Membros Este é um post popular. Andréa Favero Postado Outubro 5, 2019 Membros Este é um post popular. Postado Outubro 5, 2019 Cambará do Sul- RS- 🇧🇷️ (Viajei em maio de 2018) Parque Nacional da Serra Geral- Cânion Fortaleza Parque Nacional de Aparados da Serra- Cânion Itaimbezinho Uma palavra define o dois: "ESPETACULAR" Viajei sozinha, saí de São Paulo a Porto Alegre de avião, depois de carro alugado (carro popular, peguei o mais barato) até Cambará, cheguei de noite e cansada pra caramba. São umas 3hr de viagem, muito cansativa pois como cheguei no fim da tarde no aeroporto, até pegar o carro e sair já estava anoitecendo, dirigir sozinha, a noite, e sem conhecer as estradas, sempre é um pouco mais tenso, mas no geral foi tranquilo, eu escolhi ir pelo litoral que é o melhor caminho, BR101 até Terra de Areia, depois sair em sentido Tainhas, e depois pegar a RS020, nessa hora me enrolei um pouco, é numa rotatória essa saída, muito escuro e eu cansada, acabei me confundindo, mas consegui, depois de entrar na RS020, é só seguir sempre em frente, e chega-se a Cambará. Me hospedei numa pousada nova que fica fora da cidade, gosto de lugares mais isolados, a pousada era ótima, simples mas aconchegante, a cabana era bem arrumada e confortável, e tinha ar condicionado quente se não fosse isso eu teria congelado pois fez 0º, Pousada Recanto do Lago. Primeiro dia: Cheguei por volta das 21hr, um banho quente e dormir depois de uma sopa de capeletti maravilhosa oferecida pelo casal donos da pousada, acho que ficaram com dó de mim, sozinha, morrendo de fome, congelando e depois de dirigir tanto tempo... kkkkk. (Eu teria que ir até a cidade para comer algo, coisa que eu não faria, e vale a dica de que Cambará a noite e durante a semana é totalmente deserta, somente com alguns lugares abertos, e os preços são bem salgados) Vale ressaltar que foi a melhor sopa de capeletti que já provei e também a melhor comida de Cambará. Marcelo, o dono na pousada foi quem fez! Casal jovem e lindos, Marcelo e Paola, muito gente boa os dois, estão começando com a pousada e no caminho certo, o lugar é lindo e aconchegante, inesquecível acordar e ver tudo branquinho coberto de geada, e aquele lago lindo. (Tem algumas fotos da pousada). Parque Nacional da Serra Geral- Cânion Fortaleza Segundo dia: depois do café da manhã, segui para o Cânion, tem sinalização de como chegar saindo do centrinho de Cambará. Chegando lá, primeiro fiz o Mirante 3,2km ida e volta. Desci e fui para a próxima trilha, a da Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo, cerca de 3km ida e volta. DICAS 1: - NÃO precisa de guia, e nem de carro 4x4, assim como eu tinham outras pessoas com carro comum, e indo na contramão do que li quando estava pesquisando, a estradinha que leva até lá é razoável, tem muitas pedras, porém não é esburacada, então dá para chegar tranquilamente, mas acho que em dia de chuva seja mais complicado. - Trilha do Mirante, o início é onde termina o acesso de carro, um pequeno estacionamento, a trilha é fácil, tem um trecho plano no início e depois só de subida, mas nada muito cansativo, e é bem aberta. Já na parte mais alta da subida, começa o visual do Cânion, e me faltariam palavras para descrever a beleza, impactante e deslumbrante, eu passei umas duas horas lá em cima admirando aquele lugar. Incrível! (Quero morar lá) - Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo (o segredo já começa por conseguir encontrá-la...) depois que descer do Mirante, de carro volte pela estradinha uns 4km, não tem muita indicação (acho que tem uma plaquinha de madeira, mas não lembro) mas