Membros vmesquita Postado Novembro 28, 2010 Membros Postado Novembro 28, 2010 (editado) Amigos, Após muitas pesquisas, consegui esboçar uma versão preliminar de um roteiro de viagem para a costa do Descobrimento na Bahia. Gostaria que aqueles que conhecem a região pudesse comentar. Muita informação foi retirada do tópico "Dicas sobre Arraial" da comunidade de Arraial d'ajuda no Orkut. Obviamente o roteiro não é fixo, pode ser que lá troque um dia por outro ou risque alguma coisa. Vejamos então: 1º dia - Deslocamento Norte de MG -> Porto Seguro (1 dia)- 560 km - Hospedar em Porto Seguro (se possível) Passear pela Passarela do Alcool 2º dia - Santa Cruz de Cabrália (20 km de Porto Seguro) - Praia da Cora Vermelha + Aldeia Pataxó + Tour por Porto Seguro. - Cidade Histórica de Porto Seguro, visitando a Igreja de Nossa Senhora da Penha, Igreja de São Sebastião, Casa de Câmara e Cadeia, Marco da Posse e Museu de Porto Seguro. A noite, pegar a balsa para Arraial d'Ajuda 3º dia: Arraial D´Ajuda .o vilarejo, suas construções e a famosa Broadway, a igreja de Nossa Sra. D'Ajuda, do século XVI, e ao mirante com vista panorâmica. 4º dia: Praias de Arraial- Passear de carro pelas praias Mucugê, Pitinga e Tauípe. Mapa aqui: http://www.feriasbrasil.com.br/ba/arraialdajuda/mapa.cfm 5º dia: Recife de Fora. (somente pela manhã vale a pena, verificar também se a maré está favorável) (R$ 50 por pessoa)+(R$ 10 tenis e Snorkel) 6º dia:Praia de Trancoso. Antes de chegar à praia, existe um vilarejo chamado Quadrado de Trancoso com construções do século XVI, como a Igreja de São João, datada de 1586, no estilo protobarroco, além do mirante com a mais bela vista da região. 7º dia: Praia do Espelho. Atenção: As coisas são absurdamente caras (R$ 60 um prato em 2006), levar lanches e água. Sobre a praia do Espelho: deve ser visitada com o sol bem forte (no dia que fui estava nublado) e de preferência com a maré baixa, que forma piscinas com muitos peixes e água cristalina; se tiver chovido na semana ou se o tempo estiver nublado, não vale a pena ir. Pegar a estrada de Asfalto (existe uma de terra mais curta porém pior) - R$ 10 Estacionamento na praia do Espelho. No fim da tarde, seguir para Caraiva e dormir lá. Estacionar antes da entrada da vila e pegar o barco. Existem Pousadas em Caraíva baratas que não tem site ou email. Dormir em Caraívas em uma destas pousadas. 8º dia: Caraíva 9º dia: Dia livre para ir de novo em algo que tenha gostado. 10º dia: Retorno Pretendo ir na segunda quinzena de janeiro, conforme eu li a cidade enche muito na última e na primeira semana do ano. E deixar a hospedagem de 1 dia em Porto Seguro e 7 dias em Arraial previamente reservada. Encontrei opções baratas, felizmente, pois pretendo gastar em torno de R$ 100 com hospedagem para um casal por dia ou menos se for possível. Hospedagem pra mim é só um local para tomar banho e dormir com tranquilidade, não preciso mais que isso. Então se alguém puder comentar... Eu agradeço. Editado Novembro 28, 2010 por Visitante Citar
Membros Carlito-SP Postado Novembro 28, 2010 Membros Postado Novembro 28, 2010 Vmesquita, Absolutamente perfeito seu roteiro !! A logistica de deslocamento é esta mesmo. Porto, Arraial, Trancoso, Espelho, Caraíva. Suas info tbém estão certas qto a preços e estruturas. Minha contribuíção: Porto, apenas para chegar, passear e volta. Vale a pena as prais durante o dia (seus passeios) e a passarela à noite. Mas, coisas melhores te esperam... Arraial: tudebom !! Lembra...disse, lembra, Pipa, Buzios, Ilhabela. Calor, gente descolada, bonita, de alto astral..paquera rola solta (em qq lugar, claro), os melhores restaurantes da região, caros e baratos, sofisticados e simples. A noite é uma delícia jantar e passear. Trancoso: vale a pena conhecer, mas, não tem nada de mais, fora o quadrado, a igreja no final, e uma boa vista das praias. É super badalado e agitado, point de bacanas... Espelho: