Membros eric.audbert Postado Abril 6, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 6, 2012 Muito bom! sou novo em questão de planejamento, mas o tópico que esta sendo consturido ja dá uma grande ajuda. Abraços e Paz Link para o comentário
Membros untamed Postado Outubro 30, 2012 Membros Compartilhar Postado Outubro 30, 2012 Viajar para o exterior pela primeira vez pode parecer assustador para muitas pessoas. E viajar por conta própria, sem o auxílio de uma agência de viagens, pode parecer uma aventura inimaginável. Mas, com o devido planejamento e um certo cuidado, essa opção se torna uma excelente maneira de se conhecer o mundo. Uma viagem com mais liberdade, mais calma e muito, muito mais econômica. Então, veja abaixo alguns passos (e muitas dicas) para você planejar a viagem dos seus sonhos – e por conta própria! 1 – A viagem começa com a escolha do destino. Parece uma afirmação óbvia. Mas toda viagem começa no momento que você define um destino e compra a passagem aérea. Nesse momento, o que era sonho ou um simples desejo se torna realidade. Com data, lugar, prazos, etc. Então, esse é o momento mais crucial de um planejamento: para onde vou? E como chegar lá? Faça uma lista de lugares que você sempre quis conhecer. Pesquise sobre o clima nessas regiões, sobre as melhores e piores épocas do ano para o turismo em cada país, e assim vá cortando um ou outro destino e até adicionando algum que possa ter ficado de fora da sua relação inicial. Com a lista final em mãos, comece a pesquisar os preços de passagens aéreas. Busque promoções, analise as vantagens dos programas de milhagem e pesquise muito. Geralmente, o preço da passagem aérea é a maior despesa individual de uma viagem, representando 50% ou mais do valor total das suas férias. Então, vale a pena perder um bom tempo nessa etapa do seu planejamento. 2 – Pesquise, pesquise e depois pesquise mais um pouco. Depois de ter decidido um destino e o número de dias que você passará no país escolhido, é hora de arregaçar as mangas e começar o trabalho pesado. Comece a ler muito sobre o país a ser visitado. De preferência, compre um bom guia de viagens. Eu prefiro o Lonely Planet, que agora possui uma versão em português. Mas tente descobrir qual é o guia que mais te agrada. Acesse também alguns fóruns de viajantes, que sempre fornecem dicas precisas para um bom planejamento. Eu sempre visito o fórum do Lonely Planet (em inglês) ou aqui mesmo no Mochileiros. E não deixe também de acessar o Wikitravel, a enciclopédia dos viajantes. Estar informado é o primeiro passo para montar um bom roteiro e aproveitar o seu destino ao máximo. E também ser para evitar algumas roubadas que sempre aparecem no caminho. 3 – Monte um roteiro detalhado. Com as informações que você acumulou ao longo das suas pesquisas e leituras, tente montar um roteiro detalhado da sua viagem. Liste as principais cidades que você deseja visitar e o que você que conhecer em cada uma delas. Pense em quantos dias ficar em cada local e em qual região da cidade se hospedar. Nesse momento, é fundamental ficar atento para não ser ousado demais, tentando ver tudo de uma só vez. Afinal, ninguém quer passar as férias inteiras correndo de um lugar para outro, sem poder aproveitar cada local com a devida calma. Pense em sentir a cultura local, conviver com o povo do país visitado e não apenas visitar pontos turísticos. Corte algumas cidades, acrescente um ou dois dias nos principais destinos, e vá com calma. Ah, e não ignore um ponto fundamental do seu roteiro: como ir de uma cidade a outra! Leve em consideração o tempo gasto nos descolamentos. Isso pode ser fundamental, dependendo das distâncias e das opções de transporte disponíveis. 