Ir para conteúdo

Roteiro - pré-definido ou não?

Posts Recomendados

• Membros de Honra

6º Passo:

É hora de fazer as contas!

Com o máximo de informações, dá pra fazer uma boa estimativa de custos. Nesse momento é necessária muita paciência para contabilizar valores de passagens (ou combustível), nº de diárias, valores aproximados das refeições, ingressos, passeios, etc.

Alguns mochileiros (como eu... hehehe) costumam colocar esses cálculos em uma planilha, que pode ser bem simples, e possível de ser modificada a qualquer tempo.

Esse orçamento ajuda muito, principalmente na hora de decidir por um passeio que estava fora do previsto ou então fazer aquelas compras irresistíveis!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra

7º Passo:

Todo o planejamento pode ir por água a baixo se não forem levados em consideração algumas coisas importantes:

- O local de destino exige passaporte, ou algum seguro em especial?

- É preciso tomar algum tipo de vacina?

- Qual o tipo de roupa ideal para o lugar/época onde vou?

- É necessário levar algum tipo de equipamento (barraca, saco de dormir, fogareiro...)?

- A cultura do lugar é muito diferente da minha?

O tópico ainda será editado!!

Peço que todos os que puderem e quiserem, colaborem para melhorar este tópico, com mais dicas e comentários!

Abraços a todos!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Parabens David! Vc conseguiu sintetizar as agruras dos iniciantes em formar os preparativos do seu primeiro mochilão, ressalto que o 7º. Passo é um dos pontos fundamentais no planejamento da viagem, naturalmente muita coisa esta intrínseca mas se o despreparado não observar essas situações do 7º. Passo tudo pode desmoronar!!

Para mitigar esses riscos o que recomendo é sempre a informação e a pesquisa!! No planejamento é muito importante que seja feito/pensado com o máximo de antecedência, o que pode variar conforme o destino, se for cidades próximas da sua origem, o tempo de planejamento pode ser bem menor, o que se aplica muitas vezes para roteiros dentro do Brasil, no caso para viagens para o exterior, esses geralmente precisam de um tempo considerável para os preparativos, planejamento, resolução das burocracias, exames médicos, vistos, passaporte etc...

Para toda viagem p o exterior recomendo compra de bons livros/guias de viagens, numa ótima trip o fundamental é o conhecimento do lugar da sua viagem, gastar uns trocados em livros comparado com o seu investimento da viagem é melhor opção, estamos falando de informação, conhecimento, segurança e mapeamento de tudo que vc pode fazer na sua viagem! o que vai ser fundamental para todo o seu planejamento e roteiro!!

Abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

Muito bom o tópico. Já que ainda está em edição, se puder colaborar com umas dicas:

- Não pense que planejamento engessa sua viagem, que não dá liberdade. Pelo contrário, ele te dá mais elementos pra improvisar no meio. Mais fácil de saber o que pode ser cortado ou o que vale mesmo a pena ser incluído no meio do caminho.

- Normalmente um bom planejamento te permite fazer mais com menos. Encontrar as boas dicas de onde e como economizar e esticar o dinheiro: que dia tal atração é gratuita, como conseguir um desconto especial, comprar passes, reservar antes ou ver na hora, enfim. Chegar no lugar com a cara e a coragem é uma boa chance pra cair em roubadas.

- Ter antecedência também ajuda a economizar, especialmente em passagens.

- Uma dica que sempre dou: não economize em passeios. Chegar no lugar e deixar de ter uma experiência única é perder parte da viagem. Por exemplo: vai pra Nazca e não quer pagar US$ 40 no sobrevoo, então nem vá. Economize na hospedagem, no rango, no que der, mas regular no passeio é economia burra.

- Seja realista, seu dia tem apenas 24h, sendo que algumas delas você passará dormindo e outras em deslocamento. Não vá achando que dá pra fazer Paris em 2 dias se correr muito. No fim, não verá nada direito, não curtirá a viagem e voltará mais cansado do que foi.

- A internet é uma ferramenta fantástica, aproveite: foruns, sites, blogs, Google Earth, Youtube. É muito mais fácil de planejar uma viagem com sua cara do que fazer aquela do guia. Tem coisas que você curte, que podem não estar nas dicas "básicas" do seu destino. Também ajuda a escapar daquele tipo de atração que todo mundo vai, mas que não faz sua cabeça.