tem uma pequena parada com um telhadinho (bem pequena mesmo, é só um marco) e os carros ficam estacionados na estradinha mesmo, a trilha começa bem aberta, é intuitiva, só seguir sempre em frente, vai chegar no rio e no topo da Cachoeira do Tigre Preto onde se tem mais uma visão do Cânion, depois de atravessar a cachoeira, dá para atravessar pelas pedras na borda da cachoeira, continue caminhando pela borda do Cânion, mesmo achando que não vai chegar à lugar nenhum, chegará sim, na Pedra do Segredo. Essa trilha é um pouco mais cansativa, mas qualquer um consegue, é só ir com calma, vale a pena mais uma visão do Cânion e da cachoeira de frente. Em dia de chuva, com certeza fica perigosa pois precisa atravessar por dentro do rio, bem em cima da queda da cachoeira do Tigre Preto que é a primeira parte da trilha. - O Parque Nacional da Serra Geral, não tem estrutura nenhuma, tipo banheiros ou centro de informações, não tem nada somente uma pequena cancela com um funcionário, onde você preenche uma ficha para sua entrada no Parque, e nada mais, e também não tem cercas ou qualquer segurança em lugar nenhum, portanto muito cuidado ao caminhar nas encostas. Parque Nacional de Aparados da Serra- Cânion Itaimbezinho Terceiro dia- Saí em direção ao Cânion, saindo do centrinho de Cambará tem sinalização para chegar. Fiz as duas trilhas, primeiro a mais longa, Cotovelo com 6,3km ida e volta, e a Trilha do Vértice 1,4km ida e volta. Tentei chegar na cachoeira dos Venâncios, mas o gps me levou para o meio do nada. DICAS 2: - A estrada que leva até lá em quase toda a sua extensão é de terra, e também mais longa que a do Canion Fortaleza, eu particularmente, achei mais cansativa, pois tinha muitos buracos. - Trilha do Cotovelo, super tranquila, é basicamente uma estradinha toda plana, no fim dela você chega ao Cânion, é muito lindo, tem alguns mirantes feitos de madeira, e o Cânion é todo cercado, e bem diferente do Fortaleza, tanto na segurança quanto no visual. - Trilha do Vértice, está bem ao lado do centro de informações turísticas e é bem curtinha e totalmente calçada, uma visão diferente e bem menor do Cânion e tem uma vista para a Cascata Véu de Noiva. - O Parque Nacional de Aparados da Serra, tem estrutura turística. Na entrada tem uma portaria e banheiro, também tem que preencher uma ficha para entrar, a partir da entrada é todo asfaltado, seguindo em frente chega-se a um grande estacionamento, tem um centro de informações turísticas, e mais banheiros, não vi se tinha lanchonete. Tem cercas de segurança em tudo. No meio da trilha do Cotovelo tem um banheiro, tem uma plaquinha indicando. - Tentativa frustrada de chegar na cachoeira do Venâncios- saindo do Parque, na volta resolvi correr para conhecer a cachoeira, procurei no gps e segui pra lá, foram mais uns 50min dirigindo, para chegar num beco sem saída, cheguei numa porteira fechada no fim de uma estradinha de terra estreita e ruim, e pior não tinha uma viva alma nesse lugar, nessa estradinha toda, como já eram quase 17:00, acabei voltando para a pousada. Conversando com o Marcelo e a Paola (donos da pousada) me disseram que no centrinho da cidade também tem sinalização indicando o caminho, e que esse lugar que o gps me mandou não estava de todo errado, mas só quem conhece o local consegue chegar por ali, porque tem que seguir a pé passando por aquela porteira (entrar naquela propriedade que é particular) e caminhar pelo mato mesmo para chegar na cachoeira...kkkkk... bom, essa ficou só na vontade, mas sei que é um lugar lindo, vale a pena ir, masssss sigam as placas saindo da cidade! - AMEI os dois