disse tudo, se chover ou estiver nublado...sei não (mas já q está lá...tem que ir assim mesmo) Os preços são caríssimos !!! ´Também, tem que descer um morro danado, e se chover, fica um sabão aquilo... Olha só: 1 cerva: 10,00, porção simples de frango a passarinho: $35,00...putz...ficamos sem comer lá, (estavamos em 4, imagina a conta da brincadeira) e fomos para Trancoso (mais barato e não me senti explorado). Vale muito conhecer !! Mas, não vi o tal de "espelho" que se forma em dias de Sol, mar tranquilo e maré baixa.... Passei o dia por lá, então leve seu lanche e água !!!! Ou seja feliz e gaste sem dó !!! Caraíva: Tem que parar o carro antes, e atravessar o rio em uma canoa, vila mesmo...de dia tudo fechado, mas, a noite melhora muito, vi algumas pousadas, mas vale a pena ficar um uma (amarela) que fica em frente ao mar, ao lado direito do Rio. Bom, pesquise os preços, claro.. Conclusão: sempre que dá volto a estes lugares mágicos.... todos imperdíveis e cada um com sua particularidade !! Mas, a minha "jóia da cora" é Arraial !!!! Fico hospedado já, em hostel, e parto para estes passeios !!! Espero ter ajudado...boa trip !!!!!!!!! Citar
Membros vmesquita Postado Novembro 28, 2010 Autor Membros Postado Novembro 28, 2010 Valeu Carlito, muito obrigado pelas informações! Acabei ficando com uma dúvida: Valeria a pena então eu juntar Praia do Espelho e Trancoso no mesmo dia? Algo do tipo sair cedo para a praia, passar a manhã e o iniciozinho da tarde, e depois seguir em direção a Trancoso e almoçar lá? Ou melhor manter meu esquema de 1 dia para cada um (com lanche e água na mochila no dia do Espelho pq eu acho um absurdo ser explorado em viagem)? Outra coisa que estou em dúvida: muitas vezes quando vou viajar de carro deixo para ver a hospedagem na hora (indo em locais pré-selecionados), porque assim posso cancelar ou adiar a viagem em caso de chuvas. Só que neste caso estou com medo de fazer isso e não encontrar opções baratas disponíveis, ou perder tempo rodando em busca delas. Vc tem idéia de como é o tempo em Janeiro por aquelas bandas? Chuva só de verão ou o tempo pode fechar legal, por mais de um dia? Citar
Membros Carlito-SP Postado Novembro 28, 2010 Membros Postado Novembro 28, 2010 Vmesquita, Hehe, passei por este perrengue 3 vezes...fiquei esperto já!! Na 1a, conhecendo e com amigos, tudo é farra. Nas outras, com minha namo...já muda muito... Te aconselho, de verdade, a curtir Trancoso..e qdo ir para Caraíva, "passar por Espelho", que é no meio...a estrada é péssima, se não chover beleza,...mas, se chove 2 dias antes...fica um fuzue akilo lá...só 4x4 ou quem conhece mesmo a região. Estavamos num corsa alugado..haha, mas, fui na marra, rabeando.. e com medo de atolar..mas chagamos. Passe o dia em Espelho (leve coisas!!!!) e depois siga para Caraíva, onde deve passar a noite e o dia seguinte. Falam muito de Espelho e Caraíva...realmente, como disse vale a pena conhecer. Qto ao tempo...pegamos chuvas sempre no final do dia, rápida e forte...mas, sol e calor o tempo todo. O problema é se chover por 2 dias seguidos..o q é difícil nesta época...ai se prepara para a aventura..haha Qto a pousadas, seria bom reservar antes....como te disse em Caraíva, tem uma amarela em frente ao mar!! N me lembro do nome, mas acha fácil no google. Depois te falo... Se prepara...pq tudo fica caro nesta época....e lotadooooo. Boa sorte..!! Citar
Membros Carlito-SP Postado Novembro 28, 2010 Membros Postado Novembro 28, 2010 Vmesquita, A pousada, chama Casa Amarela... hehe que criatividade deles...enfim..(google, pousadas, Caraíva, tem outras) tem até um vídeo de lá, e é assim mesmo como passa, a cidade, pequenérrima, o rio e a praia. Mar agitado e mexido. Saudades de lá....vai curtir, acredite !!!! :'> Mas, neste ano..me mando pra Morro de SPaulo, um pouco mais ao norte de vcs...perto de Itaparica. Boa sorte !!! De um paulista, que descobriu que não vive sem mar, praia, sol !!!! Citar