4 – Um hotel não é só um lugar para dormir. Vale a pena gastar alguns dias do seu planejamento escolhendo um bom lugar para se hospedar. Mas antes, decida qual é o seu estilo de viagem. Você pretende ficar em quartos coletivos de albergues ou em quartos privados de hotéis? Prefere grandes hotéis ou resorts de rede ou pequenas pousadas e bed & breakfasts cheios de charme e estilo? E quanto você pretende gastar por dia em acomodação? Lembre-se que, geralmente, o custo de hospedagem representa uma boa parcela do custo diário de uma viagem. Então, se você não possui uma verba muito grande, é nesse momento que você poderá economizar um bom dinheiro. Mas, com o devido planejamento, isso não significa que você tenha que ficar hospedado em um lugar ruim, sujo, perigoso, mal localizado, etc.. Existem excelentes opções econômicas para aqueles que pesquisam e reservam com antecedência. Então, mãos à obra! O meu site preferido para buscar dicas valiosas e bons negócios em hospedagem é o Tripadvisor, que oferece críticas e sugestões de diversos viajantes. Outro bom site para pesquisas e reservas é o Booking. 5 – E como levo o meu dinheiro? Esse é um assunto que gera dúvidas em muitos viajantes experientes – e em todos os viajantes iniciantes! Como fazer para levar o dinheiro em uma viagem: comprar dólares ou euros? Levar uma quantidade em moeda do país de destino? Comprar cheques de viagem ou o cartão Visa Travel Money? Na verdade, eu já experimentei todas essas opções, e a maneira mais prática, fácil e até mesmo mais econômica é simplesmente sacar o dinheiro com o seu cartão de débito. Isso mesmo, exatamente como no Brasil! Chegando ao país de destino, a primeira coisa que se deve fazer é se dirigir a um caixa eletrônico, para sacar um montante em moeda local. E você não precisa mais me preocupar em pagar aquela corrida de taxi com dólares ou ir atrás de uma casa de câmbio no aeroporto, onde certamente não fará um bom negócio. Antes de viajar, porém, procure a sua agência ou entre no site do banco e libere a função “saques no exterior” no seu cartão de débito. Atenção: é no débito mesmo, não é no cartão de crédito! Se você efetuar saques no crédito, terá que pagar aqueles juros exorbitantes. No débito, não há essa cobrança! Os cartões pré-pagos, como o Visa Travel Money, são outra possível opção. Eles são seguros, práticos e permitem a compra na função débito, sem o pagamento de taxas. Para os saques, entretanto, há cobrança de uma taxa de U$ 2,50 a cada operação. Link para o comentário
Membros de Honra nnaomi Postado Dezembro 4, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 4, 2012 uma ajuda q eu tenho usado ultima/te são os funcionários dos hoteis/pousadas. qdo mando um mail p/ o hotel perguntando valor da diaria, aproveito p/ perguntar como chegar à cidade, principal/te se fica no interior longe da capital ou da cidade com aeroporto no qual chegarei. Tb pergunto se eles indicam agencia p/ fazer passeio. E por aí vai... aí vejo 2 oportunidades: 1) vc pega de antemão mtas dicas e infos p/ planejar seu roteiros 2) vc já testa o atendimento do hotel. Alguns sao bem solicitos, dão respostas bem completas c/ mtas informaçoes. Outros sao bem secos, te passam o tarifario e ignoram completa/te tuas perguntas. Se o atendimento já é tao mal antes de vc hospedar, imagina depois q já tiver pago o adiantamento da reserva? Link para o comentário
Membros cainan Postado Abril 8, 2013 Membros Compartilhar Postado Abril 8, 2013 Ótimas dicas! Não li o tópico inteiro mas numa lida rápida ja sanei algumas dúvidas que estava tendo para começar a me programar. Link para o comentário
Membros Murillo Royal Postado Dezembro 1, 2013 Membros Compartilhar Postado Dezembro 1, 2013 MUITO BOM O RESUMO , TO MAIS ESCLARECIDO A PARTIR DESTA LEITURA ! vlw SRS. Link para o comentário
