Membros fernandos Postado Setembro 23, 2019 Membros Postado Setembro 23, 2019 RotaseTrips A não muito tempo descobri existir o tal Parque de Itapuã, um lugar mágico, com um farol incrível, lindas águas calmas e translucidas, a 1 hora mais ou menos de Porto Alegre, as margens do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos. Então aproveitando uma visita a capital dos gaúchos, lá “se fomos!”, descobrir esse misterioso local. Saímos de POA após o meio dia rumo a Viamão, cidade sede do fantástico Parque. E assim fomos transpondo ruas, e ruelas, estreitadas, passando por lugares nunca antes sabidos, pegando um tal caminho rural, na fronteira entre Porto Alegre e Viamão, rumo aos bairros Belém Novo, e Lami. Já havia visto fotos dessa orla que existe na cidade de POA, mas não tinha tempo para paradas, pois meu destino era Itapuã. E seguimos lambendo asfalto, e aí não sei se gosto mais de come estrada, ou de chagar ao destino, pois, a ideia de se lançar ao realmente me emociona. Mas nem tudo são flores… Chegamos a localidade de Itapuã, saindo da rodovia e pegando uma estrada de calçamento muito irregular, até uma igrejinha linda. Mas nada do tal Parque, peguntei a umas senhoras que ali estavam dando milho aos pombos, e me disseram que eu estava no lugar errado, que precisava voltar a rodovia, seguir o asfalto até ele findar, e seguir pela estrada de terra. Eis o que fiz, trepidando de volta pelos paralelepípedos. Pega-se o asfalto e pé na tábua. Acaba asfalto, e começam os buracos, 5 km de uma estrada de trilhas, péssima, andando a 20 km por hora, é o possível a essa altura. E meu pobre 1.0 chacoalhando todo em meio as as crateras da estrada. Penosos 5 km, que demoraram muito a passar, mas chegamos ao desejado Parque. Guardas na entrada, apresentação de documentos, e nos indicam que temos que nos dirigir ao centro de atendimento aos turistas, onde iremos pagar R$ 17,09 por pessoa. Mais uma estradinha a pico, e chegamos. Onde uma guia, ou sei lá o que nos da informações básicas do Parque, que o local é uma Reserva Ambiental, que os acessos aos locais são limitados e restritos, e que a principal atração a Praia da Pedreira, onde fica o belíssimo farol, só se pode acessar com a entrega de 1 km de ração para cachorro. Como assim? Diz ela: Ta no site, mas não foi muito divulgado. A tá, me larguei a toa! E não tinha outro jeito, só entregando a maldita ração, mas que se eu voltasse aqueles tenebrosos 5 km, podia comprar ração na vila de Itapuã. PQP! Enfim… Aí já achei que seria uma furada a tal visita. Mas Iriamos pagar o ingresso, e ver o que desse, que no caso era apenas a praia das Pombas, a da pedreira ou do Farol não teríamos acesso. Desci de carro a estrada, sem placas indicativas, onde a guia, disse que teríamos que entrar a esquerda depois da guarita da entrada. Fui me enfiando, e descendo morro, mais estrada ruim. E chegamos a uma praia, e o guarda já foi me avisando que estava no lugar errado. Estava na Praia da Pedreira, ou Praia do Farol, mas de camarada ele deixaria eu descer e tirar uma fotos do Farol. Que Alegria! Um erro que deu certo! Ou mais ou menos… Fui correndo para a praia, tirar as fotos, mas não podia subir no trapiche. OK. A Praia é bonita, o lugar encantador, mas o Farol que é bom só lá ao longe, bem no fundo o Farol, onde meus olhos mal conseguiam ver. Pois é. A visão da praia é isso, disse o guarda, se quiser ver o Farol de Perto, só pegando um barco lá na vila de Itapuã, daí sim, se vê o Farol de Perto. Que troço difícil essa visita ao Parque de Itapuã pensei eu. Estrada horrível, lugar cheio de guardas enchendo o saco, somos mais vigiados que dentro de um banco, e não da pra ver o bonito Farol. Que frustração. Tirei as fotos rápido como quem rouba, e fiz a volta, sob orientações do guarda de que não poderia passar dos 30 por hora dentro do Parque. Coisa que detesto é me sentir observado ou controlado. Enfim… Seguimos para a tal Praia das Pombas, passando por outras guaritas com guardas, até a entrada da Praia das Pombas, onde outro guardinha com cara de poucos amigos, pega nossos nomes (novamente) e ingressos, e se comunica com o estacionamento. Chegamos ao estacionamento, mais guardas. Meus Deus! O Lugar mais guarnecido do Brasil, esse Parque! Estacionamos o carro, e vamos procurar um banheiro, e não encontramos placas para nada, novamente tivemos que pedir informações para os guardas (guardas isso tem de monte, até de mais). E depois enfim… Chegamos a Praia das Pombas. Lugar paradisíaco mesmo, com águas límpidas e calmas, me lembrou um pouco as praias cariocas, com uns morros ao fundo, águas claras, e melhor, pouquíssimas pessoas, devia ter mais uns 3 casais no local. Realmente um lugar de sonho, com certeza uma das parias mais lindas do Rio Grande do Sul, pena seu acesso ser tão difícil. Aí me pergunto se valeu a pena? Sim, claro que valeu! O lugar é simplesmente deslumbrante, mas fica a lição que em Reservas Ambientais, normalmente, a visitação é difícil, e a estrutura é ruim, pois, eles não querem turistas lá, já havia sido assim no Parque do Yucumã. Geralmente em Reservas Ambientais, o turistas tem muito mais trabalho, tem que fazer o tema de casa, estudar e pesquisar bem mais sobre o lugar. Enfim… Acho que o Parque de Itapuã atualmente encontrasse no dilema de preservar a |natureza, e se abrir para o turismo. Rota: 1 Citar
Membros gustavo.woltmann Postado Outubro 29, 2020 Membros Postado Outubro 29, 2020 Muito legal! Obrigada por compartilhar suas experiências. O fórum está sendo uma oportunidade muito legal de ler relatos e me programar para viagens futuras. Abraços, Gustavo Woltmann Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.