Cânions, vale muito a pena conhece-los, os dois Parques são lindos e bem diferentes, os dois Cânions são lindos, mas o Fortaleza arrebatou meu coração. - Cambará é bem pequena, não tenho muito a dizer porque não explorei muito a cidade, mas em relação aos preços achei bem caro os restaurantes, como eu só jantava, ia pra lá só a noite, com 50% dos estabelecimentos fechados, comi em três lugares diferentes e além de caros também não gostei da comida, mais uma vez repito, a sopa de capeletti do Marcelo (na pousada) foi a melhor que já comi, maravilhosa. - Guias- antes de ir eu pesquisei os valores- média de 255,00 para fazer exatamente as mesmas trilhas o que eu fiz, saindo do centro de Cambará, num carro 4x4, e eles te dão água, eles dizem também que está incluso os ingressos para os Parques, porém para o Fortaleza não paga nada, já para o Itaimbezinho, eu não lembro de paguei algo...kkkk. Gente não estou dizendo para não usarem o serviço de guia, isso é pessoal e também depende da necessidade de cada um. - Carona e meios de locomoção: pessoal, eu não vi ninguém pedindo carona por lá, até porque eu estava atenta a isso, pois estava com o carro vazio e pronta para dar carona para os Cânions caso encontra-se alguém pelo caminho. Não sei se tem algum serviço público na cidade que disponibiliza a locomoção até os Parques, eu não cruzei com nada assim nos dias em que estive por lá. As distâncias para chegar aos Parques são grandes. Vale a pena pesquisar sobre isso, qual a melhor opção, eu optei por alugar um carro em Porto Alegre, mas o custo é alto, isso ficou mais caro do que a passagem aérea e também mais caro que a hospedagem e alimentação juntos, mas no meu caso valeu a pena. - Deixei de fazer outras trilhas e também de ir a Cachoeira dos Venâncios (pelo caminho certo... kkk) porque estive lá bem naquela semana da greve dos caminhoneiros, como eu teria que voltar para Porto Alegre, tive que economizar o combustível que tinha. É isso pessoal, qualquer dúvida é só perguntar! Ah só para complementar, fora a Cachoeira dos Venâncios, as outras duas trilhas que não pude fazer foram: -Trilha do Rio do peixe- 14km ida e volta, nível difícil e precisa de guia. - Trilha do Cânion Malacara- 6km ida e volta- nível fácil, acho que também precisa guia As duas são acessadas pela cidade de Praia Grande/SC, são trilhas pela parte interna dos Cânions, e se caminha em vários trechos pelo leito do rio, bom, com certeza deve ser um show ver os imensos paredões dos Cânions por baixo!!! 😁❤️🇧🇷 Na volta para Porto Alegre, passei dois dias em Gramado e Canela, depois relato. 6 Citar
Membros rickSP Postado Dezembro 2, 2019 Membros Postado Dezembro 2, 2019 Andrea, legal seu relato. Duvidas: a) Por qual agencia de turismo você fez seu passeio? Requer reserva com muita antecedência? b) O valor que você indicou no relato foi para todos os passeios ou por dia? 1 Citar
Membros Andréa Favero Postado Março 11, 2020 Autor Membros Postado Março 11, 2020 Oiiii 🙂 Rick leia com atenção rsrsrs.. não usei nenhuma agência de turismo, fiz tudo por conta própria e o valor que passei foi o que vi sendo oferecido por agências para os passeios, mas eu não usei. Citar
Membros Meiroka Postado Julho 29, 2020 Membros Postado Julho 29, 2020 Oi Andréa tudo bem? quantos dias foi o seu roteiro? Um amigo e eu gostariamos de fazer o Aparados da Serra e Serra Gerais. 1 Citar