- Procure estudar um pouco sobre onde você vai. Aquela estátua, aquela rua ou aquela pedra podem parecer normais se você passa por ela simplesmente. Agora, se você souber a história por trás, certamente verá com outros olhos e curtirá mais seu destino.

- Enfim, uma frase que muito se fala por aqui: faça a sua viagem, não a viagem dos outros (do Guia, da revista, do seu amigo que já foi,...). Planejar ajuda muito.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Ótimo tópico pdavid,

Eu passo madrugadas elaborando roteiros pra viagens que as vezes eu acabo nem fazendo, haha...

Bom, seguindo a sugestão vou mandar a planilha do meu mochilão pela américa do sul.

A primeira aba é um cronograma completo com custos, atrações e demais info's que consegui na net e aqui no forum, e a segunda é um calendário simbólico com um mapa.

Os valores tão cotados em dolares e reais, com a cotação da época.

Os gastos eu costumo arredondar bem pra cima, assim evito ao máximo surpresas...

ps: O arquivo original é xlsx, mas como nao aceita aqui eu mudei pra xls. Acredito que vai continuar a mesma coisa...

Abraços

roteiro backpack(1).xls

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Se alguém quiser postar aqui alguns modelos de planilhas de cálculo para o orçamento de viagem, por favor, fiquem à vontade!

Abraços.

Ótimo tópico David!

Aqui vai o link para um tópico que eu criei há uns tempos atrás sobre planilhas de custos que pode ajudar o pessoal:

como-calcular-o-custo-da-sua-viagem-t38640.html

Abraços!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Forespi: valeu amigo!! mais uma vez contribuindo com a galera mochileira!!!

Obrigado pela planilha, vai ser muito útil pra várias pessoas!!

Abraço cara!!!

Samantha, muito obrigado!! É uma honra ter uma contribuição sua aqui!!!

Com certeza sua planilha vai continuar ajudando muitos mochileiros!

Valeu pela força!!

Abraços.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Tenho aqui minhas planilhas, mas nem tenho coragem de enviar. Já vi umas super organizadas por aqui e a minha é daquelas que só eu entendo. ::lol3::

David, mais um tópico importante nesse Guia: com quem viajar? Sozinho? Dupla? Grupo? cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Sozinho

Pró: você aumenta sua velocidade, pois vai direto no que quer e passa batido pelo que não quer. Também evita brigas e discussões.

Contra: tem horas que falta alguém pra compartilhar uma bebida ou um comentário. Claro que sempre se conhece gente nas viagens, mas aí é de cada um. Também hospedagens são mais caras e é mais complicado de pechinchar nos passeios.

Dica: procure ter o algo mais próximo de um porto seguro em caso de emergência. Perrengues acontecem e você precisa imaginar o que vai fazer se quebrar a perna no meio de Roma.

Dupla

Pró: economia em hospedagem, companhia o tempo todo e alguém pra te ajudar no caso de um perrengue (não dá pra esperar isso do cara que você conheceu no café da manhã do albergue).

Contra: a velocidade da dupla será do mais devagar. Vai ser preciso muita negociação (um quer ver o museu e outro que passear no calçadão...) e paciência pra não brigar.

Dica 1: procure conhecer um pouco o temperamento e os hábitos da pessoa. Casar um que gosta de acordar às 6h pra aproveitar o dia com outro que prefere as baladas só vai dar confusão.

Dica 2: defina o máximo da viagem o quanto antes. Se quiserem mudar algo no meio, tudo bem, desde que haja consenso. Se não houver, prevalece o combinado. É um jeito de evitar brigas.

Grupo

Prós: dependendo pra onde você for, vale pela bagunça. Eu só recomendaria viajar em renca quando for pra não ter muitos deslocamentos (p.e: uma semana em Cancún). É sempre possível achar alguém pra dividir um programa ou passeio. Também é mais fácil de conseguir descontos

Contra: a possibilidade de brigas aumenta conforme o grupo aumenta. Você certamente terá pessoas com cabeças muito diferentes. Se for viagens com muitos deslocamentos (30 dias e 10 países da Europa), você fará a viagem a passo de tartaruga.

Dica: não tente andar todo mundo junto o tempo todo como um bando de andorinhas. Se uns querem fazer compras, outros ir à a praia e outros ainda visitar ruína; dividam em sub-grupos e todos serão mais felizes.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...