

 Como chegamos de madrugada, deixamos esse dia livre, sem a agência

Fomos passear pelas redondezas, fazer “ reconhecimento” de área.

 Quando estive lá ainda era uma república soviética ( 1985) e agora, vendo tudo tão diferente , confesso que  fiquei encantada com as mudanças e a resiliência desse povo, depois de tudo que já passaram. Inclusive a guerra com o Azerbaijão, por causa da Nagorno-Karabach, eles reconstruíram o país em menos de 30 anos. Shushanna nos contou que a Armênia ficou sem energia por quase 3 anos , pois a mesma era fornecida pelo Azerbaijão e foi cortada, logicamente. Para se aquecerem no inverno, com temperaturas negativas, cortaram muitas árvores, que faziam uma espécie de “ cinturão verde” na cidade de Yerevan.

Na era soviética, cada uma das republicas fornecia algo para as outras, fazendo com que todas fossem interdependentes. Com a independência, faltava de tudo no país.

 A maioria dos edifícios de Yerevan  tem um revestimento de pedra rosa pálido. Esta pedra rosa é chamada de "tufo" e é um tipo único de rocha vulcânica encontrada apenas nesta parte do mundo. Semelhante a Jaipur da Índia, Yerevan também ganhou, portanto, o apelido de "Cidade Rosa".  A cidade possui quarteirões grandes e avenidas largas, sendo que seu centro é cercado por uma espécie de anel de parques. Hoje só existe quase metade dele, devido os cortes de árvores para aquecimento da população

Sua  arquitetura e planejamento urbano é fascinante.

 

yerevan.thumb.jpg.ed46863453f6d90fbc0ab3335333dbd2.jpg

Foto :  Google -  Não consegui o autor

Nosso hotel ficava a 20 metros da Northern Avenue, um boulevard ( calçadão) cheio de vida, com vários restaurantes, bares , com seus ombrelones e com uma rua subterrânea, para circulação no inverno. Para quem conhece Toronto, é similar, não tão bonito nem grande, claro, mas é a mesma proposta... Esse calçadão, acaba em um parque, aonde tem a Ópera e mais acima Cascade Complex.  No lado oposto, acaba em uma das principais avenidas, que dá na Praça da Republica, aonde fica o prédio do governo, Museu de Historia e outros

Os dois lados da Cascade é repleto de restaurantes e bares também.

 Nosso roteiro do dia :

·         Praça Charles Aznavour – Homenagem ao cantor que era descendente de armênios

·         Cinema Moscow – Era originalmente uma igreja  apostólica armênia: a  Igreja de Saint Paul e Peter  ,construída durante os séculos V e VI.  Foi demolida em novembro de 1930 para dar lugar ao Cinema de Moscou

·         Opera - O edifício semicircular, lembrando o Coliseu romano, foi construído no estilo de arquitetura medieval armênio. Desde que foi inaugurado, o local já realizou mais de 200 óperas e ballets diferentes por compositores armênios, russos e europeus ocidentais.

·         Estátua Alexander Tamanyan - O grande responsável pela  arquitetura e urbanismo da cidade que inclusive, dá nome a uma das avenidas mais importantes.

·         Complexo da Cascata - Foi originalmente concebido pelo arquiteto Alexander Tamanyan que desejava conectar as partes central e norte da cidade com uma vasta área verde de cascatas e jardins. A obra, ainda incompleta,  é uma suntuosa escadaria de 500 metros de extensão com uma largura de 50 metros, com terraços de jardins, mirantes e fontes, que conecta duas partes da capital. A construção das escadas começou durante a era soviética e continua até hoje. Atualmente, o local se tornou um centro de arte contemporânea, que muitas vezes recebe exposições e shows de música ao vivo.

·         Cafesjian Center for the Arts - Dentro dele há um café, uma loja e  5 galerias distintas, como a Gafesjian, um museu de arte. Você pode ir ao Complexo em qualquer dia da semana, andar pelos corredores, subir e descer as escadas rolantes e apreciar as diversas obras de arte espalhadas por seus pavimentos, inclusive esculturas de artistas famosos, como Fernando Botero.

                                                                   

    Cascade Complex – Estátua Alexander Tamanyan

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 Mai/2019       Fotos : Arquivo pessoal     Jul/1985

 

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                           Fotos : Arquivo pessoal 

Ópera

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      Fotos : Arquivo pessoal 

 

Fomos depois comer , uma “ almojanta”  meio de caminho entre o almoço e jantar, no Restaurante Lavash.  Comida típica deliciosa, farta e ambiente lindo. É possível ver as senhoras fazendo o pão. Infelizmente só filmei, então vou postar fotos que tirei do site mesmo, para terem uma ideia do local.

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Fotos : Site do restaurante

 

Voltamos para o hotel , um bom banho e cama !

 

 

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