Ir para conteúdo

Preciso de ajuda para 40 dias na Europa

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Ola , 

minha primeira viagem à Europa 

Dia 16/12/19 embarco para Lisboa e retorno 17/01/2020 por Roma. 

estou um pouco perdida com relação a quanto tempo passar em cada país. 

Gostaria de passar o réveillon em algum lugar legal e não muito frio, se é q isso é possível devido à época.

Quero fazer uma viagem mais aberta, pretendo fechar as acomodações que possuam cancelamento gratuito, caso eu mude de ideia no meio do caminho, porém com relação aos deslocamentos, acho que o melhor seria fechar agora , mas não tenho certeza disso.

Nao pretendo viajar com mala de mochileira, pois não é meu perfil.

uma mala de mão (de rodinha) e minha bolsa pessoal,  ficaria ruim para os deslocamentos?

Pretendo 

Lisboa e Porto / Madri e Barcelona / Paris/ Amsterdã/ Zurich e Italia.

Pretendo ficar mais tempo na Itália.

Poderiam me ajudar? Sou nova aqui e não sei bem como funciona esse fórum.

Obrigada

Alessandra 

• Membros de Honra
Postado

Olá Alessandra, bem vinda ao fórum.

Eu acho super prático viajar com essa combinação mala de rodinha + bolsa, ainda mais considerando que sua viagem será toda urbana. Quanto a ser inverno e viajar apenas com bagagem de mão: acho ótimo também. A verdade é que odeio despachar mala, esperar por mala e arrastar mala pesada. Moro na Europa e meu método de me vestir no inverno é o mesmo do outono, a única diferença é que adiciono casacão por cima (+gorro + luvas). Mas não me importo de usar o mesmo casacão todos os dias, nem de lavar roupa no banheiro e secá-la sobre o radiator ou pendurá-la num cabide (viajo com roupas de secagem rápida). Uso o mesmo calçado (impermeável) a viagem toda, enfim acho bem tranquilo mesmo. Mas tem gente que gosta de trocar de casaco, trocar de calçado, gosta de lavar roupa em lavanderia, daí fica mais complicado. Faça o que ficar melhor para você.

Aqui no fórum temos um tópico excelente que reúne dúvidas recorrentes de viagens a Europa:

O tópico é de 2012 mas as dicas ainda são SUPER válidas, vale a pena ler as contribuições de Paulorco e MarcosPereira (primeiras 4 páginas principalmente). Vale a pena também ler os relatos do MarcosPereira, ele e a esposa conseguiram isso que você pelo jeito gostaria de fazer: viajar vários países com certa flexibilidade. E como ele fizeram isso? Escolheram países próximos e viajaram de trem.

Já uma viagem saltitando entre cidades distantes como você escolheu pode ser bem divertida também, mas fica meio engessada, né mesmo? Vc meio que se obriga a viajar de avião. E seria loucura deixar pra comprar "lá na hora" a passagem de avião entre Barcelona e Paris (por exemplo), comprando na última hora é tudo muito mais caro... e ainda mais com feriados de Natal e Ano Novo no meio da sua viagem. Então se vc quer visitar todas essas cidades aí a solução é decidir as datas antes e já deixar tudo comprado.

Outra opção é reduzir os países, por exemplo você poderia fazer Portugal e Itália. Você já tem passagem do Brasil para Lisboa e voltando de Roma para o Brasil. Só faltaria comprar uma passagem entre os dois países, por exemplo entre Porto e Veneza. Fazendo assim vc poderia ter alguns ou vários dias para viajar com flexibilidade em Portugal.. e depois você terias vários dias para desfrutar de Itália, com calma e  sem ficar tudo tão engessado. Você que sabe qual estilo de viajar te agrada mais, tudo é válido.

Temos um tópico bem interessante aqui no fórum sobre essa questão do planejamento excessivo e como isso deixa as viagens engessadas (ou não, tem gente que pelo jeito não se importa):

Boas pesquisas e boa viagem!

• Membros
Postado
9 horas atrás, Alessandra Bueno disse:

Gostaria de passar o réveillon em algum lugar legal e não muito frio, se é q isso é possível devido à época.

Isto é meio complicado, os locais mais "quentes" seriam Portugal, Espanha e Itália, mas mesmo nestes locais é comum ter temperaturas negativas na hora do reveillon.

E o reveillon europeu costuma ser bem diferente do brasileiro, o pessoal se reúne na rua as 23:30 para ver a queima de fogos, e 00:30 todo mundo já está indo embora para terminar a noite em alguma festa privada.

Quero fazer uma viagem mais aberta, pretendo fechar as acomodações que possuam cancelamento gratuito, caso eu mude de ideia no meio do caminho, porém com relação aos deslocamentos, acho que o melhor seria fechar agora , mas não tenho certeza disso.

Isto será bem problemático, pois você vai passar por um monte de locais super distantes entre si, onde você será obrigada a pegar avião e trem de alta-velocidade.

E passagens de avião ou trem de alta-velocidade compradas em cima da hora costumam lhe custar um rim! São 3x ou 4x mais caras do que se compradas 60 ou 90 dias antes.