Membros jls_junior Postado Abril 26, 2014 Membros Compartilhar Postado Abril 26, 2014 tive algumas experiencias de viagens nos ultimos anos... este ano fiz um mochilão pra Europa (portugal, espanha, frança, holanda, inglaterra, alemanha, rep tcheca e belgica) e no ano passado fiz minha primeira EUROTRIP (frança, italia, alemanha, austria, suiça). Há dois anos sai do país a primeira vez de mochila pelo chile e argentina e estas trips me deram um pouco de experiência que achei legal dividir com a galera deste site visto que muitas dicas que peguei antes de ir foram deste site. om...acho que este tópico é algo que povoa a cabeça da gente por muito tempo antes de uma viagem... falamos com parentes e amigos e quando dizemos o que queremos fazer a maioria nos desaprova, fala que é muita coisa, que n vai dar certo, nos coloca medo (principalmente se for a nossa primeira vez)... Na verdade nossos pais, amigos, irmãos, esposas, namoradas e etc gostam da gente e se sentem responsáveis pelos nossos erros e acertos e em verdade é que ficam bastante preocupados com a possibilidade de que algo dê errado na nossa TRIP... o certo é que por mais que vc se programe, se organize e tudo o mais a possibilidade de que algo dê errado é grande... alguns devem pensar "-nossa João como vc é pessimista!" mas a verdade é que algo dar errado ou certo esta muito ligado à nossa capacidade de encarar novos desafios, nossa capacidade de se adaptar à situações inesperadas... algumas dicas: se vc quer ir pra Europa, aprenda um pouco de inglês (n precisa ser nada avançado mas esteja preparado pra pegar um ônibus errado ou comer algo estranho que vc nem sabe como pediu...hehehe) ... no idioma local aprenda a dizer obrigado, desculpe ou algo assim... n que va resolver tudo, mas abre cada sorriso gratificante... Link para o comentário
Membros celsoomaximo Postado Maio 12, 2014 Membros Compartilhar Postado Maio 12, 2014 Bom dia galera, por favor preciso muito da ajuda de vocês para o meu roteiro, poderiam me socorrer por favor... planejamento-de-roteiro-para-viagem-ajudem-t96140.html Muito obrigado a todos que puderem me ajudar. Abraços. Link para o comentário
Membros Thaiane Nascimento Postado Fevereiro 6, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2015 Boa noite gente! Estou planejando uma viagem de 10 do dia 12 ao dia 22 dias para Europa. Queria ir a Barcelona, Paris, Amsterdan e Roma! Alguem sabe se haveria a possibilidade de fazer tudo isso em dez dias! Alguem tem alguma dica que possa me ajudar! Pretendo me hospedar em albergues! Desde já agradeço ! Link para o comentário
Membros pepper33 Postado Fevereiro 8, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2015 Olá Pessoal! Sou nova aqui. Estou precisando muito da ajuda de vocês. Eu sempre quis conhecer a França então neste mês vi uma passagem barata para Nice e comprei terei 15 dias pra ficar por lá do dia 31/05 até 14/06, mas eu não queria ficar só em Nice gostaria de viajar para outros lugares. Alguém sabe como fazer um roteiro bom e barato? Link para o comentário
Membros cassioxvs650 Postado Fevereiro 11, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 11, 2015 Olá! Estou planejando uma viagem de moto por Argentina e Chile para o ano que vem e achei vários sites que dão opções de turismo, hospedagem, etc. Dos vário sites, achei dois, um na Argentina e um no Chile, que são bem interessantes e completos! Gostaria de saber se ja utilizaram esses sites? Se as informações e dicas são boas? Enfim, vale a pena seguir esses sites? Deem uma olhada e opinem, por favor! Na Argentina: http://www.argentinaturismo.com.ar/provincias/ No Chile: http://www.visitchile.com.br/destinos.htm Moderadores: Se acaso meu post estiver no local errado, favor transferí-lo para o forum adequado! Obrigado por enquanto! Não se esqueçam de opinar!!! Link para o comentário
Posts Recomendados