Membros Patibelli Postado Novembro 30, 2010 Membros Postado Novembro 30, 2010 (editado) Mais uma vez nos reunimos para um passeio, agora para o pouco conhecido Núcleo do Cabuçu – Parque da Cantareira. Fizemos as trilhas no dia 21 de novembro, num grupo de 23 pessoas, com a presença de 7 mochileiros , inclusive iniciantes! Possui quatro trilhas: Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m), Sagüi (730 m), Cachoeira (5,2 Km). – 7km total. A trilha da cachoeira é definidade como grau de dificuldade alto, sei que são só 5 km, mas tem umas subidas fortes, acredite na placa! O Núcleo Cabuçu, é um pedaço intocado de 26,7 km quadrados de floresta nos limites de Guarulhos (SP),o projeto foi realizado entre 2001 e 2005 onde promoveu um inédito mapeamento da região, com a identificação de cada uma de suas microbacias e a instalação de uma estação meteorológica, o parque foi inaugurado em junho de 2008. Assim como outras glebas que hoje formam o parque, boa parte da Bacia do Cabuçu foi desapropriada para compor a área a ser protegida pelos mananciais de abastecimento, em 1904 foi construída a barragem, ficando conhecida como Represa do Cabuçu, funcionou por mais de 60 anos, sendo desativada quando entrou em operação o atual sistema Cantareira. Nosso ponto de encontro foi no Jabaquara as 8h, e dessa vez 8h30 já estávamos na estrada. Endereço do parque: Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (km 80 sentido SP-BH), seguindo pela Estrada do Cabuçu até o nº 2.691 Seguimos o GPS do ancião Antônio e claro nos perdemos um pouco, e acabamos indo pelo velho boca a boca, até que alguém nos indicou o caminho certo para a avenida de acesso ao parque. Claro que ninguém nos informou que a numeração da avenida tinha mudado, quando entramos nela viramos a esquerda e os números aumentavam, chegando ao 5.000 e o parque ficava nos 2.691 por mim já tínhamos feito a volta, mas continuamos e logo surgiram placas indicando o parque. Para chegar lá é ruinzinho, mas o parque em si é super bem cuidado, o estacionamento também é muito bom, mas não é muito grande, pagamos 5,00 para entrar fomos no banheiro logo na entrada e os homens conversaram com um guardinha e decidiram ir direto pra Trilha da cachoeira, o que logo se mostrou a opção errada. Dica, ao entrar no parque, vá em direção ao banheiro e pegue a trilha Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m). O fim da Jaguatirica sai na trilha da Cachoeira (5,2 Km), bem próximo da represa. Essa é a entrada. Durante todo o caminho encontramos vários grandes assim Essa é a Ariana - primeira trilha dela hein! Maira e o filho Caiuá Davi e Eliane "perdidos " no meio dos bambus Meu pai e o Antônio - os anciões da turma A galera se esbaldou nesse riacho, é rodeado por bananeiras Chegamos na Cachoeira, e como filha de peixe, peixinho é, eu ataquei!!! kkkk Essa é a Praça Manacá da Serra, onde começa a Trilha do Sagui O Davi viu esse brinquedo e saiu dizendo pra todos que tinha um sagui na árvore, imagina nossa cara quando chegávamos nela... kkk ãã2::'> Essa é a galera aqui do mochileiro que foi na trilha! essa é a "represa" - todos queriam pular na água, mas era proibido e tinha um segurança de barco vigiando... No museu, detalhe para o André capotado ano fundo. E aqui estamos nós no final, o povo louco para ir embora! Essa é a Praça da Preguiça! Essa é a entrada da trilha Jaguatirica Editado Abril 2, 2014 por Visitante Citar
Membros Wellington.X Postado Dezembro 4, 2010 Membros Postado Dezembro 4, 2010 Essa trilha foi muito legal mesmo! Sem dizer que tivemos o imenso prazer de ter companhias maravilhosas,o pessoal super de boa e animado. E ae Patty planos para esse mês ainda?!Se tiver não deixa de me avisar!^^ Citar
Membros RICARDO DE MORAES Postado Abril 20, 2012 Membros Postado Abril 20, 2012 - Galera, eu e minha esposa somos inciantes em fazer trilhas, mas temos muita vontade da fazer trilhas em grupo. E ai, quando será a próxima?? Meu e-mail; atendimentosocial@ig.com.br Um forte abraço a todos e fiquem com deus!!! Citar
Membros Ludovic Postado Fevereiro 24, 2013 Membros Postado Fevereiro 24, 2013 Ola, Eu sou Frances, desculpa para meu portuges... Nos queriamos trilhar é nao sei onde é a entrado do parque, você poderia enviar uma image "google map" come o punto de entrada do parque (Trilha das cachoeras e nucleo cabuçu). Eu tinho differente enderços e nao é muito claro para nos... Muito obrigado para seu ajuda, outro pergunta, você conhece um livro de trilhas para o estado de Sao paulo ? meu email: ludothiriez@msn.com Citar
Membros Ransato Postado Fevereiro 25, 2013 Membros Postado Fevereiro 25, 2013 Ludovic Estou lhe enviando o link do google maps do núcleo cabuçu a trilha da cachoeira é no mesmo local. http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=pq+estadual+da+cantareira+cabu%C3%A7u+-+endere%C3%A7o&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.42768644,d.cWE&biw=1280&bih=636&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl Abraços Citar
Membros _ap.lucy_ Postado Maio 11, 2013 Membros Postado Maio 11, 2013 Oi Ludovic, Caso você ainda não tenha feiro a trilha eu estou planejando ir com alguns amigos do couchsurfing pra essa trilha. Se você quiser se juntar a nós, está convidado. Luciana Citar
Membros AlanCássio Postado Novembro 6, 2014 Membros Postado Novembro 6, 2014 Nossa que lugar lindo... Eu fi visitar esse lugar com minha filha de 4 anos de idade... Só não fiz a trilha da cachoeirara... Mas adorei a trip.... Pretendo voltar em breve para fazer a da cachoeira! Citar
Membros andre.cuebas Postado Julho 11, 2015 Membros Postado Julho 11, 2015 Boa tarde pessoal, estou começando pouco tempo a vida de trilheiro, estou planejando fazer esta trilha e preciso saber se esta precisa agendamento para trilhar ela, caso possam me dizer, ficarei imensamente grato! Citar
Membros sg.santana-gonçalo Postado Maio 3, 2016 Membros Postado Maio 3, 2016 Bem, sou um dos Moradores Aqui do Cabuçu. A Segunda imagem é um dos nossos patrimônios do Cabuçu, se chama Santuário Bom Jesus da Cabeça. Ah Trilha em si ja fiz várias vezes. Amo este lugar e não trocaria nada por nada! Citar
Membros alexandre.magri Postado Julho 20, 2016 Membros Postado Julho 20, 2016 Eu fiz essa trilha neste último sábado (16/07/2016), e levei meu GPS para fazer um tracklog dela. A trilha não tem os 5.220 m anunciados na placa, e sim 2440 m. Como é uma trilha linear, são 4.880 m entre a ida e a volta. Tem alguns aclives bem acentuados, principalmente no sentido cachoeira (a ida), alguns chegando a um gradiente de 31%. Mas são subidas curtas, algumas delas com escadas. É uma trilha para todas as idades. Aos mais sedentários, recomendo um bastão de caminhada. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.