Membros MARIO MEIRELLES Postado Setembro 12, 2020 Membros Postado Setembro 12, 2020 Oi, Andréa!!! Sensacional a descrição da sua aventura!!! Quero ir lá agora em outubro/2020. Vou tentar de toda forma arrumar um jeitinho de ir este ano!! Quero fazê-lo igual a voce!!! Sem agencias e indo por conta própria!! Tava pretendendo mesmo ir até Porto Alegre de avião(sou do Rio de Janeiro) e depois alugar um carro até Cambará. Voce disse no relato que é bem caro aluguel de carro, mas vou ver direitinho este detalhe!! O carro de dá mais autonomia, certo???? Um abraço e boas aventuras e compartilhe elas sempre dando estas importantes dicas e com tamanha riqueza de detalhes, ok?? 1 Citar
Membros Andréa Favero Postado Setembro 14, 2020 Autor Membros Postado Setembro 14, 2020 Em 28/07/2020 em 21:30, Meiroka disse: Oi Andréa tudo bem? quantos dias foi o seu roteiro? Um amigo e eu gostariamos de fazer o Aparados da Serra e Serra Gerais. Oiee!! Fiquei três dias e foram suficientes, carro alugado ou próprio ajuda muiiito por lá pra ganhar tempo. Vocês vão amar! 💓 Citar
Membros Andréa Favero Postado Setembro 14, 2020 Autor Membros Postado Setembro 14, 2020 Em 12/09/2020 em 17:02, MARIO MEIRELLES disse: Oi, Andréa!!! Sensacional a descrição da sua aventura!!! Quero ir lá agora em outubro/2020. Vou tentar de toda forma arrumar um jeitinho de ir este ano!! Quero fazê-lo igual a voce!!! Sem agencias e indo por conta própria!! Tava pretendendo mesmo ir até Porto Alegre de avião(sou do Rio de Janeiro) e depois alugar um carro até Cambará. Voce disse no relato que é bem caro aluguel de carro, mas vou ver direitinho este detalhe!! O carro de dá mais autonomia, certo???? Um abraço e boas aventuras e compartilhe elas sempre dando estas importantes dicas e com tamanha riqueza de detalhes, ok?? Oi Meireles 😀 Vai sim, pode ir tranquilo por conta própria, lá é tudo bem acessível, de carro pelo menos rsrs. Com certeza o carro te da total liberdade e acessibilidade por lá. Só mesmo a distância de Porto Alegre a Cambará que é grande, mas mesmo assim vale a pena. Então o custo do carro alugado foi mais alto do que a passagem de avião porque pelo menos saindo daqui de SP, tem muita promoção de passagem aérea pra lá, aí o carro alugado acaba saindo mais caro que a passagem. Uma dica, uns três dias por lá são suficientes pra fazer o que eu fiz e também a cachoeira dos Venâncios (que não fiz porque errei o caminho kkkk) mas leve em conta o horário que você vai chegar em Cambará, eu cheguei a noite, e se você for chegar a noite também, salve os mapas ofline pra usar o gps, assim não corre o risco de perder alguma saída rsrsrs. No que precisar, estou a disposição 😉🙂 1 Citar
Membros gustavo.woltmann Postado Dezembro 23, 2020 Membros Postado Dezembro 23, 2020 Muito obrigado pelo relato e pelas belas fotos! Tenho muita vontade de conhecer e espero poder fazer em breve - pelo que vi o parque está fechado no momento por causa da pandemia. Também estou refém das chuvas pois pretendo ir no verão. Abraços, Gustavo Woltmann 1 Citar
Membros Andréa Favero Postado Janeiro 6, 2021 Autor Membros Postado Janeiro 6, 2021 Em 22/12/2020 em 22:55, gustavo.woltmann disse: Muito obrigado pelo relato e pelas belas fotos! Tenho muita vontade de conhecer e espero poder fazer em breve - pelo que vi o parque está fechado no momento por causa da pandemia. Também estou refém das chuvas pois pretendo ir no verão. Abraços, Gustavo Woltmann Oi Gustavo ☺️ Você vai se apaixonar pelo lugar, mas no verão acho que também tem neblina por lá, vê direito isso pois pode atrapalhar muito. abraço Andréa Favero Citar
Membros Dani O. Postado Janeiro 10, 2021 Membros Postado Janeiro 10, 2021 Obrigada, @Andréa Favero. Sua descrição ajudou muito. Irei em fevereiro e pretendo fazer essas e outras trilhas! att, Dani O. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.