Viajar sem nada definido, só costuma dar certo se você ficar restrita a um país só, ou no máximo a um segundo país vizinho, onde tudo é pertinho, e não numa viagem onde você cruza o continente todo de norte a sul e de leste a oeste, ou então se você tiver dinheiro sobrando para pagar uma fortuna nas passagens compradas em cima da hora.

Sem contar que nos feriados de final de ano é bom você reservar hospedagem com boa antecedência, pois tudo costuma ficar lotado e super caro nas cidades mais procuradas para passar os feriados.

Nao pretendo viajar com mala de mochileira, pois não é meu perfil.

uma mala de mão (de rodinha) e minha bolsa pessoal,  ficaria ruim para os deslocamentos?

Faz tempo que eu só viajo com mala de rodinha e uma mochila pequena, eu acho muito mais prático e confortável para viagens urbanas, do que ficar carregando uma mochila pesada nas costas.

Zurich

Algum interesse específico em Zurich?

Repito aqui o que acabei de responder em outro tópico a respeito da Suíça:

Cada pessoa tem os seus interesses pessoais, mas pessoalmente, na minha opinião pessoal, você não vai a Suíça para ficar passeando na cidade, pois elas não tem nada de diferente daquilo que você não verá muito melhor e muito mais barato em Paris, Amsterdam e na Itália.

Residi quase um ano em Berna, e pessoalmente eu não veja nada de muito interessante em Genebra, Laussane, Zurich e Berna, são só cidades comuns europeias, sem nada de muito diferente do que você verá na França e Itália, e com o complicador de tudo ser absurdamente caro.

O legal na Suíça são os vilarejos alpinos, os passeios de barco pelos lagos, subir as montanhas de trem ou teleférico, etc, e não ficar na cidade.

Mas estes são passeios bem caros, o que aliado ao custo altíssimo da hospedagem, alimentação e transporte na Suíça, torna qualquer viagem a Suíça um passeio bem caro, com o que você gasta em 3 ou 4 dias na Suíça fazendo as coisas que realmente são interessantes, você conseguiria pagar uma semana e Paris ou 10 dias de viagem na Itália. Ou seja, é um passeio muito bonito, mas não é algo para orçamentos apertados, e ir até  lá e ficar passando vontade também é frustrante.

Uma outra questão muito importante é o clima na Suíça e nos Alpes, ele é completamente imprevisível, são bem comuns dias onde tudo está encoberto por nuvens baixas e neblina como nas imagens abaixo, e gastar um monte de dinheiro para só ver neblina é bem frustrante.

Então para uma viagem pela Suíça no inverno  dar certo, é vital que você mantenha a parte Suíça do seu roteiro o mais flexível possível, sem nenhum compromisso fixo em dia marcado, e sim ir fazendo as coisas e passeios como o clima permitir.

Para isto, o ideal é você escolher uma cidade central para ser a sua base e ficar hospedado lá, comprar um Swiss Travel Pass e ir fazendo os passeios conforme o clima permitir.

Por exemplo, se o dia amanhecer com céu aberto, você pega o trem e vai para Lucerna e visita o Monte Pilatus, se o dia amanhecer todo encoberto, você pega o trem e vai passar o dia em Berna, no dia seguinte se o dia amanhecer aberto, você vai a Interlaken visitar os vilarejos alpinos de Lauterbrunnen e Grindelwald e o mirante de Harderkulm, se estiver tudo encoberto, você vai a Luassane, Genebra ou Basel...

• Colaboradores
Postado
10 horas atrás, Alessandra Bueno disse:

Dia 16/12/19 embarco para Lisboa e retorno 17/01/2020 por Roma. 

Na minha conta você tem 29 dd. Embarca 16 e chega la 17, que é perdido tb a depender do horário que chegue. 17/01 é o dia da volta tb não conta. Dia 01/01 quase tudo esta fechado... a depender da cidade sera difícil até comer.

Seus deslocamentos são longos e via aérea, significa que os dias de deslocamento são meio ou inteiramente perdidos e devem ser descontados dos 29 dd também. Sera que vai dar tempo de fazer todas essas cidades?

Entenda... um voo Lisboa-Madri previsto para 9:00-10:30 não significa que as 10:30 você estará livre para curtir Madri. Significa que você vai acordar as 5:00 da manha, sair do hotel 6:00 para estar no aeroporto as 7:00. 10:30, se não houver atraso (o que é comum durante o inverno principalmente), você estará aterrizando... tem todo procedimento de taxiamento da aeronave, desembarque, saída do aeroporto, deslocamento ao centro de Madri, esperar o check-in na hospedagem... facilmente deu 13:00 e você estará com um café da manha no estomago depois de ter acordado as 5 da matina... vai ter gás para turistar? Lembrando que a noite anterior tb foi sacrificada para ter acordar as 5!

A chave do sucesso é um roteiro por regiões, onde possa se deslocar de trem, trajetos rápidos... No máximo um voo interno cruzando o continente.

• Membros
Postado

@poiuy Olá, muito obrigada pelas dicas. Tenho uma amiga suíça e iria para me encontrar com ela. mas depois de tudo que vc disse, irei tirar zurich do meu roteiro e ver se consigo me encontrar com ela em Amsterdã.

Me ajudou muito seu comentário! :)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...