Membros vmesquita Postado Novembro 28, 2010 Autor Membros Postado Novembro 28, 2010 Brigadão cara! Baseado no seu conselho, fiz uma pequena alteração: 7º dia: Praia do Espelho. Atenção: As coisas são absurdamente caras (R$ 60 um prato em 2006), levar lanches e água. Sobre a praia do Espelho: deve ser visitada com o sol bem forte (no dia que fui estava nublado) e de preferência com a maré baixa, que forma piscinas com muitos peixes e água cristalina; se tiver chovido na semana ou se o tempo estiver nublado, não vale a pena ir. Pegar a estrada de Asfalto (existe uma de terra mais curta porém pior) - R$ 10 Estacionamento na praia do Espelho. No fim da tarde, seguir para Caraiva e dormir lá. Estacionar antes da entrada da vila e pegar o barco. Existem Pousadas em Caraíva baratas que não tem site ou email. Dormir em Caraíva em uma destas pousadas.8º dia: Caraíva Acho que agora tá 100%. Procurando essa pousada amarela que vc falou no google, achei os telefones, vou tentar deixar reservado também. E se chover dias por 2 dias antes, eu vou e volto para a praia do Espelho de busão. Mas pelo visto é uma hipótese improvável então estou tranquilo. Boa Sorte aí no morro de São Paulo! :'> Citar
Membros Carlito-SP Postado Novembro 28, 2010 Membros Postado Novembro 28, 2010 Vmesquita.... Olha só... sai de Trancoso as 08.00hs e demorei 2 horas até Espelho, é perto mas, a estrada é péssima... neste tempo, não vi 1 onibus se quer, indo ou vindo. Só 4x4, vans..e caminhões pequenos com mercadorias(poucos) E da estrada, até Espelho, tem mais um caminho grande...q de carro é rápido, mas a pé sem a menor chance...e ainda tem que estacionar o carro e morrer com 10,00 pro carinha lá..depois, descer um monte até a praia. Não sei se tem bus que vai direto a Espelho. Acho que só de Trancoso a Caraíva. Não tem jeito, se prepara, e vai ter que alugar um carro...qq um...por 2 dias..aí mata estes 2 lugares. Espelho e Caraíva. Não perca esta chance, já que vai estar lá mesmo. Qto a pousada, a Casa Amarela, acho q é a mais carinha de lá...fiquei, por que era 1 noite apenas. Fomos em Janeiro, (passei o reveillon em Trancoso). Ai, merecemos. Se ficar 1 noite, que é o ideal, fique nela. Tem mais opções aki: www.cariva.tur.br/pousadas Boa sorte!!! Citar
Membros vmesquita Postado Novembro 28, 2010 Autor Membros Postado Novembro 28, 2010 Carlito, É que eu vou de carro pra Arraial... É um GOL 1.0, será que sem chuva nos dias anteriores eu consigo chegar na Praia do Espelho e em Caraívas, sem quebrar o carro? Bom então vou escolher outra pousada, eu gosto de economizar em hospedagem, como eu te falei, se der pra tomar banho e dormir tranquilo já tá muito bom. De repente eu levo uma barraca e colchão inflável, na pior das hipóteses eu fico num camping lá em Caraiva. Citar
Membros Carlito-SP Postado Novembro 29, 2010 Membros Postado Novembro 29, 2010 Vmesquita, Sim, consegue sem problemas, como te disse, fui num corsa 1.0 alugado. Claro que devagar e com cuidado. E deixa os 4x4 te passar...os caras voam nestas estradas e ficamos comendo poeira. Se chover antes, sem problemas. O que não aconselho, é se chover por 2 dias seguidos e na manhã de sua ida. Ai não rola mesmo. Vira um atoleiro aquilo lá. Qto a acampar, se esta de carro, leve sim o colçhão e barraca. O rio que atravessa até Caraíva é pequeno e dá para passar suas coisas sem problemas, na canoa. Estando em Caraíva, procure um canto barato, sempre tem. Se não achar, acampe de boa. Também sou a favor de gastar pouco em hospedagens, tendo uma cama e chuveiro..tá bom de mais !! De resto seu roteiro esta perfeito, vai curtir muito. Leve a camera e tire muitas fotos!!! Citar
Membros vmesquita Postado Novembro 29, 2010 Autor Membros Postado Novembro 29, 2010 Valeu, cara, ajudou muito! Pode deixar que na volta eu posto um relato completo pra galera! :'> Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.